+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Rádio de Comunicação

    Alguém sabe me dizer se esses rádios de comunicação interfere em 2.4ghzClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         6601243GG.jpg
Visualizações:	884
Tamanho: 	44,7 KB
ID:      	54574

  2. #2

    Padrão Re: Rádio de Comunicação

    Trabalha em frequencia fora do 2.4, não deve provocar interferencia.

  3. #3

    Padrão Re: Rádio de Comunicação

    não,estes radios sao UHF,e trabalham entre 450mhz até 470mghz,uso em minha empresa,e possuo radios maiores em UHF ,antena junto a torre e nadinha de interferencia.

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Rádio de Comunicação

    Se for nas faixas de 27Mhz, 74Mhz, 144Mhz, 151Mhz, 230Mhz, 450Mhz nas condições originais de fábrica não interfere de forma alguma. Um dos testes mais práticos é a TV no canal local(antena).

  5. #5
    Hugo Costa Avatar de Batmam
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bom Jesus da Lapa - BA
    Posts
    301

    Padrão Re: Rádio de Comunicação

    Então perguntei pq instalei uma torre em uma localidade essa semana passado e o pessoal venho falar que depois que instalei a torre os rádios ficam cortando, dando problema de comunicação....em principio até já sabia que não sofria interferência, mas nada melhor que confirmar com os colegas aqui....aí venho falar também que é pq a torre está faltando aterramento ainda, agora pergunto tem alguma coisa haver aterramento com esse problema

  6. #6

    Padrão Re: Rádio de Comunicação

    Teoricamente não deve dar problemas. Vejo seguidamente esta acusação de que uma instalação 2.4 atrapalha recepção de TV.

    Digo teoricamente porque as harmonicas que são geradas nos multiplos da frequencia emitidos coincidem com as frequencias de TV.

    Porém se o equipamento de recepção de TV tiver problemas tecnicos ele poderia receber estes múltiplos. Mas ainda acho pouco provável pois as potencias que utilizamos são tão pequenas.
    E estes radinhos de comunicação postados também não são de grande potencia. E levando em consideração que a cada múltiplo a potencia da portadora deste múltiplo também vai caindo exponencialmente a potencia, elas não deveriam ir muito longe para gerar qualquer interferencia.

    No meu tempo que operava mais em radioamadorismo era comum um vizinho ou outro reclamar de interferencia. A famosa TVI, que o próprio Dentel, hoje Anatel fazia questão de orientar no sentido de boa convivência.
    E normalmente isso era resolvido com melhor sintonia no sistema de recepção de TV.

    Uma discussão que tenho acompanhado hoje é com relação aos 700mhz para uso de internet. As empresas de TV que tem sinal nas proximidades estão de cabelo em pé com medo de interferencias e tem feito lobby para barrar.
    Mas com equipamentos calibrados "cada um dentro do seu quadrado" isto não deveria acontecer.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Batmam Ver Post
    Alguém sabe me dizer se esses rádios de comunicação interfere em 2.4ghzClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         6601243GG.jpg
Visualizações:	884
Tamanho: 	44,7 KB
ID:      	54574

    Nem teoricamente nem praticamente eles interferem . Eu utilizo faz anos . Mesmo que interferirem , não ha muito para reclamar pois esses radios funcionam em frequencia liberada, sem licença, e sao intereferidos por outros radios iguais no mesmo canal.

  8. #8

    Padrão Re: Rádio de Comunicação

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Nem teoricamente nem praticamente eles interferem . Eu utilizo faz anos . Mesmo que interferirem , não ha muito para reclamar pois esses radios funcionam em frequencia liberada, sem licença, e sao intereferidos por outros radios iguais no mesmo canal.
    Exatamente, não licenciado cada um tem que colocar a viola no saco se houver interferencias.

    E digo em teoria, pois uma vez assisti uma palestra da Anatel sobre interferências em TV causada por radioamadores e relataram um caso que deu muita dor de cabeça para descobrir. Naquela época o Dentel fazia questão de trabalhar no sentido de orientar e não punir. E isso era na época militar.
    Depois de muito procurarem meios de eliminar a TVI encontraram uma barra de cano galvanizado com cerca de 1 metro ou dois não me lembro em cima do forro da casa.. Esta barra estava encostada em outro objeto metálico e por uma leve corrosão entre eles se formava como se fosse um diodo retificador e por coincidência caia nas proximidades das frequências envolvidas.
    Nunca me esqueci deste relato...

  9. #9

    Padrão Re: Rádio de Comunicação

    pode ser a sua estrutura metalica da torre ou aste refletindo ondas ou bloqueando passagem de sinal.