+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Samsung cria tecnologia que multiplica por 5 velocidade atual do Wi-Fi

    A Samsung está pronta para lançar uma nova categoria de conexão Wi-Fi, padrão 802.11ad, a partir de 2015. Graças a uma tecnologia que torna o sinal capaz de contornar barreiras físicas e eliminar interferências, a fabricante coreana promete embutir modens Wi-Fi em seus dispositivos com velocidades que podem chegar a 4,6 Gbps. O número é cinco vezes maior do que o alcançado pela tecnologia atual.

    Brasil tem conexão mais lenta que Argentina, Chile e Uruguai, diz estudo

    http://s2.glbimg.com/Po7tTyCiplC-xrp...dos-4-gbps.jpgNova tecnologia Wi-Fi da Samsung promete conexão acima dos 4 Gbps (Foto: Divulgação)


    A velocidade permitida pela tecnologia seria capaz de transferir filmes de 1 GB em apenas três segundos entre dispositivos conectados à mesma rede. Além disso, a novidade também possibilita streaming de alta qualidade entre um media center e uma TV conectada.

    “Ao contrário das tecnologias de 2,4 GHz e 5 GHz existentes, o padrão Wi-Fi 802.11ad de 60 GHz da Samsung mantém a velocidade máxima, eliminando a interferência de mesmo canal, independentemente do número de aparelhos que utilizam a rede”, informou comunicado oficial da companhia.

    A façanha é realizada por um conjunto de antenas especiais, que ignoram obstáculos como paredes e portas para manter o sinal de alta velocidade ativo. O mesmo se faz com uma rede onde há vários computadores conectados. Enquanto sinais atuais de alta velocidade tendem a perder qualidade enquanto são compartilhados nos mesmos canais, a nova tecnologia da Samsung pretende manter tudo inalterado a 60 GHz.

    Como é usar a Internet 4G? Comente no Fórum do TechTudo.

    A Samsung pretende integrar sua nova tecnologia Wi-Fi em diversos produtos, incluindo dispositivos audiovisuais, médicos e equipamentos de telecomunicações. Mas, primeiro, a faixa dos 60 GHz precisa ser licenciada para uso comercial, o que só deverá ocorrer nos Estados Unidos, na Europa e em parte da Ásia em 2015. Ainda não há previsão para o Brasil.

    FONTE: http://www.techtudo.com.br/noticias/...-do-wi-fi.html

  2. #2

    Padrão Re: Samsung cria tecnologia que multiplica por 5 velocidade atual do Wi-Fi

    O que me deu a entender é que se der certo esta tecnologia, não só os smartphones, mas também a torre precisaria ter a mesma tecnologia. Tudo em 60GHZ.

    Quem sou eu para duvidar da ciência, mas sem visada em 60GHz vai contra tudo o que tínhamos de conceito sobre visada e frequência. Quanto mais alta a frequência mais crítica a visada. Se os coreanos resolveram isso, ponto para eles...

    E daí como ficam os provedores tendo que brigar por uma concessão nesta frequência? Sim, pois se der mesmo certo, vai ser uma corrida em direção ao consumo, pois promete resolver tudo aquilo que todos reclamam. Não sofrer com interferências e passar mais banda é o sonho de todos.

  3. #3
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Samsung cria tecnologia que multiplica por 5 velocidade atual do Wi-Fi

    Acho que 60 Ghz vai ser barrado por tudo (até pelo ar, segundo a Wiki http://en.wikipedia.org/wiki/Extremely_high_frequency) acredito que seria mais para um PAN mesmo. Quem não lembra do Wimax? Na teoria seria o santo graal das redes...

  4. #4

    Padrão Re: Samsung cria tecnologia que multiplica por 5 velocidade atual do Wi-Fi

    @rubem veja isso...
    Foi o que eu achava que poderia acabar com a latência das transmissões via satélite, mais de imediato já pensei nesse problema de ate a chuva atrapalhar.
    Com 60ghz da pra ir e volta a terra em menos de 500ms ?

