+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Alcance da rede wirelles

    Boa noite galera duvida sobre rede wirelles!

    Colocando uma omini 12dbi + bullet hp em uma altura de 12 m,,,,
    Quanto clientes em media consigo atender dentro de sua casa com notebook wirelles..
    no caso sem precisa de um radio apontado pra omini..

    Queria usar a omini pra o sinal chegar dentro da casa do cliente e ele so autenticar...


    È possivel????

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede alcançe.png
Visualizações:	287
Tamanho: 	13,4 KB
ID:      	55239

  2. #2
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Alcance da rede wirelles

    Amigo é Incerto falar que vai aguentar uma quantidade "X" de Clientes, isso depende de muitos fatores (distancia, paredes, interferência etc). Se for Distancia Curta e sem muitas paredes conseguira uns 10 Dispositivos aproximadamente sem usar Antena externa.

  3. #3

    Padrão Re: Alcance da rede wirelles

    É sim, vai atender 1 cliente ou um os dois se tiver sorte,
    Deixa o @rubem ler esse tópico e te explica para você sobre lóbulo de irradiação da Omni. 12Dbi é só la nas alturas mesmo ;0.
    Resumindo amigo, essa infra não funciona pelo principio de que para haver uma boa comunicação tem que haver a visada entre ambas as fontes, e não adianta uma omni de 12dbi mais um radio gritando a 1000dbi, se o receptor (notebook), tem uma anteninha de 3 dbi...
    Freqüência alta = Pouco poder de penetração".
    Freqüência baixa = Muito poder de "penetração".
    é um berrando de um lado e outro falando baixo de outro, vai ver no notebook sinal forte, mais a net uma "bosta".
    O único jeito de trabalhar dessa forma seria usando frequência baixa, 900mhz por exemplo, o problema e que não tem notebook que receba nessa frequência (Não que eu saiba).
    Ou Então entra no leilão do 4G e pega uma frequência deliciosa daquela kkk.
    Veja o caso das radios fms, qual a distancia que ela alcança.
    Se possível da uma aula sobre isso rubem, porque não é viável o uso de baixa frequência para transporte de grande volume de dados, acho que eu suponho a resposta....
    Me desculpe a ironia, a unica intenção é de te alerta que não é viável a ideia ok ?
    Espero ter te ajudado amigo.

  4. #4

    Padrão Re: Alcance da rede wirelles

    Vix... escrever meia hora pra "mostrar" o que um celular conectado no wifi do vizinho já mostra... conecta mas ao mecher pro lado a conexão cai.

    Quando comprei o provedor em 2010 tinha uns clientes conectando em casa, perto de torre, sem equipamento externo, tipo a 150m da torre, mas... eram casos que o sinal vinha pelo telhado (Telhas finas de amianto, sem forro, torre de 50m, casa de 4m) e não tinha obstaculo, dia que chegou nos 20 ou 30 simultaneos nessas setoriais eu tive que ir limpando as conexões "diretas" pra ter um pingo de qualidade. Conectar conecta, navegar navega, mas quero ver ter estabilidade no trafego, 1 ou 2 sinais ruins num roteador até que vai, mas hora que tem 10 a conexão fica um lixo.

    Com omni nunca consegui muito alcance nem com 1M em 802.11B, digo, até dá pra uns 100m sem muitos obstaculos (2 ou 3 paredes), mas setorial permite alcance bem melhor que isso.

    E tem hardware que é um lixo, usei muitos anos um netbook da Emax, fabriqueta nacional de projeto chines, conexão ótima, era ir pra rua e conectar em torre a 500m sem nem ter visada boa, mas o teclado ressecou (De tanto tererê derramado em cima, será?), fora as queda da torre que trincaram a carcaça (Tela quebrada? Nops, 5m de queda e só trincou carcaça plastica!!!!), enfim, passei pra um Acer e um Lenovo, e putz... são um lixo, se estou na rua e preciso ver qualquer coisa preciso ir a 50m duma torre, ficar segurando o netbook com as costas deles pra torre, a uns 45º pro alto, uma cena ridícula mesmo, senão não navega. Smartphone idem, meu Motorola XT317 conecta até no bolso a 100m da torre, um Galaxy S5302 tinha que ficar me contorcendo apontando as costas dele pra torre a 50m no maximo.

