Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão montar pc para servidor

    bom dia a todos to pensado em montar um pc pra um servidor mikrotik pra controle de banda , dns , ppoe , hotspot e firewall. as configuraçoes sao essa
    SEMPRON 145 2.8GHZ, 2GB RAM DDR3, PLACA MÃE SOCKET AM3
    e um NOBREAK 600VA PRETO BZ600BI-BR - APC esse nobreak e bom ?





    da pra aguentar um provedor com quantos clientes ?

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: montar pc para servidor

    hardware para servidor tem que ser o melhor possivel .
    processadores sempron não foram feitos para isto visto que um servidor e feito para estar ligado 24 horas por dia .
    ja usei atlhon x2 2400+ com placa mão asus e 4 gb de memoria sem ecc por 1 ano mas tive algums problemas .
    o melhor e voce tentar comprar um servidor xeon mesmo que usado e mas confiavel .
    coloque baterias extras neste nobreak para que se faltar energia por muito tempo ele segure .

  3. #3

    Padrão Re: montar pc para servidor

    quer um conselho NAO MEXE COM ISSO se um pc desse queimar vai dar uma demora pra ajeitar compra duas rb do mesmo modelo e deixa uma guardada quando uma de pau vai ser coisa de minutos pra tu ajeitar

  4. #4

    Padrão Re: montar pc para servidor

    uso uma rb 1200 e nao aguenta "bosta" nenhuma quando chega a 100 clientes simultâneos fica dando 70% uso da cpu entao como voce mim diz que uma 450g e bem melhor ? com a 450g so aguento 60 on e nada mais travava sempre.... entao qual pc usar so por enquanto pra guentar uns 200 online ?

  5. #5

    Padrão Re: montar pc para servidor

    A RB1200 não é grandes coisas mesmo, por isso é mais barata. Pense em RB1100AH X2.

    O processador 460GT da RB1200 hoje é antiquado demais, DDR2, só tem 6 portas de rede onchip, o resto é na base do adaptador PCI de 66MHz ou do switch! É tecnologia de 2008, de 90nm, tecnologia dos Pentium 4 socket 478.

    A RB1100AH X2 vem com um PPC P2020, dualcore que tem um "bus de coerencia" entre os cores, fora 4 barramentos internos de 3GHz entre setores, isso o torna bem mais rapido. Tecnologia de 45nm, coisa de Core2duo, mas PPC e ARM não segue a litografia de Intel/AMD. Tem só 4 portas gigabit nativas, então se usar mais portas (Pra que?) vai perder desempenho.

    Não sei muito sobre o processador da CCR1036, mas sei que os Tilera também tem sistema de coerencia entre nucleos e caches, isso tira no sistema operacional muito da responsabilidade de usar multiplos cores, a promessa é muita melhoria no desempenho sem grandes clocks.

    RouterOS x86 é terrível, o que uma RB450G faz com 256MB de Ram precisa um Pentium G2020 de 3GHz com 2GB de Ram DDR3 pra ser feito.
    RouterOS não aproveita multiplos cores (Situação que um I5 de 4 nucleos é completamente inútil), não lê muita Ram (2GB ainda, como no 5.x, certo?), a MK não investe muito nele por isso, é muito mais barato usar RISC (Tilera com 36 nucleos RISC!!!!) do que Intel/AMD de instruções complexas, é muito mais simples inovar em risc (Já tem routerOS 64b pra RISC!!!) do que em cisc devido aos inúmeros hardwares diferentes no mercado (Socket 775, AM2, AM2+, AM3, AM3+, 1156, 1366, 1150, 1155, 2013, FM1, controladores DDR, DDR2, DDR3, controladores de videos diversos (Precisa rodar desde um usual chipset 945 (De 2003) de um velho core2duo e6600 até um GTX790), controladores sata diversos (Fora NVidia e Intel ainda tem Marvell, Silicon, Adaptec, LSI, e talvez mais 20)... enfim, é um mundo complicado demais pra valer a pena, a MK está mais que certa em investir em hardware proprio com RISC do que ficar investindo no mercado IBM/PC.