  5. #5
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Samsung cria tecnologia que multiplica por 5 velocidade atual do Wi-Fi

    Citação Postado originalmente por stevefox Ver Post
    Com 60ghz da pra ir e volta a terra em menos de 500ms ?
    Pelo que lembro de física, essa velocidade é sempre constante. não muda com a frequência.

  6. #6

    Padrão Re: Samsung cria tecnologia que multiplica por 5 velocidade atual do Wi-Fi

    Então as diferenças de Ping entre 2.4/5.8 seriam provocadas por ? é uma duvida...
    Achava que com a elevação da frequência iria diminui também a latência, da zero pra ele professor kkk.
    Então só da pra subir a banda : (

  7. #7

    Padrão Re: Samsung cria tecnologia que multiplica por 5 velocidade atual do Wi-Fi

    Velocidade da luz ou rf no espaço=299 792 458 por segundo, isso independe de ser 5.8 ou 2.4 Ghz.

  8. #8

    Padrão Re: Samsung cria tecnologia que multiplica por 5 velocidade atual do Wi-Fi

    Eu sinceramente acredito que esse 802.11AD vai ser "pulado" (Como outros 802.11x foram), porque esse padrão pelo que tenho do IEEE fala em 20dBm no hardware e EIRP de 36dBm.

    Roteador domestico teria então no maximo 20dBm, pequeno como um roteador cabe antena de no maximo uns 5 a 7dBi, seriam 25 a 27dBm EIRP. Duvido que passe mais que 1 parede brasileira de concreto de 10cm.

    SE o padrão falasse em coisa tipo 30 ou 36dBm, com 60 ou 70dB EIRP, aí talvez teria utilidade pra gente.

  9. #9

    Padrão Re: Samsung cria tecnologia que multiplica por 5 velocidade atual do Wi-Fi

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    Acho que 60 Ghz vai ser barrado por tudo (até pelo ar, segundo a Wiki http://en.wikipedia.org/wiki/Extremely_high_frequency) acredito que seria mais para um PAN mesmo. Quem não lembra do Wimax? Na teoria seria o santo graal das redes...
    Ai é que está Alex... O wimax não deu certo no Brasil porque foi atropelado pelo Slogan do 4G em LTE.
    E agora com o aceno dos 700mhz para ampliar a cobertura.
    Acredito até que em 700mhz a banda vai ser muito pouca para o que a Anatel quer.
    Nos Estados Unidos, o @speedpc postou algum material sobre o uso do wimax por provedores. Lá está em pleno vapor, inclusive com penmodem. E ele tem um objetivo que é formar um grupo para pressionar um leilão em 3.5ghz, leilão este voltado as pequenas empresas.
    E o que é mais interessante nesta questão da ocupação do 3.5 é que o poder público não precisaria entrar como padrinho financeiro como pretende em 700mhz e como tem feito até agora com as operadoras, liberando milhões no colo delas.
    Os provedores independentes sabem que grande parte dos seus problemas seriam resolvidos e bancariam os investimentos.

    Mas aqui todos os que detém o poder de decisão acabaram por sepultar qualquer projeto.

    Voltando a notícia, diz que o protocolo vai eliminar a questão de interferência. Até aí beleza. Mas se é um protocolo, porque não aplicar as frequências mais baixas?
    Outro detalhe é que se a Samsung investiu em pesquisa e tem a tecnologia patenteada, isso não irá deslanchar de uma hora para outra pois teriamos que ficar presos a uma tecnologia proprietária.

  10. #10

    Padrão Re: Samsung cria tecnologia que multiplica por 5 velocidade atual do Wi-Fi

    Somente na pratica mesmo para avaliar tais façanhas. Pois contraria toda ciência pratica já vista. Vamos torcer que os 80 mhz da linha AC prosperem e acredito que algo em torno dos 60mhz fique mais acessivel para os pequenos quando tal tecnologia da sansung prosperar uma vez que aparentemente será de uso popular.

