+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rocket Titanium x Rocket M5 x Mikrotik (Rb ou Basebox)

    Olá Pessoal,

    Boa Noite,

    Baseado em experiências nas suas redes qual melhor equipamento teve melhor resultados levando em consideração recepção de sinal, maior isolamento de interferência, passagem de banda e quantidade de clientes conectados.

    Estamos montando um novo POP em nossa rede e estamos em dúvida de qual equipamento utilizar.


    Rocket Titanium + Base Station Titanium e ou + XWave.

    Rocket M5 + XWave e ou Base Station.

    Mikrotik (basebox ou RB) + XWave e ou Base Station.


    Qual Hardware melhor? e de melhor gerência?

    A ideia é montar um POP onde suporte a média de 300 clientes (50 em cada AP), a distancia dos clientes do POP seria variada, sua média seria de no máximo 3 a 4km, média de velocidade de cada cliente seria 1Mbps.

    A Principio a ideia do Rocket Titanium seria para evitar interferência local entre os AP e possíveis interferências de outros equipamentos no bairro, e também pela sua "fama" de suportar mais clientes que o Rocket M5 comum que já usamos na nossa rede juntamente com a XWave e ou Base station UBNT (Atualmente temos em média de 30 a 40 clientes por Rocket) e também para usar o AIRMAX, o Mikrotik (basebox ou RB 5Ghz) também seria por segundo informações suportar mais clientes e permitir diversas configurações. O Uso do AIRMAX é uma vantagem sobre o Mikrotik? Em um dos POP's da nossa rede com ROCKET M5 temos o uso do AIRMAX e se mostra melhor que os que não usam AIRMAX.

    Espero que tenham entendido todo o contexto acima e possíveis ideias.

    A Minha dúvida é, pensando futuramente, melhor estabilidade, menor interferência, custo e beneficio também.

    Qual seria o melhor equipamento? tem outra opção no mercado que também soaria interessante?

    Desde já agradeço,

    Att,

    Elzio Alves

  2. #2

    Padrão Re: Rocket Titanium x Rocket M5 x Mikrotik (Rb ou Basebox)

    Então, te indico oque uso como radio que é a BB5(RB912)
    sobre a antena, utilizo basestation de 120º de 16dbi, estou fazendo uns estudos pq as antenas XWave da computech estão se mostrando com um desempenho melhor que a basestation.

    Sei que de radio o BB5 é top uso e recomendo, em relação a antena xwave ou basestation independente de qual seja, vc terá um bom resultado.

  3. #3

    Padrão Re: Rocket Titanium x Rocket M5 x Mikrotik (Rb ou Basebox)

    Essa rb 912 é sucesso viu, to com 6 Aqui pra por em produção em breve posso da um parecer melhor ...

  4. #4

    Padrão Re: Rocket Titanium x Rocket M5 x Mikrotik (Rb ou Basebox)

    Rb912 + basestation, eu nao gastaria com outra setorial. Se puder e tiver $$$ sem pensar 2x basestation titanium

  5. #5

    Padrão Re: Rocket Titanium x Rocket M5 x Mikrotik (Rb ou Basebox)

    estou pensando em testar uma NETBOX 5

    http://routerboard.com/RB911G-5HPacD-NB

    não pelo AC mais sim pela diferença do hardware, mais possante

  6. #6

    Padrão Re: Rocket Titanium x Rocket M5 x Mikrotik (Rb ou Basebox)

    Citação Postado originalmente por brunobelas Ver Post
    estou pensando em testar uma NETBOX 5

    http://routerboard.com/RB911G-5HPacD-NB

    não pelo AC mais sim pela diferença do hardware, mais possante
    Tenho um par parado aqui, ja lhe adianto que se for ligar esqueça 12v é só dor de cabeça.
    E pela diferença de valor ainda fico com 912 para ser usada em pop como ap.

    ps: O meu modelo é net metal 921.