    Se quer RouterOS x86 mesmo eu aproveitaria o alto clock de uns AMD socket FM1, tem de 3,6GHz. RouterOS não aproveita mais de 2 cores mesmo, então o negócio é alto clock, e memoria DDR3 a 1333 pelo menos. Opte por placa-mãe com controlador de rede avulso e NÃO no chipset, controlador de rede no chipset é hardware pra dona-de-casa, é tipo video onboard, só serve pra ver video no facebook, mas não adianta colocar controlador em barramento velho/ridículo-de-velho tipo PCI, tem boas placas com controlador nativamente conectado no chipset via PCIe, são as placas não-gammer acima de R$ 350 (Ou seja, o hardware decente sai mais caro que uma CCR1036!).

  6. #6

    Padrão Re: montar pc para servidor

    RB1100AH X2 e essa que vc tem que comprar mesmo,mas estou admirado com essa utilizaçao toda da rb QUAL A BANDA que vc oferta para os clientes?quando se oferta velocidades baixas fazendo com que o dezenhozinho do cliente fique em vermelho ou amarelo da a rb trabalha muito mesmo tanto para ficar cortando pacotes e analizando qual a velocidade em milesimos de segundo do cliente quanto enchendo a ram da rb se....

  7. #7

    Padrão Re: montar pc para servidor

    vendo apenas o pacote de 5mb

  8. #8

    Padrão Re: montar pc para servidor

    AM3 DDR3 2.6 GHZ 4 GB HD DE 320 E ESSAS CONFIGURAÇOES SAO BOAS ? LEMBRANDO QUE e so pra uso de hotspot pppoe firewall etc so o basico pro mk rodar ?

  9. #9

    Padrão Re: montar pc para servidor

    Acho que o amigo acima está certo!!

    Use uma Routerboard! 1100AHx2 faz um bom trabalho, pago por volta de 1600 reais aqui!! Voce nao vai se arrepender.

  10. #10

    Padrão Re: montar pc para servidor

    o preço dela aqui e 2000 esse pc o monto com 700 $ ele vale a pena pra guentar 150 online ?

  11. #11
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: montar pc para servidor

    uma coisa e verdade realmente depende do quanto de clientes ele quer realmente cuidar agora ate 100 clientes com planos de 1 mb com firewal e um monte de regras uma rb450g segura de boa e custa barato ,agora se o pensamento e montar ou comprar um servidor que vai segurar ate os 500 online sussegado ai não adianta economizar muito .
    ser ou não ser eis a questão .

  12. #12

    Padrão Re: montar pc para servidor

    Boa tarde, tenho um servidor Core 2 Duo processador Intel, com 2 Gb de memória ... 400 e poucos clientes logados e mais ou menos 30% a 40% de processamento em Hostpot... tenho esse servidor com fonte real e um outro com as mesmas configurações ao lado dele ... esse tem dois anos ligado direto ... e outro fica desligado como backup em caso desse der problema é só subir o backup e ligar ... de três em três anos em media eu troco ele ... pois ele fica em uma área de maresia ... ai quando começa a dar problema eu troco a placa mãe e resolve. Trabalhei muito com AMD no incio ... só me deu dor de cabeça, mudei pra Intel e placas de rede 3com ... nunca mais tive problemas ... é claro que você ira ter que investir em um bom nobreak também pq senão daqui a pouco vc vai estar aqui no fórum reclamando que quando falta luz o servidor desliga e terá que ter o trabalho de ir lá ligar.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         print.jpg
Visualizações:	171
Tamanho: 	360,6 KB
ID:      	52890
    Última edição por admskill; 02-07-2014 às 14:13. Razão: Corrigir os dados e adicionar o print.

  13. #13
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: montar pc para servidor

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    a MK não investe muito nele por isso, é muito mais barato usar RISC...
    Fora a pirataria....
    Quem já usou RB não volta pro PC.... (até rimou...)

