+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Nanostation M5 com sinal alto throughput muito baixo

    Bom dia pessoal, começou um problema novo aqui em 'uma' das minhas NANO M5 desde quinta 17:00 da tarde (de acordo com um cliente meu fominha)... seguinte, os clientes estao conectados normalmente, com sinal muito bom: sinal -57, TX/RX 114 Mbps/130 Mbps, enfim, sem obstaculos nem distante da torre, PORÉM no teste de velocidade nao passa de 960 Kbps (430k de UP/DOWN), parece brincadeira, mas fica em média cravado nessas taxas e quando passa fica no máximo em 2Mbps!!! Detalhe interessante: o firmware estava 5.5.6, dai reinstalei o mesmo e NADA, dai mudei os canais e NADA, dai botei o firm 5.5.8 (ultimo no site da UBNT) e NADA, ai descobri facil: a antena esta com defeito! Fui lá peguei uma nova configurei igual subi na torre e coloquei, os clientes conectaram, ai testei... NADA!!! Acreditem!! NADA!! tudo igual, isso para clientes que estao à 200 metros como clientes q estao a 2km. Nunca vi nada igual mas estou aqui pronto pra resolver e jaja posto o resultado.

  2. #2

    Padrão Re: Nanostation M5 com sinal alto throughput muito baixo

    @hwrbet, será que não tá com muita potencia? explica melhor o seu cenário! assim podemos ajudar!

  3. #3

    Padrão Re: Nanostation M5 com sinal alto throughput muito baixo

    A potencia esta em 18 dbi, pois tenho clientes proximos e distantes dessa torre, ela funciona em AP, bridge, e conectam nela uns 20-23 clientes, porem sempre funcionou assim e olha que já tem uns anos, tipo 6-8...

  4. #4

    Padrão Re: Nanostation M5 com sinal alto throughput muito baixo

    Poxa amigo 18dbi pra Clientes a 200 metros ?
    Veja o fresnel, tente manter o sinal em -60 a -66.
    Busque o angulo melhor para zona de fresnel, baixe o tx/rx pra que 130Mbps se o que você quer é apenas 5Mb ou 10Mb.

  5. #5

    Padrão Re: Nanostation M5 com sinal alto throughput muito baixo

    Deixa ver se convenço porque -57 NÃO é um sinal tão bom pra 130M:

    117/130M é MCS14 ou MCS15:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mcs.GIF
Visualizações:	950
Tamanho: 	11,6 KB
ID:      	55333
    Segundo o datasheet do NS M5, MCS14 e 15 tem sensibilidade de -78 e -75 respectivamente:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sensibility.nsm5.GIF
Visualizações:	1070
Tamanho: 	32,3 KB
ID:      	55334
    De 78 e 75 pra 57 dá 21 e 18dB de SNR. Esse SNR é suficiente pra qual datarate?
    Segundo essa tabela, pra uns 120M:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         snr.40MHz.PNG
Visualizações:	483
Tamanho: 	29,8 KB
ID:      	55335
    Essa tabela é pra 40MHz, mas 120M em 40MHz ou 130M em 20MHz dá praticamente na mesma em materia de sensibilidade e snr requerido.

    Vejamos outra tabela, que dá os MCS SISO (Serviria pra AirGrid, OU você transfere digamos MCS6 pra MCS14, MCS7 pra MCS15):
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         snr.20MHz.PNG
Visualizações:	2432
Tamanho: 	115,1 KB
ID:      	55336
    Não achei uma tabela mais exata, mas os numeros são mais ou menos esses, pra MCS7 ou MCS15 (São quase a mesma coisa, só muda o numero de streams/chains/canais, MCS15 são 2 MCS7) o SNR requerido é acima de 20dB, a sensibilidade de SISO pra MIMO muda 1dB, o SNR imagino que mude pelo menos 2dB, então aumente o SNR dessa tabela em 2 pra ver algo mais similar a tabela anterior.

    Google por Required SNR pra achar outras tabelas, talvez alguma fale exatamente nos datarates em MIMO com canal de 20MHz, minha internet é uma carroça (ping -l 1400 perde metade, tem chamados e mais chamados da OI abertos a meses... é linda a eficiência da OI, "Senhor, não damos suporte a ping")

    Então se seu sinal é -57, você tem que escolher o MCS COM FOLGA pela tabela.
    MCS6/MCS14 roda até com SNR de 18dB/20dB, a sensibilidade em MCS14 é -78 então podeRIA ter sinal -60 ou -58. Mas... se a zona de fresnel não está 100% limpa, o nível de sinal é confiável? EU prefiro botar uns 5 a 8dB de erro, ou melhor, deixar uns 8dB de margem de erro. Se pegamos MCS12, sensibilidade -84, SNR de uns 17dB dá então (84-17) 67dB de nível de sinal, são 10dB a mais do que você tem hoje de sinal.

    Por isso: Testa MCS menor, fixa em 78M, nos clientes pode até colocar 52M (Deixar eles no modo auto também não é uma boa, a tendencia é ir pro datarate mais alto, baseado no SNR, em zona de fresnel meia-boca o nível de sinal não é muito confiável e o CCQ não bate com o SNR).

    -57 é o limiar de sinal pra MCS15, nada no limiar costuma ser estável. Num PTP dá pra arriscar isso, mas em PTMP o trafego varia, ora tem 5 clientes trocando pacotes, ora tem 20, por isso pula de 117 pra 130M, está variando um MCS, fixa num MCS mais baixo pra ver se estabiliza.

  6. #6

    Padrão Re: Nanostation M5 com sinal alto throughput muito baixo

    acompanhando