+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Angry KIT PCBA 1000MW + Antena 25DBI omni

    Boa noite galera...

    Um dia desses conversando com um amigo, decidimos dividir nossa internet... eu e ele não entendemos quase na de rede Wifi... daí realizamos um teste com nossos roteadores... 1 intelbras WRN 240, com 100mw e com uma antena de 5DBI... Eu moro 250 metros da casa dele, sem viSada onde o roteador estava... pois tem muitas árvores e 1 Casa na frente... mas, mesmo assim, conseguimos fazer ponte entre 2 roteadores... funcionou legal... coloquei meu notebook no terraço, e diretamente pelo notebook conectei a internet... sem precisar utilizar o outro roteador... Mas testamos com o outro roteador e funcionou legal...


    Daí depois dessa experiência... decidimos comprar um Kit provedor barato... para pegar sinal em todo nosso bairro...

    Tenho quase certeza que caímos no conto do vigário... pois o Kit possuí 1 PCBA de 1000MW + 1 antena de 25DBI...
    Pela nossa falta de experiência e conhecimento... depois de um teste de 1 roteador de 100MW com antena de 5DBI... Acreditava que facilmente esse kit iria nos atender... Compramos:

    O KIT é este:

    Código HTML:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-580720878-kit-provedor-1000mw-antena-25dbi-pcba-pigtail-fonte-poe-_JM#redirectedFromParent
    O produto chegou na sexta-feira... fui realizar testes... como já era de saber... esse produto é pior que um roteador de 100MW com antena de 5DBI...

    Testei nos mesmos locais que testei o roteador... e em todos o sinal foi pior... No inicio achava que era a amperagem da fonte... consegui uma fonte com regulagem de até 19 Ampers e nada do sinal ir mais longe...

    Fui em um local a 300 metros de onde estava a antena... e ela colocada no topo da casa... Liguei o notebook... deu sinal... mais muito fraco, além de estar fraco era instável... coisa que com o roteador não estava...


    Outro teste que fiz... foi em minha casa... Coloquei a antena no terraço (com visada) e estava a 26 Metros de distância da antena... e o sinal não estava completo... Além de não estar, o meu roteador dentro da minha casa, atrás de 1 televisão e 2 paredes + 2 pés de arvores... em alguns momentos atingia um sinal melhor no programa TEST ANALYZER...

    Daí entrei em contato pela terceira vez com o vendedor... ele respondeu o seguinte:

    o sinal esta passando por cima de onde você esta,
    inclina a antena um pouco para baixo você vai ver que muda o sinal, para usar em note , tablet ou celular a antena do kit precisa esta na mesma altura, ou inclinada para o local.
    Fiz isso e realmente mudou o sinal... saiu de -70Dbm de média para -60DBM de média... Mas o problema é que estou a 26 metros da antena, com total visada, e ela inclinada para o celular, e mesmo assim a barra de sinal não ficou totalmente cheia... como vocês podem ver nas imagem...

    Como quase não tenho experiência, com antenas Wifi... Gostaria de saber de vocês... pois irei pedir meu dinheiro de volta no MP... Assim, é totalmente sem noção eu ter que virar a antena para pegar sinal no notebook, celulares... se eu for levar por está lógica, a antena omni do meu roteador só pegaria na minha casa... Eu acredito que tenha algo muito errado nesse KIT... 1º que a antena não é homologada... 2º Que o Kit é de 1000mw ... 3º A PCBA é da Krazer ... 4º - A amperagem da fonte é de 1.2 A ... 5º - O preço R$309,00... 6º - Eu terei que inclinar a antena para pegar a 25 metros da minha casa... se eu tiver que inclinar ela irá pegar apenas de 1 lado... pois o outro estará virado para cima (deixaria de ser omni)...

    É isso mesmo, um KIT, com quantificações tão altas, não preencher a barra do Wifi a 26 metros com visada???


