+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Link secundário não assume quando o link principal da operadora cai.

    Olá amigo boa noite. Acompanho o fórum a um bom tempo mas nunca criei nenhum tópico. Caso eu esteja fazendo algo errado, por gentileza me informem.

    Vamos ao que interessa. Eu trabalho em uma empresa onde possuímos diversos equipamentos e um deles é uma RB 450G que deixei a cargo de prover internet através de 2 links um de 25mb e um outro de 35 mb. Ambos são da mesma operadora GVT porem quando um cai, no caso a primário o secundário não assume deixando a conexão lenta e com o recebimento e envio de pacotes muito aquém daquilo que costumamos trafegar normalmente.

    Utilizo um balance pcc, com o link de 35 MB como primário distancia 1, e o link de 25 mb como secundário distancia 2.
    os modems estão roteados. Alguém pode dar uma força.

  2. #2

    Padrão Re: Link secundário não assume quando o link principal da operadora cai.

    Amigo, se vc usa pcc nao teria de ter um link de backup e sim usar simultaneamente os dois, sendo que teria duas rotas pra cada, uma balanceada e uma padrão sendo que as padrao sim teriam distancias diferentes, mas as balaceadas nao precisam pois mao fazem concorrencia uma pra outra. Da uma olhada mas pode ser que vc não esteja com pcc ativo.

  3. #3

    Padrão Re: Link secundário não assume quando o link principal da operadora cai.

    Isso ocorre porque o link x cai mais o modem ainda está ligado fornecendo Ip, as configurações até podem estar corretas mais recomendo colocar os modens em bridge...

  4. #4
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Re: Link secundário não assume quando o link principal da operadora cai.

    Boa noite Cleitonsta a solução é simples basta por Check-Gateway como ping.
    Isso deve resolver seu problema isso se entendi o que precisa.

  5. #5
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Link secundário não assume quando o link principal da operadora cai.

    Citação Postado originalmente por minelli Ver Post
    Boa noite Cleitonsta a solução é simples basta por Check-Gateway como ping.
    Isso deve resolver seu problema isso se entendi o que precisa.
    Me intrometendo no post, mais já tive problemas usando dessa forma, geralmente com o modem roteado o gateway é o modem, quando ele fica sem conexão o ping para o modem continua funcionando, dessa forma, a queda da conexão não é detectada. Para resolver eu testava alguma coisa da operadora mais "lá de dentro", tipo um roteador interno deles (descobria pelo tracert).

  6. #6

    Padrão Re: Link secundário não assume quando o link principal da operadora cai.

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    Me intrometendo no post, mais já tive problemas usando dessa forma, geralmente com o modem roteado o gateway é o modem, quando ele fica sem conexão o ping para o modem continua funcionando, dessa forma, a queda da conexão não é detectada. Para resolver eu testava alguma coisa da operadora mais "lá de dentro", tipo um roteador interno deles (descobria pelo tracert).
    Tambem ja fiz assim, dai criei uma regra que quando o roteador deles parasse a regra desativava a rota padrão deixando a rota secundaria ativa, assim que voltasse a rota ativava novamente...

  7. #7

    Padrão Re: Link secundário não assume quando o link principal da operadora cai.

    Um tópico legal pra resolver seu problema.
    https://under-linux.org/showthread.php?t=171322
    Tem um Script pra justamente o que você quer.

  8. #8

    Padrão Re: Link secundário não assume quando o link principal da operadora cai.

    Ola amigo obrigado por ter respondido. Eu já tentei fazem algo do tipo porem sem sucesso devido não encontrar um bom material ensinando. Vc teria um tutoria de como fazer?

  9. #9

    Padrão Re: Link secundário não assume quando o link principal da operadora cai.

    Utilizo o sistema de balanceamento sim colega, obrigado por dar uma força a questão é que eu insisto em utilizar os modens roteados. E o mikrotik funciona com sistema roteados sem problema e o balanceamento é por demais funcional. porem o problema é que o link distância 1 fica normal quando o de distancia 2 cai. Porem quando acontece o inverso para de funcionar.

