Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Vamos organizar uma lista de programas e extensões indesejadas !!!

    É bem nessas carroças tipo C7 que você vê o peso das porcarias em Flash, ou do GBPlugin.

    A solução que dou pra C7 e Atom single-core é XP, capado (Parar serviços inuteis, remover firulas visuais), sem AV (Pode rodar antispyware toda semana por precaução, mas se usar adblock e não baixar porcaria (Comotreinarseudragao2.exe, ví ontem esse) nem isso precisa)), sem instalar coisa tipo GBPlugin, sem windows update ativo e cia, fica usável.

    Tenho Atom N230 e N450, o N230 deveRIA ser mais lerdo já que é mais velho, mas está numa placa com controlador Sata2 (Sata300), isso faz uma gigante diferença, o N450 tem controlador Sata (Sata1, Sata150). Ambos rodam a memoria a DDR2-533 e isso incomoda um pouco, mas o N230 de modo geral se sai muuuuito melhor, pela velocidade dobrada do controlador Sata. Via C7 acho que só saiu em placa com controlador Sata 150, elas só rodavam memoria a DDR2-400, junto com o clock de 1,5GHz a coisa fica bem feia. As carroças mais recentes, tipo Celeron 847 (2x 1,1GHz), AMD60 ou C70 (2x1GHz ou 1,2GHz), Celeron G440 (1x 1,6GHz), Sempron 140 (1x 2,7GHz) se saem minimamente melhor porque tem GPU melhor (Não precisa desabilitar firula visual do S.O., neles flash não pesa tanto), tem barramento melhor com o HD (Sata2, permitem mais acessos simultaneos a arquivos, seja pra abrir ele ou pra abrir conteúdo no arquivo de paginação (Navegador manda coisa pra lá as vezes)), e também rodam memoria a digamos DDR3-800 ou DDR3-1066, soma tudo e a diferença é enorme. Só que... rodando Win7 no default, com AV (Todo AV é pesado, tem coisa que é absurda tipo Avast ou Kasperdsky, mas mesmo o mais leve precisaria um core de 1GHz e um pente de 1GB só pra ele), com GBplugin instalado (Mesmo que não use, só de instalar, ele pesa muito), com Windows Update e Windows Defender rodando, atualizações do Chrome, Flash, Adobe Reader e Java rodando, ficam um lixo, tem que customizar a coisa pro hardware que tem, pra você até é facil viver sem AV e sem baixar porcarias, mas usuario é um bicho complicado.

    Mas não é impossível treinar/adestrar o usuario a viver sem AV e sem se "infectar" com nada mesmo testando softwares e navegando por tudo, é só insistir e "ensinar". Hoje minha mãe, irmã, e muitos clientes vivem sem AV a anos e não "pegam nada", não tem adwares ou extenções nos navegadores, só insisto pra que olhem 3 vezes antes de clicar, se não entenderem é melhor não clicar porque vão continuar sem entender, nada de procurar softwares, filmes ou series no Google, e tem sempre que verificar se o Adblock e o flash block estão instalados, sempre olhar na pasta Downloads se tem algo diferente (Sempre ver arquivos no Explorer com detalhes, NUNCA miniaturas, SEMPRE tem que ver extenção) por precaução passa o Mbam (Super-simples desde a versão 2, "Scan now", depois que terminar dá um "Quarentine all" sem nem pensar 2 vezes!), extenção pro browser SÓ as na página do desenvolvedor, programa SÓ SE for baixar do site do desenvolvedor (NUNCA baixaki, superdownloads e cia, TEM QUE achar o site de quem faz a bagaça, não usar atravessador! Se quer mesmo o programa vai atras de quem o faz).

    E dá um baita orgulho quando as vezes chego em algum e vejo skin, um monte de extenção de jogos ou de sites que eles mesmo instalaram, um monte de customizações, e rodo um Mbam mas ele não encontra nada, porque mesmo sem AV nem firula nenhuma instala o usuario aprendeu a navegar como um adulto, e não como uma criança de 5 anos que se falar com estranho na rua corre risco de ser sequestrada, roubada ou abusada...

    Um problema dos Via C7 é que eles chegaram no mercado já em tempos de Vista ou Win7, mas ele é antigo, acho que é projeto de 2005, é tipo o chipset Intel 945, é de 2003 (Celeron D, Pentium D, Pentium HT, primeiros Pentium dualcore E21xx), mas na versão mobile tem dele em netbook em pleno 2014! É meio absurdo mas tem, versão mobile é de 2007 acho, não que seja um lixo, mas é muito atraso de vida o fabricante usar isso quando podia estar usando processadores e chipsets mais recentes.

