Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Cabos de Rede - Lan Expert vs Furukawa

    Pessoal, bom dia.

    Desculpem ressuscitar o tópico, mas achei interessante o assunto visto que estou precisando comprar cabos para ligar algumas máquinas no escritório onde trabalho.

    Será pequenos cabos com no máximo 10mts cada até a switch.

    Durante a pesquisa para compra achei uma caixa de cabos de 305mts da marca mymax cat6 que possui em seu material:CCA 0.5,OD:5.6-5.8

    Poderiam me explicar o que vem a ser CCA 0.5 e OD:5.6-5.8?

    Desde já grato pela ajuda.

    Link:http://www.avalanche.inf.br/produto/...at6-305m-azul/

  2. #22

    Padrão Re: Cabos de Rede - Lan Expert vs Furukawa

    cabo lixo, compre furukawa!

  3. #23

    Padrão Re: Cabos de Rede - Lan Expert vs Furukawa

    Boa tarde JonasMT

    Apesar de o cabo ser um lixo como citado, consegue me explicar o que vem a ser essa classificação CCA 0.5 e OD:5.6-5.8?

    Gostaria de entender melhor sobre o assunto além da explicação do rubem que está bem detalhado.

    Obrigado.

  4. #24

    Padrão Re: Cabos de Rede - Lan Expert vs Furukawa

    O OD é overall diameter, é o diametro externo do cabo, vai de 5,6 a 5,8mm, é um cabo levemente mais fino já que a maioria dos cabos baratos tem por fora uns 6mm.

    A mistura CCA (Cobre e aluminio) devia ter percentual de cobre informado, se não informa, imagino que fique nuns 20% (Alguns cabos informam 30%. Se for 100% cobre aí obviamente não é CCA).

    Esse 0,5 diz respeito ao diametro de cada fio. A regra diz que cabo UTP-08 deve usar fio 24AWG, e essa medida é de fio de uns 0,5mm² mesmo, então o diametro está certo.

    (Já vi cabo barato usando fio 26AWG, que é bem mais fino, 0,4mm²)

    Cabo de 6mm por fora tem capas grossas o suficiente (Pra não rachar com calor), e o fio deve ser 0,5mm² ou 24AWG, CCA com uns 30% de cobre pode ser usado tranquilo onde não existe tensão passando pelo cabo (Porque as ondas de RF vão correndo ao redor do fio, não pelo centro, se o centro é de alumínio só muda algo pra cabo longo tipo 80%, ou pra onde se usar POE).


    Mymax só tem produz baratos, não tem nada de primeira linha, é um cabo provavelmente do nível de Theaver, Megacampos, Multilaser, ECP, Multitoc, Leadership...
    Na faixa de preço deles não vai achar nada fantástico, tudo muito igual, se deixar no sol todos racham em poucos anos, sem sol e sem calor demais duram fácil uma década, não tem muito segredo: Se é barato então é basico, só serve pra uso interno sem calor, senão vai durar pouco.


    Se é lugar dificil de ficar passando cabo (Forro difícil de subir), eu usaria Furukawa ou LanExpress, mas nos trechos onde dá pra trocar mais fácil eu usaria esses baratos de R$ 0,5 por metro, tipo esse Mymax mesmo, esses tem a venda em rolos de 50m.

    Tá, na verdade dos baratos eu andei usando Theaver porque em antena eles sempre tiveram know-how, e eles informam que tem 30% de cobre no cabo, é pouco mas pelo menos tenho uma referência, caso durem só 3 anos no sol daqui uns 2,5 anos eu vou procurar algo com uns 50% de cobre.

    (Mas não recomendo que ninguém meta esses cabos baratos no sol, é CERTEZA que vão rachar em poucos anos. Eu me dou ao luxo de testar isso porque só largo por cima do telhado e hora que racham levo 5 minutos pra trocar)

  5. #25

    Padrão Re: Cabos de Rede - Lan Expert vs Furukawa

    Os cabos com alumínio com o tempo dão o famoso efeito zinabre na conexão, mesmo internamente, terá problemas, o sinal vai diminuindo e você achará q

  6. #26

    Padrão Re: Cabos de Rede - Lan Expert vs Furukawa

    que é problema dos equipamentos, tanto que a norma da ANATEL diz que deve ser de cobre! As marcas que com certeza são de cobre: MPT, FURUKAWA, NEXANS, TELCOM, Prysmian , o restante, aconselho que faça o teste, descasque o fio e raspe com uma faca ou estilete, se aparecer a cor do alumínio, não é cobre.

  7. #27

    Padrão Re: Cabos de Rede - Lan Expert vs Furukawa

    Aqui tanto faz se é 1 metro ou 60mts só furukawa/nexans com conectores de qualidade e alecate furukawa, cimpro e esquece.

  8. #28

    Padrão Re: Cabos de Rede - Lan Expert vs Furukawa

    Os cabos MPT , Telcon e Prysmian são de excelente qualidade também, saiu destas marcas, aconselho a testar!

