+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Hotspost não aparece no Switch

    Pessoal, muito prazer, sou novato nesse ramo de Mikrotik.
    Gostaria de pedir ajuda com um problema. Comprei uma RB951UI-2HND que já vem com Wifi e o sistema é versão 6.19. Na minha rede são 15 clientes conectado por cabo, o único Wifi no momento será da própria Routerboard. Ela recebe a internet através de um modem em bridge na porta 1 e para configurar coloco meu PC na porta 2. o Switch eu deixo pra ligar apenas no final. Configuro assim:



    1. Renomear as interfaces (Entrada e Saída):


    • Colocar as Ether1 como Entrada;
    • Colocar a Ether2 como Saída;
    • Colocar as restantes como Slave da Ehter2;
    • Ativar a Wlan1 que é a rede Wifi;
    • Criar uma Bridge e coloca as Ether2 e Wlan1 nela.


    1. IP - Adress - criar Faixa de IP na Bridge.

    Ex: 192.168.50.1/24

    1. IP - Router – Clica no “+” e adiciona a faixa de IP criada anteriormente em Dst. Adress e depois, em Gateway, seleciona a Bridge.


    1. IP - DNS - Marcar Alow Remote e em Servers adicionar dois servidores de DNS qualquer.

    Ex: 8.8.8.8, 8.8.4.4, 208.67.222.222

    1. IP - DHCP – Vai na aba DHCP Setup, seleciona a Bridge e vai clicando em Next.


    1. IP - Firewall - NAT - Coloca a faixa de ip em Sec Adress e na aba Action marca Masquerade.


    1. PPP - PPPoE Cliente - Coloca a ether 1 e em Dial Out coloca a as informações da operadora, deixando marcado "Add Default Route" e "Use Peer DNS".


    1. IP- Hotspot - Hotspot Setup – Seleciona a ether de saída e vai clicando em Next. Em DNS Name coloca um apelido para a rede, poode ser algo como www.servidorhotspot.com.br para mascarar a rede e não mostrar o IP do Mikrotik. Logo depois aparecerá para configurar o primeiro usuário, não esqueça de colocar uma senha. Depois de concluído, clicar no hotspot e em Addresses Per MAC, deixar 1.
      Após isso crio os perfil, os usuários com MAC Adress e consigo logar no meu PC via cabo e no meu celular via Wifi perfeitamente no hotspot.


      PROBLEMA:
      Quando ligo o Switch na porta 3 do Mikrotik para dividir a internet, os clientes não ficam com internet e consequentemente não aparece a página de login do hotspot.
      Quando coloco meu PC no Switch, eu também fico sem internet. Além disso, alguns clientes aparecem com uma faixa de IP diferente: 192.168.10.XX.
      Quando fui na casa de uma cliente e coloquei o IP manualmente, funcionou peritamente.

      Onde estou errando?

      Desde já, fico muito agradecido por quem puder me ajudar.

  2. #2

    Padrão Re: Hotspost não aparece no Switch

    Não entendi bem. Mas fiz assim, coloquei o modem configurado para bridge na porta 1 do mikrotik, meu PC na porta 2 e o Switch deveria ficar na porta 3. Então configuro as interfaces de modo que a Ether2 que é a saída (com a 3, 4 e 5 como slave) e a wlan ficam numa Bridge que criei dentro do Mikrotik para ligar a ether2 e Wlan num só hotspot. Está certo até aí?


    EDIT: sei que faz tempo, mas gostaria de avisar que o problema havia sido defeito do aparelho.
    Última edição por ragnarokador; 24-08-2015 às 03:12. Razão: Atualização