    XP ainda roda skype, chrome e firefox, office 2k10, dropbox, adobe reader, vlc e klite, photoscape/picasa... enfim, tudo o que um usuario domestico precisa, não vejo nem meio motivo pra usar win7 nessas carroças tipo C7, atom single-core, AMD C50/60/70, Celeron 847, Celeron D430 ou mesmo G440. Não é nem pelo "peso nativo" do XP, mas sim porque tem muito mais o que capar no XP, no Win7, 8 ou 10 tem muita coisa que não é "removível/paravel", netbios do Vista em diante não tem mais como parar, isso consome recurso de rede a toa, no XP dá pra parar.

    As vezes comparo um Pentium Dualcore com XP capado e um Ultrabook com i7 dualcore com Win7 SP1 no default e com AV, o Ultrabook é ultralerdo no comparativo.
    (Também, i7-4500U tem 1,8GHz, atéééééé usar o "turbo" de 3GHz já se passaram varios milisegundos e o Pentium Dualcore de 2,7GHz já abriu tudo... sei lá o que virou do nome "i7", na versões final U um i3 parece um Atom, um i5 parece um celeron dualcore e um i7 parece um pentium dualcore, bela evolução no mundo mobile! Redução no consumo? Sim, mas aí o fabricante do notebook reduz a bateria de 6 celulas de 3300mAh por 3 de 2200mAh, no fim das contas dura as mesmas 2 horas, e como o fan é reduzido o calor ao colocar sobre a pernas é o mesmo, trocaram 1/2 por 0,5)

    Agora deixa eu ir assistir Manhatam ep. 11 e 12 em MKV 720p no meu Atom N230 com 1GB de Ram, sem engasgos! :-)

  2. #22

    Padrão Re: Vamos organizar uma lista de programas e extensões indesejadas !!!

    kkkkkkkk esse atom ta overclockado...
    Mais videos já baixados e convertidos mão é o "problema" problema mesmo pra esses processadores é videos que tocam em flasher/Html5
    Bom Aqui instalo Xp tanto em Atom Como Via C7, Mais mesmo assim o Via sofre horrores...
    2Gb de ram é padrão neles, porque não economizaram na ram para fazer algo que não trave tanto, um processador guerreiro é o tal do celeron 420, roda o xp suave e ate o 7 ousa rodar.
    O remédio que dou aqui é o ShadowDefender e deixo o pc sem antivírus...
    não tenho saco pra fica falando pra pessoa que Comotreinarseudragao2.exe não é o filme que ela quer kkk.
    É O básico saber o que é um executável, Avi, pdf e etc...
    Pior rubem que tem programa que você busca ele no próprio site e ele vem com 3 Spyware, veja o Unlocker, programa útil mais que se não soube instalar fudeuuu.
    Mais com essa extensão a navegação vai melhorar 25 nas carroças.
    Tenho cliente meu com processadores 478 ainda é mole ?
    Pior se fosse pentium 4 ainda ia pela brutalidade, mais o celeron como o D 2.80, Como pode ser tão ineficiente e gerar tanto CALOR, roda videos melhor que o C7 mais roda no limite...
    Meu primeiro pc foi um 478 com 256 de ram. e hoje 9 anos depois tenho clientes que me ligam (olha o youtube ta travando porque ?), chega la você mostra pra ele que o vídeo ta carregado, mais o pc dele ta com "vírus", na realidade o bicho é ruim mesmo e o usuário acaba de matar com vírus, só que é sem graça falar pro cliente que o micro dele ja não é tão bom pra web de hoje, o jeito e levar um notebook lixinho celeron e roda o vídeo pra ele ver que não é a net.

  3. #23

    Padrão Re: Vamos organizar uma lista de programas e extensões indesejadas !!!

    Citação Postado originalmente por davidmilfont Ver Post
    Uso o Kaspersky Pure 3.0 há mais de 2 anos e posso afirmar que é ótimo.
    Aqui plugo pen drive lotado de virus e bumba,o Kaspersky limpa geral.
    Eu consigo comprar 3 licenças por R$83,96 e acho um ótimo valor.
    Putz !!! Paguei 160 reais por uma licença do Pure 3.0, diretamente no site da Kaspersky

  4. #24

    Padrão Re: Vamos organizar uma lista de programas e extensões indesejadas !!!

    Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    Baidu agora comprou o Peixe Urbano. Vem mais bombas por aí.

    Pra lista:
    Psafe
    Funmoods
    dealply
    22find
    PC-Performer-driver-scanner
    Delta-Tool-bar
    Show @FabianoMartins2 vlw pela colaboração.

  5. #25

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    A intenção da listagem é "saber" se é malware ou não?

    Bom, a lista do Spybot Search and Destroy fala em 7300 nomes, entre variações de extenções, nomes de arquivos e bibliotecas, são 2,6 milhões de nomes. Meio difícil decorar tudo pra remover manualmente.