  11. #11

    Padrão Re: Samsung cria tecnologia que multiplica por 5 velocidade atual do Wi-Fi

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Voltando a notícia, diz que o protocolo vai eliminar a questão de interferência. Até aí beleza. Mas se é um protocolo, porque não aplicar as frequências mais baixas?
    Outro detalhe é que se a Samsung investiu em pesquisa e tem a tecnologia patenteada, isso não irá deslanchar de uma hora para outra pois teriamos que ficar presos a uma tecnologia proprietária.
    802.11AD é padrão da Wireless gigabit aliance, é tão "proprietário" quanto 802.11A/B/G/N/AC, mediante royalties mínimos qualquer um fabrica, os royalties são coisa tipo 1% do custo do chipset (Que é coisa tipo 10% do custo de um roteador).
    O que AD tem de diferente é o numero de portadoras, em N você tem varias modulações pra escolher, em AD tem menos, 2 com 16 e 2 com 64 portadoras, seria como MCS3 a 7. Ou seja, se usamos MCS3 a 7 (Papinho de "Desmarca os menores datarates pra não desperdiçar hardware"), se usamos só 1x1, já estamos usando a técnica de evitar interferencia.

    O problema da interferencia é que N ou AC PERMITEM multiplos streams e alta potencia, aliado a penetrabilidade dos 2,4 e 5,8GHz essas faixas se poluem rápido (Early-adopter sempre acha que precisa toda a banda possível, tem rede 100M em casa mas quer roteador 3T3R de 600M, coloca omni de 7dBi e posiciona o roteador num canto da casa, aí lá na outra ponta não pega conexão, o que o esperto faz? Antena direcional? Não, ele arranja roteador de mais potencia e põe omni maior, manda ruído lá pro outro bairro só porque queria pegar sinal dentro do banheiro). 802.11AD é só siso, tem canal largo pra caramba, mais de 2GHz de largura, não tem tanta portadora (64 só), então pra transmitir os mesmos dados atuais (Video de 200MB, por exemplo) vai criar muito menos "ocupação" no canal, a "compressão" dos dados num canal de 40 ou 80MHz é bem maior que num canal de 2GHz de largura, 10 roteadores num canal de 40MHz impedem qualquer conexão decente, já 100 roteadores num canal de 2GHz segundo o padrão AD não tem problema nenhum. Fora que a potencia do padrão AD não é maior que AC, então a frequencia maior não vai permitir que você tenha roteador domestico escaneável lá no outro bairro.

    SE tivesse roteador AD HOJE por uns R$ 100, e meu notebook ou smartphone suportasse isso, eu compraria, não tenho essa necessidade boba de precisar conexão lá longe do roteador (Existe cabo pra que mesmo?), o que preciso é alta velocidade as vezes, ter 1 roteador por comodo não é necessariamente um problema (Já paguei R$ 130 em placa de rede quando o salario mínimo estava nuns R$ 150, pagar R$ 100 num roteador quando o salario passa dos R$ 700 é tranquilo, é coisa que se compra a cada 4 ou 5 anos).


    Enfim, AD é pra outro tipo de uso, o uso que fazemos em longo alcance com N nem é facil repetir em AC com canal de 160MHz em MCS8 ou 9 (Precisa sinal -30 ou -40, isso só existe com um roteador por comodo praticamente), AD tá mais pra competir com bluetooth, 1T1R exige antena menor, gasta menos, canal largo não exige tanta espera, baixa penetração garante poucos pacotes pra outros destinos (Não entra como ruído, mas detona o throughput se tiver muito SSID no canal), enfim, eu trato AD como um concorrente pra bluetooth.

  12. #12
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Samsung cria tecnologia que multiplica por 5 velocidade atual do Wi-Fi

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    ...AD tá mais pra competir com bluetooth, 1T1R exige antena menor, gasta menos, canal largo não exige tanta espera, baixa penetração garante poucos pacotes pra outros destinos (Não entra como ruído, mas detona o throughput se tiver muito SSID no canal), enfim, eu trato AD como um concorrente pra bluetooth.
    Uma PAN de alta velocidade. Uma pena que a propaganda pega os incautos...um cliente comprou um DIR-850 achando que ia até voar o notebook, acabei colocando um tplink de 50 conto porque com aquela "maravilha tecnológica" de 500 conto o sinal não chegava no piso superior...