    Nome:      Distâsncia.png
Visitas:     2400
Tamanho:  25,4 KBClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SC20140819-153641.png
Visualizações:	397
Tamanho: 	15,0 KB
ID:      	54171Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SC20140819-153652.png
Visualizações:	351
Tamanho: 	16,0 KB
ID:      	54172Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SC20140820-175300.png
Visualizações:	285
Tamanho: 	23,6 KB
ID:      	54173Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SC20140820-175340.png
Visualizações:	269
Tamanho: 	19,0 KB
ID:      	54174Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SC20140820-175428.png
Visualizações:	285
Tamanho: 	19,9 KB
ID:      	54175Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SC20140820-175432.png
Visualizações:	286
Tamanho: 	16,7 KB
ID:      	54176Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SC20140820-175440.png
Visualizações:	208
Tamanho: 	16,5 KB
ID:      	54177

  2. #2

    Padrão Re: KIT PCBA 1000MW + Antena 25DBI omni

    Realmente, omni de 25dBi é pura enganação. O ganho da antena infere no alcance que o sinal dela terá, e omni não foi feita para mais que um ambiente limitado. O @rubem é quem costuma falar mal dessas omnis aí.

    Você nunca vai precisar de 1000mW para uma situação como a sua, muito menos usando uma omni. Na verdade, não vi até hoje situação alguma onde seja utilizada essa potência toda.

    E Krazer é lixo, sucata.

    Sobre ter que inclinar a antena: omni realmente foi feita para atender dispositivos no mesmo nível que ela (envia sinal para 360º horizontais, mas tem uma abertura muito pequena na vertical, 8º no caso dessa aí). O fato de seu roteador ter obtido melhor desempenho, é porque essa omni de 25dBi é ilusão, que tenta enganar pelos números. É coisa feita em fundo de quintal, mal projetada.

    O vendedor está tão disposto a conseguir dinheiro enganando os outros que disse lá nos comentários do ML que uma onmi serve para ponto-a-ponto. Os demais que vão pegar esse sinal em todas direções devem ser os espectadores...

    Resumindo: você realmente foi enganado com esse kit aí. Mas acho que o MP não vai devolver seu dinheiro; no que se trata do produto, o que o vendedor prometeu ele enviou.

  3. #3

    Padrão Re: KIT PCBA 1000MW + Antena 25DBI omni

    TsouzaR obrigado pela resposta... já tirou algumas dúvidas... andei pesquisando e vi que antenas pomnis de fato podem chegar apenas a 15DBI...

    E esse PCBA da Krazer ... depois que chegou pesquisei a respeito da marca... e várias pessoas reclamando... o engraçado foi o cara elogiando o PCBA no vídeo e dizendo que teve 2 problemas (uma com aquecimento e outro com outra coisa que não lembro)...

    Já a questão do ML, tenho certeza que eles irão me devolver esse dinheiro... Nada que uma resposta bem elaborada na disputa... e uma ação de pequenas causas não resolva...

    Gostaria de pedir uma coisa, em minha situação... que tipo de antena seria interessante instalar, PCBA... o que seria interessante meste caso??

    ATT MT


  4. #4

    Padrão Re: KIT PCBA 1000MW + Antena 25DBI omni

    Sinal a -60 devia ser perfeito, dá pra ter 99% de CCQ em 24 ou 36M. Provavelmente seu problema é sinal celular>omni, já que notebooks, smartphones e tablets tem antenas porcas/ridículas de 2 ou 3dBi.

    Você está fazendo algo errado que é conectar equipamento mobile em omni que está no alto, tem que ficar no mesmo nível e omni é péssima com mobile, baixe a potencia disso pra uns 18dBm (É WispOS o sistema no roteador KRazer?) e fixe em 12 ou 18M a velocidade (Alta velocidade é o contrário de alcance). Baixa velocidade e baixa potencia é o segredo pra extrair um pouco de estabilidade de omni.

    Mas essas omni de 25dBi devem ter VSWR altíssima, onda estacionária, precisam mais que nunca potencia mais baixa e datarate mais baixo.

