Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Wavion - agora em 2014, presta?

    Pessoal..

    Vi um tópico com uma discussão bem grande de 2009 sobre os equipamentos da Wavion. Verifiquei que ela foi adquirida pela Alvarion. Atualmente uma BaseStation Wavion custa lá fora 3 mil Obamas, logo, vamos as perguntas:

    O Datasheet vem com o logo da Alvarion - tanto o do produto em sí quanto no de apresentação de toda a Alvarion constam os produtos lá. Reza o DS que ele faz em 5.8ghz 900Mbps - 512 users. Achei EXTREMAMENTE otimista mas... tem o logo dos Israelense então...

    O CPE esta na casa dos 200 Obamas. Alguém testou? Quais as impressões ?

  2. #2

    Padrão Re: Wavion - agora em 2014, presta?

    Zucchi, não sei exatamente deste produto mas no geral os equipamentos da Alvarion são de ótima qualidade, já trabalhei com equipamentos da Alvarion e praticamente nunca deram trabalho.
    Após a reformulação de toda linha IEEE 802.11, que veio Wavion, creio que a qualidade deve ter melhorado em muito, pois os engenheiros da Alvarion capricham e em muito na qualidade de seus produtos.
    Qual é o modelo deste equipamento, que visse?

  3. #3

    Padrão Re: Wavion - agora em 2014, presta?

    vitorfagundes, dei uma olhada naquele site que você me passou lá no outro tópico e gostei das características técnicas e principalmente dos valores. Dá para encaixar no modelo de negocio. (obrigado pelo site, eu realmente não conhecia)

    Os valores da AirSpan - que eu mais queria e babava - infelizmente quase infartei. Sério, perdi o sono hoje, cai de costas. Imaginava que era SALGADO, mas não TANTO. Se ainda fosse 15 mil Obamas para cobrir 360º ainda arriscava mas 15 mil Obamas por setor não dá. O equipamento vai ficar velho e cair aos pedaços e não vai se pagar. Ainda mais quando colocamos na conta os CPE e outros custos.

    Outro que foi um balde foi a RedLine... a BS encaixa mas o valor unitário de cada CPE... pqp.

    Agora creio que limitei as possibilidades em Wavion e Cambium.

    Os que vi foram:

    WCPEn- 5000-o (CPE)
    WBSN-2450-S
    WBSN-2450-SO

    Clica: http://www.alvarion.com/products/product-portfolio/wbsn

    Pelo que entendi, todos eles (com exceção do CPE) podem distribuir Wifi correto? Tanto em 2.4 quanto em 5.8. Cada um deles é uma Base Station de Wifi que em 2.4ghz opera para o Wifi de celular, note, adaptadores e etc e em 5ghz em backhaul ou para o Wireless N em 5ghz de dispositivos em geral.

  4. #4

    Padrão Re: Wavion - agora em 2014, presta?

    Nosso provedor tem utilizado um Wavion dos antigos, mas só em eventos... com bons resultados.
    Instalação baixa aproveitando o efeito das reflexões, que é o grande apelo deles para que o beamforming trabalhe.
    Conecta normalmente com celulares e tablets android. Vence bem as barreiras normais dentro de um parque de exposições por exemplo.
    Instalado dentro de um pavilhão, atende as áreas externas normalmente

    Mas os testes em cima de torre não foram compensatórios. Talvez seja mesmo por causa de menor reflexões.

  5. #5

    Padrão Re: Wavion - agora em 2014, presta?

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    vitorfagundes, dei uma olhada naquele site que você me passou lá no outro tópico e gostei das características técnicas e principalmente dos valores. Dá para encaixar no modelo de negocio. (obrigado pelo site, eu realmente não conhecia)

    Os valores da AirSpan - que eu mais queria e babava - infelizmente quase infartei. Sério, perdi o sono hoje, cai de costas. Imaginava que era SALGADO, mas não TANTO. Se ainda fosse 15 mil Obamas para cobrir 360º ainda arriscava mas 15 mil Obamas por setor não dá. O equipamento vai ficar velho e cair aos pedaços e não vai se pagar. Ainda mais quando colocamos na conta os CPE e outros custos.

