+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Routerboar QRT interessante... antes do desmonte... depois ficamos com o pé atras

    para quem ainda não vai investir em soluções AC a Mikrotik colocou no mercado as QRT'S' mas depois de ver as fotos fica a questão em caso de queima não aproveito o painel? pelo visto a substituição apenas da rb não foi uma coisa pensada pelo pessoal do mk.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rb_qrtg-2shpnd_d.jpg
Visualizações:	240
Tamanho: 	29,8 KB
ID:      	53008Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rbqrtg-2shpnd-routerboar_6269.jpg
Visualizações:	266
Tamanho: 	66,9 KB
ID:      	53009

  2. #2
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Routerboar QRT interessante... antes do desmonte... depois ficamos com o pé atras

    mesma coisa da SXT e SEXANT em caso de queima, troca-se o material todo

  3. #3

    Padrão Re: Routerboar QRT interessante... antes do desmonte... depois ficamos com o pé atras

    Hoje em dia, eles para manter a qualidade e garantia de seus produtos, fecham eles e não permite mais peças de reposições, assim eles acham que garante que tudo esteja funcionando 100%.

  4. #4

    Padrão Re: Routerboar QRT interessante... antes do desmonte... depois ficamos com o pé atras

    Se der problema é só encaminhar para uma totaleletronica da vida e tá tudo certo

  5. #5

    Padrão Re: Routerboar QRT interessante... antes do desmonte... depois ficamos com o pé atras

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    mesma coisa da SXT e SEXANT em caso de queima, troca-se o material todo
    Já não se fazem mikrotik como antigamente.

    Parar um desses novos modelos da série 700 para cá é a coisa mais comum.
    Já temos SXT acumuladas pelos cantos.

  6. #6
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Routerboar QRT interessante... antes do desmonte... depois ficamos com o pé atras

    Para garantir a qualidade AC eliminaram os pigtail's, nada impede adaptações, basta saber fazer pra não se tornar gambiarra.

  7. #7

    Padrão Re: Routerboar QRT interessante... antes do desmonte... depois ficamos com o pé atras

    Citação Postado originalmente por Djaldair Ver Post
    Para garantir a qualidade AC eliminaram os pigtail's, nada impede adaptações, basta saber fazer pra não se tornar gambiarra.
    Eu diria que pigtail é adaptação. Conexão boa é com solda, a MK pra mim está mais do que certa em soldar antena na placa. Dá mais trabalho na hora de trocar mas perigo ZERO de problema em conector.

    Com tanto eletro-eletronico ao nosso redor acho que é bem basico saber soldar direito, é tipo ter martelo e chave de fenda em casa nos anos 60, hoje precisa soldador e multimetro em CASA, que dirá quem trabalha com tecnologia.

  8. #8

    Padrão Re: Routerboar QRT interessante... antes do desmonte... depois ficamos com o pé atras

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Eu diria que pigtail é adaptação. Conexão boa é com solda, a MK pra mim está mais do que certa em soldar antena na placa. Dá mais trabalho na hora de trocar mas perigo ZERO de problema em conector.

    Com tanto eletro-eletronico ao nosso redor acho que é bem basico saber soldar direito, é tipo ter martelo e chave de fenda em casa nos anos 60, hoje precisa soldador e multimetro em CASA, que dirá quem trabalha com tecnologia.

    sim soldar é bem tranquilo, o que acontece é que não é uma placa padrão...

  9. #9
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Routerboar QRT interessante... antes do desmonte... depois ficamos com o pé atras

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Já não se fazem mikrotik como antigamente.

    Parar um desses novos modelos da série 700 para cá é a coisa mais comum.
    Já temos SXT acumuladas pelos cantos.

    Sim mas se pensar bem, o grande fabricante UBNT, faz a mesma coisa, e temos encostado pelos cantos, antigamente, tinha a trambolhada de cartao, pig tail, cabo de descida atnena etc, hoje temos algo que so configurar e alinhar, deu problema coloque o equipamento de backup, até resolver,

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Sim mas se pensar bem, o grande fabricante UBNT, faz a mesma coisa, e temos encostado pelos cantos, antigamente, tinha a trambolhada de cartao, pig tail, cabo de descida atnena etc, hoje temos algo que so configurar e alinhar, deu problema coloque o equipamento de backup, até resolver,

    Também não vejo problema nenhum em ter a placa soldada no painel, aliás, vejo vantagem. Antes, quando uma estação tava com problema a origem poderia ser: a RB, o cartão, o conector, o pigtail ou a antena. Muitas vezes perdíamos tempo pra descobrir qual era o problema e enquanto isso o cliente sem conxão. Hoje em dia com esse tipo de equipamento eliminamos a perda de tempo com problemas com pigtail e cabo. Isso sem contar a facilidade na instalação.

    Na minha opinião vale a pena correr o risco de ter que descartar o equipamento todo, por causa de problema na porta da RB, por exemplo, até pq ela tem um baixo custo. Perde-se por um lado mas ganha por outro.

