+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Instalação de um AirFiber5 (AF5) com problema

    Salve pessoal do Under.

    Estou realizando a instalação para testarmos o AirFiber5 (AF5) entre duas cidades que dá 11km de enlace, visada limpa e fácil.

    Fiz a configuração do rádio em Bancada com Tx = 40Mhz e RX = 20Mhz com 30 dB de Potência (Máxima no Country Brasil) porém não conseguimos fechar o enlace, nem se quer um vestigio de sinal. Mudamos o país liberando até 47 dB de potencia na qual conseguimos conectar e iniciar o alinhamento, porém não consegui bons resultados no alinhamento. Cheguei a baixar a potencia para 43 dB e Tx = 10Mhz e RX = 10Mhz poré mesmo após dois dias de tentativas de alinhamento não melhoramos praticamente nada.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot - 21-08-2014 - 12:55:08.png
Visualizações:	650
Tamanho: 	95,4 KB
ID:      	54195

    A quem já o utilizou ou quem possa dar uma dica de onde possa estar errando ou quais seriam os fatores que estão nos prejudicando ficarei mui grato.

    Obs.: Local possui bastante interferência e já realizei a troca de vários canais.
    A potencia chega ser assustador chegar a 47 dB pois isso da cerca de 50W .... é isso mesmo?

    Saudações.

  2. #2

    Padrão Re: Instalação de um AirFiber5 (AF5) com problema

    Vê ai com o Pirigoso, ele pode te dar algumas dicas.

  3. #3

    Padrão Re: Instalação de um AirFiber5 (AF5) com problema

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         10425489_1535935726629348_6466565167091830682_n.jpg
Visualizações:	378
Tamanho: 	54,3 KB
ID:      	54199

    cara da uma olhada no seu canal, paiz porto rico libera 47dbm de potencia


    lembre-se que o remote e o que a antena do outro lado esta recebendo e o local e o que vc esta recebendo do outro lado, entao sempre faca alinhamento pensando nisso quando vc melhora o remote vc ajusto a sua antena e vice verca

    estou de cama e vou fechar um enlace de 44km so para testar mesmo, comece em 10mhz e de preferencia coloca modo half assim vc foca mais rapido e depois de ajustada vc muda para full e faz o alinhamento fino

    uma coisa que ficou confuso para mim foi os 3 campos de frequecy, foi onde perguntei pro chadi e ele me falo para colocar 0


    TX Frequency 1: (MHz) Current State: Operating
    RX Frequency 1: (MHz)
    TX Frequency 2: (MHz)
    RX Frequency 2: (MHz)
    TX Frequency 3: (MHz)
    RX Frequency 3: (MHz)


    coloque tudo 0 n 2 e no 3

    modulacao vc deixa automatico 1024qam

  4. #4

    Padrão Re: Instalação de um AirFiber5 (AF5) com problema

    Obrigado Pirigoso pela ajuda e melhoras a você, serei compreensivo a sua disponibilidade de responder o tópico ....

    vamos lá....


    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    cara da uma olhada no seu canal, paiz porto rico libera 47dbm de potencia
    Referente o Pais, estou utilizando Estado Unidos que também libera 47db de potencia, após um primeiro alinhamento consegui baixar para 43db.


    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    lembre-se que o remote e o que a antena do outro lado esta recebendo e o local e o que vc esta recebendo do outro lado, entao sempre faca alinhamento pensando nisso quando vc melhora o remote vc ajusto a sua antena e vice verca
    Sim, estou fazendo dessa maneira sim


    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    modulacao vc deixa automatico 1024qam
    Esta dessa forma também


    Comecei o alinhamento com 10Mhz sim, inclusive a imagem que postei esta com esta largura.


    As dúvidas são as seguintes:
    * Existe algum segredinho (dica) para alinhamento dessas antenas? Pois você tem um enlace de 34km com sinal -72 enquanto estou chegando com 11km a -63/-75 instável.

    * A potência nem podemos utilizar com o valor de 47db, uma que está extremamente longe do permitido pois 47db chega a praticamente 50w o que é muita coisa mesmo, outra é que isso gerará um ruído muito alto. Hoje mesmo derrubei dois enlaces de Core meu e duas setorias por completo ao jogar a potência em 47 que nem estava no mesmo canal ...rsrs .

