+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual Linux utilizar (Usuário enferrujado)

    Eai galera!!!

    Fui um usuário ativo de Linux a alguns anos, mas acabei mudando meu foco profissional passando a atuar na área de Sistemas ERP. Hoje, porém, dando uma lida em uns materiais antigos que eu tinha, senti saudade dos tempos Squid, QoS, Iptables, compilação de Kernel e resolvi levantar um servidorzinho em casa para voltar aos velhos tempos.
    Agora a duvida, qual linux usar?
    Sou da época do Kernel 2.4, e agora já está na versão 3.16

    Me ajudem aí, meu interesse é montar um Firewall com VPN, Proxy Transparente, aplicar o bendito layer7 (que há 8 anos atrás deu um trabalho danado), QoS, etc.

    Qual Distribuição que eu uso?

    Abraços!

  2. #2

    Padrão Re: Qual Linux utilizar (Usuário enferrujado)

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    A que você melhor se adaptar.

    Se gosta de estabilidade: CentOS ou Debian.

    Não sei sobre o tal Slackware ou Arch Linux.

    Na época eu usava o Slackware e Fedora, mas faz tanto tempo. Perdi o processo evolutivo das Distribuições que já existiam, e to por fora das novas.

    O CentOS é baseado no Debian ou Red Hat, sabe me dizer?

    Obrigado!

  3. #3

    Padrão Re: Qual Linux utilizar (Usuário enferrujado)

    Falar de Distribuição linux e igual religiao, politica ou futebol, cada um tem sua opinião, na real todos sao bons, muda que uns pra facilitar pro usuario traz muita coisa pré instalada digamos assim, e isso do ponto de vista da segurança e uma falha. Particularmente gosto de CentOS, funciona muito bem e tem o principal uma comunidade bem ativa e com muito material de apoio pra lhe ajudar. Mas no fim das contas se vc souber o que ta fazendo qualquer um poder ser muito estavel e seguro, uns com pouca configuração vc faz isso, outros requer mais atenção e tempo...

  4. #4

    Padrão Re: Qual Linux utilizar (Usuário enferrujado)

    Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Falar de Distribuição linux e igual religiao, politica ou futebol, cada um tem sua opinião, na real todos sao bons, muda que uns pra facilitar pro usuario traz muita coisa pré instalada digamos assim, e isso do ponto de vista da segurança e uma falha. Particularmente gosto de CentOS, funciona muito bem e tem o principal uma comunidade bem ativa e com muito material de apoio pra lhe ajudar. Mas no fim das contas se vc souber o que ta fazendo qualquer um poder ser muito estavel e seguro, uns com pouca configuração vc faz isso, outros requer mais atenção e tempo...

    Beleza então.

    Valeu pela ajuda pessoal. Vou dar uma olhada no CentOS.