+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas sobre o Teorema de Shannon Engenheiros me ajudem

    2. Dado um canal de transmissão transmissão de TV em VHF com largura largura de banda de 20KHz e cuja razão sinal-ruído vale 20 dB. Pergunta-se: Qual a taxa detransmissão máxima desse canal na presença de ruído branco? R:

    Passo
    1: achando o S/N:

    X dB = 10*log10(S/N) => 10*log10(S/N) = 20dB => log10(S/N) = 2dB =>

    10^log10( ) S/N) = 10^2 => S/N = 100W

    ATÉ AQUI TUDO BEM EU ENTENDI FOI USADO UMA FORMA LOGARITIMA PARA CONVERTER DBW EM WATTS



    Passo 2: Aplicando S/N em Shannon: C = W*log2(1 + S/N) =>C = 20000*log2(1+100) => C = 133.164.23 bps =>C≅ 133 Kbps


    AGORA QUE NAO ENTENDO COMO ELE CHEGOU A ESSA CAPACIDADE DE TRANSMISSÃO esse calculo de log2 me confunde demais me ajudem ENGENHEIROS DE TELECOM ELÉTRICA E ELETRÔNICA ABRAÇOS

  2. #2

    Padrão Re: Duvidas sobre o Teorema de Shannon Engenheiros me ajudem

    em cima dessa duvida vai ai uma questão RESPOSTA É 30KBPS ALGUEM SABE O PORQUE ?


    Deseja-se fazer uma transmissão em banda base em uma linha telefônica com um canal com largura de banda de 3 kHz e cuja relação sinal-ruído é de 30 dB. De acordo com o teorema denominado Lei de Shannon, independente da frequência de transmissão e da quantidade de níveis utilizados para a sinalização, a capacidade máxima de transmissão desse canal será de


    A.3 kbps.
    B.30 kbps.
    C.300 bps.
    D.300 kbps.

  3. #3

    Padrão Re: Duvidas sobre o Teorema de Shannon Engenheiros me ajudem

    Cara como é que funciona o Teorema de Shannon? Vou tentar explicar da melhor forma, acredito que conseguirei te passar, pelo menos como funciona a coisa! heheh
    vamos lá:
    A formula de shannon é C= B.log2(1+S/R)

    Pelo que entendi você sabe fazer o cálculo, o que você não entendeu foi a conversão de log2 para log (base 10)? Bem quando temos que converter um log de qualquer base para base 10, fazemos o que seria o antilog qué na formula geral é: log x/log b
    log x: log em base 10 do número que você quer
    log b: log em base 10 da base em questao (neste caso a base 2)
    Faz os log e no final divide.
    Não sei se é isto que tinhas dúvida, aqui também não consigo colocar a fórmula direito, mas se não entendeu pergunte!!!

  4. #4

    Padrão Re: Duvidas sobre o Teorema de Shannon Engenheiros me ajudem

    Se tu quiseres faço um cálculo aqui no papel e "scanneio"! Acho que fica melhor!! hehehe

  5. #5

    Padrão Re: Duvidas sobre o Teorema de Shannon Engenheiros me ajudem

    obrigado por tentar ajudar mais ainda nao ficou claro como calcular esse log de 2 nas equações e como chegar no resultado final

  6. #6

    Padrão Re: Duvidas sobre o Teorema de Shannon Engenheiros me ajudem

    Fiz o desenvolvimento a mao porem nao consigo anexar pelo android. Amanha quando chegar no escritorio, posto prar voce! Acredito que agora vai ficar mais claro!

  7. #7

    Padrão Re: Duvidas sobre o Teorema de Shannon Engenheiros me ajudem

    Fiz agora os calculos encima do teu problema, como resultado obtive 30Kbps/s.
    Se fizeres as contas do jeito que fiz, vai dar certo!

  8. #8

    Padrão

    Segue o cálculo como prometido!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20140907_145115[2].jpg
Visualizações:	188
Tamanho: 	1,30 MB
ID:      	54536   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20140907_145203[1].jpg
Visualizações:	174
Tamanho: 	1,28 MB
ID:      	54537  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20140907_145300[1].jpg
Visualizações:	156
Tamanho: 	1,08 MB
ID:      	54538