+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Firmware APR-2408 Aquário Lite

    Pessoal compramos algumas unidades desse roteador da aquario APR-2408 (50unidades), funciona legal, mais na nossa rede por causa do MTU não conseguimos rodar legal em alguns sites.

    Liguei pra o Atendimento e a resposta foi apenas não existe atualização até o momento e o MTU é automático.

    Alguém sabe como posso alterar esse Firmware pra um outro compatível?


    grato

  2. #2

    Padrão Re: Firmware APR-2408 Aquário Lite

    Amigo tenta colocar o firmware do Intelbras WRN 150 nele e vê se funciona.
    Aparentemente os dois têm a mesma Estrutura.
    1 WAN
    1 LAN
    1 WLAN

  3. #3

    Padrão Re: Firmware APR-2408 Aquário Lite

    Saudações amigos!

    Só para informar aos amigos e evitar a perda de equipamentos gostaria de compartilhar o seguinte:

    O WRN 150 tem algumas semelhanças com o APR-2408 tais como tamanho, cor e 02 interfaces ethernet ! Porem é só até ai que os dois se parecem.

    Se parar para perceber, logo verão que a disposição das interfaces e do conector da fonte são diferentes, isso indica que o hardware interno é diferente! E mesmo que fossem iguais, ainda exite possibilidade do hardware interno ser diferente!

    Pois de uma versão de PCBA para outra pode haver mudança de chipset e até mesmo da forma de alimentação.

    O Aquário APR-2408 o chipset é desconhecido, eu vou ver se consigo um para abrir aqui.
    O Intelbras WRN-150 o chipset é o RT 5350F (garanto que são diferentes)

    Espero que possa ter ajudado!

  4. #4

    Padrão Re: Firmware APR-2408 Aquário Lite

    Olá,

    Antes de partir para uma mudança de firmware, veja se é possível configurar o APR 2408 de acordo com o necessário, com o uso de comandos de Linux, na parte Administração, em comandos do sistema.

    Eu tentei digitar ifconfig e a tela mostrou o resultado normal de Linux.

    Outros comandos não são reconhecidos por não estarem instalados, mas já que tem acesso à internet, talvez seja possível instalar algum pacote.

    Veja o uso da memória com o comando: free
    Veja a lista de pastas com o comando: ls

    O comando cd não está instalado, então para ver dentro da pasta /etc: ls /etc
    mdev.conf
    group
    passwd-
    passwd
    services
    Wireless
    hosts
    udhcpd.conf
    udhcpd.conf_bak
    resolv.conf
    dnrd
    Para isso, eu configurei o IP da placa de rede à cabo do computador para
    192.168.2.11 (o roteador fica com 192.168.1.2 após o reset)
    mascara: 255.255.255.0

    Usuário: admin
    Senha: aquario

    E configurei o roteador como cliente, para ter acesso à internet pela rede wifi.

    ---------------------------------------------------------------------------

    Eu consegui mudar o firmware, coloquei o OpenWrt, este APR 2408 tem sistema similar ao HLK-RM04.

    Na placa tem uma porta serial, cuidado que parece ser TTL de 3,3V. E por essa porta da para ver e talvez fazer coisas como enviar comandos etc. Com o hyper terminal ou similar.

    Só tem que ficar atento à quantidade de RAM (EM63A165TS-6G) e FLASH (W25Q32) que o APR 2408 tem.

    Esse HLK-RM04 já é bem experimentado e tem gente que troca a memória FLASH (chip EEPROM de 8 pinos) e assim consegue instalar mais coisas, e também trocam o chip da RAM. Então tem diversas versões de firmware disponível para esse HLK-RM04.

    Mas antes de tentar alguma coisa, eu consegui mudar o firmware do APR 2408, com um gravador de EEPROM tipo CH341, removi a EEPROM da placa, gravei e soldei novamente.

    Se for fazer é por conta e risco de cada um. Além de ter que abrir o aparelho, o que anula a garantia.

    Lembre-se de salvar o conteúdo da EEPROM antes de mandar gravar.

    O OpenWRT é um tipo de Linux, então precisa saber ou aprender a mexer, não é difícil, basta procurar os comandos no Google, em inglês, se não sabe inglês, use um tradutor.

    Tem fórum do OpenWRT e o pessoal costuma ser legal, em inglês.

    Boa sorte.

  5. #5

    Padrão Re: Firmware APR-2408 Aquário Lite

    bom pelo que pesquisei chipset do rotador aquário pela ficha técnica ele e um Ralink RT 5350 F