+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Carregador de bateria

    Pessoal gostaria de tirar uma dúvida com o pessoal que tem mas experiencias do que eu...

    tou com uma bateria de 50A posso ligar o carregador nela mesmo ela ligada no nobreck.?

  2. #2
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Carregador de bateria

    coloca um diodo com amperagem superior à capacidade do carregador em série com o cabo positivo, ai dá pra ligar.

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Carregador de bateria

    Depende muito do carregador pode, mas não acho aconselhável. Se o no-break for de 600W ou superior não necessita de carregador.

  4. #4

    Padrão Re: Carregador de bateria

    Nobreak de 600VA usa corrente na casa dos 500 a 700mA, isso não é suficiente pra carregar uma bateria de 50A se ela estiver com tensão baixa (Resistencia interna alta). Fora que alguns nobreaks fazem ciclos até 16V pra equalizar celulas, com corrente tão baixa (0,7A em bateria de 50Ah) não vai haver equalização de celulas mas sim o simples aquecimento delas.

    Corrente ideal de carga é 10% da capacidade nominal (5A em bateria de 50Ah) por 14h, corrente alta aquece celula e seca mais rapido, corrente baixa cria bolhas e oxida, em ambos os casos a vida útil diminui.

  5. #5

    Padrão Re: Carregador de bateria

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Nobreak de 600VA usa corrente na casa dos 500 a 700mA, isso não é suficiente pra carregar uma bateria de 50A se ela estiver com tensão baixa (Resistencia interna alta). Fora que alguns nobreaks fazem ciclos até 16V pra equalizar celulas, com corrente tão baixa (0,7A em bateria de 50Ah) não vai haver equalização de celulas mas sim o simples aquecimento delas.
    Corrente ideal de carga é 10% da capacidade nominal (5A em bateria de 50Ah) por 14h, corrente alta aquece celula e seca mais rapido, corrente baixa cria bolhas e oxida, em ambos os casos a vida útil diminui.
    exatamente amigo ele é de 600va mesmo então eu podeia colocar o carregador para carregar?

  6. #6

    Padrão Re: Carregador de bateria

    Mas tem que colocar um diodo pra isolar.
    O nobreak mede a tensão pra definir a carga, quando um carregador avulso é conectado o ripple ou os spikes deste podem fazer o carregador do nobreak ler a tensão errada, mas o nobreak também pode atrapalhar o carregador avulso.

    Use um carregador comum (Não os inteligentes) e coloque o diodo entre o carregador e a bateria.
    Algo assim:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.gif
Visualizações:	1563
Tamanho: 	37,5 KB
ID:      	52868

    Diodo tem corrente maxima. Se usar um carregador de 5A (Ideal pra uma bateria de 50Ah) vai precisar de um diodo que aguente mais que isso, recomendo um de 8 ou 10A. Se usar carregador de 10A é bom achar diodo com dissipador, tem uns baratos de 15A.

    Se seu nobreak é dos que ligam sem bateria (A maioria não liga) ou se vai manter a bateria interna de 7Ah, e o carregador é inteligente (DESLIGA a carga quando a bateria atinge a tensão de flutuação de 13,5 ou 13,8V, pode colocar o diodo entre a bateria e o nobreak, desse modo o carregador controlará a carga da bateria, o nobreak não carregará a bateria.

  7. #7

    Padrão Re: Carregador de bateria

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Mas tem que colocar um diodo pra isolar.
    O nobreak mede a tensão pra definir a carga, quando um carregador avulso é conectado o ripple ou os spikes deste podem fazer o carregador do nobreak ler a tensão errada, mas o nobreak também pode atrapalhar o carregador avulso.

    Use um carregador comum (Não os inteligentes) e coloque o diodo entre o carregador e a bateria.
    Algo assim:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.gif
Visualizações:	1563
Tamanho: 	37,5 KB
ID:      	52868

    Diodo tem corrente maxima. Se usar um carregador de 5A (Ideal pra uma bateria de 50Ah) vai precisar de um diodo que aguente mais que isso, recomendo um de 8 ou 10A. Se usar carregador de 10A é bom achar diodo com dissipador, tem uns baratos de 15A.

