+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão TheDude > Balanceador > PPPoE > Radios ! AJUDA!!!

    Bom dia pessoal, preciso usar o The Dude em minha rede, e tenho pouco conhecimento com o the dude, ja tentei varias vezes configurar o dude mas sem sucesso.

    A estrutura da minha rede é esta, e preciso monitorar toda ela:

    The Dude (windows) -> RB MK Balanceador -> RB PPPoE (POP 1)-> Radios da torre.
    ...............................................................-> RB PPPoE (POP 2)-> Radios da torre.
    ...............................................................-> RB PPPoE (POP 3)-> Radios da torre.
    ...............................................................-> RB PPPoE (POP 4)-> Radios da torre.

    Estou atras do balanceador com o dude no windows 8, e só consegui colocar o balanceador no mapa do dude e ele fica verde, mas o resto fica verde por um momento depois fica vermelho. Ja procurei aqui no Under como redirecionar a porta do dude no balanceador , assim como eu faço para clientes que tem cftv, mas não achei nada que funcionasse. Consigo acessar qualquer RB via Winbox pois tenho os redirecionamentos das das portas, mas no dude não achei onde cadastra as portas do MK, coloquei 10.10.10.10:xxxx mas ele remove a porta depois do ip.

  2. #2

    Padrão Re: TheDude > Balanceador > PPPoE > Radios ! AJUDA!!!

    Bom dia

    Vamos começar pelo básico: Já habilitou o SNMP do Windows e nas rb's!? Já criou a comunidade no Dude e no Windows que deverá ser a mesma habilitadas nas Rb's cadastradas nos POP's?

  3. #3

    Padrão Re: TheDude > Balanceador > PPPoE > Radios ! AJUDA!!!

    Entre as Rbs já, mas no windows 8 nao, ja estou fazendo aki...

  4. #4

    Padrão Re: TheDude > Balanceador > PPPoE > Radios ! AJUDA!!!

    Pelo que intendi você vai precisar de rota para acessar esse equipamentos depois do seu concentrador.

  5. #5

    Padrão Re: TheDude > Balanceador > PPPoE > Radios ! AJUDA!!!

    PPTP?

  6. #6
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: TheDude > Balanceador > PPPoE > Radios ! AJUDA!!!

    Por que vc pós o Dude fora da rede, essa é a minha pergunta?!
    Se ele está antes do balanceador, vai precisar de uma porrada de regra pra funcionar, pois ela está atras de uma NAT, correto?

  7. #7

    Padrão Re: TheDude > Balanceador > PPPoE > Radios ! AJUDA!!!

    é pq tenho duas redes distintas na mesma disposição, e tenho instalado o Dude no notebook, dai ja consegui remotamente PPTP ficar dentro da rede do Balanceador, e monitorar as RBs das Torres, mas não consigo monitorar os Radios transmissores que estão em bridge e estão depois do Concentrador ppoe. Já coloquei o snmp nos radios e não funciona, se eu entro na RB do POP consigo pingar o painel, mas do Dude não pinga nos painéis.

  8. #8

    Padrão Re: TheDude > Balanceador > PPPoE > Radios ! AJUDA!!!

    Citação Postado originalmente por Agner Vainer Ver Post
    Bom dia

    Vamos começar pelo básico: Já habilitou o SNMP do Windows e nas rb's!? Já criou a comunidade no Dude e no Windows que deverá ser a mesma habilitadas nas Rb's cadastradas nos POP's?

    Então Agner Vainer, consegui ativar no windows agora, e nos concentradores ppoe das torres ficou tudo verde, mas os painés das torres ainda continuam em vermelho, nem pinga pelo dude, só pinga pelo wimbox (rb)da torre. falata alguma rota de redirecionamento das RBs para os ips dos painés, e eu já tentei aqui algumas, mas sem sucesso ....

  9. #9

    Padrão Re: TheDude > Balanceador > PPPoE > Radios ! AJUDA!!!

