+ Responder ao Tópico



  1. #81

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    Eu não tive resposta, nem solicitação no skype recentemente.

  2. #82

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    Opa @SantiagoMG obrigado pelas informaçoes isso poderá ser discutido nas assembleias da associaçao se for viavel, nao sei dos dados de quantas sub-faixas sobraram e se isso nos atenderia entao temos que nos inteirar mas obrigado pelos dados ...

  3. #83

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    Citação Postado originalmente por dmarcio Ver Post
    Eu não tive resposta, nem solicitação no skype recentemente.
    @dmarcio eu informei que iria chamar em ordem de chegada na lista meu irmao e houve os contratempos da queimada que informei aqui ontem, no email que enviarei na chamada para a video conferencia é quando o pessoal vai mandar a resposta do email com o nome Skype blz amigao ....

    eu vi seu email la com seu nome skype a sercretaria nao respondeu pq eu a informei que iria mandar os emails para os nomes skype , pode aguardar acho que amanha vou ter mais tempo aqui hoje grande parte do fogo ja foi controlado .

  4. #84

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    Ok ok... Mas também disse que quem não tivesse recebido resposta era pra se manifestar aqui no tópico... Então achei que fosse o meu caso... Não houve intensão de "bagunçar" o sistema, até porque o desejo é de contribuir com o grupo. Rs...

    Citação Postado originalmente por speedpc Ver Post
    @dmarcio eu informei que iria chamar em ordem de chegada na lista meu irmao e houve os contratempos da queimada que informei aqui ontem, no email que enviarei na chamada para a video conferencia é quando o pessoal vai mandar a resposta do email com o nome Skype blz amigao ....

    eu vi seu email la com seu nome skype a sercretaria nao respondeu pq eu a informei que iria mandar os emails para os nomes skype , pode aguardar acho que amanha vou ter mais tempo aqui hoje grande parte do fogo ja foi controlado .

  5. #85

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    Saudaçoes provedores do under estava viajando para expansao da empresa entao estava muito atarefado esta ultima semana por isso dei uma sumida boa, mas volto com boas noticias para a associaçao, tinham algumas duvidas que estavam pendentes sobre como iria funcionar a politica de uso da licença entre os associados e eu e os advogados entramos em umA soluçao que será discutida e apresentada aos associados em reunioes via video conferencia .

    -- Primeiro ponto de duvida era se poderiamos com somente uma lincença para por exemplo uma populaçao de 46 milhoes de habitantes em regioes diferentes do Brasil trabalhar com varias empresas diferentes na mesma licença 3.5ghz, a resposta é sim podemos de acordo com a resoluçao em vigor 537 .

    Capitulo 2
    § 1º No processo de autorização das subfaixas descritas na Tabela 1 do Anexo,
    deverá ser considerada a evolução dos sistemas móveis, em particular as evoluções futuras dossistemas autorizados em decorrência da Resolução nº 454, de 11 de dezembro de 2006, ou outraque venha a substituí-la.


    § 2º A uma mesma Prestadora, sua coligada, controlada ou controladora, em uma mesma área de prestação de serviço, somente serão autorizadas as subfaixas de radiofreqüênciasda Tabela 1 do Anexo, até o limite máximo total de 45 MHz.

    A segunda duvida era entre valores ,qual seria o pior cenario e chegamos a uma conclusao o valor para o pior cenario seria de 18 milhoes de reais pagos em 10 anos no nosso caso para no minimo de 150 provedores que teriam direito por acordo entre os associados de prestaçao em uma regiao especifica . (LEIAM O PDF paginas 5 e 6 para valores do licenciamento.) Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         FIN383.pdf
Visualizações:	80
Tamanho: 	307,8 KB
ID:      	54661


    Esta semana estou com mais tempo e vou chamar a galera para uma renuiao via video conferencia COMO HAVIA PROMETIDO . Desculpem pela demora .

    Douglas da SPEED PC WIRELESS ...

