+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Pico Station 1000mw X Bullet 800mw

    Pessoal, bom dia!!

    Estou na dúvida em qual comprar! Poderiam por gentileza me ajudar com a experiência de vocês?

  2. #2

    Padrão Re: Pico Station 1000mw X Bullet 800mw

    @technorte minha intenção é usar com uma omni de 12dbi.

  3. #3

    Padrão Re: Pico Station 1000mw X Bullet 800mw

    @technorte Um amigo meu disse que não existe limite de 500 metros no pico! Agora fiquei na dúvida pois preciso de algo que alcance no mínimo 1 km.

  4. #4

    Padrão Re: Pico Station 1000mw X Bullet 800mw

    @Arthur Bernardes seria em 360. É porque estou querendo trocar meu radio por um bullet de 800mw ou pico de 1000mw. Um amigo me disse que seria melhor o pico devido o local ter muitas árvores e que nesses casos potência seria melhor. Tenho uma omni de 12db. Como sou novato eu não sei até onde posso alcançar com essa omni de 12 com o bullet de 800mw ou o pico de 1000mw.

  5. #5
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Pico Station 1000mw X Bullet 800mw

    Tenho uma omni de 18, acho que até piorou com relação às antenas de grade e só queria um alcance para 500 metros, só que era para 2 usuários(uma a 0° e a outra a 170°), não dava estabilidade de jeito nenhum. Hoje só a uso para substituir a antena externa do meu roteador.

  6. #6

    Padrão Re: Pico Station 1000mw X Bullet 800mw

    Vi um video da computec que quanto maior o DBI da omnni menor o feixe de °,

    eu uso a de 15 dbi, clientes perto nao fica legal o sinal, tenho um cliente a 1,2 km e o sinal dele fica entre -67 / -69, e CCQ 91, enquanto os de perto fica ocilando o CCQ.

    as melhores são as de 8Dbi e 12 Dbi.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         omnni.png
Visualizações:	323
Tamanho: 	9,1 KB
ID:      	53690
    é + ou - isso. a de 15 Dbi o feixe é mais fechado, e a de 12 Dbi o feixe é mais aberto, possibilitando um sinal mais instável em cliente perto.

    No seu caso um bullet seria mais viável pela distancia que quer atingir.

  7. #7

    Padrão Re: Pico Station 1000mw X Bullet 800mw

    O diagrama de irradiação não varia conforme o ganho da antena, varia de cada modelo de antena pro outro.

    Essa informação que o angulo vertical é mais aberto em antena de 12dBi não procede, alguém entendeu errado a explicação. SE analizar a antena X de 12dBi com a antena Y de 15dBi talvez a informação bata, mas não dá pra generalizar, isso não se aplica a todas as antenas. O que ocorre GERALMENTE (I.E., na maioria das antenas, não tem todas, não generalize) é bem o contrário da figura, antena de ganho maior tem angulo menor, se somar maior ganho e menor angulo o alcance é maior. Angulo maior na vertical só ajuda a permitir conexão mais proxima perto da torre sem depender de lobulo secundário ou reflexo. Mas a diferença entre antenas de 12 e 15dBi vai ser geralmente uma com angulo de 6°, e outra com angulo de 5°. Aqui uma antena de 6dB com angulo vertical grande:
    http://cdn1.bigcommerce.com/server20.../6dbi-gain.jpg
    Aqui uma de 12dBi com angulo vertical bem menor, a diferença no angulo é grande:
    http://cdn1.bigcommerce.com/server20.../6dbi-gain.jpg
    Mas na prática quem está na lateral (Omni não manda sinal pra baixo, lembre disso) vai ter sinal maior na omni de maior ganho.
    Veja a diferença mais claramente:
    http://en.data-alliance.net/wp-conte...e-patterns.jpg
    O que muda entre elas quando se está no angulo CORRETO? Só o nível de sinal. Omni pequeno, DOMESTICA, tipo 5dBi, vai permitir conexão "em baixo da torre", enquanto omni de 15dBi não, mas omni não foi feita pra conexão em baixo, elas são pra conexão LATERAL, se você quiser atender o vizinho a 50m e um a 1500m terá que colocar a omni BAIXA. Se a torre for alta (Digamos 30m) pra atender cliente distante com visada e zona de fresnel DECENTES terá que usar paineis setoriais, omni não nasceu pra esse tipo de local.


