Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PC Mikrotik Travando aleatóriamente!!!!

    Então tenho um pc com mikrotik 6.15 licenciado
    Ele trabalha como um concentrador PPoe com + ou - 500 clientes on
    (Pentiun dual core 2gb de memória ddr2 hd de 40gb ide fonte de 400W)
    Ele ja estava funcionando a alguns meses quando começou a travar aleatoriamente tipo as vezes demore 3horas e as vezes 2 dias mas sempre trava e dai só desligando o pc fisicamente e ligando novamente.

    O que eu ja tentei:
    desabilitei o multi-cpu
    Pc novo todo intel core i3 2gb de memória ddr3 placas de rede /1000 hd sata de 500gb
    Trocar todos os cabos de rede que chegam nele
    Instalei a versão 5.20
    Troquei o nobreack
    Reinstalei o sistema do zero seguindo o tutorial do radiusnet que é o server que eu uso.
    Ja consultei os logs e não tem sinal de invasão.

    Então eu estou pensando que é alguma configuração ou sei la ja esta assim a duas semanas ta chato isso, se alguem ja passou por isso e conseguiu resolver contribua por favor!!!

  2. #2
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: PC Mikrotik Travando aleatóriamente!!!!

    Já fez os testes de memória e hd?

  3. #3

    Padrão Re: PC Mikrotik Travando aleatóriamente!!!!

    Eu montei uma maquina nova, eu coloquei as configurações no post, mas obrigado pela resposta.

  4. #4

    Padrão Re: PC Mikrotik Travando aleatóriamente!!!!

    ativa o debug dos logs...e ve se tem alguma informação sobre isso...
    /system logging add action=memory topics=system
    /system logging add action=memory topics=warning

    qualquer coisa muda a action de memory para disk para salvar um arquivo em files da rb...

  5. #5

    Padrão Re: PC Mikrotik Travando aleatóriamente!!!!

    Cara eu dei uma olhada em debug nos logs e a principio não tinha essa linha que voce mencionou, mas é muita informação pode ter passado despercebido, o que voce esta imaginando que possa ser?

  6. #6

    Padrão Re: PC Mikrotik Travando aleatóriamente!!!!

    erro em algum drive...
    alguma coisa fazendo processamento subir...
    temperatura do cpu...
    pico/corte eletrico da propria fonte
    erro de memoria
    erro de disco

    pelo winbox

    system > logging > + (e adiciona sobre o que vc quer que gere logs)
    vc tambem pode ver o que esta sendo processado em

    tool > profile

    mas o melhor é os logs mesmo, que darão uma melhor noção do que esta acontecendo. Sem eles pode ate resolver, porem no chute sera difícil acertar.

  7. #7

    Padrão Re: PC Mikrotik Travando aleatóriamente!!!!

    O processamento ta em torno de 25% com esse pc dual core e com o core i3 fica em 10% eu fico pensando se for hardware o defeito que tem em um pc tem no outro porque o sintoma é o mesmo quando eu troco de maquina.

  8. #8

    Padrão Re: PC Mikrotik Travando aleatóriamente!!!!

    Os drivers são diferentes dessas maquinas?
    Placa de rede, chipset, processador...

  9. #9

    Padrão Re: PC Mikrotik Travando aleatóriamente!!!!

    A unica hardware com chipset igual que eu estava usando era a placa de rede pci-e /1000 rtl 8168e

    hoje a tarde eu troquei por uma pci /100 rtl 8139 ainda não travou mas as vezes fica até 2 dias sem travar.

    O que eu notei é que o processamento oscila muito tipo 6% - 27% - 8% - 21%
    Eu não sei se é normal.

  10. #10

    Padrão Re: PC Mikrotik Travando aleatóriamente!!!!

    Não era a placa de rede, travou denovo!!!

  11. #11

    Padrão Re: PC Mikrotik Travando aleatóriamente!!!!

    Amigo qual o empecilho de comprar uma Rb ?
    dinheiro você deve ter disponível e tanto que boto um i3 e tem 500 clientes.
    leve a critica como construtiva...
    Uma 1100ahx2 que deve custa quase o valor desse i3 faz o mesmo papel, durando mais tempo, gastando menos energia e o melhor de tudo não tem 500 componentes pra voce testa, Hd/Memo/Processador/Rede/Mãe/Fonte...
    Mais caso voce queira continua com o desk, começa pela memoria, baixe o memtest e deixe roda por umas 6 horas e veja o que acontece.
    Com certeza esse hd ide deve ter muito tempo de uso ou se não de idade mesmo.
    Por que não usar um sata ? ou partir pra um ssd pequeno (64gb).
    vai perder a licença mais se o que você quer é usar pc...
    o pior é que tem muitas outras coisas pra testa e você não tem tempo pra isso, nem seus clientes querem saber se você ta tendo ou não problemas com seu mk :0
    se quer usar pc compra um servidor mesmo que usado, aew já é outro nível.
    e esqueça o ros6 pra pc, com certeza tem muita gente rodando ele sem problemas.
    mais hardware de pc tem 1 trilhão de combinações, o que da certo pra mim pode não da pra você.

  12. #12

    Padrão Re: PC Mikrotik Travando aleatóriamente!!!!