  6. #86

    Padrão

    Padrao 802.16m o "WIMAX 2" ja vem sendo utilizado no Japao em Toquio, a empresa UQ WIMAX ( http://www.uqwimax.jp ) ja tem sucesso com o WIMAX 2 e as velocidades oferecidas ja sao maiores que as do LTE em 800mhz utilizado em Toquio .


    O WIMAX2 utiliza a frequencia 2.6ghz a 20mhz em Toquio a empresa UQ WIMAX promete velocidades de ate 110mbps para o Wimax2 em media as velocidades ja estao sendo de ate 30mpbs, da uma olhada nesse video adiante o video para 4:45 esta tudo em japones é aonde o cliente faz o teste no speedtest.net .


    O dispositivo movel da UQ WIMAX mais utilizado e o "wifi walker NAD11" da NEC
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NAD11_01444.jpg
Visualizações:	269
Tamanho: 	38,7 KB
ID:      	54675Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NAD11_FT_06.jpg
Visualizações:	206
Tamanho: 	82,6 KB
ID:      	54676Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nad11-01.jpg
Visualizações:	184
Tamanho: 	127,8 KB
ID:      	54677
    Especificaçoes do produto COLOQUE NO GOOGLE CHROME E MANDAR TRADUZIR:
    http://www.necat.co.jp/wimax/support...ad11/spec.html

    Pelo jeito que as coisas andam no LTE que as operadoras de celular ja fizeram o compromisso de utilizacao por causa da boa compatibilidade com o GSM E HPSA seguirá para as grandes teles e o WIMAX2 sobrará para nos em um futuro que creio eu nao muito longínquo .
    Agora eu pergunto para os amigos e a fibra vai ficar para o que mesmo ?????? Cliente final??????
    Fica a pergunta e a dica .....
    Outro video de demostraçao adiantar até 8:20 min. tudo em japones .

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wimax 2.png
Visualizações:	229
Tamanho: 	369,5 KB
ID:      	54681 .

  7. #87
    Ricardo Romero Avatar de ricromero
    Ingresso
    Apr 2008
    Localização
    São Paulo / Interior
    Posts
    923

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    E ai ??? O assunto morreu? Não se comenta mais nada

  8. #88

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    Alguma novidade?

  9. #89

    Padrão

    O @speedpc reportou que andava com muito trabalho e por isso ia devagar... mas não estava parado.

    Ampliando a questão do aumento de banda por parte dos usuários, ontem estava vendo um doc no NatGeo sobre 3G/4G.
    O doc reportava a situação em Londres. Nós imaginavamos que lá a coisa era muito, mas muito superior...
    Não é tão diferente não. Eles tem os mesmos problemas que nós com relação a acessos.
    A apresentadora fez um teste rápido. Colocou dois equipamentos na mesa e disparou o acesso ao mesmo arquivo. Enquanto no 4G já estava na tela rodando, o 3G estava lá ainda carregando o arquivo.
    E o 4G no reloginho atingindo 87mbps..

    Depois entrevistando várias pessoas, a reclamação é a mesma. Demora muito...no 3G.. ( imaginem nós aqui, então..)
    Não que demore tanto, mas é que a maioria nem conheceu o tempo da discada.
    Tudo anda a passos acelerados hoje em dia. O consumidor quer tudo na ponta dos dedos imediatamente.
    Os conteúdos são papa-banda... não há banda que chegue. E amanhã serão mais exigentes ainda.
    Por outro lado a questão da adequação das operadoras a tudo isso também é complicada. Elas não estão conseguindo acompanhar o desenvolvimento acelerado.
    Como disse uma pessoa, aqui em Londres até chegar fibra a todo canto vai demorar muito por isso o 4G é a esperança deles.
    Se lá é assim, imaginem no Brasil. Então a fibra não vai ser tudo aquilo que se gostaria em termos de infraestrutura. Vai ter que ter o wireless em grande estilo.