    Outro que foi um balde foi a RedLine... a BS encaixa mas o valor unitário de cada CPE... pqp.

    Agora creio que limitei as possibilidades em Wavion e Cambium.

    Os que vi foram:

    WCPEn- 5000-o (CPE)
    WBSN-2450-S
    WBSN-2450-SO

    Clica: http://www.alvarion.com/products/product-portfolio/wbsn

    Pelo que entendi, todos eles (com exceção do CPE) podem distribuir Wifi correto? Tanto em 2.4 quanto em 5.8. Cada um deles é uma Base Station de Wifi que em 2.4ghz opera para o Wifi de celular, note, adaptadores e etc e em 5ghz em backhaul ou para o Wireless N em 5ghz de dispositivos em geral.
    -----------
    Sim, isso mesmo a única desvantagem desta linha da Alvarion é o curto alcance já que o IEEE 802.11a/b/g/n cobre no máximo 300 m ou aumenta a potência das antenas.
    Se você tiver 50 clientes num raio de 300 m da antena vale a pena, caso não tenha é interessante parti para linha WIMAX, pois como é uma evolução do Wi-Fi há estações bases que tanto transmitem o sinal via tecnologia WIMAX quanto em Wi-Fi.

  6. #6

    Padrão Re: Wavion - agora em 2014, presta?

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    vitorfagundes, dei uma olhada naquele site que você me passou lá no outro tópico e gostei das características técnicas e principalmente dos valores. Dá para encaixar no modelo de negocio. (obrigado pelo site, eu realmente não conhecia)

    Os valores da AirSpan - que eu mais queria e babava - infelizmente quase infartei. Sério, perdi o sono hoje, cai de costas. Imaginava que era SALGADO, mas não TANTO. Se ainda fosse 15 mil Obamas para cobrir 360º ainda arriscava mas 15 mil Obamas por setor não dá. O equipamento vai ficar velho e cair aos pedaços e não vai se pagar. Ainda mais quando colocamos na conta os CPE e outros custos.

    Outro que foi um balde foi a RedLine... a BS encaixa mas o valor unitário de cada CPE... pqp.

    Agora creio que limitei as possibilidades em Wavion e Cambium.

    Os que vi foram:

    WCPEn- 5000-o (CPE)
    WBSN-2450-S
    WBSN-2450-SO

    Clica: http://www.alvarion.com/products/product-portfolio/wbsn

    Pelo que entendi, todos eles (com exceção do CPE) podem distribuir Wifi correto? Tanto em 2.4 quanto em 5.8. Cada um deles é uma Base Station de Wifi que em 2.4ghz opera para o Wifi de celular, note, adaptadores e etc e em 5ghz em backhaul ou para o Wireless N em 5ghz de dispositivos em geral.
    ----------
    O preço que visse da Airspan é a Base Station? Sabes que cada uma dela tem 4 saídas para antena setorial de 90º? Ou seja você compra uma Base Station e mais 4 antenas e cobre determinado local em 360º. Cada antena vai de 500-2000 dólares ou seja, dá um total de 23 mil dólares na pior das hipóteses.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vitorfagundes Ver Post
    ----------
    O preço que visse da Airspan é a Base Station? Sabes que cada uma dela tem 4 saídas para antena setorial de 90º? Ou seja você compra uma Base Station e mais 4 antenas e cobre determinado local em 360º. Cada antena vai de 500-2000 dólares ou seja, dá um total de 23 mil dólares na pior das hipóteses.
    Sim, a Air4G (ainda não sei o valor da Air4Gp que eles me falaram mas devem enviar esta semana). Eu não sabia que cada BS poderia ser ligada a 4 antenas, muito obrigado. O problema é que cada BS/Setor (de acordo com o que eles me explicaram) suporta até 100 (cento e poucos) mbps. Agora... se ela puder "falar" da seguinte forma: 1 BS com 4 antenas cobrindo 4 setores - 360º - com esse throughput POR SETOR o cenário melhora... é isso msm? Meu entendimento está correto?