    Outra coisa: Tem arvores? Tem que ter visada e zona de fresnel. É uma burrice tremenda meter 15dBi e 1000mW só pra tentar "atravessar" arvores, isso vai gerar uma rede de lixo, fica muuuuuuuuuuito mais eficiente em 1000m uma antena de 10dBi em 100mW mas com visada e zona de fresnel limpa.

    Alta potencia não vence arvore, só te engana, perde pacote aos montes e funciona na base do reflexo ou repetição de pacote, pra dividir ADSL com o vizinho a 50m dá, mas pra algo que se assemelha a um provedor, que vai atender 1500m, não dá pra ter arvore, e se tiver o jeito de ter conexão decente NÃO É com antena de ganho maior ou com potencia maior.

    Potencia alta é pra quem tem o pinto pequeno... complexo de inferioridade não se cura assim :-)

    Oscilação de CCQ é coisa normal em omni, a desgraça pega reflexo de tudo que é lado, se trabalha com potencia alta ela se atrapalha, omni tem que ter OU potencia alta OU ganho alto, se tiver os 2 começa a variar CCQ, nível de sinal, perde pacote aos montes...

    A UBNT não é besta de lançar omni de 12dBi, ela sabe o lixo que isso vira, ganho grande assim só em setorial/direcional. Omni só vai ter desempenho digno com baixo ganho.

  8. #8

    Padrão Re: Pico Station 1000mw X Bullet 800mw

    Citação Postado originalmente por mastther Ver Post
    Pessoal, bom dia!!

    Estou na dúvida em qual comprar! Poderiam por gentileza me ajudar com a experiência de vocês?
    Se vai utilizar em uma Omni, os dois tem potencia demais para um bom funcionamento. Se utilizar uma omni 12dBi + Bullet , com potencia ajustada em 20dBm vai ter 32dBi irradiados que é mais que susficiente para prestar um bom serviço.

  9. #9

    Padrão Re: Pico Station 1000mw X Bullet 800mw

    @rubem, obrigado pelas explicações!!
    Hoje essa é a minha situação!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC01368.JPG
Visualizações:	340
Tamanho: 	129,5 KB
ID:      	53692

    Sei que minha instalação foge totalmente as boa práticas mas foi o que deu pra fazer na época! Agora montei uma mini torre com mais ou menos 5 metros para colocar no meio da minha lage e assim fazer com que essa omni de 12 fique um pouco mais alta.

    Vejam a localização de meus clientes hoje:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         clientes.png
Visualizações:	221
Tamanho: 	1,61 MB
ID:      	53694

    Cliente 4 está a mais ou menos 203 metros de distância sem visada com muitas árvores e um muro alto na frente (ver primeira foto).

    Ping cliente 4:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cliente4.png
Visualizações:	202
Tamanho: 	21,1 KB
ID:      	53695

    Cliente 3 está a 61 metros de distância com visada.

    Ping cliente 3:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cliente3.png
Visualizações:	193
Tamanho: 	20,6 KB
ID:      	53696

    Cliente 2 está a 52 metros, porém mais ou menos uns 5 metros abaixo da omni sem visada.

    Ping cliente 2:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cliente2.png
Visualizações:	212
Tamanho: 	21,5 KB
ID:      	53697

    Cliente 1 está mais ou menos 26 metros de distância com visada.

    Ping cliente 1:
    Cliente off line no momento!

    Pergunta: se eu elevar minha omni para uns 5 metros acima da lage posso piorar o sinal dos clientes já existentes?

  10. #10

    Padrão Re: Pico Station 1000mw X Bullet 800mw

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    @rubem, o amigo falou 32dBm de EIRP como ganho da antena, nos esclarece isso? :P
    Hein? Hã? Eu?
    dBi e dBm confunde. Ignorar.