  7. #7

    Padrão Re: Rocket Titanium x Rocket M5 x Mikrotik (Rb ou Basebox)

    Ha sim, 12v é para equipamentos conectado direto no jack do P4, equipamentos POE precisa de no minimo 16v, por isso as fontes dos locos e sxt sempre vem de 24v

  8. #8

    Padrão Re: Rocket Titanium x Rocket M5 x Mikrotik (Rb ou Basebox)

    Boa Tarde,

    Temos uma RB912UAG-5HPnD Aqui em teste em um dos nossos POP's, e tem se saído bem, o seu custo x beneficio também é muito interessante, mas estamos vendo suas vantagens e desvantagens se compararmos com equipamentos da UBNT, quanto ao custo final é indiscutível que é bem mais interessante o uso de uma RB912 com XWAVE por exemplo, mas estamos querendo pensar em algo mais, as vantagens da UBNT seria o uso do AIRMAX, isolamento e imunidade de ruido...

    Compensa o uso do ROCKET TITANIUM + BASE STATION TITANIUM mesmo tendo seu custo sendo quase o dobro da RB912 + XWAVE?

    Agradeço a todos que tem participado,

    Att,

    Elzio Alves

  9. #9

    Padrão

    Compensa o uso do ROCKET TITANIUM + BASE STATION TITANIUM mesmo tendo seu custo sendo quase o dobro da RB912 + XWAVE?

    Agradeço a todos que tem participado,

    Att,

    Elzio Alves[/QUOTE]

    Estou com o mesmo dilema aqui amigo.
    Sendo que no meu caso é meu primeiro POP. Todos os meus clientes hoje são cabeados, devido ao fato de estarem aglomerados em condomínios e bairros pequenos. Mas tenho dois PTP para chegar as RB de onde saem os cabos e um desses PTP com duas Nano Beam de 22 só passa 28m de down e já não esta atendendo. Vou colocar um POP e atender essa central onde está a RB, aproveitando para colocar outros clientes de outros bairros, direto no AP. Já pesquisei a possibilidade de usar vários rádios. APC 5M da intelbrás e até um Canopy da Cambium Network que diz o fabricante que não sofre interferências de outros rádios, além dos que foram citados acima. Mas estou bastante inclinado a colocar Basestation +Rocket Titanium, pelo fato de que posso desmanchar os PTP e colocar as Nano Beam como cliente do AP Rocket, aproveitando o par de NanoBeam que sobrar para clientes mais distantes, além disso a UBNT tem uma variedade de equipamentos clientes com preços variados, que posso comprar conforme a distancia que o cliente se encontrar. A questão da blindagem também pesou na minha decisão pois tenho pouco espaço na torre não podendo afastar muito os rádios uns dos outros. Vai sair mas caro para mim, mas creio que essa é a minha melhor opção,inclusive para o futuro. Alem disso fiz certificação UBNT a um ano e só fiz dois alinhamentos de antena até hoje. rrsrsrss.

    Para mim acredito que compensa.

    Vou de UBNT Titanium. Espero não me arrepender.
    Quando estiver rodando volto aqui para contar.

  10. #10

    Padrão Re: Rocket Titanium x Rocket M5 x Mikrotik (Rb ou Basebox)

    Pois é Servnet,

    Após pensar e levarmos em consideração que 90% da nossa rede é UBNT, iremos usar Rocket Titanium e Base Station Titanium mesmo, para não fugir do que já temos em uso, pois se eu fosse mudar para Mikrotik teria que alterar os equipamentos de vários clientes já situados nesse bairro em especifico.

    Sendo assim iremos usar Rocket Titanium + Base Station Titanium 90º com AirMax habilitado.

    Assim que eu tiver com eles em uso posto aqui resultados.

    Att,

    Elzio Alves

  11. #11

    Padrão Re: Rocket Titanium x Rocket M5 x Mikrotik (Rb ou Basebox)

    Bom,

    Visito bastante o UnderLinux, e sempre tiro aqui minhas dúvidas baseado em outros tópicos!

    Esqueci de fechar este tópico e falar da minha experiencia com o Rocket Titanium + Base Station Titanium.

    Já se encontra em uso a mais de 2 meses e pra nossa rede aqui tem funcionado perfeitamente, a sua proteção contra interferência é bem efetiva, como ex: uma Base Station não interfere na outra, uma de costa pra outra, a uma distancia de 1,5m uma praticamente não vê o sinal da outra......

    Recepção de sinal nos clientes perfeita também.

    Grato pelos que responderam.

    Tópico Fechado!

    Abcs