    E o 4G com certeza vai suprir esta lacuna entre a necessidade de consumir banda e a capacidade de expansão das estruturas.
    Mostrou um penmodem da Sansung, com um logo 4G bem grande estampado.
    E fazendo o maior sucesso.

    Mas para nós, 4G, LTE etc etc é ainda uma "mosca branca". Quando muito um Wimax. E já vai ficar de bom tamanho... seja pelo menor investimento, seja pelo que vai se conseguir de banda.

    Agora a grande questão é: como conseguir a liberação da faixa apropriada para isso?
    Pelo que o @speedpc postou, equipamento já está disponível lá fora... Se não houver uma pressão interna a coisa não vai mesmo... e individualmente ou só participando em forum não vamos ter este poder de pressão... precisamos é ter representatividade e para isso não basta só boa vontade. Precisa haver recursos, precisa haver coesão de ideias. Terminar com este negócio que o concorrente quer nos prejudicar.
    Na prática isso acontece, ele quer mesmo nos arrebentar, só que ele não se dá conta que vai continuar lutando isoladamente, pensando só no seu "cocho" de alimentação. Pode até derrubar seu provedor vizinho mas não está vendo que os grandes estão se articulando, tem representatividade e pior de tudo, vemos o poder público embarcando neste navio e dizendo que vai proporcionar acesso universalizado a rede mundial.

    E com o tempo ele, "concorrente vitorioso" entre os provedores independentes também vai estar sozinho e vai dar com os burros n'agua, pois não vai aguentar a concorrência dos grandes. E daí vai fugir para onde?
    Que música para os ouvidos do consumidor, que "tlin, tlin" para os cofres dessas empresas são estas declarações dos políticos.

    Mais um pouco e o "bonde passou" e os pequenos vão mais uma vez ficar a margem da história.
    Esta mentalidade que existe na maioria dos pequenos precisa mudar... Teu concorrente não é teu vizinho provedor. Teu concorrente é uma grande tele.
    Não adianta dizer que teu provedor tem um bom serviço, qualidade, atendimento etc etc... O atendimento da OI é péssimo e assim mesmo eles estão captando clientes a passos largos...
    É o poder do grande se fazendo valer. Teu serviço pode ser nota 10 mas se tu não tiver poder de oferecer planos cada vez maiores, vai ficar para trás.
    Se tu não tiver como acompanhar principalmente a tecnologia wireless vai ficar também... não se iludam, nem só de fibra vive um provedor. O ideal seria um mix de meios para atingir um objetivo que é oferecer mais banda.

  10. #90

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    Boa tarde galera e saudaçoes!!!!! O projeto WIMAX para pequenos provedores em faixa de frequencia 3.5ghz esta de pé ainda, o negocio não morreu e chegamos ate uns 72 associados e parou de chegar solicitaçoes como eu disse anteriormente o projeto da 3.5ghz para PTMP seria por volta de R$18.000.000 pagos em 10 anos isso daria cerca de 1000 reais mensais para cada um dos 150 associados mas o que precisamos tb é que estes provedores nao atuem na mesma cidades, isso nos daria maior competitividade em termo nacional do projeto 4G das grandes teles poderiamos criar um mapa de cidades que atuam com o Wimax assim os nossos clientes poderiam ter a opçao de quando sair da area de cobertura da empresa da cidade que ele reside, ele possa encontrar na cidade que ele visita uma empresa da associaçao que tenha WIMAX 3.5ghz disponivel para uso temporario como um plano hotspot temporario isso nos daria uma senhora vantagem contra as grandes teles, entao entendendo um pouco da dificuldade de conseguir os provedores LICENCIADOS e tb em cidades estrategicas para o bem da associaçao e perpetuaçao de seu futuro . No mais galera estou realmente meio ocupado por motivo do projeto 802.11AC que estou implantanto na empresa hj graças a Deus atuamos em 6 cidades e somente dentro da cidade que eu resido e onde comecei tudo, tenho 8 enlaces para trocar para preparaçao da rede wireless PTMP AC estou com alguns problemas em termo de falta de equipamento AC no mercado e quando acha é caro demais mas estamos indo devagar, no mais galera estamos a procura de mais provedores para a associaçao e uns dos grandes problemas que tenho visto é a falta de informaçao de muitos provedores acerca do WIMAX isso dificulta um pouco a procura por empresas licenciada .

