+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Tough Switch Ubnt , como utiliza-lo e aplicações q ele pode trabalhar

    Olá pessoal gostaria de saber se alguém daqui do fórum utiliza esse switch da ubnt e como e qual funço~es ele trabalha, eu comprei ele, sei q tem vlan tentei de tudo aqui e sem sucesso, a minha ideia e o seguinte a porta 1 up link e o restante não encherga a porta 2 ,3,4,5 em diante como proceder somente as portas de 2 a 5 conversar com a 1 ,e se alguém souber como explicar todos os modos de trabalho dele , ajudará a mim e a todos que tem esse switch , porque até agora só consegui colocar ele em bridge sem vlan , mas com a porta de gerência como lan.

    isso tanto com mikrotik ou rocket e etc.

  2. #2

    Padrão Re: Tough Switch Ubnt , como utiliza-lo e aplicações q ele pode trabalhar

    Cara estou com dois parados aqui a maior tempão, também não obtive sucesso. Tentei configurar as vlans sem sucesso, ninguém pelo que sei conseguiu também

  3. #3

    Padrão Re: Tough Switch Ubnt , como utiliza-lo e aplicações q ele pode trabalhar

    Citação Postado originalmente por teresopolis Ver Post
    Cara estou com dois parados aqui a maior tempão, também não obtive sucesso. Tentei configurar as vlans sem sucesso, ninguém pelo que sei conseguiu também
    o que vc conseguiu fazer nele ? mas eu to fuçando muito aqui

  4. #4

    Padrão Re: Tough Switch Ubnt , como utiliza-lo e aplicações q ele pode trabalhar

    Nossa, qual a dificuldade?

    Tenho mais de 10 funcionando, em cada POP que chego com um desses saio com uma penca de cabos, fontes PoE, etc, etc.

    O primeiro que liguei (a 1 anos já quase) teve somente um downtime devido a uma troca de Nobreak e instalação de Gerador.

    Usava muitos Watchdogs da Cianet para reiniciar equipamentos que travavam, quando começamos a utilizar o TS, nunca mais tivemos problemas, é uma maravilha este equipamento.

    A configuração de VLAN deles é ridícula de tão simples, não sei qual a dificuldade de vcs, postem ai que pessoal ajuda.

    OBS: Se acharem muito inútil o equipamento, posso passar meu endereço e banco até o frete para me mandarem rsrs.

  5. #5

    Padrão Re: Tough Switch Ubnt , como utiliza-lo e aplicações q ele pode trabalhar

    faz tempo que estou querendo adquirir um deste, mas queria saber se a anatel chegar para fiscalizar e ver este equipamento sem homologação no meu rack, vou tomar fumo???

  6. #6

    Padrão Re: Tough Switch Ubnt , como utiliza-lo e aplicações q ele pode trabalhar

    da uma olhada diretamente no site deles, pode ser que de uma ajuda, tem umas imagens, tem o datasheet e tudo mais.

    http://www.ubnt.com/accessories/toughswitch/

    espero ter ajudado!

  7. #7

    Padrão Re: Tough Switch Ubnt , como utiliza-lo e aplicações q ele pode trabalhar

    Olha, ue ia realmente postar uma resposta quanto a certas atitudes masssss....por ser novato vou abster-me.

    ___________________________________
    Dj, não tenho conhecimento sobre esse switch, mesmo pq não o tenho, se tivesse ajudava..
    Sorte.

  8. #8

    Padrão Re: Tough Switch Ubnt , como utiliza-lo e aplicações q ele pode trabalhar

    Ola Marcioelias! vi você dizer gerador que tipo e modelo de gerador você tem quantos kva, diesel, gasolina e etc. da uma dica ai. se ele usa escova no gerador e se é estator? fico grato. aqui to querendo implementar gerador e um bom no break pra filtrar a rede que vem do geredor.

  9. #9

    Padrão Re: Tough Switch Ubnt , como utiliza-lo e aplicações q ele pode trabalhar

    Citação Postado originalmente por MICROCHIPNET Ver Post
    Ola Marcioelias! vi você dizer gerador que tipo e modelo de gerador você tem quantos kva, diesel, gasolina e etc. da uma dica ai. se ele usa escova no gerador e se é estator? fico grato. aqui to querendo implementar gerador e um bom no break pra filtrar a rede que vem do geredor.
    Estamos usando um modelo a Diesel da Toyama, trabalhou pouco até agora mais é bem eficiente, e em conta, (por volta de R$ 7000). Potência máxima 6KvA, nominal 5.5KvA.
    http://www.toyama.com.br/produtos_de...od_produto=147

    Voltando sobre o TS, é basicamente um Switch L2 PoE, onde vc poderia colocar um Switch L2 vc pode colocar o TS.

    Em alguns POPs chego com diversas VLAN's tagged em uma única fibra, saindo do conversor de mídia, eu entro em uma porta do TS (normalmente a 1, a porta MGMT nunca usei para UpLink por ser FastEthernet, e nem saberia dizer se é possível, acredito que seja destinada somente para gerenciamento, muito embora vc possa gerenciar o TS por qualquer VLAN que queira configurada em qualquer porta). Na configuração de VLAN's, deixo a porta de UpLink como Tagged para todas as VLAN's e de acordo com a VLAN e o equipamento que vai ser ligado a ela, configuro uma ou mais portas como Untagged para ligação dos mesmos.

    Configuração muito básica, equipamento muito estável, cumpre o que promete, totalmente Gigabit Ethernet, não tenho nada a reclamar sobre ele, ao contrário, somente elogios.

