+ Responder ao Tópico



  1. #81

    Padrão Re: Edge Router, conte suas experiências!

    Citação Postado originalmente por CambuiAl Ver Post
    Estou usando um ER-5-PoE para mais que tres anos agora - e show de bola! Tem 5 portas com PoE passivo que serve para antenas UBNT/Mikrotik. Funciona bem com Load-Balancing, e agora suporta mais que 2 x WAN, mais deve usar CLI para configurar. O novo firmware 1.8.x tem DPI - (Deep Packet Inspection) e voce pode bloquear aplicações como Facebook, Skype, Whatsapp no firewall, usando o GUI.

    O novo model ER-X-SFP vai chegar no Brasil em breve, e tem 5 portas PoE + 1 porta SFP para qualquer GBIC, e esta inda mais barato que o ER-5-PoE.

    A unica problema eu tinha era falha no USB drive, mais e facil trocar e re-instalar o sistema usando Cruzer Fit 8GB.

    Anexo 61912
    Esse recurso é muito interessante, um ponto para edge. O que vc acha que me atende melhor uma edge lite ou uma RB951G-2HnD para 30-40 usuários e um link de 60 a 120?

    Essa troca do pendrive foi tranquila? Sei que quanto ao hardware as routerboard são excelentes, teve uma minha que ficou um bom tempo sem proteção pq a caixa abriu e eu não usava e mesmo com ela inundada e pegando sol e chuva funcionou depois.

  2. #82

    Padrão Re: Edge Router, conte suas experiências!

    Sim - a troca do pendrive e muito simples. Voce literalmente pode tirar o velho, fazer um imagem e depois copiar para o novo pendrive.

    Sobre Mikrotik - não tenho experiência com eles, mais eu acho que eles tem suporte de comunidade Brasileiro melhor.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_3778.jpg
Visualizações:	324
Tamanho: 	2,10 MB
ID:      	61915Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_3779.jpg
Visualizações:	273
Tamanho: 	2,05 MB
ID:      	61916

  3. #83

    Padrão Re: Edge Router, conte suas experiências!

    Citação Postado originalmente por CambuiAl Ver Post
    Sim - a troca do pendrive e muito simples. Voce literalmente pode tirar o velho, fazer um imagem e depois copiar para o novo pendrive.

    Sobre Mikrotik - não tenho experiência com eles, mais eu acho que eles tem suporte de comunidade Brasileiro melhor.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_3778.jpg
Visualizações:	324
Tamanho: 	2,10 MB
ID:      	61915Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_3779.jpg
Visualizações:	273
Tamanho: 	2,05 MB
ID:      	61916
    Quanto mais pesquiso sobre as edge router mais eu penso em usar o porém é que com a rb eu não precisaria de switch e um AP.

    Abusando de sua disposição tem alguma outra observação ? Foi tranquila de configurar? Ela tem o uso de dados dos usuários? Achei muito pouco falando do seu uso no geral

  4. #84

    Padrão Re: Edge Router, conte suas experiências!

    Para quem tem EdgeRouter Lite ou PoE hoje, fora do prazo da garantia, a minha dica e fazer uma imagem do pendrive agora, e sempre ter o backup pronto. Também, dar para usar um de 32GB se voce precisa mais espaço. Os fotos mostram um Sandisk Cruzer Fit 8gb, e o velho pendrive fora.

  5. #85

    Padrão Re: Edge Router, conte suas experiências!

    Citação Postado originalmente por carlosomena Ver Post
    Quanto mais pesquiso sobre as edge router mais eu penso em usar o porém é que com a rb eu não precisaria de switch e um AP.

    Abusando de sua disposição tem alguma outra observação ? Foi tranquila de configurar? Ela tem o uso de dados dos usuários? Achei muito pouco falando do seu uso no geral
    Nao tem model com antena integrado, mais tem varios modelos com switch e PoE integrado (ER-X tem 5 portas, 1 com PoE. ER-X-SFP tem 5 portas PoE + SFP, ER-5-POE tem 5 portas).