    32dBm de EIRP numa omni não é o fim do mundo. O problema é coisa tipo 40dBm, pegam omnizinha de 12dBi e metem os 28dBm que o hardware suporta do modo B, fica lindo, escaneia a 50Km de distancia, mas com 5 simultaneos mal soma 1Mbps de throughput ao todo, de tanta perda de pacote.
    (Em 20m devia ter menos de 1mS num ping, se não tem é porque houve muita colisão nesse ping. Se um ping, que tem preferencia e é pequeno, teve colisão, imagina dia que tiver 10 clientes trafegando conteúdo, cada pacote vai se reenviado 3 ou 4 vezes, o throughput cai então automaticamente pra 1/3 ou 1/4 do que PODERIA ter. Funcionar funciona, é questão de otimização e de não desperdiçar banda útil. Quem compartilha ADSL tá tranquilo, o problema é pagar fortunas por link dedicado e desperdiçar ele em pacotes perdidos na conexão wifi, coisa bem simples de evitar)



    Citação Postado originalmente por mastther Ver Post
    @rubem, obrigado pelas explicações!!
    Hoje essa é a minha situação!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC01368.JPG
Visualizações:	340
Tamanho: 	129,5 KB
ID:      	53692

    Sei que minha instalação foge totalmente as boa práticas mas foi o que deu pra fazer na época! Agora montei uma mini torre com mais ou menos 5 metros para colocar no meio da minha lage e assim fazer com que essa omni de 12 fique um pouco mais alta.



    Em distancia pequena tipo 20, 50 ou 70m você tem sinal pelos lobulos secundários das omni, erguer 5m a mais ou a menos vai continuar sendo uma incógnita porque os lobulos secundários nunca são confiáveis, eles mudam de uma unidade pra outra na linha de produção, ou eles tem ganho muito pequeno.

    (Alias, em distancia pequena também tem muita conexão estabelecida na base do reflexo, no chão, telhado ou parede proxima)

    Dá uma olhada como é a irradiação "oficial" desta:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         12dbi-gain.jpg
Visualizações:	345
Tamanho: 	47,0 KB
ID:      	53699
    O lobulo principal, que é o que tem 12dBi de ganho e tem alcance tipo 1,5Km, é o maior pra esquerda e pra direita. Os secundários são be menor ganho, tem pra todo lado, mas veja que pra esquerda, em 210°, você tem um lobulo razoavel, enquanto pra direita, no equivalente disso, a 330º, esse lobulo não existe. Mas se a omni é redonda como você define esquerda e direita? Não define, você simplesmente conta com apenas o lobulo primário, usar os secundários é "sorte". Subir a antena 5m pode tirar um lobulo secundário de algum cliente proximo ou não, só testando pra confirmar. O problema de omni assim, com conexão proxima na base do reflexo ou de lobulo secundário, é que isso gasta processamento do hardware na torre, dia que tiver um monte de clientes a 1Km de distancia, a conexão destes será deteriorada pela conexão de quem está proximo usando lobulo secundário.

    Se for possível financeiramente, mantém uma omnitik mais baixa, pros clientes proximos, e uma omni 12dBi mais alta, com ganho menor, e só põe nela cliente com visada perfeita e 100% da zona de fresnel livre. Põe os clientes com sinal meia-boca na omnitik, como ela tem 2 antenas ela faz diversidade, ela "perde menos desempenho" que uma omni simples que por sua vez teria alcance menor (Quem põe é galinha, eu sei...).

    Seria bom colocar omnitik e omni 12dBi a uns 4m uma da outra, quando mais obstaculos entre elas melhor.

  11. #11

    Padrão Re: Pico Station 1000mw X Bullet 800mw

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    O diagrama de irradiação não varia conforme o ganho da antena, varia de cada modelo de antena pro outro.

