+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Atualização de Provedor

    Pessoal, tenho um pequeno provedor wireless (menos de 500 clientes) em uma cidade pequena aqui no RN (Serra do Mel).
    Temos cerca de 4 anos de mercado. Nesse tempo, adquirimos várias tecnologias e crescemos sem organização.
    Hoje temos PoPs com antenas setoriais utilizando routerboards com cartões minipci para AP.
    O problema é que estamos querendo oferecer mais velocidade e serviços na rede, mas a estrutura de 2.4ghz não permite...
    Então andei dando uma lida aqui nesse fórum, vendo as soluções TDMA e MIMO das várias marcas que temos no mercado. Particularmente, gostei da solução da Ubiquiti.
    Tenho em mente substituir meus PoPs por Rockets M5 e airGrids M para os clientes (hoje temos infinitos modelos diferentes de CPEs 2.4ghz nos clientes...)

    Então, o que vocês acham? A tecnologia realmente é confiável? Vale a pena?
    Gostaria da opinião de vocês.

    Valeu!

  2. #2

    Padrão Re: Atualização de Provedor

    Citação Postado originalmente por jocthbr Ver Post
    Pessoal, tenho um pequeno provedor wireless (menos de 500 clientes) em uma cidade pequena aqui no RN (Serra do Mel).
    Temos cerca de 4 anos de mercado. Nesse tempo, adquirimos várias tecnologias e crescemos sem organização.
    Hoje temos PoPs com antenas setoriais utilizando routerboards com cartões minipci para AP.
    O problema é que estamos querendo oferecer mais velocidade e serviços na rede, mas a estrutura de 2.4ghz não permite...
    Então andei dando uma lida aqui nesse fórum, vendo as soluções TDMA e MIMO das várias marcas que temos no mercado. Particularmente, gostei da solução da Ubiquiti.
    Tenho em mente substituir meus PoPs por Rockets M5 e airGrids M para os clientes (hoje temos infinitos modelos diferentes de CPEs 2.4ghz nos clientes...)

    Então, o que vocês acham? A tecnologia realmente é confiável? Vale a pena?
    Gostaria da opinião de vocês.

    Valeu!
    Jhonatan,o aumento ai no caso de banda para seus clientes só sera possivel mesmo com a implantação frequência 5,8ghz.As soluções da Ubiquit são confiáveis sim,porem de nada adianta ser uma solução confiável se não for aplicada corretamente.Digo trabalhando no canal correto,potencia compatível com a distancia pop x cliente,etc...
    E já que pensou em Ubiquiti,o ideal é padronizar a rede toda com a marca.

  3. #3

    Padrão Re: Atualização de Provedor

    Amigo, sim a tecnologia é muito boa, particularmente prefiro usar Mikrotik, mas UBNT tem lá suas vantagens e o correto é analisar em particular o que fica melhor na sua situação, a recomendação é que você use AP UBNT com Cliente UBNT, ou AP Mikrotik com Cliente Mkrotik para se ter compatibilidade máxima, e usar o TDMA como você disse. Só dimensione corretamente os equipamentos. Não use somente airgrid, deixe os clientes mais pertos "Até 1km" com Nano Loco por exemplo, e airgrid até uns 3km, mais que isso não recomendo, mas se for o caso use Nanobean... para altas velocidades tem que se ter qualidade de sinal, então o melhor é criar microcélulas, para se ter o cliente o mais próximo o possível, quanto mais longe ele tiver mais problemas você terá, principalmente em altas velocidades.

  4. #4

    Padrão Re: Atualização de Provedor

    Se vai começar a trabalhar em 5Ghz, comece certo.

    dá uma lida no topico: https://under-linux.org/showthread.php?t=147398
    Nele você vai ter um conhecimento sobre canais e potencia máxima permitida pela Anatel.

    Em resumo, na minha opinião:


    • faixa 5.1 nao pode ser usado externamente, NUNCA.



    • faixa 5.4 é boa para atendimento aos clientes, devido a faixa ser muito grande (256MHz, aproximadamente 12 canais em 20mhz), mas como tem limite de potencia e.i.r.p (30 dBm se o radio tiver TPC e 27 dbm senão tiver, nao importa a distancia)... seu uso é recomendado em pequenas células, de no máximo 1,5km



    • faixa 5.8 tem míseros 128mhz disponíveis (isso representa 6 canais em 20mhz), logo essa faixa é boa para enlace ponto a ponto, devido ao limite de potencia e.i.r.p ser maior.

  5. #5

    Padrão Re: Atualização de Provedor

    Pessoal, primeiramente Muito Obrigado pelas respostas!

    Hoje em dia não temos muitos clientes que ultrapassam 1km de distância dos PoPs. Então acredito que sinal não venha a ser problema. A cidade não tem prédios altos.
    Penso em deixar PoPs que atendam um raio de 2km... O que me dizem?
    Não há outros provedores servindo 5.8 por lá... Apenas 2.4.

