+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    Correções e sugestões aplicadas amigo.

    Na verdade, não uso superchannel em Torre de Transmissão, esse rádio estava em um ptp e por isso que estava com o superchannel, não me atentei nisso ao coloca-lo em modo AP, obrigado pelo toque.

    Voltando agora a minha saga.. rsrsrs.. eu não consegui setar o MCS9 nos SXT sem que ele perdesse comunicação com a Torre, por isso que você viu 76/86M (MCS12) e não o MCS9, porque na verdade o SXT estava em default (na imagem
    Quando mudo o Data Rates no STX para Configured, e vou em MCS e deixou somente o MCS9 ativo, ele perde a comunicação com a Torre até que eu volte novamente o Data Rates para default (mesmo setando em 54M não volta também a conexão), nos prints que mandei acima eu deixei com o MCS9 ativo para confirmar que estava correto o que eu estava fazendo, no entanto, com somente ele ativo o SXT perde comunicação com a Torre.
    Caso eu deixe no SXT o data rates em default, ele volta a comunicação com a Torre no entanto eu não consigo definir o MCS.
    Será que esse problema pode ser questão de versão do MK? (estou utilizando 6.22 na Torre e 6.27 na SXT

  2. #42

    Padrão Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    Tá, esquece a aba DATARATES por enquanto, usa como funcionar, você está se focando demais nela sendo que ela nem é usada em only-N (Os datarates só deviam fazer efeito se usasse modo A, ou A/N). Eu acho que só tenho versão 5.26 ou mais velha então talvez seja questão de versão mesmo, outra hora testo um 6.x pra verificar isso.

    Testa marcar mais datarates na aba HT MCS, alguns de SISO, tipo MCS2 a 4, alguns de MIMO tipo 9 a 11.

    Tenta seguir os passos:
    http://api.ning.com/files/Vish0M*eub...orkshopSXT.pdf
    ou
    http://pt.scribd.com/doc/81317382/Config-SXT#scribd

    Vai que está com algo diferente num ponto que não devia fazer diferença pra isso (prioridade HT AMPDU já testei e não notei diferença). Acho que seu problema está nesses outros detalhes, porque a aba Datarates em Configured (E só 1 HT MCS marcado) é o que tenho usado e não ví esse problema, mas realmente já lí mais gente falando nisso, só nunca consegui reproduzir o erro.

    (E acho que ví gente falando nesse problema a uns anos antes da versão 6.x)

  3. #43

    Padrão Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    Conseguiu resolver o problema?

  4. #44

    Padrão Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    @rubem Utilizo aqui tudo em MCS 12 e MCS 12 nos clientes. Como no Mikrotik esta setado MCS12, se eu colocar MCS 9 no cliente o mesmo não conecta, ja tentei diversas vezes e nada. A não ser se eu marcar MCS 9 no ap tb. MK versão 6.29.

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    No setup do roteador (Ou no winbox) você seleciona a modulação que será usada pra transmissão. Roteador A transmite na velocidade que quiser, roteador B transmite na velocidade que quiser, ambos se entendem sem problemas.


    Se você setar MCS12 num SXT como AP na torre, por exemplo, e deixar os cliente no modo automatico, terá RX de tudo que é datarate, com tudo que é modulação, um em MCS3 (Airgrid), um em MCS12 (NS M5), um em MCS10 (NS Loco M5). Mas o SXT da torre transmitirá sempre em MCS12 afinal você marcou apenas esse profile.

    Você tem que ajustar um MCS alto na torre, e em cada cliente marcar velocidade fixa baixa. RX e TX podem ter velocidade diferentes e praticamente 90% das vezes tem!

    Dá uma olhada nos RX/TX na sua rede, vai ver valores diferentes, são modulações diferentes em uso. Wireless > Registration > Ativa a aba RX/TX rates. Os numeros antes e depois da / são iguais ou diferentes nos clientes? Se for como a grande maioria das redes terá valores diferentes, digamos 19Mbps/39Mbps, indicando que a torre está usando MCS4 (39M) rumo à esse cliente, mas esse cliente está usando MCS2 (19M) rumo à torre.

  5. #45

    Padrão Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    @rubem, hoje presenciei um problema até estranho.

