+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Criar VLAN

    Bom dia, tenho um switch xb 30330 e necessito criar vlan, porém não estou conseguindo e não encontro material que me ajude para esta marca.

  2. #2

    Padrão Re: Criar VLAN

    Não conheço esta marca/modelo e nem encontrei o manual. Mais o que vi é que ele tem interface Web o que em teoria torna as coisas muito simples. (Normalmente quando vc não acha no google ou vc ta procurando pelo em sapo ou vc ta procurando uma coisa tão óbvia que nem ta na rede).

    Qual a sua dúvida exatamente? Pode pelo menos postar umas telas da interface de gerencia dele pra podermos deduzir alguma coisa?

  3. #3

    Padrão Re: Criar VLAN

    Cara, eu criei a vlan 2, atribuir uma porta à esta vlan, mas estou com dificuldades para criar uma nova interface. Eu fui em Address Table, em Static Address adicionei o mac da maquina que usa este à porta 5 do switch, depois fui em System, em IP Configuration mudei para vlan2 e adicionei outro endereço de rede. Da rede local eu consigo pingar para este ip. Mas quando vou na máquina que está na porta 5 e coloco um ip na faixa da vlan2, a máquina sai da rede, não se comunica mais com nenhuma vlan. Com certeza estou errando em algum ponto. Segue imagem da interface web do xb30330

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         xb30330.png
Visualizações:	195
Tamanho: 	95,9 KB
ID:      	54812

  4. #4
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Criar VLAN

    Esse equipamento ai é o Edgecore que é igual ao Rubytech, identico ao MRV, que são todos uma bomba...
    Mas voltando ao assunto, o que você precisa fazer? Acho que não está bem definido...

  5. #5

    Padrão Re: Criar VLAN

    Eu tenho duas redes wifi, eu queria fazer duas vlans nas portas do switch onde estão os roteadores wifi para, dessa forma, prover mais segurança ao meu ambiente. Por exemplo, a rede wifi-01 está na porta 10 do swiitch, eu faria uma vlan nesta porta deixando esta rede wifi independente da minha rede local. Isso é possível? Sem falar que eu pretendo iniciar minha experiência com vlan, pois nunca tinha trabalhado antes.

  6. #6
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Criar VLAN

    Nesse caso ai (pelo que conheço dessa switch) ele é somente l2, ele não irá roteador l3. Quem fará a tarefa de comunicar essas vlans com o resto será o roteador. Ele (switch) somente faz a ligação lógica. Qual roteador você utiliza?
    Aparentemente seu problema é esse (você já criou essa vlan no switch, ja deve estar saindo untagged nessa porta ligada ao AP, e deve estar taqgged na porta trunk que vai ao roteador.

    Só para reforçar, existem várias formas de criar redes "visitantes" sem precisar de um AP adicional. Alguns equipamentos permitem mais de um ssid numa vlan separada, sem precisar por mais um equipamento na rede. Na próxima compra de equipamento atente para esse detalhe.
    Última edição por alexrock; 25-09-2014 às 10:43. Razão: Melhorias