Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Wavion - agora em 2014, presta?

    Citação Postado originalmente por vitorfagundes Ver Post
    ----------
    Esse é o problema do IEEE 802.11 que o IEEE 802.16 resolve.
    Mas o Zucchi postou o link do Alvarion WBS. Este é 802.11...

    Um equipamento 802.16 não vai permitir o acesso wi-fi de note e tablet.
    Neste caso vai ter que usar CPE do mesmo fabricante. O protocolo 802.16 está ainda muito inseguro com relação as compatibilidades... por mais que esteja finalizado a homologação, os fabricantes ainda não estão falando a mesma língua.

    Eu até achava que iriam engavetar o 802.16 em benefício do LTE

  2. #22

    Padrão Re: Wavion - agora em 2014, presta?

    Eu ainda acho que vai... tanto que a intel começou a lançar produtos com os chips Wimax e já parou... ao menos no BR eu nunca tive a oportunidade de ver 1.

  3. #23

    Padrão Re: Wavion - agora em 2014, presta?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Mas o Zucchi postou o link do Alvarion WBS. Este é 802.11...

    Um equipamento 802.16 não vai permitir o acesso wi-fi de note e tablet.
    Neste caso vai ter que usar CPE do mesmo fabricante. O protocolo 802.16 está ainda muito inseguro com relação as compatibilidades... por mais que esteja finalizado a homologação, os fabricantes ainda não estão falando a mesma língua.

    Eu até achava que iriam engavetar o 802.16 em benefício do LTE
    --------------
    Não, não precisa o CPE ser do mesmo fabricante, isto já caiu por terra a tempo. No bom tempo em que morei no EUA em que utilizava internet da Comcast com tecnologia WiMAX a torre era da Motorola e o adaptador USB Huawei e o CPE da Nokia Siemens Networks, funcionava parecido com a 3G e podia acessar a banda larga tanto em casa quanto em qualquer lugar que tivesse cobertura.
    ----
    Um adaptador para WiMAX custa entre 20-80 dólares, e um CPE outdoor 70-200 dólares.
    ----------
    o IEEE 802.16 mudou muito principalmente nestes dois últimos anos e já uma quantidade considerável de equipamentos para uso doméstico com acesso ao protocolo IEEE 802.16, meu antigo Galaxy SII era compatível com rede WiMAX.
    ------------
    Qualquer Smartphone apartir de 2013, que possui chip de comunicação da Qualcomm para LTE o mesmo é compatível com WiMAX, sendo a parte do WiMAX do chip ativada somente em países aonde o 4G utiliza o WiMAX como é o caso da Rússia, Bulgária, Camarões, Croácia, Japão, Coreia do Sul. Aqui não são vendidos equipamentos ou poucos são vendidos, pois, nenhuma operadora de médio grande porte utiliza o WiMAX.

  4. #24

    Padrão Re: Wavion - agora em 2014, presta?

    Citação Postado originalmente por vitorfagundes Ver Post
    Um adaptador para WiMAX custa entre 20-80 dólares, e um CPE outdoor 70-200 dólares.
    ----------
    o IEEE 802.16 mudou muito principalmente nestes dois últimos anos e já uma quantidade considerável de equipamentos para uso doméstico com acesso ao protocolo IEEE 802.16, meu antigo Galaxy SII era compatível com rede WiMAX.
    Nunca vi essa opção no meu SII (dei ele para a minha irmã). Ele realmente tem o chip ou vem com ele apenas nos países que possuem Wimax e são vendidos lá?

    Outro detalha importante a citar é que os Adaptadores USB apenas nas frequências mais baixas... (de 3.6 para baixo). Acima tem que ir de CPE mesmo.

  5. #25

    Padrão Re: Wavion - agora em 2014, presta?

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Nunca vi essa opção no meu SII (dei ele para a minha irmã). Ele realmente tem o chip ou vem com ele apenas nos países que possuem Wimax e são vendidos lá?

    Outro detalha importante a citar é que os Adaptadores USB apenas nas frequências mais baixas... (de 3.6 para baixo). Acima tem que ir de CPE mesmo.
    ---------
    Ele é habilitado somente nos países em que possui WiMAX a célula é integrada com o 3G:
    http://www.esato.com/phones/Samsung-...AX+ISW11SC-899
    http://pt.gsmchoice.com/pt/catalogo/...iwimaxisw11sc/
    ----------------
    WiMAX VS LTE === GSM VS CDMA
    WiMAX não é um concorrente do Wi-Fi e sim do LTE, sendo a faixa comercializada entre 700 MHz e 2600 MHz então, geralmente em rede urbana se usa o adaptador e para zona rural o CPE, devido a longa distância de cobertura.
    ------------
    Eu acredito no WiMAX por causa disso:
    http://asahi-net.jp/en/service/mobile/wimax/
    http://asahi-net.jp/en/service/mobil...lus/index.html

  6. #26

    Padrão Re: Wavion - agora em 2014, presta?