    Brother o que falta eh tu ROTEAR isso aí..somente isso...vc jah tem o router de borda(balanceador) agora falta setar cada rota pra seu devido gateway e sendo assim vc tera acesso de qualquer ponto da rede em seu Dude...isso pode ser feito de forma Estatica ou mesmo em OSPF (tabelas dinamicas de rotas)...comece com rota estatica e estude sobre OSPF que vc terá um otimo resultado..


    abraços.

  10. #10

    Padrão Re: TheDude > Balanceador > PPPoE > Radios ! AJUDA!!!

    Citação Postado originalmente por arrjnet Ver Post
    Brother o que falta eh tu ROTEAR isso aí..somente isso...vc jah tem o router de borda(balanceador) agora falta setar cada rota pra seu devido gateway e sendo assim vc tera acesso de qualquer ponto da rede em seu Dude...isso pode ser feito de forma Estatica ou mesmo em OSPF (tabelas dinamicas de rotas)...comece com rota estatica e estude sobre OSPF que vc terá um otimo resultado..


    abraços.
    Tem um exemplo destas rotas, pois agora mudei o cenario aqui, estou entre o balanceador e as RBs das torres, mas mesmo assim ainda só consigo pingar nas RBs dos pops, nos radios das torres não pinga de jeito algum, só quem pinga o radio da torre é a rb da torre, e eu acesso o radio da torre por redirecionamento, mas o Dude não acessa nem pinga o radio, o que pode ser que esta faltando????

  11. #11
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: TheDude > Balanceador > PPPoE > Radios ! AJUDA!!!

    Citação Postado originalmente por novatto Ver Post
    e eu acesso o radio da torre por redirecionamento...
    Amigo, existe vida além do ping, heeheheh. Na verdade não gosto de usar o ping para teste pois as vezes cai a gerencia via web do equipamento mais o ping não. Ao invés do ping, use um probe HTTP, vai resolver também.

  12. #12

    Padrão Re: TheDude > Balanceador > PPPoE > Radios ! AJUDA!!!

    E ai pessoal, seguinte: Fiz um teste aqui com o OSPF.
    PCC+ospf (10.10.10.1)-> switch -> RB +ppoe+ospf (pop1 - 10.10.10.2) -> Radios da torre (192.168.1.x)

    PC Windows com Dude (10.10.10.10) conectado junto ao switch.

    levantou-se as rotas entre o balanceador e a RB-PPPoe do pop, e o balanceador ja pingou nos painés do pop, Masss o Dude ainda só encontra as RBs, os painéis ainda fica sem se comunicar pelo DUDE, qual IP tenho que colocar no meu PC-DUDE para ver os dois lados da rede??? pois o OSPF esta com 192.168.21.0/30 .

  13. #13

    Padrão Re: TheDude > Balanceador > PPPoE > Radios ! AJUDA!!!

    Já anunciou essa classe 192.168.21.0/30 nas Rb's!?

  14. #14

    Padrão Re: TheDude > Balanceador > PPPoE > Radios ! AJUDA!!!

    Citação Postado originalmente por Agner Vainer Ver Post
    Já anunciou essa classe 192.168.21.0/30 nas Rb's!?
    No balanceador esta 192.168.21.1/30 e na RB-pppoe esta 192.168.21.2/30.

    RB Balanceador -> Enlace UBNT em Bridge -> RB PPPoE (POP 1)-> Radios da torre.
    ...............................................................-> RB PPPoE (POP 2)-> Radios da torre.
    ...............................................................-> RB PPPoE (POP 3)-> Radios da torre.
    ...............................................................-> RB PPPoE (POP 4)-> Radios da torre.

    de onde sai meu link só tenho um PTP em Bridge com UBNT até a primeira torre, e nesta torre tenho outro switch que liga os PTPs e que vão direto a ether1 das rb-pppoe de cada POP, e faço nat pois utilizo IPxMAC e PPPoE em cada pop, Só estou utilizando o OSPF para enxergar meus radios transmissores na Rede entre o PCC e as RBs dos POPs.

    Não sei se fiz certo o OSPF, mas só pelo fato de ter o OSPF o PCC ja pinga nos radios depois de cada RB dos POPs.
    não sei se fui claro em minha explicação, mas é isso.