    Por R$ 300 podia e DEVIA ter comprado CPE tipo NS Loco M2, setorial sempre tem alcance e estabilidade muuuuuuuuuuito maior, e o alcance comparado a essa porcaria aí seria maior (Alcance efetivo, não distancia onde você escaneia sinal, afinal escanear não quer dizer nada).

    Mas ponto-a-ponto com omni deve ser lindo, com essa de 25dBi então, deve fazer Henrich Hertz, Guglielmo Marconi e Landell de Moura se levantar do tumulo pra ir puxar o lençol de quem faz isso, é coisa de assustar!
    (Ou não, um PTP de 1Mbps, que 200mS de resposta é aceitável, no meio do mato a 50Km de outro roteador wifi, talvez seja útil pra alguém que ganhou na MegaSena e não sabe bem o valor de R$ 300)

  5. #5

    Padrão Re: KIT PCBA 1000MW + Antena 25DBI omni

    Citação Postado originalmente por jhonc Ver Post
    TsouzaR obrigado pela resposta... já tirou algumas dúvidas... andei pesquisando e vi que antenas pomnis de fato podem chegar apenas a 15DBI...

    E esse PCBA da Krazer ... depois que chegou pesquisei a respeito da marca... e várias pessoas reclamando... o engraçado foi o cara elogiando o PCBA no vídeo e dizendo que teve 2 problemas (uma com aquecimento e outro com outra coisa que não lembro)...

    Já a questão do ML, tenho certeza que eles irão me devolver esse dinheiro... Nada que uma resposta bem elaborada na disputa... e uma ação de pequenas causas não resolva...

    Gostaria de pedir uma coisa, em minha situação... que tipo de antena seria interessante instalar, PCBA... o que seria interessante meste caso??

    ATT MT

    Qualquer CPE decente, tipo WOG212, mas é melhor algo com suporte a N, e DE PREFERENCIA usar modo N. Algo tipo o NanoStation Loco M2, deve ter por R$ 168 no ML. Anteninha de 8dBi não vai te permitir mais que uns 500m de alcance, mas não vai ter esse alcance dentro da casa de alguém, tem que colocar antena externa nessa distancia. 30m dentro de casa talvez, mas acima disso tem que ter antena externa. O problema não é o nível de sinal que chega no celular ou notebook, mas o nivel deste até o NanoStation.

    NanoStation e toda CPE tem antena de angulo pequeno, na maioria dos casos 60º. Ou seja, o sinal é enviado pra "frente" da antena, por todo um angulo de 60º (A 100m de distancia isso equivale a uma fatia de pizza de 100m de "largura"), é tipo o foco daquelas lampadas com refletor, a luz é direcionada, não vai pra todo lado. Você teria que colocar então essa CPE no alto da sua casa, virada pra casa do seu amigo, e obviamente o sinal em baixo ou atras não será muito bom, será bom apenas pra frente, e será melhor nos 60º frontais. Veja o angulo de emissão mais ou menos como uma bola de fogo sendo lançada pra frente:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         0900aecd806a1a3e_null_null_null_08_07_07-08.jpg
Visualizações:	412
Tamanho: 	141,4 KB
ID:      	54178

    Até dá pra usar omni, mas precisa ser omni boa (Aquario, Oiw, L-com, beeeeeeem mais caras), e Krazer até dá pra usar (Otimizando tudo esse WAP254E fica ruim, no default é péssimo), mas não dá pra usar isso no default, não é plug-and-play, tem que otimizar tudo, colocar tudo nos 2 ou 3º de angulo VERTICAL da omni, tem que ver o sinal notebook>omni e não apenas omni>notebook (Não serve pra NADA ver apenas isso), ajustar potencia pra evitar reflexos incomodando (Ou seja, 1000mW (Somente existe isso em modo B) não serve pra nada), ajustar altura pra não ter reflexos, ver se algum cabo específico não se sai muito ruim em antena com VSWR tão alto, enfim... omni é complicado otimizar, e mesmo com muito trabalho no maximo fica igual setorial, não tem vantagem no seu uso.