    Produto tipo PicoStation da UBNT ou Omnitik são pra algo do tipo, potencia alta e antena de baixo ganho pelo visto é uma opção bem melhor que omni de alto ganho (12dBi) e potencia baixa (20dBi), mas mesmo esses equipamentos não prometem mais que uns 180m de alcance outdoor sem obstaculos direto até o equipamento do cliente. Dentro de casa, com arvores e paredes como obstaculo, não sei se conseguiria 100m de alcance, e se conseguisse duvido que teria conexão decente pra todos, se caprichar muito dá pra colocar um MCS0 com canal de 10MHz pra ter datarate de 3,2M e sensibilidade tipo -100, mas não adianta, com muito obstaculo quando alguém move o notebook pra uma posição de sinal pior o CCQ de todos dá uma caída, alguém vai no banheiro com o smartphone e o sinal cai de -70 pra -90, navegar até navega, mas o CCQ de todos que era algo tipo 90% cai pra 70%, o jeito é limitar conexão de sinal ruim, troca o -120 default por algo tipo -70, mas aí o cliente vai ter que ficar fazendo contorcionismo pra conectar em casa, fica beeeeeem mais simples usar essas antenas direcionais USB:
    http://www.ebay.com/itm/Wireless-Dir...-/121103168225

    Mas... também é de custo baixo colocar um roteador tipo um Gothan de R$ 60 em modo cliente em cima do forro, sua antena de 5dBi vai ter uma conexão bem ruim até a omni, mas uns 200m deve dar. É gambiarra de qualquer forma, mas dos males o menor.

    Se é pra ter baixo custo não é difícil colocar um adaptador USB com anteninha de 5dBi lá em cima do telhado, pra ter conexão menos indecente até uns 300m, desde cabo de rede soldado em conector USB, mas o tempo gasto pra fazer isso é grande, você troca R$ 140 do custo de uma CPE por 5h.mes visitando cliente pra resolver problemas bobos (Perder driver, esquecer rede, dar mal-contato no conector, criar umidade entre antena e adaptador, etc), se colocar na ponta do lapiz o custo da gambiarra em horas de serviço no ano é gigante.

  5. #5

    Padrão Re: Alcance da rede wirelles

    Entao o que vcs mim recomendam, n precisa ser de baixo custo....
    e melhor investir em qualidade não é??

    Olha só o raio de alcançe seria + o - 500 m da omini ,,,pra mim alcançar alguns clientes, uns 15 por ai...
    so que esses cliente sao notebook com wirelles!
    qual seria a melhor opção????

  6. #6

    Padrão Re: Alcance da rede wirelles

    Citação Postado originalmente por marcosd100 Ver Post
    Boa noite galera duvida sobre rede wirelles!

    Colocando uma omini 12dbi + bullet hp em uma altura de 12 m,,,,
    Quanto clientes em media consigo atender dentro de sua casa com notebook wirelles..
    no caso sem precisa de um radio apontado pra omini..

    Queria usar a omini pra o sinal chegar dentro da casa do cliente e ele so autenticar...


    È possivel????

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede alcançe.png
Visualizações:	287
Tamanho: 	13,4 KB
ID:      	55239
    Umas dúvidas!!
    Essa omnni é de 5.8?
    Vc colocou no desenho Bullet 5
    Esses notbooks são todos em 5.8 o wirelles deles??

  7. #7

    Padrão Re: Alcance da rede wirelles

    a omini + o bullet M2 (colokei errado) seria 2.4,, pq a maioria dos notebooks sao 2.4,,,ou estou errado???? @Max Networks

  8. #8

    Padrão Re: Alcance da rede wirelles

    sim amigo agora ficou claro.
    Compre um kit cliente, e coloque na ksa do cliente, fica mais seguro o serviço, e sem telefone ligando pra dizer que o sinal ta lento.
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...a-cabo-10m-_JM

  9. #9

    Padrão Re: Alcance da rede wirelles

    Amigo Rubem, aproveitando o tópico, vc pode me dizer se eu instalando uma omni 8dbi m5 + bullet m5, a uns 10 mts de altura, isso ja estaria a 4 mts acima de todos os telhados de um bairro, que da 1 km de extenção, eu teria uma boa cobertura para esse bairro?, distancia maxima 1km do pop.
    Nos cliente nanoloco m5 ou airgrid .
    O que me diz, Obrigado.
    Att.

  10. #10

    Padrão Re: Alcance da rede wirelles

    Citação Postado originalmente por JOSEVAL1 Ver Post
    Amigo Rubem, aproveitando o tópico, vc pode me dizer se eu instalando uma omni 8dbi m5 + bullet m5, a uns 10 mts de altura, isso ja estaria a 4 mts acima de todos os telhados de um bairro, que da 1 km de extenção, eu teria uma boa cobertura para esse bairro?, distancia maxima 1km do pop.
    Nos cliente nanoloco m5 ou airgrid .
    O que me diz, Obrigado.
    Att.
    Se a zona de fresnel estiver quase toda desobstruída, sem problemas, acho que com airgrid daria pra até 2Km.
    O problema é que com "apenas" 10m de altura raramente tem zona de fresnel desobstruída. Por aqui os pés de Manga tem 20m de altura, então nem com torre de 30m é facil ter zona de fresnel limpa.

