Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Hotspot vs Roteadores dos clientes.

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    use sempre cpe no cliente em modo roteador fazendo nat na wan que resolve seu problema e o jeito mas profissional de trabalhar.
    com cpe no cliente voce pode ultilizar tanto hotspot como pppoe ok.
    Amigo, sou NUUB nisso, oque é CPE? NAT NA WAN é colocar IP fico na WAN e soltar DHCP pela LAn do cliente (interno)?

  2. #22

    Padrão Re: Hotspot vs Roteadores dos clientes.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    @microsafe , vamos então por partes definir.
    CPE é aquele equipamento que você instala lá em cima da casa do cliente.
    Customes Provide Equipment.

    Rotedor interno é aquele que o cliente compra para distribuir o sinal dentro da residencia dele.

    Client ISP é um termo para definir que a CPE foi configurada como roteador. Ela poderia ser configurada em Bridge. Quando em Bridge ela age como uma fonte e passa direto tudo por ela sem sofrer qualquer tratamento.
    Quando em Client ISP a CPE vai rotear a rede dali para baixo. Ou seja ela vai ter um IP compatível com a rede do provedor fixado na WAN da CPE.
    E um IP diferente na Lan que ela vai rotear e fornecer para o computador ou para um roteador interno em baixo.
    Desta forma, a rede do provedor vai ter um range de IP e da CPE para baixo vai ter outro. Quando coloca um roteador destes como você citou, daí você configura com qualquer outro range de IP. Normalmente o pessoal deixa mesmo o default de fábrica.
    Mas seria interessante que o provedor assumisse a configuração deste roteador do cliente para uma segurança extra.

    O que deve estar acontecendo aí é que tudo deve estar em bridge. Se o teu hotspot usar DHCP e a CPE no cliente em bridge, daí vai atribuir para cada morador um ip diferente e também vai pedir login e senha.

    Aqui tem um PDF bem explicativo.

    Pode variar um pouco os termos e localizações dos recursos de um equipamento para outro, mas basicamente é isso aí.

    http://www.aprouter.com.br/file/prod...l_wr254_v9.pdf
    Agora entendi, obrigado pelas explicações e a paciência... mas amigo, eu não uso CPE... Minha rede é a cabo entre eu e os meus clientes tem apenas Switchs normais, eu não uso DHCP minha rede é IP fixo... talvez a bronca seja o modo Bridge... mas 90% dos roteadores que os clientes usam são os TP-link e nunca ví opção para por em Bridge ou tirar de Bridge. Vou explicar como faço com a range de IP.
    Minha range é: 192.168.1.x digamos que meu cliente seja 192.168.1.25 eu coloco esse ip na wan do roteador do cliente e configuro a LAN dele para 192.168.25.1 (sacou? o 25?)... não faço nada de anormal... já estou ficando doido pois não sei oq fazer....

  3. #23

    Padrão

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ssroteador.jpg
Visualizações:	90
Tamanho: 	390,0 KB
ID:      	54231
    Essa é uma SS de um cliente, é um resumo de como configuro o roteador deles.

  4. #24

    Padrão Re: Hotspot vs Roteadores dos clientes.

    Boa noite amigo, se quiser eu posso da uma olhada no servidor e tentar te ajudar. fico no aguardo...