    Concordo, seria o proximo passo comprar a rb, porem ja li relatos aqui mesmo no forum que mesmo depois por a rb na rede continuou com o problema, então o melhor seria descobrir o problema e solucionar ele.
    Com certeza o dinheiro não é o problema nem para a rb nem para o server dell powred ou outro modelo mas se é hardware o problema porque ele perciste em todos os que eu coloco na rede?

  13. #13

    Padrão Re: PC Mikrotik Travando aleatóriamente!!!!

    então o problema não é o "mk-pc"...
    pelos detalhes que você deu, pareceu ter certeza que o problema tava em algo da cpu...
    eu ofereci a rb pois confio no hardware dela ser bem menos falho...
    agora que você abriu possibilidade pra outras coisas, vamos la.
    explica a topologia de sua rede, tipo de acesso, se é cabo ou wireless, se tem proteções...
    ate um simples roteador ou loop derruba o mk (você fica sem acesso a ele), pensa que ele travou, mais não travou...
    aguardo os detalhes.

  14. #14

    Padrão Re: PC Mikrotik Travando aleatóriamente!!!!

    ola amigo se ja fez todos os relatos dos amigos continua assim desativa todas as regras de firewall do mk verifica em mangle as que não tenha problema de desabilitar e verifica o processamento e ver se trava pois se apos desabilitar as regras e mesmo assim continuar travando so vendo suas configurações se você ja trocou de pc e colocou tudo diferente inclusive placa de rede hd etc so configuração pode travar seu mk agora se quiser skipe aprendainformaticaskype boa sorte

  15. #15

    Padrão Re: PC Mikrotik Travando aleatóriamente!!!!

    Topologia:
    MK load balance - nano bridge ap wds - nano bridge cliente wds - porta internet do pc com concentrador ppoe mk que esta travando - porta clientes - switch - clientes

    No switch esta ligado o radiusnet tambem para gerenciar essa mk
    Eu tenho thander cache tambem mas retirei ele por enquanto para diminuir as possibilidades.

  16. #16

    Padrão Re: PC Mikrotik Travando aleatóriamente!!!!

    Eu li certo ou to doido, você tem 500 clientes (online) em cima de uma Nanobridge ? o.O
    Esse balance passa quantos Mb ? e quantos pacotes ?
    Os clientes tão em cima do switch + uma nano pra esse tanto de gente online...
    Você tem script de log online ? se não tiver faça um e mande para seu email...
    Ponha um tempo curto de 5 a 10 min e você vai saber o que acontece nos últimos momentos de vida de seu mk.
    você já tentou assim que o mk trava tira o cabo que vai pros clientes e tenta acessa ele com só você na rede ?

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por stevefox Ver Post
    Eu li certo ou to doido, você tem 500 clientes (online) em cima de uma Nanobridge ? o.O
    Esse balance passa quantos Mb ? e quantos pacotes ?
    Os clientes tão em cima do switch + uma nano pra esse tanto de gente online...
    Você tem script de log online ? se não tiver faça um e mande para seu email...
    Ponha um tempo curto de 5 a 10 min e você vai saber o que acontece nos últimos momentos de vida de seu mk.
    você já tentou assim que o mk trava tira o cabo que vai pros clientes e tenta acessa ele com só você na rede ?

    Sim uma nano bridge com radomes shild passando + ou - 80mb ( Funcionando muito bem inclusive )
    Ja deixei ativo os logs e o aparece é só cliente conectando e desconectando
    a unica linha diferente que aparece é nat rule by changed (que eu não sei o porque ja que eu não alterei nada no firwell) e eu mesmo logando na mk.
    E sim ja tentei tirar o cabo das portas ve se ele volta mas não é porta travada e sim o sistema ou a maquina em si sei la, mesmo com o teclado no pc ele não responde.
    Tx packet em torno de 6 000 RX packet em torno de 4 000

  18. #18

    Padrão Re: PC Mikrotik Travando aleatóriamente!!!!

    Para quem não botava fé nas nanobridge (como eu) ta ai....
    Carambolas, o processador das bichinhas deve tar fritando ovo

  19. #19

    Padrão Re: PC Mikrotik Travando aleatóriamente!!!!

    Cara se não é loop, se vc testou memória, etc. A fonte do I3 que vc mencionou é nova se não troca, olhar quanto de pps está passando em sua rede cara faça mais teste antes de trocar as coisas. Na madrugada logicamente é o horario que tem menos gente faça isso aproveite e teste esse seu HD pode ser algum componente nele CI, Diodo, etc... Que esteja super aquecendo como o amigo acima citou teste com outro HD não precisar ser SSD porém não coloque um de 500GB por conta da inconfiabilidade coloque um de 120GB ou 80 GB. Aliás 80GB ou 120 GB, só faça esses testes que eu citei e teste.

  20. #20

    Padrão Re: PC Mikrotik Travando aleatóriamente!!!!

    Sim outra coisa na madrugada remova o cabo da LAN e WAN do seu concentrador e coloque um teclado e fique apertando NUM LK e veja qual seria o tempo de resposta se ficar demorando muito para apagar ou acender a luz é pq o PC está travando kkkk faça isso irmão qualquer coisa me add no skype: wld.net posso te ajudar se e verifique as regras no firewall.