    (Ubnt e MK usam omni's de ganho tipo 2 a 5dBi, é absurdamente insano optar por algo tipo 12 ou 15dBi, não tem necessidade disso, em distancia maior aparece reflexo demais, e omni sofre demais com isso, se uma omni de 5dBi não resolver num radio bom (Não num krazer/kodama/abocom/firemax/aprouter com RTL8186) então precisa partir pra setorial)

  6. #6

    Padrão Re: KIT PCBA 1000MW + Antena 25DBI omni

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Qualquer CPE decente, tipo WOG212, mas é melhor algo com suporte a N, e DE PREFERENCIA usar modo N.
    Só adicionando: os WOG212 mais recentes vêm com chipset Atheros AR9331, o qual suporta modo N.

  7. #7

    Padrão Re: KIT PCBA 1000MW + Antena 25DBI omni

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Só adicionando: os WOG212 mais recentes vêm com chipset Atheros AR9331, o qual suporta modo N.
    Pior que é. A venda ainda tem o B/G:
    http://www.kabum.com.br/produto/1484...-12dbi-wog-212
    No site a descrição básica fala em B/G, no avançado fala em B/G/N
    http://www.intelbras.com.br/empresar...or/cpe/wog-212
    ... se não avisasse eu nunca veria isso.

  8. #8

    Padrão Re: KIT PCBA 1000MW + Antena 25DBI omni

    @jhonc já comentaram sobre omni de 25dbi. E você mesmo já chegou a esta conclusão com a pesquisa que fez.
    Então agora para começar a resolver o problema, não joga fora todo o "kit".
    Coloca uma omni decente e testa novamente.

    Porque digo isso? Porque tenho algumas pcba Krazer em uso já por mais de 5 anos.
    As últimas b/g/n funcionam perfeito. A Krazer pisou na bola quando resolveu não vender mais as pcba b/g/n. Só dentro das CPEs lacradas deles.
    Estas sim são muito ruins. E porque são ruins se a pcba é a mesma? Porque o sistema irradiante não presta. Daí a culpa cai na pcba.

    Tenho outras krazer jogadas num canto onde tem também OIW, UBNT, APRouter, etc etc.
    Depois de testar com uma antena boa e ainda apresentar o problema então você encosta a pcba Krazer. Mas sempre usa qualquer rádio com potencia mais baixa.

    A propósito: vejo muita gente se referindo ao rádio como antena. Especialmente as CPEs. Rádio é o equipamento ativo, eletrônico. Antena é o sistema irradiante, seja separado do rádio ou incluido dentro da caixa do equipamento.
    ...como configuro antena tal, ou minha antena travou, etc etc.? perguntam muitos.

    Antena é elemento passivo e desde que o cabo que alimenta ela, o pigtail esteja perfeito, que não esteja entrando água, mais nada pode ser feito com relação a antena. Ou presta ou não presta

  9. #9

    Padrão Re: KIT PCBA 1000MW + Antena 25DBI omni

    Eu concordo que vc fique chateado, agora querer que o cara devolva o dinheiro porque vc comprou um produto sem saber usa-lo ou sem saber pra que serve é problema seu e ele não tem obrigação de treinar ninguém, na verdade vc é do tipo que ta querendo se dar bem em tudo. Como por exemplo dividir a internet, sendo que deveria era assinar outra!

    O problema não é a omni e nem o Krazer, compra a cpe 2.4ghz 212 que estao indicando e vai funcionar normalmente, coloque o krazer como ap e a wog212 como cliente.

    Sem experiencia vc pode comprar até um airfiber 5Ghz que nao vai funcionar e outra coisa omni não envia sinal para notebook, tenho omni na minha torre e nos vizinhos o sinal é fraquissimo, no entanto tenho clientes com sinal execelente a 3km de distancia

  10. #10

    Padrão Re: KIT PCBA 1000MW + Antena 25DBI omni

    Citação Postado originalmente por Super Ver Post
    Eu concordo que vc fique chateado, agora querer que o cara devolva o dinheiro porque vc comprou um produto sem saber usa-lo ou sem saber pra que serve é problema seu e ele não tem obrigação de treinar ninguém, na verdade vc é do tipo que ta querendo se dar bem em tudo. Como por exemplo dividir a internet, sendo que deveria era assinar outra!