  9. #29

    Padrão Re: Cabos de Rede - Lan Expert vs Furukawa

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    O OD é overall diameter, é o diametro externo do cabo, vai de 5,6 a 5,8mm, é um cabo levemente mais fino já que a maioria dos cabos baratos tem por fora uns 6mm.

    A mistura CCA (Cobre e aluminio) devia ter percentual de cobre informado, se não informa, imagino que fique nuns 20% (Alguns cabos informam 30%. Se for 100% cobre aí obviamente não é CCA).

    Esse 0,5 diz respeito ao diametro de cada fio. A regra diz que cabo UTP-08 deve usar fio 24AWG, e essa medida é de fio de uns 0,5mm² mesmo, então o diametro está certo.

    (Já vi cabo barato usando fio 26AWG, que é bem mais fino, 0,4mm²)

    Cabo de 6mm por fora tem capas grossas o suficiente (Pra não rachar com calor), e o fio deve ser 0,5mm² ou 24AWG, CCA com uns 30% de cobre pode ser usado tranquilo onde não existe tensão passando pelo cabo (Porque as ondas de RF vão correndo ao redor do fio, não pelo centro, se o centro é de alumínio só muda algo pra cabo longo tipo 80%, ou pra onde se usar POE).


    Mymax só tem produz baratos, não tem nada de primeira linha, é um cabo provavelmente do nível de Theaver, Megacampos, Multilaser, ECP, Multitoc, Leadership...
    Na faixa de preço deles não vai achar nada fantástico, tudo muito igual, se deixar no sol todos racham em poucos anos, sem sol e sem calor demais duram fácil uma década, não tem muito segredo: Se é barato então é basico, só serve pra uso interno sem calor, senão vai durar pouco.


    Se é lugar dificil de ficar passando cabo (Forro difícil de subir), eu usaria Furukawa ou LanExpress, mas nos trechos onde dá pra trocar mais fácil eu usaria esses baratos de R$ 0,5 por metro, tipo esse Mymax mesmo, esses tem a venda em rolos de 50m.

    Tá, na verdade dos baratos eu andei usando Theaver porque em antena eles sempre tiveram know-how, e eles informam que tem 30% de cobre no cabo, é pouco mas pelo menos tenho uma referência, caso durem só 3 anos no sol daqui uns 2,5 anos eu vou procurar algo com uns 50% de cobre.

    (Mas não recomendo que ninguém meta esses cabos baratos no sol, é CERTEZA que vão rachar em poucos anos. Eu me dou ao luxo de testar isso porque só largo por cima do telhado e hora que racham levo 5 minutos pra trocar)
    Boa tarde rubem.

    Mais uma vez uma ótima explicação.

    Como a estrutura do escritório e pequena, não utilizaremos para uma troca massiva de dados, o fio vai ficar embaixo da mesa sem movimentação e o ambiente é fechado com ar-condicionado, acho que vou arriscar a compra deste cabo.

    Como você mesmo disse, se o mesmo não ficar exposto ao sol pode durar décadas e a instalação dele é simples.

    Muito obrigado.

  10. #30

    Padrão Re: Cabos de Rede - Lan Expert vs Furukawa

    Se o cabo for de alumínio , a capa pode durar porém o sinal desaparece com o tempo em função do efeito zinabre. Lan Expert é de alumínio, Furukawa não

  11. #31

    Padrão Re: Cabos de Rede - Lan Expert vs Furukawa

    Sobre o que a Anatel exige, nunca achei nada específico dela, ela costuma subscrever as normas ISO/IEC, e a que fala sobre os cabos de rede é:

    http://iiti.it/home/index.php/Downlo...-premises.html

    Podem ver que não cita nem meio termo cobre ou alumínio. O cabo simplesmente deve ter atenuações máximas x ou y, ter velocidade de propagação mínima de x ou y, entre outros detalhes, e pra isso pode usar platina ou ouro se quiser, é só achar um doido que compre. Cabo CCA com 20 ou 30% de cobre geralmente atende essas especificações tranquilo, são especificações de trocentos anos atrás, na época que cobre 100% puro era muito caro (Alias, mesmo hoje os cabos ainda tem coisa tipo só 99% de cobre, nada de 100%, ou talvez 99,9% mas de dureza ruim)

    Por isso marcas de renome como Cisco ou Arruba usam CCA em cabos curtos (patch cords comuns, tipo 1 a 10m).

    Vale lembrar que POE é gambiarra, levar tensão por um cabo feito pra levar sinal de 100MHz é uma gigantesca gambiarra que a gente usa! Nesse caso realmente CCA será uma desgraça comparado a um cabo 100% cobre, por isso onde posso eu uso cabo de rede 2 pares (Hercules blindado, na versão 2 pares custa o preço de um 4 pares sem blindagem), com um cabo PP 0,5 ou 0,75mm² do lado levando DC.