    O config e bastante facil, e tem WIZARDS no GUI para config basico. Existe um forum de UBNT em Portuguese também. https://forum-pt.ubnt.com/

  6. #86

    Padrão Re: Edge Router, conte suas experiências!

    Citação Postado originalmente por CambuiAl Ver Post
    Para quem tem EdgeRouter Lite ou PoE hoje, fora do prazo da garantia, a minha dica e fazer uma imagem do pendrive agora, e sempre ter o backup pronto. Também, dar para usar um de 32GB se voce precisa mais espaço. Os fotos mostram um Sandisk Cruzer Fit 8gb, e o velho pendrive fora.
    Se optar por ela é a primeira coisa a fazer. Se utilizar um pendrive maior o sistema aceita? Qual programa utilizou? Tô de olho em uma no mercado livre que o vendedor falou que é do lote quadrado de plástico que eu pesquisei e vi que é o que tem problema com o pendrive. Ela esquenta muito?

    Eu vi essa linha X mas ela é diferente da lite no quesito performance e uma com ER 5 portas tá bem mais cara. A lite e a X da pelo mesmo preço, R$290 aí acho melhor a lite.

  7. #87

    Padrão Re: Edge Router, conte suas experiências!

    O modelo plastico e o modelo original - o novo modelo e quadrado e metal. Os modelos novos tem pendrive melhor sim. Eu tenho 2 x ER-5-POE e 1 x ER-Lite (original, plastico). Esquenta sim, mais nunca tinha problemas com isso.

    Eu vou verificar que software para USB eu usei mais tarde - voce usa Linux/Windows/Mac para preferencia?

    Pode usar pendrive de 32GB sim, mais tem que mudar os partitions um pouco se não me engano.

  8. #88

    Padrão Re: Edge Router, conte suas experiências!

    Citação Postado originalmente por CambuiAl Ver Post
    O modelo plastico e o modelo original - o novo modelo e quadrado e metal. Os modelos novos tem pendrive melhor sim. Eu tenho 2 x ER-5-POE e 1 x ER-Lite (original, plastico). Esquenta sim, mais nunca tinha problemas com isso.

    Eu vou verificar que software para USB eu usei mais tarde - voce usa Linux/Windows/Mac para preferencia?

    Pode usar pendrive de 32GB sim, mais tem que mudar os partitions um pouco se não me engano.
    Tenho Windows e Linux mas no Linux só aspira.

    Se aumentar a partição ela poderá ser utilizada para outras coisas tranquilamente?

    Não entendi a parte inicial, pelo que eu pesquisei a versão que não tem problema é a última (3 gen) que é a quadrada de metal.

    A primeira que era de metal e trapezoidal tinha problemas com a RAM e alguns casos de pendrive e a segunda versão (quadrada e plástico) problema com pendrive, não é isso?

  9. #89

    Padrão Re: Edge Router, conte suas experiências!

    Eu achei que o modelo original era plastico e trapezoidal (isso e o modelo que eu tenho) e algumas tinham problemas com RAM, e muitos tinham problemas com pendrive. Com certeza, o modelo quadrado e metal é o 3 Gen.

    Sobre usando para outras coisa - sim, mais é um roteador. Existe a possibilidade para instalar outras coisas sim, mais podem ter um impacto no funcionalidade do roteador. É melhor evitar qualquer coisa que precisa muito read/write no pendrive, ou vai precisar a troca do pendrive mais freqüentemente.

  10. #90

    Padrão Re: Edge Router, conte suas experiências!

    Citação Postado originalmente por CambuiAl Ver Post
    Eu achei que o modelo original era plastico e trapezoidal (isso e o modelo que eu tenho) e algumas tinham problemas com RAM, e muitos tinham problemas com pendrive. Com certeza, o modelo quadrado e metal é o 3 Gen.

