+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida sobre Boas praticas de roteamentos e gestão da rede - OSPF+MPLS+VPLST

    Boa noite amigos...
    estou iniciando os trabalhos com uma nova estrutura em outra cidade distinta de onde atuo hoje onde optei por já implata-la totalmente dentro de roteamento OSPF com malha MPLS + VPLS ....

    estamos fazendo com calma, tendando montar tudo da melhor forma possivel pra nao ter surpresas depois...
    hoje na rede que eu trabalho nao utilizo roteamentos avançados.... e nessa nova estrutura ja estamos rodando os tais que falei em 4 novas torres ainda sem nenhum cliente,

    com ajuda de um consultor que por sinal tbm é professor de redes adotamos esses roteamentos, eu ja´entendi tudo como funciona... resetei varias vezes as RB´s e fiz tudo de novo só pra laciar o conhecimento
    porem uma coisa que eu gostaria de me informar melhor é sobre boas praticas de gestão da rede, endereçamentos e etc

    hoje no meu cenario tem LINK FULL + PTT-SP + BGP recebendo um /22.... dai em diante tem PPPOE centralizado > OSPF/MPLS/VPLS
    1 ip valido em cada RB.... enlaces feitos com /29

    Exemplo de endereçamentos:
    TORRE 1 = 201.150.xxx.xxx + enlace p prox torre 172.1.2.0/29... rocket do ptp 172.1.2.2/29
    novos enlaces partidos da torre 1 vou

    Torre 2 = link da vindo da torre 1 no rocket 172.1.2.3/29 ... agregação da rb 172.1.2.4/29....
    novos enlaces partidos da torre 2 eu vou seguindo a sequente das ranges dessa rede 172."2".x.x/29 ....

    Torre 3.... mesma coisa

    eu costumava trabalhar assim na rede que eu usava com "BRIDGES ROTEADAS".....

    o pessoal que ja tem rede funcionando com esses protocolos de roteamento poderia dar opnioes, cases ou sujestoes de boas praticas?

    to querendo executar o processo de gestao da rede e endereçamento ja pensando daqui 3 ou 5 anos que pode estar com uma proporção muito grande na rede entao ja quero deixar da forma mais funcional possivel...

    alguem??

    desde já agradeço

  2. #2

    Padrão Re: Duvida sobre Boas praticas de roteamentos e gestão da rede - OSPF+MPLS+VPLST

    Bom dia!!

    Me adiciona no skype posso te dar um auxilio quando precisar.
    SKYPE = Thiarle Anderson ou [email protected]

  3. #3

    Padrão Re: Duvida sobre Boas praticas de roteamentos e gestão da rede - OSPF+MPLS+VPLST

    Não tem receita de bolo amigo, porém alguns detalhes que posso adiantar. Sobre MPLS, caso você tenha equipamentos que não seja Mikrotik, se atente com o fato em que o MTU deve ser alterado em todas as interfaces que o MPLS roda, é necessário no mínimo 1508. No OSPF é interessante usar criptografia MD5 e uma boa prática é setar todas as interfaces como passivas, e depois adicionar manualmente somente as que vc precisa de roteamento.

  4. #4

    Padrão Re: Duvida sobre Boas praticas de roteamentos e gestão da rede - OSPF+MPLS+VPLST

    1508 se nao tiver passando nenhum pppoe tunelado ou vlan

  5. #5

    Padrão Re: Duvida sobre Boas praticas de roteamentos e gestão da rede - OSPF+MPLS+VPLST

    Opa... obrigado aos que já opinaram ...
    entao .... MTU eu setei pra 1500 no mpls.... eu padronizei ip´s por local....
    vou subnetando por exemplo a torre 2... vou sub dividindo a range "2.x" em /29 os novos enlaces

    queria ouvir (ler) a opniao do pessoal pq meu medo é depois quando no negocio estiver grande chegar lá na frente e ver que nao esta legal ou que não esta favorecendo praticidade na gerencia da rede