    Então... na duvida eu deleto, nunca ví cliente falar "Cade o OpenCandy que eu tinha instalado?", rodar o Spybot S&D e o Mbam nem sempre é rápido então dando boot pelo miniXP ou miniWin7 (Suporte a GPT e cia) do Hiren's (Ou qualquer winPE live-cd) deleto as pastas supeitas, cache, temp. e TUDO o que tem nas pastas extensios do Chrome e Firefox (Leve 3 ou 4 minutos no maximo). Depois via modo segurança no Ccleaner removo os itens da inicialização e extenções, se tiver muita coisa rodo o Autoruns.exe da Sysinternals pra remover na mão, ou o HiJackThis da TrendMicro. Firulas de AV's intrometidos tipo Avast ou Kaspersky Pure (Modulo de rede e modulo web) voltam sozinhas depois, complementos de bancos também (E o GBPlugin pesa viu, credo...).

    Ou seja, na dúvida deleta, se for algo importante (Plugin pra baixar video) você técnico sempre tem uma opção melhor pra instalar pro cliente (Ou seja, o cliente nunca sabe o que escolher, escolhe o ÚNICO plugin com adware numa lista de 100 plugins "limpos" na lista de extenções/complementos. Alias, é raro ver cliente usando a lista de complementos/ebtenções oficiais, os espertos vão no google procurar por essas porcarias, se ficassem na lista de complementos que o desenvolvedor assina em baixo teria provavelmente 99% menos problemas.

    Eu peguei a lista do que o Spybot detecta e fui selecionando só o que ví recentemente:
    AdExpertBrowser
    Firseria
    InstallMonetizer
    MultiPlug
    AddLyrics
    ntiVirGear
    Startpage.eyuyan
    OpenShopper
    AdArmor
    InstallPath
    AntiCare
    SpyFree
    IntelliDownload
    NanoCore
    OutBrowse
    VaccineCore
    GreenDouInstaller
    OneInstaller
    MyWeb.Toolbar
    DomaIQ
    InffinityInternet
    DProtect
    DealCabby
    Elex.V9
    SoftwareUpdater
    FF.Converter
    CouponCaddy
    Waebssave
    Banyan.eSafe
    PCUtilities
    CouponCompanion
    FLVPlayer
    YoutubeAdblocker
    Aartemis
    SupremeSavings
    SpeedUpMyPC
    Conduit.SearchProtect
    BestLyrics
    myPCBackup
    BubbleDock
    IWantThis
    MyWay.MyWebSearch
    Lollipop
    OneInstaller
    PlusHD
    Installdaddy.HDVidCodecV1
    Linkury.Smartbar
    OpenCandy
    2search
    BrowseFox
    Babylon.Toolbar
    BitGuard
    QuickStores.Toolbar
    Delta.Toolbar
    Yontoo.Pagerage
    DealPly
    Searchdwebs
    XingHao.LyricsPal
    Systweak.AdvSysProtector
    Alotbar
    Systweak.RegCleanPro


    Mas desisti ainda no começo, é muito nome. O problema é o pessoal que insiste que não tem problemas em lixos tipo FLV Player ou RegCleanPro (Instalam voluntariamente!). Poxa, se tem duzias de anti-malwares removendo eles, você vai confiar no proprio chutometro e manter?

    Bom, a maior parte do que está aqui eu já ví:
    http://www.safer-networking.org/about/updates/
    É que sempre rodo Spybot e Mbam em pc de cliente, demora mas não devolvo sem rodar eles (Esse é o unico caso que atualização de software é fundamental. Um dia rodei os 2 mas o pc ainda respondia muito lento pro meu gosto, atualizei e rodei denovo o Mbam e dessa vez achou mais umas duzias de Webssaver, InstallBrain e Saving-qualquer-coisa, depois disso sim o S.O. ficou mais leve, aí ví a necessidade de atualizar todo dia ou antes de cada scan). E... ignoro AV's porque todo PC que encontro essas duzias e duzias de adwares tem Avast, ou Kaspersky, ou AVG, ou Avira, ou Panda, ou MSSE, ou qualquer AV gratis ou de R$ 199 com complemento que fuça na rede e instala addon no browser pra supostamente filtra tudo. Não tem jeito, tenho que insistir com o usuario, praticamente ameaçar, pra todo mes rodar ccleaner, spybot, mbam e desfragmentar, os que fazer isso até pegam adwares mas pelo menos resolvem sozinhos.

