+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tunnel EOIP

    Pessoal,
    Boa tarde,

    Tenho uma duvida quanto ao EOIP tunnel:
    Suponhamos uma rede OSPF com 5 routers e eu quisesse levar o serviço hotspot do R1 para o R2 e R3, as perguntas seriam:

    1º - Sabemos que ao criar o tunnel devemos colocar o endereço do router que queremos acessar atraves do EOIP (no R1 coloco o endereço do R2 e vice-versa), pois bem, esse endereço deve obrigatoriamente ser de umas interface ou (visto que estamos em OSPF e normalmente criamos uma bridge para loopback) podemos indicar o endereço de loopback do router??;

    2º- o EOIP só faz PTP ou pode ser PMP, por exemplo: crio o tunnel no R1 e indico o R2 digamos (1.1.1.2), no R2 indico o R1 digamos (1.1.1.1). Poderia eu ir no R3 também e indicar o R1 (1.1.1.1) para que dessa forma o tunnel partisse do R1 e acessace tanto o R2 quanto o R3?.
    Caso não seja possivel isso com o EOIP com que protocolo me indicariam fazer isso??

  2. #2

    Padrão Re: Tunnel EOIP

    Já utilizei EOIP,
    funciona normal, mas as vezes da umas travadas... necessita reiniciar tudo e volta ao normal.

    Conforme dito acima, sugiro vc usar MPLS.

    Ele é funciona como PTP.

  3. #3

    Padrão Re: Tunnel EOIP

    Perfeito pessoal obrigado

  4. #4

    Padrão Re: Tunnel EOIP

    Uso EIOP aki para fazer tunel para interligar Matriz x Filial Funciona perfeito
    so que minha rede e toda em bridge com vlan em tudo...

  5. #5

    Padrão Re: Tunnel EOIP

    Use vlan.