    Se seu nobreak é dos que ligam sem bateria (A maioria não liga) ou se vai manter a bateria interna de 7Ah, e o carregador é inteligente (DESLIGA a carga quando a bateria atinge a tensão de flutuação de 13,5 ou 13,8V, pode colocar o diodo entre a bateria e o nobreak, desse modo o carregador controlará a carga da bateria, o nobreak não carregará a bateria.
    esse diodo qual a referencia dele?

  8. #8

    Padrão Re: Carregador de bateria

    Citação Postado originalmente por hostjunior Ver Post
    esse diodo qual a referencia dele?
    Mas qual a corrente do carregador?

    Eu expliquei que dependendo da corrente do carregador terá que escolher diodo de corrente maior ou menor.

    Diodo de 10A mais barato, pra carregadores até 5 ou 6A: Diodo 10A10 , compro no Ebay por coisa tipo R$ 1 cada, mas se procurar em loja física de componentes obviamente vão ter outras opções, vendedor de componente geralmente sabe informar isso.

    Diodo de 20A, pra carregador de até uns 12A: BYX25. Pode ser BYX25/300 de 300V, BYX/400 de 400V, ou BYX25/100 de 100V, se achar serve até o BYX25/50 de 50V. Ele é grande pra prender em dissipador, se tiver corrente de 10A a queda de tensão de 0,7V significa 7W de dissipação, é bom ter uma placa de aluminio de uns 5x10cm no mínimo.

    Mas se for carregador pequeno de 2A pode usar um 1N5404 ou 1N5408, ele é pra até 3A (5402 de 200V, 5403 de 300V, 5404 de 400V, e por aí vai) mas aguenta 2A tranquilo, em corrente baixa eles sofrem menos.

  9. #9

    Padrão Re: Carregador de bateria

    Aqui fiz o seguinte: Também uso o meu nobreak com uma bateria de 50A.
    Para se resolver tal problema sobre carregamento de forma rápida, porém trabalhosa, fiz o seguinte: Liguei mais uma bateria de 50A em série, ou seja, agora tenho duas.
    Sempre que percebo que estão com cargas baixas (a minha tem um led indicador), tiro uma das baterias e coloco no carro e carrego rapidamente. Repito a operação pra outra...Resolvido.

  10. #10

    Padrão Re: Carregador de bateria

    Carga rápida só presta pra celula de Lithium.
    NiCD precisa algo "mais ou menos rapido".
    NiMh e chumbo-acido detonam rapido quando usa carga rápida.
    Carga rapida em bateria estacionária é uma péssima opção, não dá pra recomendar isso.

    (Se a corrente de carga for baixa demais, digamos 1A numa bateria de 50Ah, aí tudo bem colocar no carro a cada 2 meses pra dar uma carga decente pra equalizar e evitar sulfatação, mas corrente tão baixa de carga também não dá pra recomendar, quem usa nobreak comum com corrente de carga de 0,7A em bateria gigante tipo 50Ah merece sofrer mesmo)

  11. #11

    Padrão Re: Carregador de bateria

    rubem meu querido me tire uma duvida, aqueles nobreaks sms com 1400va suporta uma estacionaria de quantos amperes no engate dele ?
    to com uma freedom de 70ah, da pra usar nele sem danificar ela ? ou recomenda usar um carregador flutuante ?
    Pois a corrente ideal pra carregar ela seria de 7A...
    Procurei a informação no manual dele e não achei...
    Última edição por ab5x2; 15-09-2014 às 20:27.

  12. #12

    Padrão Re: Carregador de bateria

    Mudando de pau pra cacete, alguem já viu ou usou baterias de ferro niquel ?

    Dizem que elas aguentam até ... fiquei sem analogias.

