Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ap para grande quantidade de clientes...

    Fala galera, queria uma sugestão de vocês para um AP que aguente uma quantidade alta de clientes.. Cada cliente vai usar no máximo 2mb de banda e preciso de um AP que suporte mais de 80 clientes simultaneamente. Atualmente uso UNIFI Outdoor 2.4 porém quando passa de 50 clientes não fica legal, existe algum outro equipamento melhor?

  2. #2

    Padrão Re: Ap para grande quantidade de clientes...

    Não existe. Tera de colocar varios aps e dividir esses clientes...

  3. #3

    Padrão Re: Ap para grande quantidade de clientes...

    O problema é o seguinte, colocar mais de um AP em um pequeno espaço.. E com relação a interferência?

  4. #4

    Padrão Re: Ap para grande quantidade de clientes...

    Nesse ponto específico da empresa, em que estou tendo problemas, o horário de píco chega até 110 clientes..

  5. #5

    Padrão Re: Ap para grande quantidade de clientes...

    Setorial pra usar diretamente em smartphone e tablets acho um pouco complicado aqui devido ao espaço.. Talvez 3 ou 4 nanostations daria pra colocar.. O que acha?

  6. #6

    Padrão Re: Ap para grande quantidade de clientes...

    Na verdade não.. 240 já ficaria legal, além de dar uma margem pra não ter problema com interferência.. Tenho que testar! Minha dúvida é agora é a seguinte, o nanostation é o equipamento ideal pra isso? Porque os clientes vão usar diretamente nos seus smartphones e tablets.
    Já usei nanostation como cpe e em ptp, agora diretamente nos clientes nunca!

  7. #7

    Padrão Re: Ap para grande quantidade de clientes...

    Colega,

    Utilizo o EnGenius Technologies Long-Range Dual-Band 802.11n Outdoor Access Point (ENH700EXT) com experiências muito boa, conectando mais de 150 usuários e com opção de ter até 16 SSID no mesmo aparelho. Ele não tem opção de dhcp. Podendo conectar redes em 2.4 e 5ghz o que divide os usuários conforme a tecnologia dos terminais em operação.

    Espero ter ajudado!

  8. #8

    Padrão Re: Ap para grande quantidade de clientes...

    Existe sim um ap que vai aguentar mais que isso ate, o wavion WBS-2400. ou o novo wavion WBSn-2400-O.

  9. #9

    Padrão Re: Ap para grande quantidade de clientes...

    Citação Postado originalmente por pu6wmy Ver Post
    Colega,

    Utilizo o EnGenius Technologies Long-Range Dual-Band 802.11n Outdoor Access Point (ENH700EXT) com experiências muito boa, conectando mais de 150 usuários e com opção de ter até 16 SSID no mesmo aparelho. Ele não tem opção de dhcp. Podendo conectar redes em 2.4 e 5ghz o que divide os usuários conforme a tecnologia dos terminais em operação.

    Espero ter ajudado!
    PU6... pelo início do nick deve ser radioamador heheh

    Me diga uma coisa, qual a distancia que cobre com uma unidade destas?

  10. #10

    Padrão Re: Ap para grande quantidade de clientes...

    Área aberta ele tem um rendimento expetaluar. Mas claro que é para levar em conta o terminal em uso, not tem bem mais rendimento que celular ou Tablet.

    indoor ~ relativo, mas já fizemos área em um centro de eventos e atendendo mais de 150 metros liner com 1 ~ 4 mbits not.

    outdoor ~ 200mts com rendimento incrível.

    entretanto é importante fazer um projeto de cobertura para garantir a qualidade.

    Ponto a ser instalado é um dos maiores segredos.

    Sou radioamador classe c.


    Abracos

  11. #11

    Padrão Re: Ap para grande quantidade de clientes...

    Citação Postado originalmente por pu6wmy Ver Post
    Área aberta ele tem um rendimento expetaluar. Mas claro que é para levar em conta o terminal em uso, not tem bem mais rendimento que celular ou Tablet.

    indoor ~ relativo, mas já fizemos área em um centro de eventos e atendendo mais de 150 metros liner com 1 ~ 4 mbits not.

    outdoor ~ 200mts com rendimento incrível.

    entretanto é importante fazer um projeto de cobertura para garantir a qualidade.

