+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Edificio 9 andares MK

    Ola boa tarde amigos, gostaria de uma sugestão, quero mudar os roteadores que tenho no edifício substituindo por MK, gostaria de saber se é possível compartilhar a internet com os hospedes, eles conectando na recepção e em qualquer andar que eles estiverem não ter mais a necessidade de colocaram a senha.

    que tipo de rb devo usar ?
    quero interligar os andares sem a necessidade de cabos rede chegando até a board.

    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Edificio 9 andares MK

    Me parece que você tem um conceito errado sobre produtos da MikroTik, as RBs são roteadores também, não tem mistério. A mesma coisa que você faz com esses roteadores aí vai ter que fazer com roteadores da MT, as maiores diferenças são em questão de software.

    Você tem três alternativas de uso:
    - RBs SOHO, que já vem com wireless integrado e 5 portas Ethernet;
    - RBs voltadas para Ethernet e só possuem suporte a rede cabeada, aí você tem que comprar APs também, mas dependendo do caso pode sair mais barato assim (RB750 + um AP barato, se for suficiente);
    - RBs para cartão + cartão(ões) wireless

    De qualquer forma, você não vai conseguir cobrir um edifício de 9 andares por conexão sem fio sem utilizar cabos. Vai ter que colocar no mínimo um roteador sem fio (MK ou não) como AP em cada andar e ligar cada um deles a um switch onde chega a conexão para a Internet.

    Isso aí de pedir senha, pelo que eu me lembro agora, você só consegue resolver colocando os roteadores em AP bridge, mas no seu caso isso não vai ser possível pois muito dificilmente o roteador em um andar vai enxergar outro num segundo andar para fazer bridge do sinal dele, ou se conseguir, a qualidade vai ser horrível, por isso a necessidade de usar cabos.

    Com hotspot e autenticação centralizada você deve conseguir fazer a pessoa só precisar inserir a senha uma vez. Talvez até com autenticação radius no wireless (deve existir uma configuração de timeout de sessão no radius), mas tem que ver melhor essas alternativas, não estou certo da aplicabilidade delas.

    Espero ter ajudado.
    Até mais.

  3. #3

    Padrão Re: Edificio 9 andares MK

    Com relação à rede, o amigo acima falou tudo !

    Se tem 9 andares; certeza de muito tráfego, e usando a função de repetidor dos roteadores, já consumiria muita banda, ficando o restinho pra internet; consequência: lentidão.

    Nesse caso, estude suas necessidades, e procure uma rb que te atenda. E interligue todos por cabo de qualidade, pra ser seu backbone da sua rede.

    Com relação ao controle, vc pode usar o próprio mk, com hotspot, ou pesquisa o PFSENSE que tb tem HotSpot, mas com a opção bem mais fácil de usar de criar "Cartões / Voucher " de acesso para distribuir com os hospedes mais facil do que o MK.