    Quanto aos equipamentos, foi justamente a padronização que me chamou atenção!
    Li muito bem sobre os equipamentos da Ubiquiti aqui (já conheço alguns, como o bullet e o nanostation). O meu medo é pq tb vi tópicos falando bem mau do airGrid!
    Também ouvi falar de uns amigos meus q o airGrid está sendo descontinuado.

    Devo usar o nano loco mesmo?

    Tenho atualmente 50mb dedicado e ofereço velocidades de até 1mbps. Pretendo aumentar meu link e oferecer até 5mbps.
    Provavelmente enfrentarei problemas de enlace em breve... hehehehehe

  6. #6

    Padrão Re: Atualização de Provedor

    Andrio,

    Muito boa essa observação sobre o uso das frequências.
    Pretendo respeitar essas recomendações, pois elas não prejudicam apenas os outros, mas a própria sobrevida do provedor.

  7. #7

    Padrão Re: Atualização de Provedor

    Jonathan,oque na verdade esta sendo descontinuado é o Loco 5,(não o MIMO).
    Airgrid foi lançada a pouco tempo atras um modelo novo.

  8. #8

    Padrão Re: Atualização de Provedor

    Um problema que eu vou enfrentar é que não posso simplesmente substituir todos os equipamentos de uma vez...
    Tenho q funcionar minhas células 5.8 juntamente das 2.4 e, aos poucos, ir substituindo os CPEs.
    Um mau necessário. Fruto da falta de planejamento...
    A vida é isso =) jejejejejeje

  9. #9

    Padrão Re: Atualização de Provedor

    Normal isso né,vc começou a trabalhar de acordo com as suas condições.
    Agora com o crescimento da empresa tem que se modernizar mesmo.
    Vai desativando uma célula de cada vez,um ponto de acesso por vez.

  10. #10

    Padrão Re: Atualização de Provedor

    Citação Postado originalmente por jocthbr Ver Post
    Pessoal, tenho um pequeno provedor wireless (menos de 500 clientes) em uma cidade pequena aqui no RN (Serra do Mel).
    Temos cerca de 4 anos de mercado. Nesse tempo, adquirimos várias tecnologias e crescemos sem organização.
    Hoje temos PoPs com antenas setoriais utilizando routerboards com cartões minipci para AP.
    O problema é que estamos querendo oferecer mais velocidade e serviços na rede, mas a estrutura de 2.4ghz não permite...
    Então andei dando uma lida aqui nesse fórum, vendo as soluções TDMA e MIMO das várias marcas que temos no mercado. Particularmente, gostei da solução da Ubiquiti.
    Tenho em mente substituir meus PoPs por Rockets M5 e airGrids M para os clientes (hoje temos infinitos modelos diferentes de CPEs 2.4ghz nos clientes...)

    Então, o que vocês acham? A tecnologia realmente é confiável? Vale a pena?
    Gostaria da opinião de vocês.

    Valeu!
    Vou te dar um conselho de quem utiliza 5.8 faz 4 anos. Pode usar UBIQUITI, AP Rocket e Clientes LOCOM5 . Tambem Mikrotik , AP Omnitik e clientes STX . Os dois funcionam perfeitamente e tem opção para acesso em TDMA .
    A UNICA RESALVA E QUE TEM QUE ESCOLHER UM DELES E SE CASAR COM ESSA MARCA POIS NAO SAO COMPATIVEIS EM ACESSO TDMA.

  11. #11

    Padrão Re: Atualização de Provedor

    AP NanoStation (abertura de 60 graus) é muito bom tambem para atender até 20 clientes.

  12. #12

    Padrão Re: Atualização de Provedor

    Não pretendo utilizar Nanostations ou outros radios como PoP.
    A não ser que eu realmente tenha que espalhar vááários microcélulas, as quais não vão precisar atender muitos clientes.

    Mas, enfim, vou de Ubiquiti mesmo!
    Vou passar todos os PoPs, CPEs e PtPs pra UBNT.
    Apenas os controladores de rede (roteadores, switches, etc) vão continuar Mikrotik (esse serviço, só confio a ele! hahahah).

    Repassarei o andamento aqui a vocês!

    Valeu pessoal!

  13. #13

    Padrão Re: Atualização de Provedor

    conselho de amigo, vai de rb1100ahx2 no gerenciamento, ap Superpop com rocket m5 da Computech,(painel blindado, pq o que causa interferência no seu pop é vc mesmo, não seu concorrente) este painel atende 90º na horizontal e 8º na vertical, minha torre tem 23 metros, atende até 4km com sinal -68, e vai de nanostation loco m5 2x2 mimo, aqui uso nano e airgrid de 23dbi, se vc pretende atender até esta distância que vc citou aí, vai ter um provedor de causar inveja, com 50mbps dá pra vc atender + ou - 500 clientes com velocidade de 2mbps, esta velocidade é o suficiente para o cliente assistir vídeos no youtube, face e navegar, só forneço velocidade de 2mbps, meus clientes nunca ligaram pra reclamar, detalhe; uso adsl ainda, agora que vou pegar dedicado, abraço e boa sorte.