  11. #91

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    O @speedpc reportou que andava com muito trabalho e por isso ia devagar... mas não estava parado.

    Ampliando a questão do aumento de banda por parte dos usuários, ontem estava vendo um doc no NatGeo sobre 3G/4G.
    O doc reportava a situação em Londres. Nós imaginavamos que lá a coisa era muito, mas muito superior...
    Não é tão diferente não. Eles tem os mesmos problemas que nós com relação a acessos.
    A apresentadora fez um teste rápido. Colocou dois equipamentos na mesa e disparou o acesso ao mesmo arquivo. Enquanto no 4G já estava na tela rodando, o 3G estava lá ainda carregando o arquivo.
    E o 4G no reloginho atingindo 87mbps..

    Depois entrevistando várias pessoas, a reclamação é a mesma. Demora muito...no 3G.. ( imaginem nós aqui, então..)
    Não que demore tanto, mas é que a maioria nem conheceu o tempo da discada.
    Tudo anda a passos acelerados hoje em dia. O consumidor quer tudo na ponta dos dedos imediatamente.
    Os conteúdos são papa-banda... não há banda que chegue. E amanhã serão mais exigentes ainda.
    Por outro lado a questão da adequação das operadoras a tudo isso também é complicada. Elas não estão conseguindo acompanhar o desenvolvimento acelerado.
    Como disse uma pessoa, aqui em Londres até chegar fibra a todo canto vai demorar muito por isso o 4G é a esperança deles.
    Se lá é assim, imaginem no Brasil. Então a fibra não vai ser tudo aquilo que se gostaria em termos de infraestrutura. Vai ter que ter o wireless em grande estilo.

    E o 4G com certeza vai suprir esta lacuna entre a necessidade de consumir banda e a capacidade de expansão das estruturas.
    Mostrou um penmodem da Sansung, com um logo 4G bem grande estampado.
    E fazendo o maior sucesso.

    Mas para nós, 4G, LTE etc etc é ainda uma "mosca branca". Quando muito um Wimax. E já vai ficar de bom tamanho... seja pelo menor investimento, seja pelo que vai se conseguir de banda.

    Agora a grande questão é: como conseguir a liberação da faixa apropriada para isso?
    Pelo que o @speedpc postou, equipamento já está disponível lá fora... Se não houver uma pressão interna a coisa não vai mesmo... e individualmente ou só participando em forum não vamos ter este poder de pressão... precisamos é ter representatividade e para isso não basta só boa vontade. Precisa haver recursos, precisa haver coesão de ideias. Terminar com este negócio que o concorrente quer nos prejudicar.
    Na prática isso acontece, ele quer mesmo nos arrebentar, só que ele não se dá conta que vai continuar lutando isoladamente, pensando só no seu "cocho" de alimentação. Pode até derrubar seu provedor vizinho mas não está vendo que os grandes estão se articulando, tem representatividade e pior de tudo, vemos o poder público embarcando neste navio e dizendo que vai proporcionar acesso universalizado a rede mundial.

    E com o tempo ele, "concorrente vitorioso" entre os provedores independentes também vai estar sozinho e vai dar com os burros n'agua, pois não vai aguentar a concorrência dos grandes. E daí vai fugir para onde?
    Que música para os ouvidos do consumidor, que "tlin, tlin" para os cofres dessas empresas são estas declarações dos políticos.