    Usamos uma RB912 como AP, 802.11 A/N (sem TDMA) e "country set" em "Argentina", MCS 3,4,8,9 e temos clientes 2x2 (SXT) ativos com esses mesmos datarates.

    Acontece que hoje foi necessário instalar um cliente Airgrid nesse mesmo AP e por incrível que pareça não se conectava. Configurações todas de acordo: Country em Argentina, scan-list igual e A/N, mas percebemos que ao deixar o datarate em automático no AP, o UBNT se conectava.

    OK, fomos testar a seguinte coisa: Colocado SOMENTE MCS1 no AP e somente MCS1 no cliente, conectava normalmente, mas ao colocar MCS2 no AP e MCS4 AP o cliente não conectava.

    Existe alguma via de regra que obrigue o datarate a ser igual em ambos os lados?

    Obrigado rubem novamente.
    Caro @rubem, complementando as informações que o @Arthur passou seguem outras.

    Na mesma RB912 em pauta hoje tentei conectar um cliente com WOM5000 SISO e acontece a mesma coisa, não conecta apesar do sinal -54.

    Tentei inclusive marcar TODAS as opções em Data Rate e em HT MCS e mesmo assim não conecta.

    Marcando a opção Defaut em Data Rate o cliente conecta, mas ai fica de 6Mb/s, e de MCS 0 a MCS 7 (WOM SISO) e sabemos que não faz sentido ficar modulando assim para passar de 2 a 4 Mb para o cliente. Com a opção Defaut marcada, conecta tanto em A/N como Only N.

    No entanto um Lite-5 conecta-se perfeitamente com Data Rate 12Mb/s e 18Mb/s e com MCS 1 e 8 marcados.

    Porém, em outros APs com RB433 e R52H, Data Rate em 12Mb/s e 18Mb/s conecta de tudo.

    Fazendo mais alguns testes em bancada notamos o seguinte:

    Com Chain 0 e Chain 1 habilitados apenas radios MIMO como WOM MIMO e Lite-5 se conectam ao AP. Já com Chain 1 desabilitado, todos como WOM MIMO e SISO, Lite-5 e Airgrid se conectam ao AP.

    Pelo observado é alguma coisa com SISO e MIMO, mas como fazer com que a RB912 aceite conexão tanto de SISO como de MIMO simultaneamente como são os Nanostations, por ex. ?

    Grato.
    Última edição por gfqsw; 16-07-2015 às 17:20.

  6. #46

    Padrão Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    Desculpem a demora...

    Bom, sobre isso de não conectar com o uso de MCS fixo, tenho visto isso também, não consegui isolar se é culpa de alguma versão do MK (ME PARECE ser mais comum nas 5.x em diante), ou de algum chipset.

    Vamos a o que eu notei nuns casos:
    Caso 1: Só conectava se eu deixasse modo A/N (Não somente N) mas com o datarate de 1M ativo. Suspeito que seja porque o preamble (SSID e cia) é transmitido no menor datarate possível.

    Caso 2: Só conectava se deixasse também MCS0 e MCS8 ativo. Não sei se o preamble (Curto ou longo) nalguns casos usa o menor datarate do modo N (Pol. simples ou dupla), até onde eu saiba ele usa 1M ou 2M (Curto ou longo).

    Caso 3: Só conectava com preamble curto (Equipto 802.11A mais velho (Com RTL8186, sim ele suporta 802.11a) talvez tenha isso). Na verdade foi esse caso que me fez testar os datarates baixos nos casos acima.

    Caso 4: Equiptos Ubiquiti não conectavam com PPPoE, só em bridge (Enquanto MK, Intelbras ou Oiw conectava), enquanto com datarate auto tudo conectava. Mesma coisa, marquei A/N, datarates de 1M e 2M apenas, só 1 MCS, preamble longo, e voilá, resolvido o problema (Tá, não testei marcar só 1M ou só 2M, ou só preambulo curto).

    Eu desconfio dessa questão do preambulo porque quando não há trafego NENHUM o datarate mesmo com datarate fixo, é exibido como 1M, 2M ou 6M as vezes, é o momento em que há apenas a troca de dados básico de conexão (Preâmbulos).

