+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Gerenciador de graficos para MK

    Prezados,
    Alguém sabe me indicar se tem um programa ou modo de fazer com que as informações geradas pela parte de graphing da RB sejam coletadas e organizadas de uma forma pratica, quando vc tem uma RB só tranquilo, mas quando tem 3,4,5 dai começa a encher o saco entrrar em cada uma pra ver.
    Com esse recurso eu monitoro o uso da CPU, memoria bem como as interfaces e as queues, se tivesse um programa que pudesse coletar isso e organizar seria legal, vejam, não estou me referindo aos logs de navegação, refiro-me aos gráficos.

  2. #2
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Gerenciador de graficos para MK

    Bom dia,

    Não exite nada mais fácil que o cacti[1]. No meu caso, para cada cliente, crio um usuário e libero o gráfico do link dele, assim o cliente mesmo acompanha o consumo do seu circuito.

    [1] http://cacti.net/

    Abraço

  3. #3

    Padrão Re: Gerenciador de graficos para MK

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Zabbix, PRTG, MRTG, The Dude e etc.
    Agradeço mas analisando parece-me que a op~ção do colega abaixo é mais amigável e pratica (parece)...

  4. #4

    Padrão Re: Gerenciador de graficos para MK

    Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    Bom dia,

    Não exite nada mais fácil que o cacti[1]. No meu caso, para cada cliente, crio um usuário e libero o gráfico do link dele, assim o cliente mesmo acompanha o consumo do seu circuito.

    [1] http://cacti.net/

    Abraço
    Analisei-o rapidamente e pareceu-me bacana, pode me passar mais detalhes:
    1 - dificuldade de instalação;
    2- custo;
    3- forma de trabalho (como ele faz pra monitorar)??

    agradeceria muito.

  5. #5
    Avatar de adrianoateky
    Ingresso
    Aug 2011
    Localização
    Braço do Norte - Santa Catarina
    Posts
    48

    Padrão Re: Gerenciador de graficos para MK

    Bom dia amigo, tentei instalar em Windows, não obtive sucesso!

    teria alguma dica?

  6. #6
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Gerenciador de graficos para MK

    Boa tarde,

    Tenho instalado em Linux CentOS. Não existem maiores complicações, existe muito material na internet com tutoriais de instalação.
    Se precisares de ajuda com acesso remoto, posso te dar uma mão.

    Abraço

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gabrielest Ver Post
    Prezados,
    Alguém sabe me indicar se tem um programa ou modo de fazer com que as informações geradas pela parte de graphing da RB sejam coletadas e organizadas de uma forma pratica, quando vc tem uma RB só tranquilo, mas quando tem 3,4,5 dai começa a encher o saco entrrar em cada uma pra ver.
    Com esse recurso eu monitoro o uso da CPU, memoria bem como as interfaces e as queues, se tivesse um programa que pudesse coletar isso e organizar seria legal, vejam, não estou me referindo aos logs de navegação, refiro-me aos gráficos.
    Blz @gabrielest!

    Então minha opinião pra ti é a seguinte:

    1) Para simplicidade e gerenciamento básico de redes e uso somente de gráficos indico MRTG e CACTI;

    2) Para projetos mais complexos e que exigem mais organização, topologia, uso de scripts e etc, indico o ZABBIX;

    A maioria dos meus clientes utilizam o ZABBIX, sendo uns 60% grandes operadoras.

    Espero ter ajudado!

    Regards

    Rafael
    Última edição por telmetrics; 13-10-2014 às 20:39. Razão: correção