    Mais um pouco e o "bonde passou" e os pequenos vão mais uma vez ficar a margem da história.
    Esta mentalidade que existe na maioria dos pequenos precisa mudar... Teu concorrente não é teu vizinho provedor. Teu concorrente é uma grande tele.
    Não adianta dizer que teu provedor tem um bom serviço, qualidade, atendimento etc etc... O atendimento da OI é péssimo e assim mesmo eles estão captando clientes a passos largos...
    É o poder do grande se fazendo valer. Teu serviço pode ser nota 10 mas se tu não tiver poder de oferecer planos cada vez maiores, vai ficar para trás.
    Se tu não tiver como acompanhar principalmente a tecnologia wireless vai ficar também... não se iludam, nem só de fibra vive um provedor. O ideal seria um mix de meios para atingir um objetivo que é oferecer mais banda.
    @1929 sempre com palavras sabias meu caro isso ai temos que oferecer planos maiores para "TENTAR" concorrer com as grande teles e exatamente é isso ai meu caro tem provedor infelizmente que acha que vai poder ficar provendo planos de de 1 a 5 megas pra sempre o caminho é esse meu caro nos unir para criamos uma rede " 4G WIMAX" COM PLANOS ILIMITADOS e planos residencias mais robustos 10, 20 ,30MB com celulas AC e planos moveis atraves da associaçao e com a ajuda de todos o provedores da associaçao criar opçoes para nossos clientes de quando sair de nossa area de cobertura tenha um provedor da associaçao para o atender na cidade que o cliente visita assim meu caro podemos crescer e sobreviver nesse mercado desleal de telecomunicaçoes ...

  12. #92

    Padrão

    Citação Postado originalmente por speedpc Ver Post
    @1929 sempre com palavras sabias meu caro isso ai temos que oferecer planos maiores para "TENTAR" concorrer com as grande teles e exatamente é isso ai meu caro tem provedor infelizmente que acha que vai poder ficar provendo planos de de 1 a 5 megas pra sempre o caminho é esse meu caro nos unir para criamos uma rede " 4G WIMAX" COM PLANOS ILIMITADOS e planos residencias mais robustos 10, 20 ,30MB com celulas AC e planos moveis atraves da associaçao e com a ajuda de todos o provedores da associaçao criar opçoes para nossos clientes de quando sair de nossa area de cobertura tenha um provedor da associaçao para o atender na cidade que o cliente visita assim meu caro podemos crescer e sobreviver nesse mercado desleal de telecomunicaçoes ...
    AS palavras e idéias são boas e bonitas, espero que consigam seguir adiante. Ainda somos muito pequenos para nos juntar ,as estou acomapanhando de perto.

  13. #93

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    Bom dia pessoal, tenho fé que iremos em frente, aqui estamos pondo as contas em dia, pagando todos os impostos certinho, e mostrando ao banco as receitas que entra, (eles não são bobos, na hora de emprestar grana isso é que conta) e por isso estamos fazendo o dever de casa, atualmente ja oferecemos com NANOBEAM de 22 até 2km passando 15mbps nos clientes com visada limpa, e tem dado certo, só tem que Dimensionar bem com mais antenas setoriais e mais Pequenas outros POPs, o pessoal do banco já sinalizou o BNDES para financiamento de equipamentos, resolvemos dar uma segurara mais um pouco para ver o que vem por aí.
    No mais por enquanto é fazer chegar fibra em cada POP e link dedicado de qualidade com redundância.
    Vamos em frente amigos, somos pequenos mas não iremos ser pisados pelas GRANDES teles.