  13. #13

    Padrão Re: Samsung cria tecnologia que multiplica por 5 velocidade atual do Wi-Fi

    Pessoal, vcs não entenderam o texto essa tecnologia, foi falado de ligação entre dispositivos dentro de uma casa, não vão pensar que isso é para torre.

    Quem tiver equipamentos da Sansung eles vao se comunicar entre si como um bluethoo, e provavel que lancem um roteador para que se comunique com outros de frequencia mais baixa.

  14. #14

    Padrão Re: Samsung cria tecnologia que multiplica por 5 velocidade atual do Wi-Fi

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Pessoal, vcs não entenderam o texto essa tecnologia, foi falado de ligação entre dispositivos dentro de uma casa, não vão pensar que isso é para torre.

    Quem tiver equipamentos da Sansung eles vao se comunicar entre si como um bluethoo, e provavel que lancem um roteador para que se comunique com outros de frequencia mais baixa.
    Pois é Edmar, quando li a postagem do Rubem fui reler o primeiro post pois a ideia que passou era de uma tecnologia proprietária e daí relendo percebi este detalhe de interconexão entre equipamentos Samsung.
    Independente de seguir o protocolo AD, vai ser proprietário pois parece que eles acrescentaram características que mesmo o AD não estava prevendo, como a eliminação de interferencias.

  15. #15

    Padrão Re: Samsung cria tecnologia que multiplica por 5 velocidade atual do Wi-Fi

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Independente de seguir o protocolo AD, vai ser proprietário pois parece que eles acrescentaram características que mesmo o AD não estava prevendo, como a eliminação de interferencias.
    Hum, onde está isso de caracteristicas proprietárias? Eu tenho dificuldade de ler post de jornalista sobre assunto técnico, não consegui achar isso.

    Bom, AD não anda lá muito definido pelo visto, tem que pagar pra ter acesso aos doc's do IEEE, o que consigo fora de lá fala ora em 16QAM e 64QAM, ora fala em DSSS, OFDM, 16QAM e 64QAM, o que sempre vejo concordarem é a possibilidade de passar dos 6Gbps.

    Como eu sou chato eu logo fiz a conta de 4,6Gbps dividido por 5, que dá uns 920Mbps, HOJE em MCS9 com 1 stream em 802.11AC, com canal de 160MHz dá algo proximo disso, então o jornalista tentou comparar opções SISO, o que não faz sentido pra mim, conexão é conexão e se uma faz MIMO e outra não azar o delas, em 2015 vai dar pra passar dos 1Gbps em roteador domestico de 3 stream's se tudo correr com o planejado (MCS8 ou 9 com canal de 80MHz deve passar de 1Gbps, mais que isso em roteador com porta gigabit não tem tanta saída comercial). O jornalista não devia comparar AD com AC porque terão usos bem diferentes (Agora mesmo estou conectado via N com sinal -70 mesmo usando antena 12dBi, com AD seria impossível esse alcance dentro de casa, então não dá pra comparar).

    Na verdade o que mais me incomoda é ver "A Samsung vai lançar". Se tem a wigi gigabit aliance, se tem o forum AD, como asssim mérito pra Samsung? Parece aquelas reportagens pagas da Apple falando sobre a nova tecnologia da Apple de 1Gbps, que beeeeem pequeno no canto informava ser 802.11AC. Me incomoda ver fabricante tentando se apropriar de padrão feito por forum ou aliança.

  16. #16

    Padrão

    Entendo Rubem.

    Lembra quando começou o desenvolvimento do N? tudo era expresso em 'draft'. Cada fabricante pesquisando e lançando variantes até que a IEEE normatizou tudo e hoje não se fala mais em draft.
    Pode ser que esteja acontecendo o mesmo com o protocolo AD.

    Uma coisa que me chamou a atenção e também não li em documentos oficiais, só em comentários na internet, é a interoperabilidade entre os protocolos a/b/g/n e ac com os 60GHZ do AD. Esta afirmação que reproduzi abaixo também me parece estranha, mas não impossível na medida que os equipamentos tenham multifrequência.