    Sobre usando para outras coisa - sim, mais é um roteador. Existe a possibilidade para instalar outras coisas sim, mais podem ter um impacto no funcionalidade do roteador. É melhor evitar qualquer coisa que precisa muito read/write no pendrive, ou vai precisar a troca do pendrive mais freqüentemente.
    Agora eu não sei com são as gen 1 e 2, achei que a 1 era trapezoidal e metal. Pode ser que quadrada seja só a última.

    Qual é o tamanho do pendrive original?
    É possível configurar queue na interface gráfica? Como seus equipamentos se saem aí? Acha que aguenta meu cenário de 30-40 clientes simultâneos com 60mb hj e com sobra para o futuro?

    Não é para provedor é para compartilhar Internet no condomínio com 24 apartamentos. Pensei em uma queue de 20mb burst com 4 ou 8 segundos depois 15mb ou 10mb de download e 1mb de burst e 750kb de upload. Meu "link" é a net com 60/3 empresarial. É fácil fazer essas regras na erl?

  11. #91

    Padrão Re: Edge Router, conte suas experiências!

    Sim - eu acho que dar para este scenario, e existe um wizard para FQ_Codel https://community.ubnt.com/t5/EdgeMA.../957877#M51073 onde voce pode configurar o Burst usando o GUI. Eu nunca tentei fazer isso, mais parece que usando este wizard serve.

    Dar para ver o pendrive original no meu foto - conjunto com o novo Sandisk Cruzer fit.

  12. #92

    Padrão Re: Edge Router, conte suas experiências!

    Citação Postado originalmente por CambuiAl Ver Post
    Sim - eu acho que dar para este scenario, e existe um wizard para FQ_Codel https://community.ubnt.com/t5/EdgeMA.../957877#M51073 onde voce pode configurar o Burst usando o GUI. Eu nunca tentei fazer isso, mais parece que usando este wizard serve.

    Dar para ver o pendrive original no meu foto - conjunto com o novo Sandisk Cruzer fit.
    Comprei a ER-Lite... deve chegar semana que vem. Obrigado pelas dicas. Se puder depois falar os bixu para fazer o backup do pendrive agradeço. O tamanho do pendrive da Lite é 2GB pelo que diz o manual, vou comprar um novo de 4GB pra trocar.

  13. #93

    Padrão Re: Edge Router, conte suas experiências!

    O software é ImageUSB http://osforensics.com/tools/write-usb-images.html - com isso dar para fazer um imagem do pendrive original, e copiar para um novo pendrive.

    No step 2 - voce quer 'Create image from USB drive' para fazer a copia.

    Vale a pena espera para o fim de garantia antes de começar este processo.

  14. #94

    Padrão Re: Edge Router, conte suas experiências!

    Citação Postado originalmente por CambuiAl Ver Post
    O software é ImageUSB http://osforensics.com/tools/write-usb-images.html - com isso dar para fazer um imagem do pendrive original, e copiar para um novo pendrive.

    No step 2 - voce quer 'Create image from USB drive' para fazer a copia.

    Vale a pena espera para o fim de garantia antes de começar este processo.

    Valeu amigo, o meu chegou e por via das dúvidas após o update para versão 1.8 Beta 2 fiz uma imagem do pendrive com o software que me indicou.

    Gostei muito do edgeroute, no inicio fiquei meio decepcionado pq a GUI não é muito clara com as funções, mas depois de pesquisar um pouco mais e usar mais o CLI para as minhas necessidades fiquei impressionado com as possibilidades. Por ser um sistema linux based dá pra fazer um monte de coisa. Instalei na minha o Unbound para rodar junto com o dnsmasq - sim estou com 2 serviços DNS, dnsmasq é o "principal" cacheando tudo e requisitando nos DNS da operadora e outros proximos da minha região e o Unbound como servidor mesmo usando uma porta diferente da 53 para atender apenas ao dnsmasq. Instalei apache2 com o bandwidthd para obter o consumo de dados da rede. O iftop também é bem legal para obter informações na rede. Instalei antes o ntop mas ficou muito "pesado" na ER-Lite, mas é bem bacana. Agora tenho uma visão melhor de como está a rede usando o SNMP tbm com o PRTG.