  14. #94

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    AS palavras e idéias são boas e bonitas, espero que consigam seguir adiante. Ainda somos muito pequenos para nos juntar ,as estou acomapanhando de perto.
    Amigo @gabrielest pequenos provedores com carteira de 300 a 400 clientes isso contando que os que temos em lista a maioria ja passaram neste patamar, e muito; mas vamos lá: 150 provedores podemos ter um poderio de verba de R$500.000 mesais sem apertar ninguem isso seria R$6.000.000 ano , com esses numeros podemos conseguir sem apertar nenhuma das empresas da associaçao licenças para faixas de frequencias especificas para trabalharmos tranquilos no caso agora a 3.5ghz e sem contar que com esse poderio de verba juntos conseguiremos comprar equipamentos em um valor expressivamente mais baixo, equipamntos WIMAX (802.16) ou em 802.11 que nos já ultilizamos no momento, temos a rede wireless AC que todos nos vamos ter que mudar para continuarmos vivos no mercado e logicamente com uma metodologia de cobertura por setor diferente que muitos utilizam no momento e com esse poderio de verba poderemos tambem começar um projeto serio de implementaçao de TV para nossos clientes. Amigo juntos somos mais forte e podemos fazer frente as grandes teles .

  15. #95

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    Acho que vede se criar uma ata, com nome e dados de cada pessoa que venha a fazer parte da associação, para depois não reclamar. Estou dentro.

  16. #96

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Acho que vede se criar uma ata, com nome e dados de cada pessoa que venha a fazer parte da associação, para depois não reclamar. Estou dentro.
    concordo, tambem estou dentro.

  17. #97

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Acho que vede se criar uma ata, com nome e dados de cada pessoa que venha a fazer parte da associação, para depois não reclamar. Estou dentro.
    Pessoal estamos fazendo uma lista com todas as empresas interessadas, mas na realidade o projeto inicial da associaçao é licenciamento da 3.5ghz para uso de 802.16 NLOS e como disse anteriormente vai haver uma seleçao para que pelo menos no inicio da associaçao nao haja 2 empresas na mesma cidade isso é importante para o sistema unificado das empresas para distribuiçao do WIMAX de forma NACIONAL, o numero de 150 empresas licenciadas é um numero minimo que precisamos mas logico que se for necessário este numero pode passar e muito de 150 empresas, o caso de nao se criar uma lista e publicá-la seria para nao expor as empresas interessadas, como cidades que elas provêem internet; Muitas empresas nao querem atrair mais concorrência para suas cidades de cobertura . E aproiveitando a mensagem tem muita gente "nao licenciada" nos enviando email o que precisamos é de empresas licenciadas e no presente momento temos somente 72 e quando chegarmos num patamar de 150 interessados vai haver a seleçao por cidades de estados e vamos informar quais sao as cidades e estados que estamos procurando provedor e tb nos vamos procurar por nós mesmo atraves do STEL Anatel a lista de empresas licenciadas do Brasil coisas que ja estamos fazendo . As empresas nao licenciadas que tem interesse no projeto por favor se legalizem, nao tem o porque ficar ilegal com o valor que a Anatel esta fazendo no momento da SCM 045 . LEGALIZEM-SE PORQUE UNIDOS SOMOS MAIS FORTE .

  18. #98

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    Eu tenho visto a empolgação do pessoal nesse tópico com relação ao uso do Wimax e também tenho ficado empolgado.

    Porém eu estou percebendo uma coisa: Até agora não temos nenhum case, ninguém ainda testou os equipamentos. Será que realmente funciona da forma como foi anunciado pelo fabricante. Será que vai possibilitar conexão sem linha de visada para dispositivos móveis? Será que esse rádio Alvarion vai conseguir chegar próximo do que é possível com uma conexão 4G?

    Acredito que antes de pensarmos em montar uma associação e solicitar a liberação de uma faixa de frequencia seria essencial ter certeza de que realmente vai funcionar na prática.

    E antes que alguém diga que estou querendo desmotivar, vou me defender e dizer que é totalmente o contrário. Tenho muita vontade de testar isso também e caso alguém tenha interesse em fazer eu me predisponho a ajudar, trabalhando e investindo um valor que esteja dentro de minhas possibilidades.

    Portanto acredito que o primeiro passo seja realizar os testes práticos e ter a certeza de funciona.

    O que acham? Alguém mais tem interesse em testar? Como poderíamos fazer esse teste?

  19. #99

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    Então lendo os dois últimos post noto que alguns passos são decisivos e quanto mais cedo forem dados, melhor.