    Essa informação que o angulo vertical é mais aberto em antena de 12dBi não procede, alguém entendeu errado a explicação. SE analizar a antena X de 12dBi com a antena Y de 15dBi talvez a informação bata, mas não dá pra generalizar, isso não se aplica a todas as antenas. O que ocorre GERALMENTE (I.E., na maioria das antenas, não tem todas, não generalize) é bem o contrário da figura, antena de ganho maior tem angulo menor, se somar maior ganho e menor angulo o alcance é maior. Angulo maior na vertical só ajuda a permitir conexão mais proxima perto da torre sem depender de lobulo secundário ou reflexo. Mas a diferença entre antenas de 12 e 15dBi vai ser geralmente uma com angulo de 6°, e outra com angulo de 5°. Aqui uma antena de 6dB com angulo vertical grande:
    http://cdn1.bigcommerce.com/server20.../6dbi-gain.jpg
    Aqui uma de 12dBi com angulo vertical bem menor, a diferença no angulo é grande:
    http://cdn1.bigcommerce.com/server20.../6dbi-gain.jpg
    Mas na prática quem está na lateral (Omni não manda sinal pra baixo, lembre disso) vai ter sinal maior na omni de maior ganho.
    Veja a diferença mais claramente:
    http://en.data-alliance.net/wp-conte...e-patterns.jpg
    O que muda entre elas quando se está no angulo CORRETO? Só o nível de sinal. Omni pequeno, DOMESTICA, tipo 5dBi, vai permitir conexão "em baixo da torre", enquanto omni de 15dBi não, mas omni não foi feita pra conexão em baixo, elas são pra conexão LATERAL, se você quiser atender o vizinho a 50m e um a 1500m terá que colocar a omni BAIXA. Se a torre for alta (Digamos 30m) pra atender cliente distante com visada e zona de fresnel DECENTES terá que usar paineis setoriais, omni não nasceu pra esse tipo de local.


    Outra coisa: Tem arvores? Tem que ter visada e zona de fresnel. É uma burrice tremenda meter 15dBi e 1000mW só pra tentar "atravessar" arvores, isso vai gerar uma rede de lixo, fica muuuuuuuuuuito mais eficiente em 1000m uma antena de 10dBi em 100mW mas com visada e zona de fresnel limpa.

    Alta potencia não vence arvore, só te engana, perde pacote aos montes e funciona na base do reflexo ou repetição de pacote, pra dividir ADSL com o vizinho a 50m dá, mas pra algo que se assemelha a um provedor, que vai atender 1500m, não dá pra ter arvore, e se tiver o jeito de ter conexão decente NÃO É com antena de ganho maior ou com potencia maior.

    Potencia alta é pra quem tem o pinto pequeno... complexo de inferioridade não se cura assim :-)

    Oscilação de CCQ é coisa normal em omni, a desgraça pega reflexo de tudo que é lado, se trabalha com potencia alta ela se atrapalha, omni tem que ter OU potencia alta OU ganho alto, se tiver os 2 começa a variar CCQ, nível de sinal, perde pacote aos montes...

    A UBNT não é besta de lançar omni de 12dBi, ela sabe o lixo que isso vira, ganho grande assim só em setorial/direcional. Omni só vai ter desempenho digno com baixo ganho.
    Obrigado,rubem agora eu entendi, kkkk vlw

  12. #12

    Padrão Re: Pico Station 1000mw X Bullet 800mw

    Vi um cara no youtube dizendo que não deve instalar omni no meio da lage. Procede essa informação?

  13. #13

    Padrão Re: Pico Station 1000mw X Bullet 800mw

    No meio da laje é melhor colocar ferro de construção e brita :-)

    O problema é distancia e SE há necessidade de se conectar abaixo dela.

    Com ganho grande o potencia alta muito sinal será refletido na laje (Sinal dos lobulos secundários) e chegará nos clientes proximos com atraso em relação ao sinal do lobulo primário. Mas num ganho decente (6-9dBi), com potencia regrada (15-20dBm), esses reflexos não seriam grandes coisas.
    Já se for caso de omni apenas 50cm acima da laje, aí qualquer antena vai ter problema, seja omni, setorial ou direcional precisa distancia MAIOR de objetos reflexívos, pro MEU gosto 1m é pouco, prefiro 1,5m como regra. Talvez laje com areia mais ferroza, ou brita/pedra-branca diferente das que conheço, haja muito mais reflexo e precisa mais de 1,5m, não sei dizer, sou do interior e terreno aqui é barato, não tem motivo pra ter laje (Tem espaço pros lados, não precisa construir pra cima).

    Sobre se conectar "em baixo" da omni sobre a laje, omni não foi feita pra isso, pra baixo só tem lobulo secundário, se você colocar uma setorial 12dBi de 60º (Panelinha) virada pra baixo ela "atravessará" a laje e tera throughput excelente com míseros 13 ou 14dBm, já uma omni na vertical vai precisar 20 a 22dBm pra ter conexão similar, porque nos lobulos secundários (Que irão pra baixo) o ganho será coisa pouca tipo 4 ou 5dBi. Ou seja, pela 8ª vez: Omni não foi feita pra se conectar em baixo dela, o fato de ter laje só atenua um pouco mais o sinal naturalmente menor, o problema aí não é a laje, é a omni.