    O problema não é a omni e nem o Krazer, compra a cpe 2.4ghz 212 que estao indicando e vai funcionar normalmente, coloque o krazer como ap e a wog212 como cliente.

    Sem experiencia vc pode comprar até um airfiber 5Ghz que nao vai funcionar e outra coisa omni não envia sinal para notebook, tenho omni na minha torre e nos vizinhos o sinal é fraquissimo, no entanto tenho clientes com sinal execelente a 3km de distancia

    Bom dia Super... Descordo totalmente desse comentário seu... Dizer que eu estou querendo me aproveitar e se dar bem em tudo... é ridículo ... Tudo bem, pela falta de conhecimento, esse material comprado, não é o indicado, como vários outros usuários já comentaram...

    BLZ, se esse material funcionasse corretamente... eu não iria querer trocar, pegar meu dinheiro de volta e nada do tipo... como tantas compras que realizei pela internet... no quais os produtos eram diferentes do que eu precisava, quando eles chegaram, li a descrição dos produtos, o produto que eu comprei condizia ao anúncio... quem comprou errado fui eu... o problema então é meu... Isso é aceitável....


    Mas agora, eu compro um produto que não condiz o que está no anúncio:

    1º - O vendedor não me enviou nada comprovando a minha compra... só enviou o produto... sem nota fiscal, cupom, o que seja... ( alguém deve estar sonegando imposto, acredito eu)...

    2º - Depois de ler e ver alguns vídeos e alguns comentários neste tópico... Cheguei a conclusão de que não existe omni de 25DBI...(posso estar errado!)...
    Agora me diz, eu que quero me dar bem em tudo, sendo que não existe omni de 25dbi??? Isso é propaganda enganosa... comprei algo que não existe... quem está querendo se dar bem é o vendedor...



    3º - A antena não é homologada... tanto que hoje vi um comentário dizendo isso e não existe selo algum da anatel ou algo parecido... são antenas de fundo de quintal... é permitido esse tipo de venda?

    4 º - a PCBA é de 1000mw, eu não tenho conhecimento se é proibido a venda, para mim (usuários comum) ou empresa... eu não tenho essa informação... estou apenas indagando que possa haver um erro nisso...

    5º - Não vi nenhum selo da Anatel ou algo do tipo na PCBA... Não sei se é necessário ter selo na PCBA!!... mas na que comprei não tem... com certeza deve ser essas importação ilegais da china... principalmente por conta do preço...

    Aí eu te pergunto... será que sou eu que quero me dar bem em tudo... depois de algumas afirmações e alguns questionamentos... eu chego a conclusão de quem quer se dar bem é esse vendedor... Pois se o produto fosse realmente o que está escrito no anúncio, eu apenas iria tentar fazer ele funcionar corretamente, ou da melhor maneira possível para me atender... não iria querer meu dinheiro de volta...

    A falta de conhecimento me fez fazer besteira na compra... Mas não justifica dizer que quero me dar bem em tudo... eu posso estar errado na questão de dividir a internet... pois deve ter alguma lei a respeito...

    Mas garanto que existem mais leis que dizem que o que esse vendedor está fazendo é mais errado, do que o que estava pensando em fazer...


    A noite quando tiver tempo, comento os outros comentários... Obrigado a todos ATT MT...