    * Qual é o angulo de abertura dessa antena? Procurei no datashet mas encontrei apenas "Beamwidth 6°", no caso é isso mesmo 6°? Se for salvo isso, essa é a mesma abertura da RocketDish.


    Saudações

  5. #5

    Padrão Re: Instalação de um AirFiber5 (AF5) com problema

    tenta nao usar 5.8 e se usar use o mais distante 5.28, configure a antena de modo nao passar full e sim somente o que vc mais precisa download, ai vc prioriza a banda para 50Mhz, e upload 10mhz vai sobrar canal e a antena vai dar o que vc precisa


    no meu caso uso transito e sou transito por isso nao segui o que passei para vc, e por isso nao me serviu este enlace


    pela sua imagem o remote ta alinhado bem mas o seu lado nao,pois vc nao esta transmitindo um sinal legal para ele


    Dica utilize o Airview nos 2 lados para saber melhor canal usar no espectro


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         af501-4.jpg
Visualizações:	465
Tamanho: 	218,9 KB
ID:      	54208
    Última edição por Pirigoso; 21-08-2014 às 20:45.

  6. #6

    Padrão Re: Instalação de um AirFiber5 (AF5) com problema

    Pirigoso (ou alguém que possa responder), é normal no AirFiber Precisar de 47dB para manter o enlace UP. É uma potencia muito alta. Você tem conhece algum caso com aproximadamente 11km para sabermos a relação Potência com o Nível de Sinal?

    Para 34km utilizar 47db para conseguir fechar é compreensivo mas para 11km ter que usar também 43db é exagero (na minha opnião) ...

    Curiosidade: Qual o nível de interferência que você possui nesse enlace?

    Saudações

  7. #7

    Padrão Re: Instalação de um AirFiber5 (AF5) com problema

    Pirigoso .... você teve muito trabalho para alinhar este enlace? O Alinhamento da antena é muito fino?

    Saudações

  8. #8

    Padrão Re: Instalação de um AirFiber5 (AF5) com problema

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Salve pessoal do Under.

    Estou realizando a instalação para testarmos o AirFiber5 (AF5) entre duas cidades que dá 11km de enlace, visada limpa e fácil.

    Fiz a configuração do rádio em Bancada com Tx = 40Mhz e RX = 20Mhz com 30 dB de Potência (Máxima no Country Brasil) porém não conseguimos fechar o enlace, nem se quer um vestigio de sinal. Mudamos o país liberando até 47 dB de potencia na qual conseguimos conectar e iniciar o alinhamento, porém não consegui bons resultados no alinhamento. Cheguei a baixar a potencia para 43 dB e Tx = 10Mhz e RX = 10Mhz poré mesmo após dois dias de tentativas de alinhamento não melhoramos praticamente nada.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot - 21-08-2014 - 12:55:08.png
Visualizações:	650
Tamanho: 	95,4 KB
ID:      	54195

    A quem já o utilizou ou quem possa dar uma dica de onde possa estar errando ou quais seriam os fatores que estão nos prejudicando ficarei mui grato.

    Obs.: Local possui bastante interferência e já realizei a troca de vários canais.
    A potencia chega ser assustador chegar a 47 dB pois isso da cerca de 50W .... é isso mesmo?

    Saudações.

    Como ficou o calculo de propagação? consegue a primeira zona de fresnel livre? Aparentemente voce nao tem boas condiçoes de propagação.

  9. #9

    Padrão Re: Instalação de um AirFiber5 (AF5) com problema

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Pirigoso .... você teve muito trabalho para alinhar este enlace? O Alinhamento da antena é muito fino?

    Saudações
    2 visitas em cada alinhamento

    primeiro vc ajusta horizonte pra vc e fácil enxerga o outro lado a olho, depois ajusta vertical

  10. #10

    Padrão Re: Instalação de um AirFiber5 (AF5) com problema

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Como ficou o calculo de propagação? consegue a primeira zona de fresnel livre? Aparentemente voce nao tem boas condiçoes de propagação.
    Propagação não está boa, está excelente ... antenas lado A a 35m e Lado B a 40m com visada direta sem nenhuma obstrução e fresnel 100% livre.