    Da série antiga da AirSpan a MicroMAXd seriam necessários 4 BS por SETOR para cobrir 100 clientes a 10mbps com voip. (não encontrei o valor da MicroMAXd)

    1929 você utiliza ele no cenário para prover apenas WiFi a dispositivos ou no cenário como PMP - ele como uma BS e os CPEs nos clientes? (pelo que entendi ele também funciona assim correto?)
    Você comercializa apenas o acesso WiFi ?

  8. #8

    Padrão Re: Wavion - agora em 2014, presta?

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Sim, a Air4G (ainda não sei o valor da Air4Gp que eles me falaram mas devem enviar esta semana). Eu não sabia que cada BS poderia ser ligada a 4 antenas, muito obrigado. O problema é que cada BS/Setor (de acordo com o que eles me explicaram) suporta até 100 (cento e poucos) mbps. Agora... se ela puder "falar" da seguinte forma: 1 BS com 4 antenas cobrindo 4 setores - 360º - com esse throughput POR SETOR o cenário melhora... é isso msm? Meu entendimento está correto?

    Da série antiga da AirSpan a MicroMAXd seriam necessários 4 BS por SETOR para cobrir 100 clientes a 10mbps com voip. (não encontrei o valor da MicroMAXd)

    1929 você utiliza ele no cenário para prover apenas WiFi a dispositivos ou no cenário como PMP - ele como uma BS e os CPEs nos clientes? (pelo que entendi ele também funciona assim correto?)
    Você comercializa apenas o acesso WiFi ?
    ---------
    Que eu saiba é por setor, eles raramente detalham na brochura. Ex: o PMP450 DA CABIUM É 1 Gbit por torre e 125 mbps por setor.

  9. #9

    Padrão Re: Wavion - agora em 2014, presta?

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Sim, a Air4G (ainda não sei o valor da Air4Gp que eles me falaram mas devem enviar esta semana). Eu não sabia que cada BS poderia ser ligada a 4 antenas, muito obrigado. O problema é que cada BS/Setor (de acordo com o que eles me explicaram) suporta até 100 (cento e poucos) mbps. Agora... se ela puder "falar" da seguinte forma: 1 BS com 4 antenas cobrindo 4 setores - 360º - com esse throughput POR SETOR o cenário melhora... é isso msm? Meu entendimento está correto?

    Da série antiga da AirSpan a MicroMAXd seriam necessários 4 BS por SETOR para cobrir 100 clientes a 10mbps com voip. (não encontrei o valor da MicroMAXd)

    1929 você utiliza ele no cenário para prover apenas WiFi a dispositivos ou no cenário como PMP - ele como uma BS e os CPEs nos clientes? (pelo que entendi ele também funciona assim correto?)
    Você comercializa apenas o acesso WiFi ?
    Ele é utilizado só em eventos. São várias cidades atendidas pelo nosso grupo. E o equipamente fica itinerante. Vai onde precisa.
    Para uso PMP é que não foi legal.

    Quanto as basestation. Não entendi isso de 4 saídas. As BaseStation são antenas da Ubiquiti de dupla polarizacão. Cada uma tem duas entradas uma para polarização horizontal e outra para polarização vertical.

    Ou a ideia é utilizar um rádio com 4 saídas e colocar uma basestation em cada saída?
    É interessante que estes rádios tem opção para vários SSID. Poderia direcionar cada SSID para cada basestation?

    Expliquem melhor este arranjo que citaram.

  10. #10

    Padrão Re: Wavion - agora em 2014, presta?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Ele é utilizado só em eventos. São várias cidades atendidas pelo nosso grupo. E o equipamente fica itinerante. Vai onde precisa.
    Para uso PMP é que não foi legal.

    Quanto as basestation. Não entendi isso de 4 saídas. As BaseStation são antenas da Ubiquiti de dupla polarizacão. Cada uma tem duas entradas uma para polarização horizontal e outra para polarização vertical.

    Ou a ideia é utilizar um rádio com 4 saídas e colocar uma basestation em cada saída?
    É interessante que estes rádios tem opção para vários SSID. Poderia direcionar cada SSID para cada basestation?