    Se tem outro motivo pra evitar laje eu bem que queria saber.

  14. #14

    Padrão Re: Pico Station 1000mw X Bullet 800mw

    @rubem parabéns pela explicação e obrigado!! Estou aprendendo bastante!
    Minha omni vai ficar mais ou menos uns 5 metros acima da minha laje e os dois cliente mais próximos que tenho ficam a aproximadamente uns 26 metros de distância e com a nova altura da omni devem ficar uns 6 a 7 metros abaixo da omni. Será que terei problemas com esse clientes ou quando se referem dizendo que a omni não foi feita para cliente que ficam próximos e abaixo dela se referem a cliente mais próximos do que os meus?

  15. #15

    Padrão Re: Pico Station 1000mw X Bullet 800mw

    Em 20-30m tem lobulo secundário de ganho muito bom, numa omni de 12dBi estimo lobulo de 4-5dBi nesse angulo (7m de altura > chão a 26m), dá tranquilo.

    O problema é omni em torre de 20 ou 30m e meter cliente a 50m no chão (Ou a 4m de altura), aí fica fora do angulo bom do lobulo primário, e o lobulo secundário tem muito pouco ganho pra RECEBER o sinal do cliente com decencia nessa distancia (E o quebra-galho é colocar 200mW nesse cliente a 50m. Oras, 50m precisa 40-50mW se tiver visada e antena de 4-5dBi, nunca 100 ou 200mW).

    Mas... sempre tem o risco da antena do cliente proximo ficar num espaço de 4 ou 5º sem nenhum lobulo de ganho decente, é o caso de mudar a antena 1 ou 2m pra tras ou pra frente.

  16. #16

    Padrão Re: Pico Station 1000mw X Bullet 800mw

    @rubem fantástica a explicação!
    Acho que estou fazendo besteira então!
    Tenho usado nos cliente esse modelo (PCBA Gratek WR-2500N 700mw b/g/n) de rádio em sua potência máxima devido aos obstáculos e com antena de 20dBi! Todos os clientes próximos! O mais longe tem 203 metros de distância! Pergunto: posso deixar os rádios na potência máxima ou devo reduzir de acordo com sua explicação?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wireless.png
Visualizações:	304
Tamanho: 	1,05 MB
ID:      	53967

  17. #17

    Padrão Re: Pico Station 1000mw X Bullet 800mw

    Ah, mas com omni e visada obstruída esse é o único jeito de funcionar.

    Com potencia alta tem reflexo por tudo que é lado, de um jeito ou outro a conexão ocorre, o throughput fica péssimo, mas se é datarate tipo 18 ou 24M, e cada cliente tem 400-700Kbps, vai reenviar cada pacote meia duzia de vezes mas uma hora ele chega inteiro. Passando dos 300m os reflexos deixam de ser suficientes, aí passa a ser obrigatório um mínimo de visada. A partir dos 600m passa a ser obrigatório ter livre uma boa parte da zona de fresnel. Se não tiver até conecta, trafega 200-400Kbps, mas assim, com potencia tipo 500mW em datarate alto, é um gigante desperdício de processamento e potencia. Só funciona pra dividir adsl com vizinho mesmo.


    Questão de otimização, com visada e zona de fresnel poderia ter 63 ou 75mW sem problemas, poderia ter 20 clientes simultaneos nessa omni que não haveria degradação da conexão de ninguém.

    Antena pra cliente sem visada e zona de fresnel é isso aí, limitada a meia duzia de simultaneos e olhe lá (Depende do trafego esperado). Dia que tiver 10-12 sem visada a conexão de todos vira um lixo, passa a ter throughput sustentado com cada um de 200-300Kbps, com demoras tipo 100mS em míseros 200m de distancia.

  18. #18

    Padrão Re: Pico Station 1000mw X Bullet 800mw

    @rubem, mais uma vez obrigado pela experiência compartilhada!
    Vou procurar trabalhar da melhor forma possível aqui! Um dos problema é que nesse local (foto acima) existem muitas árvores. O negócio é construir uma mini torre e colocar setoriais, assim vou ter uma visada melhor e qualidade de sinal.