+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas sobre enlace com Rocket 900 MHz.

    Boa noite a todos, estou estudando para criar um enlace que leve internet de um ponto na cidade até uma fazenda, não é muito longe, cerca de 14,2 km em linha reta, a dificuldade esta na visada que esta totalmente obstruída.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Enlace Radio Mobile 1.png
Visualizações:	886
Tamanho: 	24,9 KB
ID:      	55079Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Enlace Radio Mobile 2.jpg
Visualizações:	423
Tamanho: 	295,5 KB
ID:      	55080

    Trabalho com TI, principalmente infraestrutura de servidores e redes cabeadas, esta parte de wireless estou começando e por isso estou com algumas dificuldades, não entendi muito bem como funciona a relação frequência e dBi, pois minha ideia, como mostra a imagem é colocar um Rocket 900Mhz trabalhando junto com uma antena de 25dBi, mas não encontrei muitas antenas que trabalhem com essa frequência, apenas com 5.8.

    Porém, se eu colocar este rádio com esta antena, funciona normalmente? Ou ela não tem capacidade de captar esse espectro?

    Acredito que o custo benefício deste conjunto de equipamentos seja bom, existe outras opções melhores? Algo que possam me recomendar?

    Outra dúvida é quanto ao resultado da simulação, neste teste funcionou bem até demais e isso me preocupa, este sinal (caso funcione mesmo estes equipamentos trabalhando em conjunto) tem essa capacidade toda de driblar uma barreira tão alta?

    Agradeço a quem puder me ajudar, obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Dúvidas sobre enlace com Rocket 900 MHz.

    Citação Postado originalmente por criatv Ver Post
    Boa noite a todos, estou estudando para criar um enlace que leve internet de um ponto na cidade até uma fazenda, não é muito longe, cerca de 14,2 km em linha reta, a dificuldade esta na visada que esta totalmente obstruída.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Enlace Radio Mobile 1.png
Visualizações:	886
Tamanho: 	24,9 KB
ID:      	55079Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Enlace Radio Mobile 2.jpg
Visualizações:	423
Tamanho: 	295,5 KB
ID:      	55080

    Trabalho com TI, principalmente infraestrutura de servidores e redes cabeadas, esta parte de wireless estou começando e por isso estou com algumas dificuldades, não entendi muito bem como funciona a relação frequência e dBi, pois minha ideia, como mostra a imagem é colocar um Rocket 900Mhz trabalhando junto com uma antena de 25dBi, mas não encontrei muitas antenas que trabalhem com essa frequência, apenas com 5.8.

    Porém, se eu colocar este rádio com esta antena, funciona normalmente? Ou ela não tem capacidade de captar esse espectro?

    Acredito que o custo benefício deste conjunto de equipamentos seja bom, existe outras opções melhores? Algo que possam me recomendar?

    Outra dúvida é quanto ao resultado da simulação, neste teste funcionou bem até demais e isso me preocupa, este sinal (caso funcione mesmo estes equipamentos trabalhando em conjunto) tem essa capacidade toda de driblar uma barreira tão alta?

    Agradeço a quem puder me ajudar, obrigado.
    Achei essa antena no ML: http://produto.mercadolivre.com.br/M...agi-900mhz-_JM

    Eu nunca montei um ptp em 900Mhz, mas um conhecido meu montou um com 2km sem visada total, com rockets M900 + estas antenas, fechou com sinal bom até, porém os pings variam muito, perde pacotes, é complicado. Se eu fosse você tentaria verificar a possibilidade de por uma repetidora em 5.8 mimo.

  3. #3

    Padrão Re: Dúvidas sobre enlace com Rocket 900 MHz.

    Citação Postado originalmente por criatv Ver Post
    Boa noite a todos, estou estudando para criar um enlace que leve internet de um ponto na cidade até uma fazenda, não é muito longe, cerca de 14,2 km em linha reta, a dificuldade esta na visada que esta totalmente obstruída.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Enlace Radio Mobile 1.png
Visualizações:	886
Tamanho: 	24,9 KB
ID:      	55079Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Enlace Radio Mobile 2.jpg
Visualizações:	423
Tamanho: 	295,5 KB
ID:      	55080

    Trabalho com TI, principalmente infraestrutura de servidores e redes cabeadas, esta parte de wireless estou começando e por isso estou com algumas dificuldades, não entendi muito bem como funciona a relação frequência e dBi, pois minha ideia, como mostra a imagem é colocar um Rocket 900Mhz trabalhando junto com uma antena de 25dBi, mas não encontrei muitas antenas que trabalhem com essa frequência, apenas com 5.8.

    Porém, se eu colocar este rádio com esta antena, funciona normalmente? Ou ela não tem capacidade de captar esse espectro?