    1- montar uma ou várias redes com os equipamentos. Isso vai dar uma certa dor de cabeça, mesmo com os equipamentos na mão. É a questão da legalidade. Mas alguém vai ter que correr o risco pois sem este passo eu também concordo que ninguém vai querer arriscar. A minha sugestão é que quem desejar fazer os testes, faça por conta própria. Até porque a ideia da associação é aquisição de licenciamento.
    A Associação nesta questão o máximo que poderia fazer é proporcionar os contatos para a aquisição. O Speedpc morou fora do país e tem experiência com o inglês o que vai facilitar os contatos com fornecedores.

    2 - Uma associação não pode existir só de 'gaveta'. Precisa haver um estatuto, registro na Junta Comercial, diretoria, conselho fiscal, etc etc.
    Isso envolve custos, mas não é nada caro. Com poucos "mil reis" se faz isso.
    A sugestão é que não espere os 150 se apresentarem. Lança um ultimato dando tempo para quem mais quiser agregar, faz a filtragem por cidade, ou mesmo por bairro em cidades maiores e no futuro estes sócios fundadores teriam alguma vantagem extra, como preferência na escolha de novos locais de atuação por exemplo.

    3- Fazer um fundo para poder chegar na Anatel e propor a ocupação efetiva, já que as operadoras não mostraram interesse. Na verdade nem seria um leilão, pois pelo que entendi não há nada programado neste sentido. Seria uma proposta formal de ocupação.
    Estabelecer um valor alvo para este fundo. Como foi citado anteriormente, mil reais mensais de investimento para cada associado. E fazendo umas contas chegaremos a um prazo enorme para efetivar a proposta, já que se pensou em 6 milhões de reais. Eu pessoalmente acho que está meio elevado. Como em tudo o segredo é pechinchar, este valor deveria ser "sondado" para expressar a realidade que está na mente da Agência. Lembrem-se que é uma faixa que não tem interesse para os grandes. Só se eles entrarem para atrapalhar.

    4 - Consultar imediatamente a Anatel sobre a questão de ser uma associação que obtem o licenciamento e seus associados cada um com seu cnpj é que iria explorar o serviço. Será que a Agência não vai querer enquadrar isso como parceria, mesmo que cada um tenha sua SCM? Creio que aqui pode surgir um complicador legal. E caso a Agência "compre" a ideia, talvez precise alterar alguma coisa no regulamento. Uma posição por escrito da Agência seria muito importante.

    Será que me escapou mais algum detalhe para o ponta pé inicial?

  20. #100

    Padrão Re: Licenciamento para faixa de frequencia 3.5ghz através de associação .

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Então lendo os dois últimos post noto que alguns passos são decisivos e quanto mais cedo forem dados, melhor.

    1- montar uma ou várias redes com os equipamentos. Isso vai dar uma certa dor de cabeça, mesmo com os equipamentos na mão. É a questão da legalidade. Mas alguém vai ter que correr o risco pois sem este passo eu também concordo que ninguém vai querer arriscar. A minha sugestão é que quem desejar fazer os testes, faça por conta própria. Até porque a ideia da associação é aquisição de licenciamento.
    A Associação nesta questão o máximo que poderia fazer é proporcionar os contatos para a aquisição. O Speedpc morou fora do país e tem experiência com o inglês o que vai facilitar os contatos com fornecedores.

    2 - Uma associação não pode existir só de 'gaveta'. Precisa haver um estatuto, registro na Junta Comercial, diretoria, conselho fiscal, etc etc.
    Isso envolve custos, mas não é nada caro. Com poucos "mil reis" se faz isso.
    A sugestão é que não espere os 150 se apresentarem. Lança um ultimato dando tempo para quem mais quiser agregar, faz a filtragem por cidade, ou mesmo por bairro em cidades maiores e no futuro estes sócios fundadores teriam alguma vantagem extra, como preferência na escolha de novos locais de atuação por exemplo.