    Expliquem melhor este arranjo que citaram.
    ------------
    A Airspan, Cambium, Cisco, Huawei, Samsung e Alcatel trabalham do seguinte modo uma Base Station por torre (geralmente) e dependendo de quantos setores essa torre possui 3/4/6 essa, Base Station terão 3/4/6 saídas para antenas setoriais.

  11. #11

    Padrão Re: Wavion - agora em 2014, presta?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Ele é utilizado só em eventos. São várias cidades atendidas pelo nosso grupo. E o equipamente fica itinerante. Vai onde precisa.
    Para uso PMP é que não foi legal.

    Quanto as basestation. Não entendi isso de 4 saídas. As BaseStation são antenas da Ubiquiti de dupla polarizacão. Cada uma tem duas entradas uma para polarização horizontal e outra para polarização vertical.

    Ou a ideia é utilizar um rádio com 4 saídas e colocar uma basestation em cada saída?
    É interessante que estes rádios tem opção para vários SSID. Poderia direcionar cada SSID para cada basestation?

    Expliquem melhor este arranjo que citaram.
    O que ele quis dizer é o seguinte (não sei se ficou claro para você)

    Com 1 rádio (chamamos de Base Station pois é como o fabricante citado o chama) você coloca 4 antenas setoriais de 90º e atende os 360º entende?

  12. #12

    Padrão Re: Wavion - agora em 2014, presta?

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    O que ele quis dizer é o seguinte (não sei se ficou claro para você)

    Com 1 rádio (chamamos de Base Station pois é como o fabricante citado o chama) você coloca 4 antenas setoriais de 90º e atende os 360º entende?
    Sim, sim, agora ficou claro.
    Eu estava relacionando com a BaseStation da Ubiquiti, que o pessoal normalmente usa BS ao escrever.
    Foi confusão minha.
    Esta era a minha dúvida com relação ao Engenius ENH700EXT, citado numa das indicações de equipamentos.
    Como ele tem antena de 5 dbi, seria o caso de colocar uma antena de maior ganho, uma BaseStation da Ubiquiti por exemplo?

  13. #13

    Padrão Re: Wavion - agora em 2014, presta?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sim, sim, agora ficou claro.
    Eu estava relacionando com a BaseStation da Ubiquiti, que o pessoal normalmente usa BS ao escrever.
    Foi confusão minha.
    Esta era a minha dúvida com relação ao Engenius ENH700EXT, citado numa das indicações de equipamentos.
    Como ele tem antena de 5 dbi, seria o caso de colocar uma antena de maior ganho, uma BaseStation da Ubiquiti por exemplo?
    Essa linha de Engenius eu já não manjo... não vou nem arriscar.
    Na realidade tenho receito de utilizar MARCA A com MARCA B por exemplo. Prefiro deixar tudo homogêneo e usar tudo de um fabricante só.

  14. #14

    Padrão Re: Wavion - agora em 2014, presta?

    Pode ser Zucchi, mas se está dentro do protocolo "deveria" funcionar normalmente.

  15. #15

    Padrão Re: Wavion - agora em 2014, presta?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pode ser Zucchi, mas se está dentro do protocolo "deveria" funcionar normalmente.
    Mas é igual medicamente genérico né? Deveria ser igual... mas causa alergia, tontura e demora o dobro do tempo para fazer efeito do que o medicamento original ehauheuah. Tem sempre aquela molécula que é segredo...

  16. #16

    Padrão Re: Wavion - agora em 2014, presta?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sim, sim, agora ficou claro.
    Eu estava relacionando com a BaseStation da Ubiquiti, que o pessoal normalmente usa BS ao escrever.
    Foi confusão minha.
    Esta era a minha dúvida com relação ao Engenius ENH700EXT, citado numa das indicações de equipamentos.
    Como ele tem antena de 5 dbi, seria o caso de colocar uma antena de maior ganho, uma BaseStation da Ubiquiti por exemplo?
    ----------
    Em utilizar antenas de uma marca e Base Station de outra recomendo observar o datasheet de todos os dois equipamentos, principalmente no quesito elétrico/eletrônico e compatibilidade eletromagnética. Recomendo também verificar o diagrama da antena da marca do produto e da marca B.
    ----------
    Mas no geral é compatível, antena pouco interfere em questão de compatibilidade entre equipamentos.