  13. #13

    Padrão Re: Carregador de bateria

    Citação Postado originalmente por stevefox Ver Post
    rubem meu querido me tire uma duvida, aqueles nobreaks sms com 1400va suporta uma estacionaria de quantos amperes no engate dele ?
    to com uma freedom de 70ah, da pra usar nele sem danificar ela ? ou recomenda usar um carregador flutuante ?
    Pois a corrente ideal pra carregar ela seria de 7A...
    Procurei a informação no manual dele e não achei...
    O problema é bem esse, saber a corrente que o aparelho usa pra carga, o fabricante raramente informa.
    Se for os de 1200 ou 1400VA mais comuns, tipo NetStation, o controlador é um LM317, que tem corrente nominal maxima de 1,5A, isso é muito pouco pra bateria de 70Ah, vai desequalizar na certa. Station II, Net4+ e os de preço similar usam IRF540 no controle de carga, esses sim tem corrente mais decente, mandam até 5Ah. Aí sim dá pra uma bateria de 36, 40 ou 60Ah (Que é o que a propria SMS vende). 80Ah até dá também, tem um pouco mais de risco de desequalização mas nada serio (Comparado aos modelos com LM317 que manda 1 a 1,5A).

    Eu já presumi que por ter engate pra bateria externa teria corrente alto, mas algumas linhas tem LM317 independente de ter as 2 baterias internas de 5Ah, ou de ter engate pra modulo externo de até 60Ah. Até dá pra ver pelo preço, tem linha com 1400VA por R$ 350, e outras linhas dos mesmos 1400VA por R$ 650, tem que ter muita diferença nos componentes.

    O que daria pra fazer antes de comprar nobreak seria olhar no esquemario o tipo de controle de carga usado, mas... as vezes tem versão/variação que não está no anuncio ou silkado externamente no aparelho, aí o esquemário não bate, o negocio acaba sendo colocar um multimetro na escala de 10A e medir a corrente circulando com a bateria sob carga. Já me assustei em medir 0,5A circulando em Manager Net+ de 1300VA com engate pra bateria externa. Poxa, 0,5A mal dá pra manter equalizada e sem sulfatação uma bateria de 7Ah, que dirá uma de 60Ah!


    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Mudando de pau pra cacete, alguem já viu ou usou baterias de ferro niquel ?

    Dizem que elas aguentam até ... fiquei sem analogias.
    Tem delas a venda?

    Eu acho celula avulsa de 2V a 8ª maravilha do mundo, afinal em bateria de 12V sempre danifica 1 ou 2 celulas apenas, usar celula 2V avulsa permite troca mais suave, afinal uma dura 6 anos e outra dura 10 anos (E a que está dentro duma bateria 12V te obriga a jogar toda a bateria no lixo em 6 anos). Mas... tá difícil convencer as pessoas a usarem isso, querem a facilidade da troca rápida ou sei lá que facilidade nas baterias 12V. Duram menos mas são mais baratas, parece que tem medo de investimento de longo prazo ou confiança excessiva que novas tecnologias tipo li-poly e cia vão parar nos nobreaks tão cedo.

    (Tanto faz celula circular de 2V, ou quadrada, com carcaça de plastico ou lata, todas duram muuuuuuito, não sei se a ventilação faz tanta diferença (Afinal se imagina que o metodo construtivo seja o mesmo que em estacionárias 12V) mas mesmo a pior celula 2V ainda é uma maravilha perto da estacionárias baratas, e o grande tchã está justamente em poder posicionar elas de modo que sejam bem ventiladas, e pode fazer equalização com atenção individual quando for preciso)

  14. #14

    Padrão Re: Carregador de bateria

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Eu acho celula avulsa de 2V a 8ª maravilha do mundo, afinal em bateria de 12V sempre danifica 1 ou 2 celulas apenas, usar celula 2V avulsa permite troca mais suave, afinal uma dura 6 anos e outra dura 10 anos (E a que está dentro duma bateria 12V te obriga a jogar toda a bateria no lixo em 6 anos). Mas... tá difícil convencer as pessoas a usarem isso, querem a facilidade da troca rápida ou sei lá que facilidade nas baterias 12V. Duram menos mas são mais baratas, parece que tem medo de investimento de longo prazo ou confiança excessiva que novas tecnologias tipo li-poly e cia vão parar nos nobreaks tão cedo.