    Mas... faz pouco tempo com MK 5.23 ou algo assim não teve jeito, tive que deixar no automático senão não conectava, com cartões R52HN em 5GHz, enquanto em 2,4GHz o MESMO cartão e RB aceitavam tranquilamente conexão configurado em somente N com só 1 MCS alto. É algo com 5GHz, com alguns cartões ou RB's, talvez só em algumas versões novas do MK, vou dar uma de astrólogo e dizer que seu dia pode ser de sorte e você se conectar à sua RB amada... ou não.

    Preciso testar mais coisas, a princípio tudo o que tenho aqui conecta com só 1 datarate e só 1 MCS marcado, quero até testar SSID's com caracteres especiais porque onde tive problema ME PARECE que sempre tinha isso.

  7. #47

    Padrão Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    Bom Dia Pessoal.

    Vou lhes explicar minha situação.

    eu tinha um pop que conectavam 28 usuários (Mk e Ubiquiti sinais diversos de -55 até -71) com autenticação PPPoE, certo tudo ok, porem avia um gargalo no pop q não deixava mais de 16mb de download passassem.
    acreditei q era uma limitação do equipamento, então retirei a autenticação do pop e a transferi para um "concentrador", blz o processamento do pop diminuiu MUITO, porem também não vi um aumento no trafego, sempre a mesma base de 14 a 16mb.
    depois de ler este topico, fiz algumas alterações de rate e mcs, depois disso consegui uma banda passante de 24MB. perfeito, é exatamente oque eu precisava.
    porem durante esse final de semana alguns cliente começaram a cair, por problema de sinal e reassociating.
    então desfiz as alterações do mcs e o problema parou.

    agora vem a minha duvida. oque eu fiz de errado.
    segue o print de como as configs estavam.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CONFS RATE E MCS.jpg
Visualizações:	780
Tamanho: 	407,0 KB
ID:      	60863

    Sou leigo pessoal, então desculpe caso tenha falado alguma besteira.

  8. #48

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    Citação Postado originalmente por Prusch Ver Post
    Bom Dia Pessoal.

    Vou lhes explicar minha situação.

    eu tinha um pop que conectavam 28 usuários (Mk e Ubiquiti sinais diversos de -55 até -71) com autenticação PPPoE, certo tudo ok, porem avia um gargalo no pop q não deixava mais de 16mb de download passassem.
    acreditei q era uma limitação do equipamento, então retirei a autenticação do pop e a transferi para um "concentrador", blz o processamento do pop diminuiu MUITO, porem também não vi um aumento no trafego, sempre a mesma base de 14 a 16mb.
    depois de ler este topico, fiz algumas alterações de rate e mcs, depois disso consegui uma banda passante de 24MB. perfeito, é exatamente oque eu precisava.
    porem durante esse final de semana alguns cliente começaram a cair, por problema de sinal e reassociating.
    então desfiz as alterações do mcs e o problema parou.

    agora vem a minha duvida. oque eu fiz de errado.
    segue o print de como as configs estavam.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         CONFS RATE E MCS.jpg
Visualizações:	780
Tamanho: 	407,0 KB
ID:      	60863

    Sou leigo pessoal, então desculpe caso tenha falado alguma besteira.
    Se todos os equipamentos suportarem o modo N, pode tentar demarcar tudo na aba data rates e deixar apenas no MSC que é referente a modulação do modo N.

  9. #49

    Talking Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    Na foto acima os clientes estão modulando 48/36/24/18/6 e isso é modulação A, faz como citado acima, desactive todos na aba data rate, deixe uma MCS baixa (0-8) para preâmbulo e a que você quer que seus clientes conectem....faça os testes e veja se para com o problema de desconexão

    Me corrijam se disse besteira

  10. #50

    Padrão Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    Olá rubem!

    Em testes de bancada acontece o seguinte.
    AP -> rb912 v 6.33.3
    CPE -> SxT v 6.33.3

    1. AP em A/N ou N com data rate 6 ou sem, MCS 0, 8, 12 ou somente 12 qualquer combinação, CPE SXT somente conecta se estiver exatamente igual ao AP.

    2. AP com nv2 e somente um MCS (ex. 12) marcado, CPE conecta com qualquer MCS marcado (ex. 9) porém me parece que assume o MSC do AP.

    2. AP em 802.11 e A/N data rate em default, CPE conecta com qualquer MCS (ex. 9) mas com data rate em 6M, porém percebo que tanto TX como RX assume o MCS da CPE (ex. 9).

    Alguma coisa que possamos fazer?


