Salve companheiros.

Estou com um problema que o UPNP funciona somente se ligar o PC diretamente na rede, caso tenha um roteador entre a Borda (Mikrotik) e o cliente, o protocolo deixa de funcionar, mesmo habilitando no roteador.

A topologia de rede é basicamente um Mikrotik na borda recebendo o link, que no caso é Dedicado com IP publico configurado estaticamente, utilizo o hotspot para autenticação e entrego IPs de rede privado ao cliente.

Estou pensando em 3 possibilidades:
A primeira é a questão do UPNP não funcionar adequadamente por baixo de 2 NAT, sendo eu fazendo o primeiro NAT e o Router do cliente realizando o segundo NAT.
A segunda possibilidade de ser problemas com o Hotspot, mas não creio que seja pois vejo muitos amigos trabalhando com Hotspot e habilitando o Upnp sem problemas.
A terceira possibilidade é que possa ser o fato de eu entregar um ip privado ao cliente, ao configurar o router do mesmo, ele faria a NAT de um ip privado para outro, talvez o router se perca nisso.

O Upnp esta sendo configurado com as suas devidas interfaces internas e externas, o OS esta atualizado.

Alguém poderia me dar idéias do que possa ser?

Abraços.