+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link vs Quantidade de Clientes

    Olá amigos, sou novo no ramo, gostaria de uma ajuda de vocês. Quais planos consigo montar com um link de 200mb e a quantidade de clientes por planos? lembrando que a estrutura da minha rede e toda em fibra.

  2. #2

    Padrão Re: Link vs Quantidade de Clientes

    Matheus,

    não trabalho no ramo de ISP mas mesmo em redes corporativas, isso é muito variável. Depende muito do perfil dos seus clientes.

    Por exemplo, se os clientes tiverem links muito enxutos (2mbps por exemplo) e forem assistir um netflix, tem maiores chances de ocuparem por muito mais tempo 100% da banda disponível para eles, enquanto os de 60mbps terão uma carga máxima por alguns segundos e depois passam a utilizar um percentual muito menor.

    Perfil dos usuários também contam. Torrents eu acho que é o principal vilão, usa 100% do que tiver disponível.

    Eu faria a seguinte conta, da capacidade distribuida, "chutaria" 33% ocupada, o que resultaria em uma capacidade de venda de 600mbps. Mas como já te disse, não tenho experiência em ISP.

  3. #3

    Padrão Re: Link vs Quantidade de Clientes

    Obrigado pela resposta,fhayashi.
    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    Matheus,

    não trabalho no ramo de ISP mas mesmo em redes corporativas, isso é muito variável. Depende muito do perfil dos seus clientes.

    Por exemplo, se os clientes tiverem links muito enxutos (2mbps por exemplo) e forem assistir um netflix, tem maiores chances de ocuparem por muito mais tempo 100% da banda disponível para eles, enquanto os de 60mbps terão uma carga máxima por alguns segundos e depois passam a utilizar um percentual muito menor.

    Perfil dos usuários também contam. Torrents eu acho que é o principal vilão, usa 100% do que tiver disponível.

    Eu faria a seguinte conta, da capacidade distribuida, "chutaria" 33% ocupada, o que resultaria em uma capacidade de venda de 600mbps. Mas como já te disse, não tenho experiência em ISP.

  4. #4

    Padrão Re: Link vs Quantidade de Clientes

    Não é tão simples achar este número, cada caso é um caso... precisa verificar o que seus concorrentes estão disponibilizando na sua região. se vai atender em fibra, precisa entregar planos no mínimo de 5Mb (o que eu acho pouco). Irá atender cliente residencial ou corporativo? Seu link de 200MB é dedicado ou XDSL? se for dedicado, com planos de 5 a 10MB vc vai conseguir segurar uns 400 clientes. Até da pra colocar mais, só que a qualidade vai cair. Lembrando que isso vai de caso pra caso...cada local tem um consumo diferente do outro, não tem uma conta exata.

  5. #5

    Padrão Re: Link vs Quantidade de Clientes

    Meu único concorrente e a OI, já pode imaginar oque ela disponibiliza para seus clientes. Como você disse, vou ter que fazer planos de 5 a 10MB e minha intenção e atender empresas. O link que consegui e dedicado, mas estou providenciando um bom cache.
    Citação Postado originalmente por lucas.intervel Ver Post
    Não é tão simples achar este número, cada caso é um caso... precisa verificar o que seus concorrentes estão disponibilizando na sua região. se vai atender em fibra, precisa entregar planos no mínimo de 5Mb (o que eu acho pouco). Irá atender cliente residencial ou corporativo? Seu link de 200MB é dedicado ou XDSL? se for dedicado, com planos de 5 a 10MB vc vai conseguir segurar uns 400 clientes. Até da pra colocar mais, só que a qualidade vai cair. Lembrando que isso vai de caso pra caso...cada local tem um consumo diferente do outro, não tem uma conta exata.

  6. #6

    Padrão Re: Link vs Quantidade de Clientes

    Eu iria com planos de 3, 5 e 10 megas, reservando um percentual de banda do link total para cada plano, aguentando entre 375 a 455 clientes, dependendo do perfil dos seus clientes, isso pode ser maior ou menor

  7. #7

    Padrão Link vs Quantidade de Clientes

    Pessoal bom dia,
    Acompanho o fórum há algum tempo em busca de informações sobre um ISP que pretendo montar, aproveitando o tópico do amigo, gostaria se possível que me esclarecessem uma fórmula que não fecha nas minhas contas.

    Sendo 10MB dedicados, onde cada mega seguram 10 clientes, 1:10. Posso vender até 100MB.

    Possuindo plano de 5MB custando 50,00, posso vender no máximo 20planos.

    10MB em minha região custa R$800,00

    20 clientes a R$50,00 totaliza R$1.000,00

    Pois bem, no final sobram R$200,00

    Como pagar infraestrutura, investimento, impostos, contador, entre outras despesas inerentes ao ISP, apenas com dedicado?


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  8. #8

    Padrão Re: Link vs Quantidade de Clientes

    Citação Postado originalmente por Vmendes Ver Post
    Pessoal bom dia,
    Acompanho o fórum há algum tempo em busca de informações sobre um ISP que pretendo montar, aproveitando o tópico do amigo, gostaria se possível que me esclarecessem uma fórmula que não fecha nas minhas contas.

    Sendo 10MB dedicados, onde cada mega seguram 10 clientes, 1:10. Posso vender até 100MB.

    Possuindo plano de 5MB custando 50,00, posso vender no máximo 20planos.

    10MB em minha região custa R$800,00

    20 clientes a R$50,00 totaliza R$1.000,00

    Pois bem, no final sobram R$200,00

    Como pagar infraestrutura, investimento, impostos, contador, entre outras despesas inerentes ao ISP, apenas com dedicado?


    Sent from my iPhone using UnderLinux
    80 pila o MB tá barato. A conta não é ai que fecha... O que, os que aspiram ser provedores, não entendem é que não há 100%de trafego 24 horas por dia e que a garantia de banda é de 80%. O lucro vem da quantidade e da qualidade. Isso demanda ajuste fino! Agora refaça as contas que fecha!

  9. #9

    Padrão Re: Link vs Quantidade de Clientes

    Se a cada 1000 reais sobrar 200 reais, significa 20%, o que é bstante lucro... Mas como o amigo acima disse, tem que ter quantidade, pra começar dar dinheiro, não pense que é fácil...

  10. #10

    Padrão Re: Link vs Quantidade de Clientes

    Acho o seguinte,

    Como em qualquer negócio, início é por dinheiro até alcançar o ponto de equilíbrio.

    Telecom tem um agravante que é o custo de abertura de mercado. Ativar um cliente já é caro. Se a estrutura demandar muita manutenção, o operador morre.

    Então segredo é fidelização de clientes, escala e confiabilidade.

  11. #11

    Padrão Re: Link vs Quantidade de Clientes

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    80 pila o MB tá barato. A conta não é ai que fecha... O que, os que aspiram ser provedores, não entendem é que não há 100%de trafego 24 horas por dia e que a garantia de banda é de 80%. O lucro vem da quantidade e da qualidade. Isso demanda ajuste fino! Agora refaça as contas que fecha!
    Amigo, obrigado pela contribuição é realmente, pude perceber o "segredo".
    Tudo é questão de qualidade e quAntidade, quantidade de clientes para gerar recursos e também de Link para baratear o preço por MB.


    Sent from my iPhone using UnderLinux