    Ponto a ser instalado é um dos maiores segredos.

    Sou radioamador classe c.

    Abracos
    Desconfiei pelo PU6.. saudações labreanas

    Este rendimento outdoor espetacular é mais ou menos nos 200m ou bem maior?
    Qual seria o segredo sobre o ponto a ser instalado?

    E sobre a confiabilidade o que tem a dizer? Pois Ubiquiti e Mikrotik já tem nos deixado na mão por muitas vezes com paradas e travamentos.

  12. #12

    Padrão Re: Ap para grande quantidade de clientes...

    Já tentou a base station 2m-90 da Intelbrás? Pela última atualização, ela chega a atender 127 usuários.
    Claro que o ideal seria setorizar a área e dividir o uso pelos ap´s.
    Com a última atualização de firmware, você além de atender uma quantidade grande de usuários, você delimita a banda (desde quando você só use o ap principal)

  13. #13

    Padrão Re: Ap para grande quantidade de clientes...

    Ok! Abraços para equipe da Labre!

    confiabilidade total. Na minha caminhada profissional os
    travamentos são decorrente de equipamentos que não suportam alto processamento e CPU chega a 100%, problemas na certa.

    gosto dos equipamentos da Ubnt, principalmente em área de cobertura por ter uma potência de RF boa. Gosto deste equipamento que indiquei acima da Engenius por ser uma opção que já tem seus acoplamentos diretamente no hardware o que já reduz perda por cabos e etc.. Também tem opção de aumentar o ganho trocando as antenas.

    sobre as instalações análise o local para ficar centralizado e local sem obstáculos aos usuários se possível for.

    Mikrotik só uso RBS 1100 H X2 para a gerência dos hotspot e dhcp na rede.

    Rádios da Mk não gosto é com muita fé, nunca precisarei utilizar, opcao
    minha.

    abracos!

  14. #14

    Padrão Re: Ap para grande quantidade de clientes...

    De uma olhada nas soluções wbsn da Wavion/Alvarion... vai resolver.

  15. #15

    Padrão Re: Ap para grande quantidade de clientes...

    Os equipamentos e soluçãos para IEEE 802.11 das empresas: Alvarion, Proxim, Cisco, Ceragon, Radwin, Xirrus e Aruba Networks cobre de boa. Qual a distância máxima dos usuários ao AP?

  16. #16

    Padrão Re: Ap para grande quantidade de clientes...

    Amigo, o WBSn-2400-O da Wavion/Alvarion suporta esse número de clientes sem problema algum. Entre em contato com o distribuidor no Brasil - www.zimitti.com.br

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pu6wmy Ver Post
    Gosto deste equipamento que indiquei acima da Engenius por ser uma opção que já tem seus acoplamentos diretamente no hardware o que já reduz perda por cabos e etc.. Também tem opção de aumentar o ganho trocando as antenas.
    Então tem usado ele com as antenas que acompanham? Elas são de baixo ganho, de 5dbi. Não seria por este fato a pouca cobertura dele? Se utilizasse uma outra de maior ganho talvez o rádio poderia atender melhor a um ponto, multi ponto, não?

  18. #18
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Ap para grande quantidade de clientes...

    Qualidade dos equipamentos. mas para uso doméstico o que mais me faz travar o AP é a variação de sinal(o mesmo com operadoras de sinal), por isso muitos determinam um certo horário para reset em todo o sistema. Eu por exemplo utilizo o timer para fazer isso às 23:45 hs até 00:15 hs. foi a melhor solução que achei. O provedor a qual tenho contrato faz às 7:30 hs diariamente.

  19. #19

    Padrão Re: Ap para grande quantidade de clientes...

    A Ceragon e Radwin não possuem protocolo 802.11 a/b/g/n

  20. #20

    Padrão Re: Ap para grande quantidade de clientes...

    Cara, eu tive e tenho o mesmo problema que voce!

    Mas sem duvidas o mais facil, rapido e barato é voce dividir todos esses seus clientes em varios UnFi desses, ligue pelo menos 3 configure eles com ssid diferentes ou pode ser pelo WDS. Caso o ambiente for aberto voce pode colocar um painel com 4 WispAccess 2.4ghz da Intelbras, fica caro mas eh satisfação garantida