    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Desculpem a demora...

    Bom, sobre isso de não conectar com o uso de MCS fixo, tenho visto isso também, não consegui isolar se é culpa de alguma versão do MK (ME PARECE ser mais comum nas 5.x em diante), ou de algum chipset.

    Vamos a o que eu notei nuns casos:
    Caso 1: Só conectava se eu deixasse modo A/N (Não somente N) mas com o datarate de 1M ativo. Suspeito que seja porque o preamble (SSID e cia) é transmitido no menor datarate possível.

    Caso 2: Só conectava se deixasse também MCS0 e MCS8 ativo. Não sei se o preamble (Curto ou longo) nalguns casos usa o menor datarate do modo N (Pol. simples ou dupla), até onde eu saiba ele usa 1M ou 2M (Curto ou longo).

    Caso 3: Só conectava com preamble curto (Equipto 802.11A mais velho (Com RTL8186, sim ele suporta 802.11a) talvez tenha isso). Na verdade foi esse caso que me fez testar os datarates baixos nos casos acima.

    Caso 4: Equiptos Ubiquiti não conectavam com PPPoE, só em bridge (Enquanto MK, Intelbras ou Oiw conectava), enquanto com datarate auto tudo conectava. Mesma coisa, marquei A/N, datarates de 1M e 2M apenas, só 1 MCS, preamble longo, e voilá, resolvido o problema (Tá, não testei marcar só 1M ou só 2M, ou só preambulo curto).

    Eu desconfio dessa questão do preambulo porque quando não há trafego NENHUM o datarate mesmo com datarate fixo, é exibido como 1M, 2M ou 6M as vezes, é o momento em que há apenas a troca de dados básico de conexão (Preâmbulos).

    Mas... faz pouco tempo com MK 5.23 ou algo assim não teve jeito, tive que deixar no automático senão não conectava, com cartões R52HN em 5GHz, enquanto em 2,4GHz o MESMO cartão e RB aceitavam tranquilamente conexão configurado em somente N com só 1 MCS alto. É algo com 5GHz, com alguns cartões ou RB's, talvez só em algumas versões novas do MK, vou dar uma de astrólogo e dizer que seu dia pode ser de sorte e você se conectar à sua RB amada... ou não.

    Preciso testar mais coisas, a princípio tudo o que tenho aqui conecta com só 1 datarate e só 1 MCS marcado, quero até testar SSID's com caracteres especiais porque onde tive problema ME PARECE que sempre tinha isso.

  11. #51

    Padrão Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    Citação Postado originalmente por gu4rd1an Ver Post
    2. AP com nv2 e somente um MCS (ex. 12) marcado, CPE conecta com qualquer MCS marcado (ex. 9) porém me parece que assume o MSC do AP.
    Até o 5.17 tenho usado assim mas sem NV2. Não tenho nada que possa atualizar e correr o risco de ficar parado muito tempo.

    Sobre isso de parecer assumir outro datarate, tem que ver que as vezes o AP diz que o cliente está usando um datarate (MCS9, digamos), mas acessando o aparelho do cliente ele diz estar usando outro datarate (MCS12).

    Nesse caso de MS9 pra MCS12 não tem como notar muita coisa, mas quando a diferença é entre MCS8 e MCS15 aí se nota, afinal MCS8 roda até com sinal -80dBm, e por mais que a CPE do cliente diga que está usando MCS15, e o AP diga que esse cliente está usando MCS8, acredito no AP, já que não há perda de ping, nem ping grande, o throughput é baixo (Indicando usar MCS8) mas não perde pacote (E MCS15 com sinal tão baixo ia perder quase todo pacote).

    Ou seja, confio sempre no datarate do AP. Mas... sob um condição abaixo.


    Citação Postado originalmente por gu4rd1an Ver Post
    2. AP em 802.11 e A/N data rate em default, CPE conecta com qualquer MCS (ex. 9) mas com data rate em 6M, porém percebo que tanto TX como RX assume o MCS da CPE (ex. 9).
    Por causos como esse é que desconfio que tem a ver com o preambulo, que usa o menor datarate do modo (6M em A).