  10. #10

    Padrão Re: Link secundário não assume quando o link principal da operadora cai.

    de um tracert na rede 01, anote os ips externos, o primeiro ip fixo de borda deve resolver, faça o mesmo com a rede 02, no mikrotik que faz o balance faça o seguinte:
    *Clique em Tools
    *Netwatch
    Adicione um evente clicando em +
    * Em host coloque o ip fixo de borda da operadora do link 01
    *Interval coloque o tempo de checagem da regra que você julgar melhor, pode ser coisa de 2 minutos
    * timeout coloque tempo maximo suportado por um ping, tipo 100ms ou mais eu deixo em 500

    Na aba up
    coloque a seguinte regra :

    ip
    route
    enable "nome da rota do link 01 sem aspas"

    * Na aba Down coloque a seguinte regra

    ip
    route
    disable "nome da rota do link 01 sem aspas"

    ______________________________________________________________________

    Para o link 02 coloque as seguintes regras:

    Adicione um evente clicando em +
    * Em host coloque o ip fixo de borda da operadora do link 01
    *Interval coloque o tempo de checagem da regra que você julgar melhor, pode ser coisa de 2 minutos
    * timeout coloque tempo maximo suportado por um ping, tipo 100ms ou mais eu deixo em 500

    Na aba up
    coloque a seguinte regra :

    ip
    route
    enable "nome da rota do link 02 sem aspas"

    * Na aba Down coloque a seguinte regra

    ip
    route
    disable "nome da rota do link 02 sem aspas"

  11. #11

    Padrão Re: Link secundário não assume quando o link principal da operadora cai.

    basta por dois gateway de saída o principal check ping e distancia 1 o segundo só distancia 2 e pronto, sem script nada, só isso mesmo

  12. #12

    Padrão Re: Link secundário não assume quando o link principal da operadora cai.

    O problema e que ele ja disse que os modens estao roteados se o link parar o mk continua pingando o gatway e nao vira o link, dai este metodo nao funciona para ele

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    basta por dois gateway de saída o principal check ping e distancia 1 o segundo só distancia 2 e pronto, sem script nada, só isso mesmo

  13. #13

    Padrão Re: Link secundário não assume quando o link principal da operadora cai.

    putz cometi um erro em não ler, desculpas, roteador e mais complicado...

  14. #14

    Padrão Re: Link secundário não assume quando o link principal da operadora cai.

    acontece...

  15. #15

    Padrão Re: Link secundário não assume quando o link principal da operadora cai.

    Exato colega testarei hj a noite sua sugestão, creio que era algo deste tipo que eu estava procurando. Espero que funcione. Muito obrigado hj a noite posto os resultados.

  16. #16

    Padrão Re: Link secundário não assume quando o link principal da operadora cai.

    Citação Postado originalmente por cleytonsta Ver Post
    Exato colega testarei hj a noite sua sugestão, creio que era algo deste tipo que eu estava procurando. Espero que funcione. Muito obrigado hj a noite posto os resultados.
    Veja ai e deixe mensagame aqui, se eu conseguir te ajudo

  17. #17

    Padrão Re: Link secundário não assume quando o link principal da operadora cai.

    Se for adsl ou afins, coloca em bridge o moden e check gateway que ja resolve. Agora se for diferente usa netwatch, como os colegas já mencionaram.

  18. #18

    Padrão Re: Link secundário não assume quando o link principal da operadora cai.

    Amigos eu estou super feliz em ter ajuda de todos vocês. Já estou com um emulador do mikrotik rodando e fazendo os testes conforme todas as dicas que vocês me deram. Estou viajando a trabalho e monitorando a rede remotamente por isso não irei aplicar nenhuma configuração no momento pra não arriscar. Fim de semana meto a mão na massa. Valeu muito obrigado a todos espero fechar o tópico amigos moderadores no máximo até segunda feira.