+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DNS no OSPF

    Boa noite pessoal,
    Tenho uma pergunta pros mestres do OSPF....vejam:

    - Se eu tenho tres roteadores R1 - R2 - R3, considerando que R1 é o backbone onde esta o serviço de DNS, qual seria a forma certa de configurar R2 e R3 em relação a esse serviço??
    1 - deveria eu configurar o serviço de DNS no R2 e R3 apontando a porta de saida do OSPF do R1, ou;
    2 - Deveria eu configurar o OSPF no R2 e R2 publicando a rede /24 de cada roteador de forma que a rede chegue no R1 e lá resolva o DNS?

    Obs. 1 : Atualmente tenho o serviço configurado como citei no (1). mas as vezes tenho problema com smartphone que se não colocar o DNS do google não resolve nome enquanto que no pc vai de boa, alguém ai ja passou por essa "macumba" kkkkk???

  2. #2

    Padrão Re: DNS no OSPF

    Use o serviço de DNS apenas no seu backbone (R1), desmarque o checkbox "Allow remote requests" do R2 e R3, setando apenas o ip do R1 como servidor MASTER, nos clientes sete apenas o ip do DNS que está rodando no backbone. Como você já tem OSPF, não tem necessidade de ter mais de uma instância do serviço rodando, pois toda a sua rede se "Conheçe" ou pelomenos deveria... Também facilita no debug em um eventual problema, pois só pode estar em um local o erro.

  3. #3

    Padrão Re: DNS no OSPF

    Agradeço,
    Vou testar e ver..
    Obrigado.

  4. #4

    Padrão Re: DNS no OSPF

    Qualquer dúvida só postar, clica na estrelinha se ajudei.

  5. #5

    Padrão Re: DNS no OSPF

    Dúvida, como é acesso do a sua rede pelos clientes, pppoe, hotspot, ipxmac, etc?

    [1] Basta configurar, o redistribute static para as type 1
    ou
    [2] ospf network colocar a rede do seu dns, e depois em interfaces setar como passive.

    Tanto [1] ou [2] resolverão o seu problema quanto o acesso ao seu DNS que esta em R1 pelos demais ativos da rede.

    Agora para seus clientes acessarem, precisamos saber como é feito o acesso do seu cliente final

  6. #6

    Padrão Re: DNS no OSPF

    Citação Postado originalmente por caicarabruno Ver Post
    Dúvida, como é acesso do a sua rede pelos clientes, pppoe, hotspot, ipxmac, etc?

    [1] Basta configurar, o redistribute static para as type 1
    ou
    [2] ospf network colocar a rede do seu dns, e depois em interfaces setar como passive.

    Tanto [1] ou [2] resolverão o seu problema quanto o acesso ao seu DNS que esta em R1 pelos demais ativos da rede.

    Agora para seus clientes acessarem, precisamos saber como é feito o acesso do seu cliente final
    Boa pergunta,
    A minha autenticação, por enquanto, é IPxmac, no futuro migraremos para pppoe, mas no momento é ipxmac. Outro detalhe, ja citei acima mas só pra fica epxlicito, cada router tem uma rede /24 própria e a autenticação do usuario é feita direto no router de origem da sua rede.
    Dai pergunto:
    A opção 1 funcionaria igualmente??;
    a opção 2 ja tinha ouvido, fiquei só na duvida de como colocar a interface como passiva.

  7. #7

    Padrão Re: DNS no OSPF

    Amigo,

    Esclarecendo sua dúvida se você for em "/routing ospf interface" vai ter todas as interfaces cujo o OSPF identificou que precisa funcionar "Ele faz isso de acordo com as redes que vc anuncia". Para adicionar como passiva, basta clicar duas vezes em cima de alguma interface e depois clicar em "Copy" assim vai surgir uma nova regra estática, nesta vc pode marcar um checkbox chamado "Passive". Só não entendi o porque de usar a interface como passiva conforme orientação do amigo acima, pois fazendo isso o OSPF para de funcionar nesta interface, talvez ele pode nos esclarecer.

  8. #8

    Padrão Re: DNS no OSPF

    Citação Postado originalmente por felipeandrade55 Ver Post
    Amigo,

    Esclarecendo sua dúvida se você for em "/routing ospf interface" vai ter todas as interfaces cujo o OSPF identificou que precisa funcionar "Ele faz isso de acordo com as redes que vc anuncia". Para adicionar como passiva, basta clicar duas vezes em cima de alguma interface e depois clicar em "Copy" assim vai surgir uma nova regra estática, nesta vc pode marcar um checkbox chamado "Passive". Só não entendi o porque de usar a interface como passiva conforme orientação do amigo acima, pois fazendo isso o OSPF para de funcionar nesta interface, talvez ele pode nos esclarecer.
    Essa foi minha duvida também, queria entender melhor

  9. #9

  10. #10

    Padrão Re: DNS no OSPF

    Boa noite!

    Caros,

    Não é que ele deixará de participar do OSPF, o CIDR do seu dns continuará anunciado para os participantes, porém não ficará enviando atualizações.

    Por padrão, todas as interfaces que não necessitam anunciar Rotas devem estar em "passive mode".

    Portanto sua Servidor dns não precisa anunciar rota, e sim o Roteador ao qual ele esta conectado.

    Além de manter sua rede segura.

    att

    [1] https://under-linux.org/showthread.php?t=156851
    [2] https://supportforums.cisco.com/docu...t-command-ospf

  11. #11

    Padrão Re: DNS no OSPF

    Boa tarde meus amigo
    estou tendo uma dificuldade em meu servidor
    tenho uma rede em OSPF TEM RB-1 QUE E O CONCENTRADOR ONDE RECEBE DOIS LINK
    TENHO UM DNS LOCAL NA RB-1 POREM A SEGUNDA RB COMO AS DEMAIS NÃO CONSEGUE ACESSAR O DNS DA RB1
    alguem poderia mim dar uma dica o que fazer

  12. #12

    Padrão Re: DNS no OSPF

    Amigo, não ficou muito claro sobre onde está esse serviço de DNS, é o Mikrotik que roda o serviço? Ou você tem um equipamento a parte rodando o serviço?