  11. #11

    Padrão Re: Instalação de um AirFiber5 (AF5) com problema

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    2 visitas em cada alinhamento

    primeiro vc ajusta horizonte pra vc e fácil enxerga o outro lado a olho, depois ajusta vertical
    Hoje foi a terceira visita e fui pessoalmente realizar o alinhamento, sem melhora ... estamos começando a acreditar que uma das antenas pode ter vindo com problema.

    Mediante os testes estamos norteados a dois novos testes:

    1° - Inverter a posição dos rádios para analisarmos se o problema de sinal acompanha os Rádios ou permanece no ambiente.

    2° - Comprar mais um rádio para substituir os lados para encontrar possível problema no Rádio.

    Sem dúvida faremos os testes do menos para o mais custoso.

    Se houver mais alguma dica sou grato, do mais posto os resultados conforme os testes forem sendo executados.

    Saudações.

  12. #12

    Padrão Re: Instalação de um AirFiber5 (AF5) com problema

    É facil ver que esta com problema de propagação!!! a perda em espaço livre é de -128dB (segundo disse esta com pelo menos 0,67% da 1° zona fresnel livre).
    Se esta transmitindo com 43dBm (um exagero) deveria receber pelo menos -40 dBm. No seu post posso ver que sinal recebido é -66dBm na melhor situação. 26dB a menos!!!!

  13. #13

    Padrão Re: Instalação de um AirFiber5 (AF5) com problema

    Amigos, estou acreditando mais em um problema de Hardware, pois no quesito configuração, canal, etc .... fizemos inúmeros testes.

    Fresnel, totalmente livre.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot - 26-08-2014 - 10:04:24.png
Visualizações:	201
Tamanho: 	50,7 KB
ID:      	54270

    Vale ressaltar que este enlace de AF5 esta substituindo um enlace de RB800 + R52Hn + ALGCom de 30dBi que esta excelente passando 200Mb em teste e 150Mb efetivo de Link + Upload.

    Saudações

  14. #14

    Padrão Re: Instalação de um AirFiber5 (AF5) com problema

    Godoy, boa noite

    Veja a versão de seu Firmware pois se for inferior a 2.1 terá problemas de potencia no equipamento em algumas frequencias.

    Outro detalhe muito importante é que a UBNT cometeu um erro na hora de se expressar no data Sheet e nas informações que aparecem em seu software pois o AF5 tem no máximo 50 dBm agregados ou seja somados potência de transmissão + ganho da antena.
    Dessa forma a potência do AF5 é de no máximo 27 dBm isso dependendo da região selecionada e canal utilizado.
    Assim o Air Fiber 5 tem:
    27 dBm de potência.
    23 dBm de ganho na antena.

    Para finalizar apenas poucos canais permitem utilizar os 27 dBm de potência assim gerando muita dificuldade em se trabalhar em locais com muita interferência.

  15. #15

    Padrão

    Amigos .... Confirmado, o problema da instabilidade do sinal (conforme suspeita) era problema no Hardware pois pedimos mais uma peça e substituímos o Lado Slave e refizemos alinhamento, o problema continuou o mesmo.


    Pegamos o rádio retirado do Lado Slave e reconfiguramos e trocamos com o Rádio Master e refizemos alinhamento. Problema resolvido. A instabilidade já foi resolvida apenas com a substituição do rádio o realinhamento foi para afina-lo o máximo possível.


    Nova Batalha:


    Agora estou realizando testes de configuração pois preciso fechar com 40Mhz para DownLoad e 10Mhz para UpLoad e até agora consegui:
    20Mhz para DownLoad com capacidade de 170Mb (com pequenas oscilações)
    10Mhz para UpLoad com capacidade de 88Mb (estável)

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AF5-quase.png
Visualizações:	320
Tamanho: 	113,6 KB
ID:      	54737

    Qualquer troca de canal é perigosa pois já derrubei alguns POPs e Enalces ... agora já esta um pouco menos complexo, porém acredito que o detalhe de não conseguir fechar os 40Mhz para DownLoad ainda é canal. ....

    Saudações