    Pra tirar a prova de qual o MCS real trafegando PACOTES (O datarate do preambulo é o menor, mas hora que tem pacote pra levar é outro datarate que é usado), tem que testar o throughput (E em bancada complica, tem reflexo e etc), porque em momentos sem tráfego não tem problema o setup exibir que o datarate é 6M, ou MCS9, os dados de sincronia e cia são poucos, o que pesa mesmo é o trafego de pacotes do cliente (Teste de banda do MK ou UBNT não resolve se for feito no AP, tem que fazer via ethernet pra ser realista, ocupar processamento dos 2 chipsets).


    Enfim, confio no datarate que o AP informa (Não que o cliente informa), mas quando está trafegando pacotes ethernet<>radio<>ar<>radio<>ethernet.

  12. #52

    Padrão Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    Citação Postado originalmente por gu4rd1an Ver Post

    2. AP com nv2 e somente um MCS (ex. 12) marcado, CPE conecta com qualquer MCS marcado (ex. 9) porém me parece que assume o MSC do AP.
    Eu passo pelo mesmo problema, nos Rockets eu consigo usar um MCS no painel e outro no cliente, de forma que consigo CCQ muito melhor nos clientes ubnt do que nos clientes que uso Mk, eu gostaria muito de utilizar das boas práticas que o @rubem já citou várias vezes no fórum de utilizar um MCS maior no AP e outro menor no cliente (ex: MCS 12 no AP e 8 no cliente), porém a Sxt sempre assume o MCS configurado no AP (no meu caso RB912), e olhei tanto do lado do cliente quanto do lado do AP, ambos informam que a CPE está utilizando o MCS do AP. Por conta disso a qualidade da conexão de muitos dos clientes que fui instalar não ficou tão legal, de forma que tive de trocar Sxt por Airgrid, mesmo tendo pouca diferença de sinal, troquei um equipamento MIMO por um SISO, porém, com CCQ decente dos dois lados.

    Alguém já conseguiu setar MCS diferentes entre RB912 e Sxt?

  13. #53

    Padrão Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    Caros amigos, minha Basebox RB912 Versão 6.30.4 que está configurada como Apbridge distribuindo sinal em um pontomultiponto, hoje fui cadastrar um novo cliente na aba wireless e não a encontrei, ela sumiu das opções do menu do canto esquerdo, opção wireless que fica abaixo de interface. É a aba wireless onde fica o access list. Não foi mexido por ninguem e nem feito atualização.

  14. #54

    Padrão Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    Veja em System/Packages se o wireless está habilitado. Se for habilitar precisa reiniciar o router.

  15. #55

    Padrão Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    Caro ricardoandre, o wireless-fp está habilitado (é o que estava funcionando) e o wireless cm2 está instalado também (porém desativado) em outro tópico em cara mim disse pra desinstalar o fp e habilitar o cm2, vc acha certo fazer isso?

  16. #56

    Padrão Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    Vejam um print do problema, não aparece a aba wireless que vem logo abaixo de interfaces.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot (20h 32m 48s).jpg
Visualizações:	317
Tamanho: 	94,9 KB
ID:      	64580

  17. #57
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    Difícil de entender sobre data rates e mcs, mas gostaria de saber ql é data rates e mcs ideal pra clientes mimo, já q vendo planos baixos, 1~2 mega

    Enviado via D5833 usando UnderLinux App

  18. #58

    Padrão Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    VJDvalter, o que você descreveu é sintoma de falta do pacote, por isso pedi para verificar se o pacote estava habilitado/instalado.
    Quanto ao FP e o CM2, anterior a tentar algo dessa forma atualize sua RB. CM2 até onde sei é para CAPsMAN, posso estar errado por numca ter utilizado esse recurso.

  19. #59

    Padrão Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    Pessoal boa tarde! troquei um rocketM5 por RB912 na torre e aconteceu algo interessante, os clientes que antes conectavam à 130Mbps/39Mbps (mcs15 no painel e mcs4 no cliente) passaram a modular 144,33Mbps/43,3Mbps (interval 400ms) fixei guard interval long na RB912 mas algumas ubiquiti continuam modulando 43,3Mbps, procurei mas não encontrei opção de habilitar guard interval long nas ubiquiti... alguém que tenha passado por isto para dar uma dica ou saberia como mudar para long nas cpes da ubnt?

  20. #60

    Padrão Re: Duvdas sobre MCS PTMP

    Caro egservice mim explique o que é esse guard interval long? para que serve e como habilitar