+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida Mikrotik em rede WDS cabeada.

    Olá a todos.
    Estou com dúvidas sobre o recurso WDS para usar no mikrotik, na verdade, dúvida de como aplicar na minha necessidade.
    Trabalho no ramo de eventos e o foco é sempre em distribuição de internet via wi-fi. Estou em dúvida agora para eu comprar o equipamento e a forma como vou usa-los, vou tentar explicar detalhadamente para vocês...
    META: Rede Wi-fi com alto desempenho.
    Uma aplicação que terei que fazer em breve é a distribuição de um link de 100mb/s dedicado via wifi em um espaço de 1000 metros quadrados, estimo mais ou menos uns 200 usuários simultâneos e alta rotatividade de usuários.
    Minha ideia era fazer um WDS de 4 antenas Basebox2 de forma que equilibrasse o número de hosts entre elas, com certeza terei que diminuir a potência delas para que o sinal de uma não cubra o sinal da outra, mas isso não é problema. Também é possível eu conecta-las todas via cabo ao meu servidor Mikrotik, acredito eu que irá eliminar um possível gargalo se comparado a opção de um WDS transparente, somente repetindo o sinal Wi-fi e todo o tráfego passar pela primeira antena.
    Detalhe, para isso preciso que seja somente um SSID.
    É isso que preciso.
    Não tenho muito conhecimento na área de Wireless, por isso minha dúvida parte desde a indicação do equipamento, modo da infraestrutura (se é possível fazer a conexão das antenas via cabo de rede), até a configuração em si (Qual o modo de operação de cada antena).
    Resumindo, como distribuir o wi-fi no espaço, dividindo a carga entre as antenas e mantendo somente um SSID, sem troca de conexão pelo cliente.
    Agradeço quem puder ajudar.

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida Mikrotik em rede WDS cabeada.

    Você vai colocar estas 4 antenas num local centralizado e utilizar 4 painéis?
    Se for assim, você pode enviar o link por 5.8 para este ponto e daí passar para os 4 rádios em 2.4. Sim porque você terá que utilizar 2.4 para ter toda esta compatibilidade com os usuários.

    Se a ideia é distribuir estas 4 antenas pela área, o melhor então seria levar com cabo para cada ponto. Afinal 1000 metros quadrados não é tão grande assim que não possa cabear. Sai mais barato do que colocar um 5.8 em cada para receber.

    Se fizer uma estimativa de 25 Mega para cada rádio em ponto/multiponto, ainda vai ficar apertado. Não é qualquer rádio que vai dar rendimento neste tráfego.

    WDS não vai rolar neste cenário principalmente porque você quer tirar o 'suco' destes rádios com 25mega cada. WDS sempre faz cair mais o rendimento do rádio.

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida Mikrotik em rede WDS cabeada.

    Fala Amigo, obrigado pela rápida resposta.

    Exatamente, o espaço é relativamente pequeno e minha intenção era cabear estas antenas até meu server Mikrotik. (ServerPC)

    Minha estrutura como eu idealizei.
    Link fornecido pelo local, 100mb/s dedicado e chega através de um cabo de rede. Ligo este cabo em meu servidor e será a "WAN".
    Pego 4 saídas do meu servidor e faço uma bridge para servir de "LAN" e em cada uma delas eu ligo uma Basebox para servir de AP.

    A questão do WDS é que gostaria de usar a 4 antenas, porém a rede ter somente um SSID, e conforme as pessoas fossem se locomovendo no espaço, o device trocasse de antena automáticamente. Uma coisa que não expliquei, é que esse espaço de 1000 metros quadrados é aberto. O espaço que eu preciso colocar wifi é de 1000 metros quadrados, mas o local é muito maior.

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida Mikrotik em rede WDS cabeada.

    Dá uma olhada neste vídeo. A configuração já que é mikrotik vai ser praticamente a mesma com o basebox.


    Aqui ele usa o mesmo SSID e expulsa o cliente para o outro rádio se o sinal ficar mais fraco. É como se ele fizesse o roamming entre os rádios.
    Entendi que você queria o wds para poder usar o mesmo ssid. Mas neste exemplo mostra que é possivel mesmo sem wds.
    Eu evitaria o wds para não perder rendimento, já que este será fundamental para todo este link.
    Se não dá para levar no cabo, leva com 5.8

    O ideal seria um rádio dual band. Recebe em 5.8 e distribui em 2.4, como esse
    http://www.engeniustech.com/business...6454-enh700ext

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida Mikrotik em rede WDS cabeada.