    Agora que os smart da Samsung estão dominando o mercado é notório. Pelo menos é o que se vê na mão do consumidor, a maioria é Galaxy. Mesmo que não sejam tudo aquilo que prometem.

    E se ninguém mais entrar na 'roda' da pesquisa o mercado para este protocolo vai se concentrar na Samsung. Principalmente pela afirmação do jornalista que a tecnologia desenvolvida pela Samsung contorna a questão da interferência.

    Esta questão deve estar além do que o protocolo alista. E fico curioso como atingir isto pois contraria tudo aquilo que é publicado sobre visada e interferências.

    =====
    Já o 802.11ad é um protocolo proposto pela WGA (Wireless Gigabit Alliance), que melhora os recursos já utilizados no 11n. Utilizando espectro disponível (e não licenciado) na faixa de 60GHz, onde há muito mais oferta de banda, o “ad” só depende agora da definição de especificações, que cabe ao IEEE. Sua maior vantagem será a comunicação em até quatro canais de 2.16GHz, com taxas de transferência chegando a 7Gigabits por segundo, mesmo em aparelhos móveis com limitações de energia. Além disso, o novo protocolo será compatível com os anteriores, a, b, g, n e ac, de modo que poderemos trafegar indistintamente entre redes diferentes, nas faixas de 2.4, 5 e 60GHz. E não irá exigir tanta energia, o que quer dizer que as baterias de nossos celulares terão maior autonomia.
    Fonte: http://revistahometheater.uol.com.br...redes-sem-fio/

  17. #17

    Padrão Re: Samsung cria tecnologia que multiplica por 5 velocidade atual do Wi-Fi

    Ola @rubem não precisa se esquentar, vc anda meio esquentadinho aqui no forum, em vários post seus em resposta a outras pessoas vc anda expressando tom de arrogancia e superioridade, aqui é um local para discutir sobre esses assuntos mas ninguem é dono da razão, todos aprendemos algo novo todos os dias.

    Na reportagem que o @1929 postou.
    Além disso, o novo protocolo será compatível com os anteriores, a, b, g, n e ac, de modo que poderemos trafegar indistintamente entre redes diferentes, nas faixas de 2.4, 5 e 60GHz. E não irá exigir tanta energia, o que quer dizer que as baterias de nossos celulares terão maior autonomia.
    Quantos smartfones ou not, vc conhece que trab em dual band 2,4 e 5,8? poucos correto?
    Quantos vc conhece que trabalha que em 60 Ghz?
    Equipamento 2,4 trabalha em rede 5,8? não se não tiver algum equipamento fazendo o meio 2.4.

    O mesmo vai acontecer aqui, a sansung vai lançar os seus aparelhos com 60Ghz, e vai lançar um roteador que trabalhe nas 3 bandas com o mesmo ssid para que haja uma ligação entre os dispositivos, aparelho que esse que sera padronizado pela IEEE, e depois fabricado por outras empresas no mesmo padrão.

    Agora o que a Sansung pode fazer é criar algo que seja como o Airmax (ubnt) ou NV2 (mikrotik), algo de mais gás nas comunicações entre os fabricados por ela.

    Outra coisa na noticia não fala que a Sansung inventou ou descobriu o AD, apenas que vai lançar uma nova categoria de equipamentos com essa frequencia.

    Tecnologia ja parecendo a biblia cada um interpreta o que le de um jeito.

  18. #18

    Padrão Re: Samsung cria tecnologia que multiplica por 5 velocidade atual do Wi-Fi

    Vix... se eu escrevo as 20 mil linhas que gostaria reclamam que escrevo demais. Se resumo dizem que sou grosso. Como ser direto/sem rodeios sem parecer arrogante? O twitter me acostumou a ser direto, sem "oi" ou "bom dia".

