+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Roteador DualBand qual banda os Notebooks irão pegar 2.4 ou 5.8?

    Pessoal estou com uma dúvida como funciona uma rede Wireless quando tem um Roteador que trabalha com duas Band "DualBand" 2.4GHz e 5GHz

    Eu habilitei o Roteador para trabalhar com as duas banda e com 802.11n porém tem notes que não aceita 802.11n ai tive que comprar adptadores Wifi que reconhece 802.11n.

    Agora queria saber se eu trocar os adptadores por este modelo abaixo por exemplo que aceita DualBand vai melhor a velocidade?

    Adptador Nano Wireless AC750 D-Link DWA-171 DualBand USB

    Peguei a cataracterisca deste adptador que diz:

    "O Adaptador DWA-171 permite atualizar a conexão Wi-Fi de seu computador desktop ou notebook que tenha suporte às tecnologias Wi-Fi de gerações anteriores (b/g/n);
    Basta ligar a uma porta USB e se conectar a uma rede sem fio para ter uma conexão segura e de alta velocidade à Internet - 2.4GHz (300Mbps) ou 5GHz (até 433Mbps);"

    Os Notes mais novos conseguem trabalhar com banda 2.4 e 5.8 simultaneamente?
    Qual banda estes notebooks com este Adaptador vai acessar 2.4 ou 5.8?

    Abraço

    __________________
    Última edição por ccbsumare; 09-08-2014 às 14:26.

  2. #2

    Padrão Re: Roteador DualBand qual banda os Notebooks irão pegar 2.4 ou 5.8?

    Tem muito notebook que opera MESMO em 5GHz.
    A maioria tem placa mini-pcie (Não existe wifi integrado na MB) com 2,4/5,8GHz, alguns tem antena 2,4/5,8GHz, mas sempre tem ganho tão ridículo em 5,8GHz que só é viável seu uso a 2 ou 3m do roteador.
    (Antena de range tão grande costuma ter ganhos ridículos, alto ganho só existe com range menor de frequencias)

    Esse USB não conheço, mas adaptadores de notebook geralmente se conectam em 2,4GHz por que é a frequencia que tem melhor sinal. 5GHz exige sinal muuuuito melhor, mas as antenas dualband são GERALMENTE piores nessa frequencia, e não melhores.

    5,8GHz precisa mais potencia e mais ganho pra ter mesmo alcance, como na prática tem é MENOS ganho nas antenas, a dificuldade de conectar em 5,8GHz é grande, tem que aproximar muito o notebook (Ou o adaptador USB, imagino) do roteador.

    Não adianta ter roteador de "433Mbps" se tiver obstaculos, se o sinal for muito urim vai cair em MCS0 de 7Mpbs igual qualquer adaptador de 1/10 desse preço.

    802.11AC tem 433M na base do canal largo, isso exige muito mais qualidade fisica na conexão, ou seja, menos obstaculos.
    A diferença é que com o melhor sinal a maioria dos adaptadores 8021.11n 2,4GHz com canal de 20MHz vão ter 60-70Mbps, enquanto os de 802.11n 5,8GHz com canal de 40MHz vão chegar a 140-150Mbps, com sinal similar esse adaptador AC vai chegar aos 433Mbps prometidos. Mas com sinal baixo tanto 2,4 como 5,8GHz, seja N ou AC, vão ter banda de acordo com o nível de sinal. Sinal baixo significa banda pequena, se tem banda pequena deve ter sinal ruim, trocar adaptador USB não resolverá.

    Wifi built-in de notebook não tem nada a ver com USB, são adaptadores mini-pcie de qualidade superior aos USB. Um mini-pcie AC de um Apple será equivalente a um adaptador USB de uns R$ 400, não dá pra fazer comparativos entre quaisquer dispositivos.

  3. #3

    Padrão Re: Roteador DualBand qual banda os Notebooks irão pegar 2.4 ou 5.8?

    Obrigado pessoal pela resposta,

    Irei aproveita neste mesmo topico pois acho que o assunto é o mesmo.

    Eu tenho um roteador da TP-link modelo http://produto.mercadolivre.com.br/M...tl-wdr4300-_JM em uma sala com 15 metros e fiz um teste.

    Usei um notebook da Lenovo modelo X220.

    No roteador deixei configurado para usar as duas Bandas simultaneamente e 802.11n. porém a velocidade mostrada no notebook ficou alternando em 26,54,78,104 e 116Mbps.

    Reconfigiurei o Roteador para usar a Banda 2,4, a velocidade no notebook não teve muita alteração.

    Porém quando alterei no Roteador para usar a Banda 5GHz e 802.11n a velocidade no notebook ficou alternando em 240, 270 e 300Mbps.

    Esta velocidade se for verdeira e crei que sim, pois na pratica ficou bem mais rápido o acesso na rede, por exemplo, Acesso ao servidor de Arquivos, até na navegação com a internet.

    O porblema que não posso deixa esta configura de 5GHz no Roteador, pois não São todos so Notebook que se conectam nesta sala e aceita essa banda, e como vc mesmo falaram não existe adptador que trabalhe com esta banda também.

    Abraço

  4. #4

    Padrão Re: Roteador DualBand qual banda os Notebooks irão pegar 2.4 ou 5.8?

    Tem adaptador de que trabalha com essa banda.
    (Seja banda de dados de 300Mbps, seja a banda de frequencia dos 5,8GHz)

    O problema é produto dual-band, é o mesmo problema dos modos AUTO (Seja canal, datarate, ack, etc), conforme o nível de sinal o modo AUTO seleciona as configurações que garantiriam melhor conexão, e falo de tempos de resposta e não de velocidade. No modo auto a conexão a 2,4GHz sempre será melhor na tomada inicial de dados pra definir banda e mcs a ser usada.

    Meu adaptador USB dual é da Edup, aqueles de US$ 10 na dx.com, de fabrica ele vem com antena 2,4GHz,mas é só trocar, e colocando antena 5,8GHz ele não conecta em 2,4 (A não ser que chegar bem perto do roteador 2,4, tipo 1m), mas também posso setar nas configs do dipositivo (No gerenciador de dispositivos) a banda a ser usada, isso depende do driver, tem placa pci 2,4 que até tem config. pra 802.11A porque usam uma API generica no driver, faltou customização no driver, porque o chipset até suporta a banda dos 5GHz, mas a etapa de RF foi feita apenas pra 2,4GHz. ACHO que algumas placas mini-pcie de notebook também tem isso, aquelas plaquinhas menores talvez, com metade do tamanho de outras. Mas enfim, tem config. de frequencia nos drivers completos no gerenciador de dispositivos)

    O problema ai está sendo misturar equipamentos em frequencias diferentes, com misturas nunca existe throughput grande, sou da opinião que pra ter throughput maximo tem que fixar TUDO, desde posição, canal, largura, datarate/esquema mcs, ack, etc. Que dirá fixar a frequencia.

    Hoje prefiro tem em casa 2 ou 3 roteadores baratos, cada um com seus 50-60Mbps real rumo a cada aparelho mobile, do que um grandalhão e caro que talvez quando um note conectar sozinho faça 3x3, prefiro estabilidade do que alta velocidade eventual (Afinal tem cabo gigabit e cabo link usb pro dia que precisar 300-800Mbps por uns minutos)