    Acredito que o custo benefício deste conjunto de equipamentos seja bom, existe outras opções melhores? Algo que possam me recomendar?

    Outra dúvida é quanto ao resultado da simulação, neste teste funcionou bem até demais e isso me preocupa, este sinal (caso funcione mesmo estes equipamentos trabalhando em conjunto) tem essa capacidade toda de driblar uma barreira tão alta?

    Agradeço a quem puder me ajudar, obrigado.

    Bom dia amigo!

    Infelizmente o uso da faixa de espectro RF de 900Mhz no Brasil é reservado para uso de sistemas de caráter primário. Portanto seu uso por equipamentos caracterizados como de radiação restrita(espectro que pode ser usado sem licença da anatel) é proibido.

    Como essa faixa de espectro é muito utilizada pelas operadoras para serviço de celular é muito provável que alguém te denuncie e a empresa para qualtrbalha seja multada.

    Use equipamentos operando em 2.4Ghz ou 5.8Ghz.

    Regards

  4. #4

    Padrão Re: Dúvidas sobre enlace com Rocket 900 MHz.

    Olá amigo.Acho q mesmo fechando este enlace não ficará bom.
    O ideal é vc repetir em algum ponto.

  5. #5

    Padrão Re: Dúvidas sobre enlace com Rocket 900 MHz.

    nao sei da onde você tirou isso que o 900mhz é somente para caráter primario! o Canal 922 com largura de ate 10mhz é sim de uso livre, lógico que tem q ter a scm, porem pode usar sim o 900mhz, isso ja foi falado umas 1000 vezes aqui no fórum.

  6. #6

    Padrão Re: Dúvidas sobre enlace com Rocket 900 MHz.

    O SCM no caso não é obrigatório, pois está ligando uma casa a fazenda, não esta revendendo, então não é obrigado a ter SCM.

  7. #7

    Padrão Re: Dúvidas sobre enlace com Rocket 900 MHz.

    Bom dia, quanto a legalização, o rádio Rocket M9 é certificado e homologado pela Anatel (Certificado de Homologação Nº 3316-11-5966), quanto a isso não há problema, mas surgiu outra dúvida, as antenas também precisam ser certificadas?

    Minha dúvida quanto a frequência da antena continua, eu posso usar uma antena por exemplo de 30 dbi 5.8 para o Rocket M9 ou ela não trabalha nessa espectro de frequência?

    Boa dica da antena TheGoodfather, vlw e obrigado a todos que estão ajudando.

  8. #8

    Padrão Re: Dúvidas sobre enlace com Rocket 900 MHz.

    tem que usar antena de 900mhz mesmo.. antenas de 5.8 não vai da certo, a antena também precisa ser homologada, aqui no brasil acho que a unica que você vai encontrar homologada é as yagi da aquario, porem as melhores antena para 900mhz são as da hyperlink modelo Hg915g-nf porem não tem homologação no brasil. eu tenho um enlace aqui usando nanoloco m900 homologado e antena aquario CF-914 que tambem é homologada.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fvnunes Ver Post
    nao sei da onde você tirou isso que o 900mhz é somente para caráter primario! o Canal 922 com largura de ate 10mhz é sim de uso livre, lógico que tem q ter a scm, porem pode usar sim o 900mhz, isso ja foi falado umas 1000 vezes aqui no fórum.
    Putz @fvnunes! Vlew pela retificação ! Acabei confundindo de uso de 3Ghz. Tem uma galera que compra no paraguay traz e usa no Brasil.

    Mas de qualquer forma condeno o uso dos 900Mhz aqui no Brasil.

    Regards

  10. #10

    Padrão Re: Dúvidas sobre enlace com Rocket 900 MHz.

    Citação Postado originalmente por fvnunes Ver Post
    tem que usar antena de 900mhz mesmo.. antenas de 5.8 não vai da certo, a antena também precisa ser homologada, aqui no brasil acho que a unica que você vai encontrar homologada é as yagi da aquario, porem as melhores antena para 900mhz são as da hyperlink modelo Hg915g-nf porem não tem homologação no brasil. eu tenho um enlace aqui usando nanoloco m900 homologado e antena aquario CF-914 que tambem é homologada.
    Vlw @fvnunes, obrigado pela dica das antenas, infelizmente 15 dBi não são suficientes pro enlace que preciso.

    Os enlaces aqui são complicados, por ser uma região amazônica, todas as cidades se desenvolveram perto dos rios em áreas baixas e o relevo aqui também é bem irregular, ou seja, cidades em partes baixas cercadas de morros.

    :/

    Obrigado pela ajuda, vou continuar a pesquisar alguma solução que não exija repetidoras, pois o valor de um sistema assim torna esse enlace inviável.