    Sobre a Anatel reclamar, não sei se seria o caso, não trata-se de um equipamento de radio frequência e que possa interferir nas conexões de qualquer outra pessoa, por isso não tenho muito receio sobre essa questão em se tratando deste tipo de equipamento.

  10. #10
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Tough Switch Ubnt , como utiliza-lo e aplicações q ele pode trabalhar

    Acredito que esse recurso de isolar portas (vlan fixa) ele não tem, somente tag e unttag.

  11. #11

    Padrão Re: Tough Switch Ubnt , como utiliza-lo e aplicações q ele pode trabalhar

    São tecnologias diferentes.

    Criando VLAN's separadas para cada porta, e saindo por uma outra porta em modo Tronco ou Híbrido (aceita tagged frames e untagged frames) é possível sair de forma isolada uma rede em cada porta. Basta na outra ponta ter um outro dispositivo que suporte a tecnologia 802.1Q e efetuar a mesma configuração.

    Até por que, se o intuito for utilizá-lo somente para este fim, pode-se adquirir equipamentos na faixa de 80 a 100 reais, muito diferente dos 600 a 700 reais do TS 8 por exemplo.

  12. #12

    Padrão Re: Tough Switch Ubnt , como utiliza-lo e aplicações q ele pode trabalhar

    Só uma duvida "besta" que tenho. Ele pode substituir uma RB 450 por exemplo ?

  13. #13
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Tough Switch Ubnt , como utiliza-lo e aplicações q ele pode trabalhar

    Citação Postado originalmente por Zucchi Ver Post
    Só uma duvida "besta" que tenho. Ele pode substituir uma RB 450 por exemplo ?
    Depende do que você usa, se usa somente vlan e poe, sim. Se usa roteamento, firewall, não serve.

  14. #14

    Padrão Re: Tough Switch Ubnt , como utiliza-lo e aplicações q ele pode trabalhar

    Marcioelias! Fico grato por sua dica referente ao gerador. minha unica duvida referente ao gerador, se ele usa gerador por escova ou magnegtico, pois os magnetico não criam ruido nas geração de energia eletrica. isso pode causar problemas nos swhitch que você tem ou roteadores, o mais comum é travar.
    Você usa um estabilizador ups aqueles com filtro? vlw pela atenção.

  15. #15

    Padrão Re: Tough Switch Ubnt , como utiliza-lo e aplicações q ele pode trabalhar

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    Depende do que você usa, se usa somente vlan e poe, sim. Se usa roteamento, firewall, não serve.
    Exato, ele é um Switch, não um router. Router da Ubiquiti é a linha EdgeRouter, que por sinal agora veio com EdgeSwitch também.

  16. #16

    Padrão Re: Tough Switch Ubnt , como utiliza-lo e aplicações q ele pode trabalhar

    Citação Postado originalmente por MICROCHIPNET Ver Post
    Marcioelias! Fico grato por sua dica referente ao gerador. minha unica duvida referente ao gerador, se ele usa gerador por escova ou magnegtico, pois os magnetico não criam ruido nas geração de energia eletrica. isso pode causar problemas nos swhitch que você tem ou roteadores, o mais comum é travar.
    Você usa um estabilizador ups aqueles com filtro? vlw pela atenção.
    Olha, não sei te dar detalhes tão aprofundados sobre ele, mais sei que uso ele com um Nobreak 2.2Kva senoidal. Ele tem uma regulagem da saída se não me engano, e é bem estável. Neste nobreak estão ligados 2 ToughSwitch, 2 Switch HP 24 Portas, e 2 torres cheias de equipamentos de rádio da Ubiquiti.

    O modelo que passei veio com painel ATS, ou seja, detecta a queda na energia e aciona automaticamente o gerador, ao estabilizar a energia o gerador é desligado.

    A única ressalva que tenho é que ele tenta partir 3 vezes e entra em falha caso não consiga, e diga-se de passagem que cada tentativa é bem curta, equivalente a uma girada na chave sem ficar forçando.

    Pelo que o pessoal da empresa que fez a instalação nos passou, teria que entrar em contato com a Toyama para solicitar um outro Capacitor (segundo eles esse é o componente que controla a partida) para fazer com que o mesmo possa forçar mais a partida antes de dar falha.

    Convém também ligar ele (manualmente não tem programação) pelo menos uma vez por semana, derrubar a energia do local mesmo, simulando uma queda para que vc se certifique que tudo está funcionando e também para não deixar o mesmo parado por muito tempo.

    Outra coisa que fizemos, foi ligar um router em uma das tomadas do gerador. Ai vc me pergunta, "por que diabos tu fez isso"? Simples, monitoro o IP deste router no Nagios, e ele aparece down pra mim até que o gerador ligue, quando isso acontece o router responde ao ping do Nagios e aparece Up, quando a energia volta, o gerador desliga, o router para de responder e volta a cair no Nagios. Desta forma sei quanto tempo o gerador ficou ligado e quanto tempo desligado, podendo estimar a data de abastecimento, ou ainda saber se faltou energia e o gerador não partiu.

    Alias essa é uma técnica que usamos muito, tem outro router (usamos router por que tempo pencas daquelas ApRouter antigos parados aqui) ligado diretamente na rede elétrica, não passando pelo nobreak em vários pontos que temos ativos, desta forma quando cai a energia e ficamos dependentes do nobreak, estes equipamentos ligados diretamente a rede elétrica param de responder e aparecem como down no nosso Nagios.

    Enfim me estendi até um pouco mais, se fui útil, estrelinha pra mim rsrs.