    (Tanto faz celula circular de 2V, ou quadrada, com carcaça de plastico ou lata, todas duram muuuuuuito, não sei se a ventilação faz tanta diferença (Afinal se imagina que o metodo construtivo seja o mesmo que em estacionárias 12V) mas mesmo a pior celula 2V ainda é uma maravilha perto da estacionárias baratas, e o grande tchã está justamente em poder posicionar elas de modo que sejam bem ventiladas, e pode fazer equalização com atenção individual quando for preciso)
    Pegando uma ponga nessa tua deixa ai pergunto:
    1-Como montam-se elas;
    2-Tem para comprar onde aqui no Dilmazil??

  15. #15

    Padrão Re: Carregador de bateria

    Baterias de nife duram 30 anos ou mais

    ex

    http://ironcorebatteries.com.au/

  16. #16

    Padrão Re: Carregador de bateria

    Monta em serie. Bateria 12V tem 6 celulas 2V em serie, mesma coisa. Bateria de 100Ah pra cima, usada em caminhões e equip. agricola, sempre eram montadas com os terminais pra fora até uns 20 anos, acho que a Delco matou esse mercado de baterias de baixa-renda montadas/reformadas localmente, essas:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         images.jpg
Visualizações:	158
Tamanho: 	14,7 KB
ID:      	54689
    Isso aí nada mais é do que uma carcaça grande, com 6 celulas 2V dentro, esse terminal de chumbo em cima liga uma celula na outra. Entre os vasos tem um emborrachamento.
    Essas baterias faziam sucesso justo porque qualquer lojinha de baterias desmontava tudo, aproveitava só as partes boas, e montava baterias reformadas, comprando vasos, placas ou separadores avulsos pra reparar só a celula ruim.

    Enfim, celulas nacionais:
    http://www.powersafe.com.br/baterias-vrla-2v.asp
    http://www.unipower.com.br/index.php?/2-Volts.html
    http://www.secpower.com.br/2008/prod...aze&serie=gel2

    Tem vrla comum (Gel), tem AGM (Separador de fibra e outras melhorias), tem quadrada, retangular e circular. O preço varia conforme esses detalhes, mas são sempre muito mais caras que estacionárias 12V tipo Freedom. Primeira vez que instalei isso foi em 1998, e na época 6 celulas Cyclon 2V 50Ah eram mais baratas que uma estacionária 12V 50Ah, hoje a coisa inverteu, tem estacionária 12V muito mais barata. Hoje meia duzia de celulas 2V chegam no preço de uma bateria Optima 12V, mas é questão mais de demanda do que de custo de produção, elas não tem nada incrivelmente caro dentro pra custar tanto, o problema do custo é baixa demanda mesmo.

    Não sei como anda a durabilidade dessas de gel, mas AGM e as antigas não-seladas com carcaça metalica duravam 8 anos facil, com cuidado na desulfatação e colocação da agua chegavam a 12 anos, e sempre tem uma ou outra unidade que vive 15 anos. A vantagem sempre foi essa: Troca a celula que morreu com 8 anos, as outras talvez vão durar 10 ou 12 anos, não faz o mínimo sentido trocar 6 celulas quando só 1 está ruim.

    A durabilidade das AGM 2V não devia ser maior que as AGM 12V, mas nos datasheets geralmente são. AGM 2V suporta DIGAMOS 1500 ciclos de 100% de descarga, e 5000 ciclos de 50% de descarga. AGM12V suporta 900 ciclos de 100%, e 2000 ciclos de 50%, é muito melhor que vrla comum (500-600 ciclos de 100%) mas não chega perto da durabilidade das boas 2V. Eu tenho a nítida impressão que tem relação com a area de dissipação de calor, em bateria 12V duas celulas tem só 1 lado ventilado, e 4 celulas tem 2 lados ventilados, elas tem então 2 ou 3 lados sem ventilação, qualquer 10ºC a mais nessas placas fazem diferença segundo os datasheets, então imagino que em celulas dentro de bateria 12V tenha essa diferença de temperatura (E realmente as 2 celulas que morrem primeiro são sempre as que ficam encostadas na parede ou em outra bateria).