    3- Fazer um fundo para poder chegar na Anatel e propor a ocupação efetiva, já que as operadoras não mostraram interesse. Na verdade nem seria um leilão, pois pelo que entendi não há nada programado neste sentido. Seria uma proposta formal de ocupação.
    Estabelecer um valor alvo para este fundo. Como foi citado anteriormente, mil reais mensais de investimento para cada associado. E fazendo umas contas chegaremos a um prazo enorme para efetivar a proposta, já que se pensou em 6 milhões de reais. Eu pessoalmente acho que está meio elevado. Como em tudo o segredo é pechinchar, este valor deveria ser "sondado" para expressar a realidade que está na mente da Agência. Lembrem-se que é uma faixa que não tem interesse para os grandes. Só se eles entrarem para atrapalhar.

    4 - Consultar imediatamente a Anatel sobre a questão de ser uma associação que obtem o licenciamento e seus associados cada um com seu cnpj é que iria explorar o serviço. Será que a Agência não vai querer enquadrar isso como parceria
    , mesmo que cada um tenha sua SCM? Creio que aqui pode surgir um complicador legal. E caso a Agência "compre" a ideia, talvez precise alterar alguma coisa no regulamento. Uma posição por escrito da Agência seria muito importante.

    Será que me escapou mais algum detalhe para o ponta pé inicial?
    Carlos acho que nao escapou nada a principal questao do problema da licença é como todas as empresas vao trabalhar debaixo da mesma licença isso so será possivel atraves de muitos contratos entre a empresa que vai representar a associaçao a (possessora legal da licença) e as empreasas associadas, leia a resoluçao 537 e vai observar que a empresa possessora da licença pode ter "controladas" , dessa forma todas as empresas associadas serao controladas da empresa que tera a posse legal da licença junto a Anatel a empresa possessora estará no nome dos DIRETORES DA ASSOCIACAO, DIRETORES que serao eleitos atraves de assembleia da associaçao por isso a necessidade de termos todos os 150 provedores para a primeira assembleia que decidirá os DIRETORES da empresa que vai representar a associaçao; O ESTATUTO DA ASSOCIAÇAO tambem so pode ser decidido atraves da assmbleia e todos os associados terão que VOTAR e OPINAR para as leis do estatuto da associaçao; R$6.000.000 é um numero que "podemos chegar" se quisermos, e se for NECESSÁRIO .

    Amigo @SantiagoMG logicamente que os equipamentos tem que ser testados antes de colocar para rodar, mas os VIDEOS que eu coloquei no topico pode sim esclarecer muitas duvidas do amigo sobre o sucesso de muitas empresas que trabalham com os mesmos equipamentos que vamos trabalhar aqui eu ja vi e ja frequentei congressos que nos falavam acerca do Wimax (802.16e) e ja visitei pessoalmente a estrutura da Bridgemaxx ,
    ( http://www.bridgemaxx.com/our_services/home.php ) e por isso que coloquei videos sobre a empresa e seu sucesso com os mesmo equipamentos que serao usados por nos aqui no Brasil .

    Esse é um dos topicos que sera apresentado na primeira assembleia da associação os teste com WIMAX(802.16e) a compra dos equipamentos para teste podera ser feito com verba dos 150 associados e eu vou disponibilizar na cidade sede de minha empresa que é uma cidade de 350.000 habitantes e tenho 8 estaçoes na cidade sendo 6 delas torres de 12 a 18 metros que temos por aqui . Se colocarmos 2 celulas trabalhando por 60 dias poderemos testar e responder algumas duvidas
    acerca do 802.16e, agora sobre a eficiencia dos equipamentos muitos vao se surpreender como nos teste na Italia video que eu disponibilizei no topico para responder muitas duvidas iniciais sobre o padrão 802.16e .

    Agora nada é facil e vamos ter que ter muita confiança entre todos nos associados e toda a proposta da associaçao sera colocada as claras na primeira assembleia da associaçao .