Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Largura Canal X Nº de Cliente X Banda Passante

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    uma pergunta rubem que me mata de curiosidade aqui .

    meus paineis trabalham todos em 40 mhz airmax ligado ponto multiponto atendimento a clientes residenciais planos de 1 a 5 mega de velocidades .
    uso mcs 0-6.5{15} nos radios do cliente e no rocket mcs 15-300 , todos os radios estão com ccq de 90% a 100% com 47 estações em um dos paineis ,estou no caminho certo ?
    Eu diria que você está no caminho certo por caprichar em instalação que tem CCQ de 90-100%. O fato de rodar airmax sem cair, de poder usar canal de 40MHz, acho que é consequência das instalações, e não mérito do airMax ou da UBNT.


    Quem não está no caminho certo pra mim é quem fica insistindo em datarate alto a toa e em modo velho tipo G ou B pra banda alta. Você tem N pra 1 a 5M, mas tem muuuuuuita gente vendendo 5-10M com modo G ou A, com radios no modo auto (Datarate variando), com CCQ que mal passa de 90-92%.

    O papo inicial, por exemplo, era sobre canais de 5 ou 10MHz pra aumentar a cobertura, isso significa clientes mais distantes, ou com zona de fresnel pior, ou seja, "aproveitar" os clientes em que não dá pra fazer uma instalação decente. Se for pra isso é melhor partir pra 2 conjuntos de setoriais na torre, uma boa pra vender banda grande e garantida pra quem tem sinal bom, e uma porcaria qualquer tipo wirelink de R$ 199 e modo B pra atender com 300-400Kbps quem está em posição que só pode ter sinal ruim (Telhado baixo, ou arvores no caminho, ou cpe ou roteador velho, ou telhado metalico na zona de fresnel, essas coisas). Problema é o pessoal que mistura tudo, mete cliente de 5M com sinal -40 e CCQ de 99% na mesma setorial e radio que cliente de 400K com sinal -75 e CCQ de 60%.

    Nessas horas a largura do canal importa pouco, usar canal estreito onde a zona de fresnel está obstruída tapa o sol com a peneira temporariamente, já que obstaculos tem penetrabilidade de RF variando conforme umidade (Nem precisa chover, vegetação solta umidade de madrugada), conforme temperatura, as vezes acertam no meio de fios de alta tensão, que tem consumo variando e portando criam pertubação variável. Enfim, acham que usar datarate tipo 65M e ter CCQ de 20% está ótimo, já que a banda vendida é de 1M (E MK e UBNT enganam exibindo aquele pass troughput, aquilo não exibe as perdas de pacotes de ponta a ponta).

  2. #42
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Largura Canal X Nº de Cliente X Banda Passante

    Obrigado ruben .
    Agradeço sua atenção e vou tentar realmente melhorar a cada dia sussesso ai amigo.

  3. #43

    Padrão Re: Largura Canal X Nº de Cliente X Banda Passante

    Que maravilha!!!, é tanta informação que tenho que me debruçar nos posts, pra filtrar e aplicar na prática.
    Isso me fez lembrar quando me debruçava em cima das apostilas do Instituto Universal Brasileiro pra aprender a teoria, pois já tinha um pouco de prática e queria saber o porquê das coisa funcionarem desse ou daquele jeito.
    JMayer