  11. #11

    Padrão Re: KIT PCBA 1000MW + Antena 25DBI omni

    PCBA de 1000mW pode ser vendida, a legislação fala em limite EIRP, que é a potencia total, somando a potencia do roteador (1000mW, ou 30dBm) com o ganho da antena (25dBm) que nesse caso daria 55dBm, isso é probido usar (Limite de 40dBm EIRP em cidades menores) mas o roteador só tem 1000mW em modo B, e de qualquer forma ele tem configuração de potencia, em modo G ou N ele é limitado a 20dBm pelo que lembro, então em modo G você pode colocar uma antena de 12dBi que terá 32dB EIRP (20 + 12), perfeitamente legal em 8 milhões de Km² do brasil.

    A Krazer já homologou a WAP254E, se esse está sem selo não sei o motivo, nem vou perder tempo procurando se a homologação foi revogada (Precisa renovar, dependendo da modalidade de homologação, a cada ano), mas enfim, Krazer não é uma maravilha mas não é produto de fundo de quintal. Os modelos N são realmente bons. Os B/G eram terríveis (Em 2007 talvez eram otimos, em 2011 já estavam antiquados).

    Sobre omni de 25dBi, é perfeita fabricavel. Terá muita onda estacionária, o desempenho será um lixo, mas GANHO de 25 ou 50dBi é perfeitamente conseguível.
    Antena tem muitas características, GANHO é apenas UMA delas, omni grande (Acima de 15dBi) terá péssimo rendimento operacional por conta de onda estacionária alta (vswr), variação na fabricação (Quanto mais elementos, mais chance percentual de um deles estár fora demais das dimensões), ganho desuniforme nos canais (13dBi em 2412MHz, 18dBi em 2462MHz...), alias, o VSWR varia muito conforme os canais em antena grande, e cada UNIDADE fabricada costuma ter ganho e vswr melhores em uma frequencia específica (Que raramente é a mesma). Essa omni de 25dBi pelo visto é nominada na base do chute: Com 5 elementos você tem 5dBi, com 8 elementos tem 8dBi, então com 25 elementos terá 25dBi. Na prática deve variar de 22 a 28dBi, imagino, mas ninguém serio meche com isso porque vswr alta atrapalha tudo, não adianta ter ganho grande se tiver vswr alta (1:1,9, por exemplo, mas essa omni deve ter algo insuportável tipo 1:2,5) porque o throughput será o mesmo que com antena de menor ganho e sinal baixo.

    Eu já acho burrice usar antena de 15dBi, que dirá 25! Fabricante serio tipo Mikrotik, Cisco, Linksys, Draytek, usam antenas omni pequenas, de 2 a 5dBi, nunca lançaram produto com antena maior que 9dBi, porque ganho de antena não é solução pra muita coisa, só leigo se engana com isso (Tipo potencia, seja de roteador, seja de som em carro ridículo, a potencia é só 1 fator de varios, leigos infelizmente se contentam em olhar só pra 1 fator, como se a web cobrasse por informação).

    O fato da antena não ter homologação torna ilegal sua venda realmente, a legislação é essa e quem não concorda deve entrar na vida política pra alterar isso (Geralmente são pessoas sem capacidade pra isso) ou se mudar pra alguma republiqueta das bananas aqui na America do Sul que não tenha legislação do tipo (Mas sempre tem). Mas... não é a homologação que garante qualidade, a antena pode se homologada pra uso X ou Y, numa modulação de digamos DSSS, e se vendida como B/G/N. Fora que a homologação não leva em conta desempenho, uma antena de vswr alto recebe homologação normalmente, a legislação normativa é mais política do que técnica, tem muito produto de fundo de quintal melhor que produto de linha de fabricação grande (Que tem que levar questões comerciais em conta, raramente o empresario consegue fabricar o que ele mesmo usaria), infelizmente não é o caso da maioria das omni caseiras.
    (Exceto talvez as omni de slot, essas são pra qualquer zé-oreia fabricar)

  12. #12

    Padrão Re: KIT PCBA 1000MW + Antena 25DBI omni

    @rubem Obrigado pela ajuda... Suas respostas foram muito boas... com elas conseguir sanar diversas dúvidas... junto com as respostas dos outros usuários

    Se mais alguém tiver algo a acrescentar...


    Até mais...