  17. #17

    Padrão Re: Wavion - agora em 2014, presta?

    Então neste quesito de padronização o Alvarion que o Zucchi citou também não vai resolver?
    Pois no site para a linha WBS mostra que existe equipamento para setorizar e equipamento para omni.
    Mas não vi referência a equipamento para cliente.
    Porque? Porque o equipamento trabalha dentro do protocolo 802.11 que é o que todos os notebooks, celulares e tablets trabalham.
    Se um celular ou tablet for bem com um equipamento desses, um SXT ou um Nano irão muito melhor.

    Tá bom o papo, é disto que eu gosto, expormos nossas dúvidas , erros e acertos... heheh

  18. #18

    Padrão Re: Wavion - agora em 2014, presta?

    Citação Postado originalmente por vitorfagundes Ver Post
    ----------
    Em utilizar antenas de uma marca e Base Station de outra recomendo observar o datasheet de todos os dois equipamentos, principalmente no quesito elétrico/eletrônico e compatibilidade eletromagnética. Recomendo também verificar o diagrama da antena da marca do produto e da marca B.
    ----------
    Mas no geral é compatível, antena pouco interfere em questão de compatibilidade entre equipamentos.
    Eu tenho a impressão que o Zucchi se referia mais a qualidade que a marca pode imprimir ao produto e não tanto ao protocolo.

    Mesmo no WBS da Alvarion, os melhoramentos como o beamforming e outros algoritmos para diminuir interferências não dependem do equipamento no cliente. Só é exigido o mesmo protocolo universalizado que é o 802.11. Por isso que não vejo inconveniente em utilizar outra marca, a não ser por questões de qualidade mas não de compatibilidade

    Porém notei uma coisa no site da Alvarion que diz que o equipamento trabalha mesmo sem linha de visada. Até onde sei isso não é totalmente verdade.
    Ele até pode ir de boa por causa das reflexões em prédios.... etc.
    Mas para colocar em cima de uma torre e tentar conectar com visada prejudicada, já era. Vai se comportar igualzinho a qualquer outro 802.11.
    Pois não haverá quase nada de reflexão...
    Nosso provedor já tentou usar um WBS em cima de torre e não deu bons resultados.
    Mas em baixo, num ambiente entre construções é totalmente viável.. e com ótimos resultados.
    Por isso o equipamento está já configurado para este cenário e nem se mexe mais. É só chegar no local e fixar o equipamento e entrar o cabo com o link e sair botando...

  19. #19

    Padrão Re: Wavion - agora em 2014, presta?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu tenho a impressão que o Zucchi se referia mais a qualidade que a marca pode imprimir ao produto e não tanto ao protocolo.

    Mesmo no WBS da Alvarion, os melhoramentos como o beamforming e outros algoritmos para diminuir interferências não dependem do equipamento no cliente. Só é exigido o mesmo protocolo universalizado que é o 802.11. Por isso que não vejo inconveniente em utilizar outra marca, a não ser por questões de qualidade mas não de compatibilidade

    Porém notei uma coisa no site da Alvarion que diz que o equipamento trabalha mesmo sem linha de visada. Até onde sei isso não é totalmente verdade.
    Ele até pode ir de boa por causa das reflexões em prédios.... etc.
    Mas para colocar em cima de uma torre e tentar conectar com visada prejudicada, já era. Vai se comportar igualzinho a qualquer outro 802.11.
    Pois não haverá quase nada de reflexão...
    Nosso provedor já tentou usar um WBS em cima de torre e não deu bons resultados.
    Mas em baixo, num ambiente entre construções é totalmente viável.. e com ótimos resultados.
    Por isso o equipamento está já configurado para este cenário e nem se mexe mais. É só chegar no local e fixar o equipamento e entrar o cabo com o link e sair botando...
    ----------
    Esse é o problema do IEEE 802.11 que o IEEE 802.16 resolve.

  20. #20

    Padrão Re: Wavion - agora em 2014, presta?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu tenho a impressão que o Zucchi se referia mais a qualidade que a marca pode imprimir ao produto e não tanto ao protocolo.
    Era exatamente o que queria dizer.