+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ether1 que chega o link travando em rb433ah

    Bom dia pessoal.
    Estou com o seguinte problema, tenho uma rb433ah que está chegando o meu link na ether1. Esses dias a ether1 começou a travar, onde meu link caia o consumo e o trafego da ether fica zerado. Mais como eu estou conectado nela pelo cartão, basta eu desativar e ativar a ether novamente que tudo volta ao normal. Ja troquei a rb, cabo e conector, e mesmoa ssim continua do mesmo jeito. O que pode ser isso?
    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Ether1 que chega o link travando em rb433ah

    Esse cabo da ether1 está ligado em que?

    Se for um switch, testa outro se tiver. Cabo de rede ruim até já ví travar roteador, mas não RB.

    E a alimentação da RB, como anda? Fonte de corrente alta (10A pra uma RB433 é um exagero terrível) não é garantia de nada, fonte ATX é menos garantia ainda, medir tensão no multimetro não identifica ripple.

    Toda vez que ví isso em RB tinha fonte com capacitor seco (Perde ESR igual estufado), RB com capacitor velho, switch velho, fonte do switch com problema (Uns usam trafo, se tiver nobreak que dá uns spikes (Maldita mania de fabricante que acha que "estabilizar" tensão com reles é necessario, estabilizador atrapalha mais que ajuda por isso, e tem nobreak com essa feature) esses spikes passam pelo transformador e não são filtrados de forma suficiente na fonte, o switch recebe spikes criado pelo estabilizador/nobreak! Fonte chaveada no switch hoje é basico, não dá pra arriscar com trafo (Fora que muitos são pra 120V e o nobreak manda 105V quando sob bateria, isso se reflete na tensão menos na saída, cai de digamos 12V pra 10,5V, tem switch que manda pacotes corrompidos quando tem tensão baixa, já ví travar muuuito roteador por isso).

    Veja também os ruídos eletro magnéticos perto da RB, do switch ou modem, e por onde o cabo passa. Coisa tipo fonte chaveada, lampada fluorescente, ou mesmo passar junto com cabo de eletricidade AC as vezes gera pacotes corrompidos no cabo, a ethernet não devia travar, mas... os componentes não aprendem a teoria na escola por isso as vezes funcionam diferente da teoria.

  3. #3

    Padrão Re: Ether1 que chega o link travando em rb433ah

    Então, ele está ligado na ether de um radio microondas ericson minilink.
    A alimentação uso um carregador com bateria de 6amp. que está ligado tbm uma airgrid.
    O estranho é que ja testei antes da rb uma cloud core, ela mesmo não travo a ether que chega o link. Ai para tentar sanar, solicitei na operador a troca do ip que chega na ether1 do link. Por increvel que parece parou de travar. Ai, esses dias voltou a acontecer, tipo, o trafego para, ai somente desabilito a ether e habilito novamente e volta na hora. Ah, e tentei tbm alimentar ela via POE que travou do mesmo jeito. A voltagem da rb fica em 12.7 a 12.9 v.

  4. #4

    Padrão Re: Ether1 que chega o link travando em rb433ah

    Veja no log se não tem tentativa de acesso via ssh ou telnet aos montes vindo de IP's da china, seria só desabilitar isso (Se não usa) ou mesmo bloquear essas portas.

    Dá uma procurada no forum sobre tentativas de acesso / invasão em RB que sempre tem gente perguntando o que fazer (Porque vê muito trafego ou se assusta com o log).

    Essas tentativas de acesso não deviam travar ethernet.

    E... carregador de bateria costuma ter ripple de tonelada, medir tensão (Em volts, mas não é voltagem, se não teria hertzagem, bitagem, bytagem...) não resolve o problema, teria que ver o ripple. Ou testar temporariamente outra fonte. Se os travamentos são constantes poderia tirar o carregador e deixar apenas a bateria alimentando, o carregador é que manda ripple ou spikes e ruído pra alimentação.

    E... não tem nenhum inversor aí ligado na bateria? Ericson minilink precisa 24 ou 48V, certo? Se tem um inversor ou nobreak ligado nessa bateria, é ele que está jogando ruído na alimentação. Inversor ou nobreak não tem filtro entre a entrada DC e seu circuito oscilante, então volta pela alimentação muito ruído, é tipo ligar um liquidificador e um radio FM na mesma tomada, o liquidificador volta muito ruído pra rede elétrica.

  5. #5

    Padrão Re: Ether1 que chega o link travando em rb433ah

    Amigo qual cabo de rede esta usando cat5 ou cat6? se for cat5 seta a interface em 100 Mb no modo manual se quiser passar mais de 100 Mb so com cabo cat6.