    Com obstrução de algo tipo 50% da zona de fresnel sei lá se dá pra passar de 500m sem que o CCQ caia pra algo tipo 50% e a conexão fique um lixo.

    Isso é muito serio pra qualidade da conexão:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Zona_de_Fresnel
    http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php
    Lembra que não é só o raio pra cima e pra baixo, tenta visualizar a zona de fresnel como um tubo ou tunel com o diametro necessario, com antena baixa as chances dos clientes em potencial terem obstrução parcial são maiores que com antena alta. Segundo a lei de Murphy se algum vizinho tiver visada totalmente comprometida é esse vizinho que vai querer sua internet, e o que não tem problemas de visada até sua antena mal sabe o que é internet...

  11. #11

    Padrão Re: Alcance da rede wirelles

    Essa é a impressão que tenho, ack dinamico só funciona direito com a zona de fresnel muito limpa.

    Quando ela não está limpa dá pra "quebrar o galho" com ack maior, pelo menos reduz a perda de pacotes, nunca testei o quão maior deve ser, só meto valor bem mais alto, tipo 50 a 100 e pronto (E não atendo ninguem a 5 ou 10Km pra justificar esses acks), vou tentando achar um ponto razoavel, mantendo um ping -l 64 ao lado de um ping -l 1400, hora que o ping de 1400 tem no maximo 1 perda a cada 20 respostas eu me dou por satisfeito, isso não costuma afetar em nada a velocidade do cliente rumo a web (Teste de velocidade, download com 1 ou com 10 instancias, upload, voip, etc), só o CCQ que não sobe muito (80%, normalmente).

    Mas acho que o valor exato varia conforme o hardware, tenho XR2, EMP8602, R52nM e R52HN, tem cliente com CPE Elsys, NS Loco, TPlink, GTS, OIw, e o ack nos NS e TPLink tem que ser geralmente menor que nos outros, coisa lerda tipo GTS e OIW precisam ack tipo 140 pra parar de perder pacotes as vezes, enquanto NS Loco acho que nunca coloquei mais que 90 (Aqui praticamente no trajeto até toda casa tem uma arvore, mesmo com mastro de 3m sobre o telhado nem sempre dá pra mais que uns 60% da zona de fresnel).

    Nunca prestei atenção em regra, mas o que faço é baixa potencia (Pra evitar reflexos) e aumentar ack, ficando de olhos dos 2 ping, acompanho ping torre>cliente também, quando eles ficam num valor decente automaticamente o CCQ fica minimamente decente (Pelo menos 80%).

  12. #12

    Padrão Re: Alcance da rede wirelles

    Tabela desatualizada, mas serve:
    http://www.novanetwork.com.br/suport...hes.php?cod=33

    Tem calculadora na web, mas nunca ví a formula que usam, porque dependendo de largura de canal e modulação usada a formula devia mudar, por isso prefiro achar o valor ideal na unha.

    (E não está escrito uS ou Km depois do campo? MK geralmente dá o valor em uS, UBNT usa distancia em metros ou quilometros mas exibe uS logo depois. Quem não tem nada depois do campo acho que são aqueles firmwares genericos tipo AP-router e cia, acho que até DD-WRT/OpenWRT informam uS depois do campo)

  13. #13

    Padrão Re: Alcance da rede wirelles

    Eu faço isso, 100uS na torre, e nos clientes algo entre 40 e 90. Mas configuro em todos os clientes.

    Na época das placas PCI e USB tinha muito ack automatico tipo 200 ou 300uS (Mais ou menos fixo, sem variação), muito ping perdido, erro em abertura de página, nos roteadores B/G raramente tinha conexão decente com ack automatico, me acostumei a ajustar em todos, em B/G com o maldito RTL8186 tinha que usar coisa absurda tipo 130 ou 140uS as vezes.

    Com ack alto na torre os clientes proximos tem ping maior, tipo 5-10mS onde poderiam ter 4, mas é o custo de ter cliente com zona de fresnel obstruída, o ping não é lindo mas pelo menos não há perda de pacote, e os downloads ou testes de velocidade são normais, tcp/ip tolera bem uns mS a mais.
    Se usar ack baixo na torre os clientes proximos ficam bem, mas os distantes ou de zona de fresnel obstruída tem muito pacote perdido, pagina que carrega pela metade e erro em download.

    (Principalmente porque aqui, mesmo na porta do dedicado, sem mais ninguém plugado, leva pelo menos 80mS até o mundo civilizado, até o facebook 170-200mS, então 4 ou 5ms a mais não fazem diferença. Poderia reduzir isso, mas teria que colocar uma torre em cada cliente, ou desmatar metade da cidade. Pioro um pouco quem tem visada, em prol de melhorar quem não tem. Se todo mundo tiver zona de fresnel limpa isso não faz diferença)