  14. #14

    Padrão Re: montar pc para servidor

    Eu diria que quem já usou qualquer risc começa a achar que todo pc é lerdo, grande, pesado, problemático...

    RaspberryPI, Arduino, Android em ARM, iOS em ARM, wii com PPC7xx, não são uma maravilha em processamento mas custam barato, gastam pouca energia, não aquecem muito, antigamente o sonho era altos clocks pra centralizar tudo num único servidor, ultimamente espalhar o processamento está mais prático, uma RB fazendo balanceamento delinks, uma roteando, uma resolvendo nomes, uma com vlan's (Switch gerenciavel usa risc), uma na etapa de RF... até pode sair mais caro, mas essa modularidade permite implantação e upgrade das unidades conforme o bolso permite, e pela versatilidade um hardware-reserva pode ser configurado pra qualquer função caso precise (E aí entra a necessidade de portas gigabit, intregrar em alta velocidade na rede, e tem gente que opta intencionalmente por 100M)


    Quanto ao socket AM3, com 2,6GHz deve ter consumo na casa dos 75W ao todo (Proc. em full vai pra 60W sozinho, mas na media deve dar 30W, mais 10W da MB comum (Com rede onboard, feita pra dona-de-casa acessar facebook), mais 5W da ram, mais 10W do HD, mais a perda no rendimento da fonte. 24x7 esses 75W dão 1,8KW.dia, ou 54KW no mes, que na minha conta custa R$ 30. Uma RB1100AHX2 vai consumir abaixo de 20W, no mes daria R$ 5 a 7 na conta, seriam R$ 230 a 250 de energia a mais por ano usando PC (Fora que nobreak com consumo de 75W vai ter rendimento pior (Desperdiça o mesmo percentual, aumentando o consumo o desperdício aumenta) que com 15W de consumo.
    (Eu tinha 2 desktops como servidores, um Celeron e um Pentium dualcore, ao tirar um deles a conta de luz caiu exatamente R$ 50! Somando rendimento de nobreak (220>127V um trafo fica em uso 24x7, e trafo rende pouco), consumo de switch, fonte de alta potencia que tem rendimento péssimo quando o consumo é baixo, um mísero celeron dualcore me custava R$ 600 por ano em energia!!!)

  15. #15
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: montar pc para servidor

    Putz, nem me fala em RISC que eu começo a chorar de saudades........rsrsrsrsrsrsrs....

    O primeiro datacenter que ajudei a montar na minha vida profissional, tinha um HP Pyramid com 64 processadores

    Deus do Céu o que era aquilo.........rsrsrsrsrsrsrsrs......

  16. #16

    Padrão Re: montar pc para servidor

    @rubem, o que você sugere para servidor, para aguentar 100mb de link uns 500 usuários de inicio, com projeção de expansão rápida, servindo bandas iniciais de 5mb de media

  17. #17

    Padrão Re: montar pc para servidor

    Citação Postado originalmente por weasel Ver Post
    @rubem, o que você sugere para servidor, para aguentar 100mb de link uns 500 usuários de inicio, com projeção de expansão rápida, servindo bandas iniciais de 5mb de media
    CCR ou Xeon, mas aí não é minha area, meu negocio é hardware pra gente pobre :-)

  18. #18

    Padrão Re: montar pc para servidor

    CloudCore.... vai te resolver!!!

    Estou com 1500 usuarios, todos gerenciados com uma cloudcore

  19. #19

    Padrão Re: montar pc para servidor

    obrigado a todos desse fórum realmente estão me ajudando a projetar algo de qualidade que os usuários merecem

  20. #20

    Padrão Re: montar pc para servidor

    Eu fosse vc gastava uma vez só, eu fui fazendo o up da rede e fica complicado ficar gastando sempre.

    Comecei com rb750g, poucos meses depois 450g e menos de 8 meses rb1200 essa eu achei uma porcaria "pelo que ela me custo 1.110,00" e passados pouco mais de 6 meses com a rb1200 parti logo pra ccr1016 essa sim uma cavala.