    Ah, achei preço de nife:
    https://ironedison.com/nickel-iron-ni-fe-battery
    US$ 970 por 12V 100Ah, são R$ 2.200.
    Pessoal que usa automotiva de 100Ah de R$ 220 deve estar sorrindo agora, achando que fez negocio melhor (Deixa ver, duram 16 a 24 meses, em 30 anos tem 360 meses, dividido por 24 dá 15, seriam 15x R$ 220, que dá R$ 3.300. Mas quero ver todas durarem 24 meses)

  17. #17

    Padrão Re: Carregador de bateria

    Rubens,
    Como sempre esclarecedor....]
    Mas dessas todas que citas-te, qual que vc acha a melhor relação custoxbeneficio, tem alguma loja on-line para comprar??

  18. #18

    Padrão Re: Carregador de bateria

    Tem algum tempo que não vejo mais delas a venda em loja pequena.
    Até uns 4 ou 5 anos a Unicoba e a STA tinham delas ou disponibilizavam os preços, ultimamente a Unicoba tem mas não ví mais preços (Migraram pro maldito sistema de "Pedir cotação").

    Bom, AGM tradicionalmente suporta 100 a 110% a MAIS de ciclos que gel em cenario similar (Mesma temperatura, tensões, correntes), então se uma gel custar 50% do preço de uma AGM, dá pra declarar empate.
    (Ou se for pelo lado financeiro talvez até 60% do preço vale, afinal os 40% da diferença aplicados num CDB viram uma bateria nova em 10 anos)

    Estamos falando de R$ 400 a 600 numa celula 2V 200Ah (R$ 2.400 a 3.600 por 6), de gel a AGM, com vida estimada de 8 a 16 anos. Não dá pra comparar com os 4 anos esperados de uma Freedom estacionária 12V 200Ah de R$ 1000, teria que comparar com as AGM 12V tipo as GetPower, que prometem 5 anos de durabilidade, por R$ 1.500.

    (Essas durabilidade são prometidas em temperaturas irreais no brasil, tipo 20ºC, obviamente vão durar menos aqui, mas tem que ver que estamos comparando baterias diferentes num mesmo local. Se colar as celulas 2V uma na outra não terá vantagem nenhuma, o negocio é espaçar elas direito, ventilar, e com isso chegar mais perto dos 8 a 16 anos prometidos (Na prática imagino 6 a 10 anos no brasil, ví varias AGM passando de 10 anos (Em fazenda com energia solar, sem ar-condicionado, sem cuidado especial, só colocadas numa prateleira fresca), e ví poucas AGM 12V chegando nos 4 anos nesses lugares.

    Pra colocar no alto de torre, exposto ao sol, ou em casinha quente e apertada, melhor pegar as estacionárias 12V mais baratas e ir empurrando com a barriga, ao menos 2 anos vão durar (Se não tiver tensão alta demais, descargas profundas demais diariamente, ou mais calor que o normal).


    ============
    Edit:
    Esse preço de R$ 400 a 600 por celula 200Ah são o que lembro de 2010 quando usei numa cotação, depois não ví mais. Claro que existe inflação, mas também existe a china, que barateia tudo. Na época uma estacionária 200Ah estava R$ 1500, hoje está R$ 1000. Mas... não sei se as chinesas 2V de gel são confiáveis, algumas no alibaba.com são baratas demais pra prestar, ainda em 2V 200Ah: Tem umas por US$ 45, não creio que sejam grandes coisas por esse preço.

  19. #19

    Padrão Re: Carregador de bateria

    Rubens,
    Valeu, didaticamente ótimo ma$$$$ infelismente fora da minha realidade x enquanto...
    Obrigado