    Bom, os chipset usados em boa parte da placas mini-pcie de notebooks geralmente tem suporte a 2,4 e 5GHz, não sei o que ocorre com o não-uso de 5GHz no fim das contas, as antenas geralmente são dualband e algumas realmente tem ganho ridículo tipo 2dBi em 5GHz, mas pelo menos alguma coisa devia pegar. Meus netbooks são baratos mas tem placa 2,4 e 5GHz, segundo o datasheet e segundo o que está escrito nas antenas, mas... o driver pelo visto não permite. Um tem AR9280, mesmo chipset da RB711 de 5GHz, mas no netbook não tem opção no driver pra habilitar ou não 5GHz, e não escaneia nada 5GHz, me parece então que é uma questão de escolha dos fabricantes, e não de preço de chipset dualband ou coisa assim.

    Não sei se a Samsung usa esses termos, mas tem jornalista falando que a Samsung é que fez um novo padrão:
    http://www.tecmundo.com.br/wi-fi/643...per-rapida.htm
    http://www.samsungdiscovery.com/2014...e-o-atual.html

    Ao mesmo tempo, não foi só eu quem não gostou dos termos usados:
    http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2470328,00.asp

    Ano passado lembro de ver título tipo "Apple tras pra você as novas redes wifi de alta velocidade" ou "Conheça a rede wifi gigabit da Apple", eu até fiquei preocupado com eventual fragmentação do mercado com modos proprietários, afinal eu estava pagando caro por um Linsys AC1200 justamente pra um usuario de Apple. Mas... depois dos AirPort no mercado foi facil ver que não tinha nada "da Apple" nos produtos, era 802.11AC normal.
    (E a Apple nem lançou nada primeiro em AC, ela chegou mais de meio ano depois de Belkin e outros, o roteador que eu comprei era de 2012, e a notício do "novo padrão da Apple" veio no brasil só em 2013. Mac-fãboys são assim...)

    Minha reclamação é com os títulos e traduções que os jornalistas dão, dão a entender que 802.11AD é exclusividade Samsung, a intenção velada da Samsung é parecer inovadora e continuar com seus smartphones e smartTV's tachadas de high-end, os jornalistas caem como patinhos e replicam as informações sem analisar nem explicar direito.

    O texto que o 1929 passou é de janeiro de 2013 e fala em compatibilidade com ABGN, mas o texto original é de abril de 2012:
    http://blog.wildpackets.com/2012/04/...r-network.html
    Fala coisa tipo alcance de 10m (Antena pra 60GHz pra alcance de 10m é componente minúsculo, faz todo sentido caber 2,4 e 5GHz num smartphone, a antena 2,4 e 5GHz é que é o problema, se hoje cabe, em 2015 vai caber também, digo, a antena de 60GHz não rouba espaço se o alcance planejado é 10m), mas isso é notícia de 2 anos e meio.

    Mas agora a pouco achei um local que fala em 4,6Gbps:
    http://s000.tinyupload.com/index.php...74239936334888
    Página 16, modulações SEM ofdm, portadora única, até 4620Mbps.

    Então o único índício que eu via de que seria um padrão proprietário, que seria esse estranho limite de 4,6G, enquanto AD fala em limite de quase 6,8G, está explicado por simplesmente não usar todas as modulações do padrão AD.

    Essas garantias de retrocompatibilidades são meio estranhas, AC falava em retrocompatibilidade apenas com N, mas na prática vemos retrocompatibilidade com A e N em 5GHz, e nos roteadores de mesa com A/B/G/N.
    Então se AD vai mesmo operar com potencia tão baixa, com antenas tão pequenas, e as perdas no ar são de incríveis 60dB por METRO, o mínimo que se espera é que AD seja complementar a outras formas de conexão. Eu particularmente gosto da idéia, tenho roteador a 135M na sala com antena pequena, vou lá pegar arquivo quando preciso, mas pra ter alcance no resto da casa tenho uma antena em N com MCS1-3 e outra em G com 12M, mal noto essas "trocas" de conexão então não vejo problemas em usar algo do tipo em N e AD no futuro. Só tem que ficar claro que isso não é tecnologia DA Samsung, ela pelo visto está fazendo os jornalistas de bobos conseguindo propaganda extremamente positiva grátis.