  15. #15

    Padrão Re: TheDude > Balanceador > PPPoE > Radios ! AJUDA!!!

    Tu tem que criar uma ponte entre teu pc com o Dude e o balanceador como tu chama. Pega uma rb750 por exemplo e cria uma vlan entre o balanceador e essa rb que ficará conectada ao PC Dude com uma faixa de ip válida dentro da tua rede (com acesso total a rede),para mapear as outras RB's elas também deverão fazer parte da rede, tendo suas classes divulgas no OSPF, pois pelo que tu tá falando ela se comunica com a RB da torre mas não com o resto da rede muito provavelmente pq ela não está dentro da sua rede. Teste isso e qualquer coisa avisa.

  16. #16

    Padrão Re: TheDude > Balanceador > PPPoE > Radios ! AJUDA!!!

    Consegui, usei /29 e deu certo! Brigadão mesmo a todos que me ajudaram.

    Criei a 1ª Instancia, e a 1ª network (usei aquela default do mk mesmo só alterando o final 0.0.0.1 e do outro lado 0.0.0.2) e percebi que na aba AREAS ela ja tem uma config feita lá entao eu nem mexi, pois ja funcionou tudo.

    Só restou duas duvidas:
    1ª: conforme expliquei ali em cima, como faço agora para criar o segundo OSPF para a outra RB? seria isso:
    PCC
    Instance: 02
    Router ID: 0.0.0.3
    Redistribute Conected Routes: as type 1

    NetWork: 10.10.11.0/29
    Area:Backbone
    _______________________________________
    RB-02
    Instance: 02
    Router ID: 0.0.0.4
    Redistribute Conected Routes: as type 1

    NetWork: 10.10.11.0/29
    Area:Backbone

    Só isso?
    Ou na aba AREAS trenho que configurar tambem?

    2ª Duvida:

    Pesquisando sobre OSPF vi falar sobre Enlaces com UBNT dando problemas que quando o PTP cai, os MKs não restabelecem as rotas, seria PTP roteado ou em Bridge ou nos dois casos?

  17. #17

    Padrão Re: TheDude > Balanceador > PPPoE > Radios ! AJUDA!!!

    1º Todas as rb's irão ficar na mesma classe de IP do OSPF. Em Network tu coloca o IP da RB + o ip local (outras rb's) na area criada por vc.

    2º Em ptp's com UBNT utilizo uma rb 750/450 em cada ponta do enlace, assim consigo anunciar os ip's do OSPF desses pt's.

  18. #18

    Padrão Re: TheDude > Balanceador > PPPoE > Radios ! AJUDA!!!

    olá a todos do tópico, para usar o dude, 1° usar um computador com windows 7, não baixem o dude usando o windows 8, da erro na hora de adicionar os equipamentos,
    2° entre nesse site para baixar o dude, http://www.mikrotik.com/thedude e baixe a versão 3.6 (nao baixe a versao beta)
    apos instalar, feche a tela que aparece para procurar os dispositivos da rede,
    clique com o botao direito do mouse e vai em adicionar dispositivo, coloque o ip do equipamento e clique em descobrir que ele vai achar a forma em que esse equipamento irá operar, muitas pessoas colocam por ping ou snp manualmente, e pode dar certo como nao pode dar certo, entao a maneira correta de usá-lo é fazer com que o dude procure a forma que o equipamento irá operar,

    depois programar de quanto em quanto tempo o dude irá monitorar a rede, quantas tentativas ele tentara para te dar uma resposta etc.
    se tiver alguma duvida sobre o dude me mande um e-mail

    [email protected]

    responderei o mais rapido possivel..

  19. #19

    Padrão Re: TheDude > Balanceador > PPPoE > Radios ! AJUDA!!!

    Então pessoal, consegui fazer funcionar o DUDE, mas quanto ao OSPF parece ainda não estar legal o funcionamento dele, as vezes ele perde parte do roteamento, e eu tenho que reiniciar as Rb's e daí volta ao normal, em OSPF na aba INTERFACES em STATES tem hora que eles esta como BACKUP e tem horas qye esta como DESIGNATED ROUTER, alguem sabe o pq acontece isto?