    E eu não acredito no wimax por que não existe opções no Brasil para frequencias não licenciadas e porque não existe fabricante ou distribuidor direcionando para este nicho.
    A Parks tinha algum tempo atrás um equipamento 5.8 da linha NetAir que era 802.16, mas hoje nem aparece mais no site deles.

    Se ainda sair alguma coisa no wimax poderá ser só nas frequências licenciadas e isso se as Teles pressionaram a Anatel para o leilão.
    Ou seja, só com muito dinheiro.

    Parece que tem alguns poucos que compraram frequência em leilão faz tempo mas se estão usando não estão divulgando muito isso.

    Veja só: o licenciamento para o wimax seria para internet fixa., pelo que a Anatel divulgou. Engraçado isto, pois a Anatel seguidamente divulga que não regulamenta tecnologias mas sim Serviços.

    E a tendência da juventude é internet móvel. As Teles já perceberam isso. Vai continuar havendo as instalações fixas mas o grande filão vai ser a móvel.

    A Apple também já percebeu isso, tanto que até os novos notebook top de linha deles não vem mais com slot para rj45. Vi um hoje de manhã e confirmei.

    De vez em quando surge alguma notícia sobre melhorias no wi-fi etc etc. Mas estas ainda não chegam ao mercado.
    O dilema é grande no meu ponto de vista...

  7. #27

    Padrão Re: Wavion - agora em 2014, presta?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    E eu não acredito no wimax por que não existe opções no Brasil para frequencias não licenciadas e porque não existe fabricante ou distribuidor direcionando para este nicho.
    A Parks tinha algum tempo atrás um equipamento 5.8 da linha NetAir que era 802.16, mas hoje nem aparece mais no site deles.

    Se ainda sair alguma coisa no wimax poderá ser só nas frequências licenciadas e isso se as Teles pressionaram a Anatel para o leilão.
    Ou seja, só com muito dinheiro.

    Parece que tem alguns poucos que compraram frequência em leilão faz tempo mas se estão usando não estão divulgando muito isso.

    Veja só: o licenciamento para o wimax seria para internet fixa., pelo que a Anatel divulgou. Engraçado isto, pois a Anatel seguidamente divulga que não regulamenta tecnologias mas sim Serviços.

    E a tendência da juventude é internet móvel. As Teles já perceberam isso. Vai continuar havendo as instalações fixas mas o grande filão vai ser a móvel.

    A Apple também já percebeu isso, tanto que até os novos notebook top de linha deles não vem mais com slot para rj45. Vi um hoje de manhã e confirmei.

    De vez em quando surge alguma notícia sobre melhorias no wi-fi etc etc. Mas estas ainda não chegam ao mercado.
    O dilema é grande no meu ponto de vista...
    --------------------
    Como suporte para o provimento do SCM, poderão ser utilizadas faixas de radiofrequências conhecidas como radiação restrita (902-907,5 MHz, 915-928 MHz, 2.400-2.483,5 MHz, 5.150-5.350 MHz, 5.470-5.725 MHz e 5.725-5.850 MHz), que são isentas de outorga de autorização para uso, bem como outras faixas (ex.: 2,5 GHz; 3,5 GHz; 10,5 GHz; etc.) que dependem de outorga prévia da Anatel para ser utilizada.
    Que lembre foi a Embratel, Grupo Sinos e mais 3 empresas.
    ---------
    Não acredito que vai ser um vilão e sim um complemento. Esse ano vai ser homologado o IEEE 802.16n, 802.16tm e 802.16p, ai o bicho vai pegar. Como dizem, aí que a cobra vai fumar:
    http://www.dailywireless.org/2011/04...02-16n-10gige/
    http://www.wimaxforum.org/press-rele...te-convergence
    -------------



  8. #28

    Padrão Re: Wavion - agora em 2014, presta?

    Sim Vitor são estas 3 que teriam comprado em leilão. Mas na prática não vemos publicidade em cima disto. Será que estão realmente usando?
    Já as faixas não licenciadas, que seria o nosso maior interesse como provedores pequenos, não encontramos no mercado nacional equipamentos disponíveis.

    E nem movimento de fabricantes ou distribuidores neste sentido. Temo que seria nadar contra a correnteza.

  9. #29

    Padrão Re: Wavion - agora em 2014, presta?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sim Vitor são estas 3 que teriam comprado em leilão. Mas na prática não vemos publicidade em cima disto. Será que estão realmente usando?
    Já as faixas não licenciadas, que seria o nosso maior interesse como provedores pequenos, não encontramos no mercado nacional equipamentos disponíveis.

    E nem movimento de fabricantes ou distribuidores neste sentido. Temo que seria nadar contra a correnteza.
    ---------------------------------------
    Só sei que a Embratel, utiliza para cliente comercial mas, nunca vi nenhuma publicidade dela.
    -
    Você pagaria a certificação de seu produto, em um país que não têm interesse no uso dessa tecnologia? Que nenhum ISP teve interesse em entrar em contato com fabricante para o uso desta tecnologia?
    ---
    Li num fórum internacional sobre redes wireless e na própria IEEE, ITU e CITEL uma reformulação prevista para os próximos anos do uso das frequências eletromagnéticas.