  11. #11

    Padrão Re: Routerboar QRT interessante... antes do desmonte... depois ficamos com o pé atras

    Ahhh, aproveitando o tópico....

    No caso de precisarmos trocar esse equipamento, como fazemos pra que ele "aceite" o backup da RB com defeito?? Como fazer para não ter que configurar a interface wireless novamente??

    Tipo assim, se pego uma nanobridge configurada em um enlace, faço o backup das configurações e aplico em outra nanoibridge, basta eu tirar a ponta de uma e colocar outra, pois todas as configurações são copiadas para a nova antena. Entretanto, com o Mikrotik não tenho conseguido fazer isso, pois como o MAC da interface wireless é diferente, a configuração não se aplica e tenho que reconfigurar a parte wireless.

    Vcs sabem se é possível fazer algo para resolver isso no Mikrotik??

  12. #12

    Padrão Re: Routerboar QRT interessante... antes do desmonte... depois ficamos com o pé atras

    Mas elas não são consideradas equipamento para cliente e descartar tudo só por causa da ré e disperdicio

  13. #13

    Padrão Re: Routerboar QRT interessante... antes do desmonte... depois ficamos com o pé atras

    É muito cara para ser usada em cliente. Considero barata para ser usada num PTP ou como AP, no lugar de um painel setorial.

  14. #14

    Padrão Re: Routerboar QRT interessante... antes do desmonte... depois ficamos com o pé atras

    Para ap nao vira o angulo de abertura dela é muito fechado.

  15. #15

    Padrão Re: Routerboar QRT interessante... antes do desmonte... depois ficamos com o pé atras

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Sim mas se pensar bem, o grande fabricante UBNT, faz a mesma coisa, e temos encostado pelos cantos, antigamente, tinha a trambolhada de cartao, pig tail, cabo de descida atnena etc, hoje temos algo que so configurar e alinhar, deu problema coloque o equipamento de backup, até resolver,
    Sim tem este lado bom. Subir com uma nova SXT é barbada. Mas me refiro mais ao incomodo destes equipamentos pararem frequentemente.
    Antigamente uma RB com cartão dava quase para esquecer...
    Estou achando que a qualidade destes produtos está caindo... E como a RB dentro deles não é encontrada para substituir daí fica a batata quente na mão da gente.

    Mesma coisa nos Nano.

    Antigamente em 2.4 tinha aquelas CPEs da OIW com uma antena Yagi dentro... Nós aqui chamavamos de "bico de pato". Era uma belezinha.... Mas quando começou a dar problema em placa, não se achava para trocar. As PCBA de 5 portas da OIW não dava no espaço projetado.... um saco aquilo.

    Se pelo menos houvesse reposição para estes equipamentos, soldar seria o de menos.

  16. #16

    Padrão Re: Routerboar QRT interessante... antes do desmonte... depois ficamos com o pé atras

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Antigamente em 2.4 tinha aquelas CPEs da OIW com uma antena Yagi dentro... Nós aqui chamavamos de "bico de pato". Era uma belezinha.... Mas quando começou a dar problema em placa, não se achava para trocar. As PCBA de 5 portas da OIW não dava no espaço projetado.... um saco aquilo.

    Se pelo menos houvesse reposição para estes equipamentos, soldar seria o de menos.
    Certeza que não cabe? Sempre tem um jeitinho.
    Nessas Yagi já coloquei placa de CPE Elsys (Cuja carcaça plastica racha facil), de TPLink (Porque enquanto esperava componente importado coloquei outra placa na carcaça da TPLink), soldei placa de NS Loco M5 em antena de 28dB (E ficou ótimo), sempre dá pra fazer um furo, fazer rosca com um macho (Ou com rosca soberba, se for aluminio), ou colocar isolador colado pra virar a nova base. "Antigamente" tinha que fazer isso em RB's e PCBA's em algumas caixas hermeticas, eu sempre dei azar de toda caixa hermetica que comprar não tem suporte na posição certa pra RB ou PCBA que iria usar.

    Nem sempre o fabricante faz muitos testes de posicionamento da placa em relação a antena, geralmente a posição no produto final é derivada da facilidade de fazer uma forma pro injetor, ou se prensar o aluminio, ou de apressar a manofatura dessa etapa, enfim, posicionar placa de forma diferente do original não costuma atrapalhar.

    Alias, a Wavelan tem umas antenas/cpe's/kits cuja caixa abriga desde RB411, 711, PCBA de NS M2 a M5, e acho que já teve PCBA baratinha tipo abocom/krazer/intelbras. Tá cheio de provedor comprando kit's homologados (Mais em conta) e trocando RB411 por coisa mais paruda, só pra apresentar a homologação pro leigo da Anatel que for verificar.

  17. #17

    Padrão Re: Routerboar QRT interessante... antes do desmonte... depois ficamos com o pé atras

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Para ap nao vira o angulo de abertura dela é muito fechado.
    realmente, mas qual antenas estão apostando hoje de 90º?