    Com mikrotik acho que seria mais fácil uma configuração de rede pura mas as possibilidades do linux são muito boas com o ER-Lite. Acho que se deixar ela enxuta, apenas fazendo o NAT com certeza uma ER-Lite bem configurada deve passar a performance das RB1100 fazendo NAT.

    O mais legal foi isso http://179.105.164.223:371

  15. #95

    Padrão Re: Edge Router, conte suas experiências!

    Olá pessoal.
    Alguém que configurou Unbound na EdgeMax Lite teve problemas p/ adicionar/atualizar o repositório wheezy-security url http://security.debian.org ?

    Aqui já tentei de tudo e sempre dá erro. Traduzindo o erro diz que "Arquivos de Indice falharam durante o download".

    Abraço.

  16. #96

    Padrão Re: Edge Router, conte suas experiências!

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Fabiano, já passei pelo mesmo. Apesar desse erro não ter me incomodado na configuração do serviço que eu desejo, veja esse tópico num fórum gringo.

    * https://community.ubnt.com/t5/EdgeMA...n/td-p/1555665

    Grande Athur, tá sumido amigão kkkkkk.
    Então, por esse erro eu não prosegui c/ as configurações que estava testando.
    No seu caso onde ocorre esse erro, a configuração é p/ dns recursivo c/ unbound ?

    Abraço.

  17. #97

    Padrão Re: Edge Router, conte suas experiências!

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Estou nada meu amigo Fabiano, trabalhando e estudando muito, rsrsrs.

    Você chegou a prosseguir com os passos para a instalação do serviço? Te garanto que não haverá incômodo. Sim, estou utilizando como DNS recursivo e Unbound sim, tanto em EdgeRouter Lite (ERL), EdgeRouter X (ERX), EdgeRouter (ER8) e EdgeRouter Pro (ERP8).

    Eu tinha no Under-Linux um tópico explicando passo-a-passo a instalação e configuração básica do Unbound (em plataforma Linux e BSD), mas por conta de um usuário que estava copiando o texto e publicando como se fosse dele, eu acabei deletando para evitar problemas maiores. Futuramente posso pensar em escrever esse tópico novamente, percebi que foi de muita ajuda para todos.
    Imagino, essa vida de provedor de internet é bem puxada.
    Eu lembro do seu tópico, até tinha o link dele aqui e usava como referencia p/ fazer dns recursivo no Ubuntu (vi mesmo que foi removido).

    Pelo o que li no forum gringo, não é mais necessário incluir a atualização do repositório security.debian.org

    Valeu pela força meu amigo, abração...

  18. #98
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Edge Router, conte suas experiências!

    Posso dizer que ela usar uma pendrive de armazenamento me fez pensar seriamente em comprar uma pra testes e aprendizado.

    Enviado de meu GT-I9070 usando Tapatalk

  19. #99

    Padrão Re: Edge Router, conte suas experiências!

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Parece que só a ERL e ER5-POE usa memória flash removível. A ER8 e ERP8 não usam, apesar de terem porta USB.

    Estou querendo saber se é possível mudar a ordem de boot para a memória flash e onde conseguir uma imagem para testes. Antes que alguém venha questionar pra que isso, não estou pensando em usá-la somente para roteamento :-)


    Sent from my iPhone.
    Não sei se tem como mudar a ordem de boot, esse tipo de equipamento tem boot-code único, talvez exista um recurso que procure algum pen-drive e carregue o sistema à partir dele.

    Enviado via XT1563 usando UnderLinux App

  20. #100
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Edge Router, conte suas experiências!

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Parece que só a ERL e ER5-POE usa memória flash removível. A ER8 e ERP8 não usam, apesar de terem porta USB.

    Estou querendo saber se é possível mudar a ordem de boot para a memória flash e onde conseguir uma imagem para testes. Antes que alguém venha questionar pra que isso, não estou pensando em usá-la somente para roteamento :-)


    Sent from my iPhone.
    Pensei em lamp...

    Enviado de meu GT-I9070 usando Tapatalk