    É isso amigo. Minha necessidade era esta mesmo! Muito obrigado pela sua ajuda...

    Então resumindo, vou colocar os 4 basebox para distribuirem o sinal, configurar todos com o mesmo SSID e canal e criar essa regra na accesslist.

    Nesta primeira aplicação usarei cabo mesmo, mas futuramente irei comprar estas dualband também pois é bem útil onde não é possível passar o cabeamento...

    Quanto aos Basebox, você recomenda pra esta aplicação? Estou com dúvidas entre usar esta antena ou comprar aquela placa pci para minipci e instalar no servidor os cartões+antena. Minha necessidade é de uma antena que seja 2.4 por causa dos celulares e que seja B/G/N.
    Outra antena que me chamou a atenção foi a Ominitik por mandar sinal em 360 graus, porém, todas no site a routerboard é 5Ghz. Eu posso comprar ela e trocar o cartão por um 2.4 B/G/N?

    Agradeço novamente, está me ajudando muito!!!

  6. #6
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Dúvida Mikrotik em rede WDS cabeada.

    Citação Postado originalmente por barcelona Ver Post
    até meu server Mikrotik. (ServerPC)
    Aconselho fortemente a usar uma Routerboard, PC não foi feito pra ficar sendo transportado para todo lado, "osmar contatos" vão te deixar louco...

  7. #7

    Padrão Re: Dúvida Mikrotik em rede WDS cabeada.

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    Aconselho fortemente a usar uma Routerboard, PC não foi feito pra ficar sendo transportado para todo lado, "osmar contatos" vão te deixar louco...
    Certo amigo, minha ideia era deixar o computador estático e mandar somente os cabos RP, mas se é para dar mal contato vou com as RB's mesmo.

  8. #8
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Dúvida Mikrotik em rede WDS cabeada.

    Citação Postado originalmente por barcelona Ver Post
    Certo amigo, minha ideia era deixar o computador estático e mandar somente os cabos RP, mas se é para dar mal contato vou com as RB's mesmo.
    Pelo que entendi, esses eventos são itinerantes né?
    Se for num espaço seu (fixo) pode usar PC sim, embora acho que fica mais barato uma RB do que montar um PC...

  9. #9

    Padrão Re: Dúvida Mikrotik em rede WDS cabeada.

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    Pelo que entendi, esses eventos são itinerantes né?
    Se for num espaço seu (fixo) pode usar PC sim, embora acho que fica mais barato uma RB do que montar um PC...
    Exatamente amigo, são itinerantes. Minha ideia era colocar no meu servidor principal mesmo, e não montar um novo pc só para isso, mas acredito que os cabos RP grandes podem fazer o sinal ficar mais fraco também.

    Você consegue indicar uma antena omni que seja 2.4 B/G/N e que não precise de uma RB como as Netbox?

  10. #10
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Dúvida Mikrotik em rede WDS cabeada.

    Não conheço quase nada de outdoor, não tenho nem trabalho em provedor, uso muito o Mikrotik para controlar redes internas (com fio ou sem fio).
    Utilize 4 rádios como o amigo @1929 falou e deixe a Routerboard no chão centralizando tudo.

  11. #11

    Padrão Re: Dúvida Mikrotik em rede WDS cabeada.

    Ok @alexrock, muito obrigado pela disposição.

    Minha dúvida é em qual rádio comprar agora... não considero como outdoor minha aplicação, pois o espaço total é de 1000 metros quadrados.
    A questão é que não encontro um equipamento que seja meu AP e que cubra totalmente as minhas necessidades.
    A mais próxima que encontrei foi a BaseBox 2, mas não encontrei qual o grau de cobertura dela, acredito ser 180 graus.
    Dai entra a Omnitik, porém só encontrei na versão 5Ghz 802.11/ac. Não me atende pois quero fazer um provedor de internet pra smartphones e tablets, e uma grande parte não é compatível ainda.

    Este é meu impasse agora, quem puder ajudar ficarei agradecido.