+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com PTP e PTMP

    Prezados,
    Estou começando agora na área de comunicação wirelles, em algo tenho algum conhecimento mas em outras fico na duvida e, dentre essas duvidas tem algumas que sempre me encomodam, se alguém puder me dar um força (e alguma explicação)agradeço. As perguntas em questão refere-se a wirelles com mikrotik SXT e RB912:

    1º - Num PTP com licença level 3 qual o modo de operção correto para quem envia o sinal e para quem recebe? - Seria Bridge para quem envia e Station WDS para quem recebe??

    2º - A mesma pergunta acima porém para uma licença level 4? seria a mesma resposta da de cima?? lembrando que a intenção na 1º e na 2º não é fazer ap-router nem nada disso é só um PTP mesmo (uma Bridge entre as duas pontas):

    3º - Para um PTMP com Level 4 qual o modo de operação de quem envia e de quem recebe o sinal?

    4º- Essa agora que fiquei encucado. Sabemos que quando ativamos o modo superchannel ele libera toda a faixa do espectro para o mikrotik, por exemplo, a SXT 5GHz vai do 5180 até o 5890 (se não me engano), porém quando ativamos o superchannel ele libera a frequencia do 4820 até o 5180, até aqui ok, pois bem, eu fiz o testem peguei 2 SXT 5GHz ativei o superchannel e fiz a configuração em 4860Ghz nas duas e setei o scan em 4820-5000 e aqui que ficou estranho pois nenhuma conseguiu enchergar a outra, coloquei a mesma configuração em ambas porém uma estava com Bridge e a outra como station WDS. Quando desabilitei o superchannel e coloquei de volta na frequencia normal, setei em 5300 se enchergaram perfeitamente.....
    Alguém sabe me dar alguma explicação, tem algo que possa ter esquecido de fazer??

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com PTP e PTMP

    na @@primeira e na @@segunda pode ser o que vc pensou(- Seria Bridge para quem envia e Station WDS para quem recebe??) agora a diferença da primeira pra segunda e que o level3 so conecta apenas com um ap apenas por vez e level 4 da pra fazer um ptmp mas os dois level 3 e level 4 sao a mesma coisa em funcionamento,
    @@3outra coisa o que vai receber tanto faz se e sxt ou qualquer coisa que for level 3 o melhor e cliente modo cpe e quem envia e modo ap tanto no level 4 como level 3
    @@@na quarta eu nao sei nunca testei isso

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com PTP e PTMP

    Obrigado, + alguém?

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com PTP e PTMP

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Obrigado, + alguém?
    Então amigo, seja um pouco persistente procura aqui no pai do burro é simples e rápido, não seja preguiçoso tem muito material, falando sobre esse assunto.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda com PTP e PTMP

    Poxa amigo, na boa, não sou preguiçoso não, esse video ja tinha visto, inclusive foi com ele que fiz as setagens da SXT's porém ocorre algo muito estranho:
    - Uma vez que fiz todas as configurações direito (que são identicas em ambas as SXT, só muda o modo de operação, uma é Station WDS e outra é Bridge) dai ligo, fecho o enlace mas depois uma das duas fica inacessivel e a outra não a encontra no scan list. O unico detalhe que tenho a acrescentar é que como não tneho swith, na hora de fazer o teste uma a ligo direto no pc e a outra só mando a energia pelo injetor de Poe (ou seja uma fica sem rede) porém como o que estou tentando operar é a wirelles não deveria haver problema ou estou errado??

    - Outra coisa, ainda não encontrei algo que falasse a respeito da minha 4º pergunta sobre o fato do superchannel....

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda com PTP e PTMP

    Ninguém ai tem uma resposta para a questão do superchannel??