    Quanto ao Spark Browser/Baidu Browser, e outros do tipo, usam o engine do Chrome, não é? WebKit. Pra cliente que insiste que eles são bons instala outros navegadores serios que usam o mesmo engine, tipo Comodo Dragon (Focado em segurança), Rockmeit (Focado em futilidade, digo, no facebook), ou se preferir o engie do IE pode usar o Avant ou o SlimBrowser, em algumas maquinas pra alguns usos um vai ser melhor que outro, mas também dá pra deixar tudo mais rapido com tweaks no browser (Uso o Seamonkey, fork do Firefox, com os devidos tweaks (about:config) roda tão liso quanto o Chrome aqui (Atom singlecore, 2GB ram ddr2, HD sata150) ). Eu acho muito arriscado confiar em produtos da Hao123/Baidu, da Mail.ru (Incluindo ICQ!), da Iminent/Incredimail, já que praticamente todo software antimalware remove eles!
    (Tá, o Spark (Baidu Browser) geralmente não é removido, mas todos os outros softwares com baidu ou hao123 sim, isso me diz que todo o mercado de segurança da web não confia neles)

    Se a leveza está no engine, instala outros softwares com o mesmo engine, é facil ver o mesmo comportamento em todos os browsers com o engine do IE, o mesmo nos com o engine webkit, o mesmo com engine gecko (Mozilla). Com tanta opção de capa pro engine não é possível que somente o Spark/Baidu rode bem.

    (E tem cliente que fica tão feliz com complemento tipo Adblock e Flash Blocker! Flash hoje é um incomodo, se é pra rodar vídeo é só clicar, é muito melhor ter o "trabalho" e clicar quando precisar do que ficar aturando flash pesado (Consome banda e processador) quando não precisa! Muito adware que o Adblock não esconde você identifica mais fácil tendo o FlashBlock instalado (Infelizmente o Chrome não tem versão funcional disso, mas outros browsers com o engine dele sim, fica bem fácil identificar falsos vídeo no Facebook ou outros sites "pra leigos"))
    @rubem meus parabéns... é disso que to falando.

  6. #26

    Padrão Re: Vamos organizar uma lista de programas e extensões indesejadas !!!

    Citação Postado originalmente por stevefox Ver Post
    Então galera, o Baidu não é algo Tão ruim assim (kkk), na china o Hao123 é o buscador oficial de 80% das maquinas, veja a população da china...
    http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/38780/38780
    Detalhe, o Browser do Baidu é Ótimo, praticamente uma copia do chrome...
    Mais você confiaria né por os seus dados la (Eu Não) ? o ganha pão da empresa ta nas propagandas e espionar o que é tendencia no uso da internet, o que mais o cliente odeia no baidu é as propagandas que aparecem de forma RANDOM, é algo parecido com que o google faz, porém menos invasivo...
    Busquem por ShadowDefender um programinha que "congela" pastas, como Windows/Arquivos de Programas/Users....
    O Cliente instala as merda tudo, desligo o pc voltou ao normal, E ele pode continuar salvando seus dados, tenho quase 100 Computadores na rede assim e tudo ótimo, Eu já tive lan house e la era a salvação, ficava 3 anos sem formata uma maquina, Outro programa é o DeepFreezer mais esse congela toda a partição, Ja o Shadow permite você congela as pastas escolhidas...
    Geralmente congelo Toda a C:/ e reservo o Disco D:/ para salvar arquivos, Redireciono o navegador e programas pra salvar la e crio um atalho na área de trabalho com o nome "Salvar" e explico ao cliente se ele salvar em outro canto não fica...
    Deixo também uma suite de programas é indispensável o TeamViewer, detalhe, Não uso antivirus...
    O interessante é ler o que o pessoal comenta na pagina.
    É tamanha a insatisfação do povo com esses produtos invasivos que até assusta.

    Obs: Fico admirado com alguns amigos que as 3h da madruga ficam contribuindo com o fórum. (deve ser o calor rsrsss).

  7. #27

    Padrão Re: Vamos organizar uma lista de programas e extensões indesejadas !!!

    Isto mesmo. Se o programa é invasivo, ouseja, entra prta fazer o queo cliente não sabe, nã otem conhecimento do que ocorrerá pode ser banido sim. E, ao meu ver, deve ser banido para a segurança da rede e do usuário final.

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    @rubem meus parabéns... é disso que to falando.

  8. #28
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Vamos organizar uma lista de programas e extensões indesejadas !!!

    Boa ideia o esquema da lista, aqui instruo o cliente a não ficar baixando coisas que não sabe pra que serve, e quando for baixar e instalar oriento pra ler tudo o que aparece e principalmente as letrinhas pequenas e em inglês. Quando a coisa fica insuportável o cliente me procura pra fazer a limpeza, muitos casos é tanto lixo que compensa formatar, como cobro pra fazer o serviço já oriento a comprar a licença de um bom antivírus. Mas falando de lixo o que acho pior é o Baidu e companhia

  9. #29

    Padrão Re: Vamos organizar uma lista de programas e extensões indesejadas !!!

    Citação Postado originalmente por technorte Ver Post
    @rubem, depois de scaneado clica em "Fix selected" ?
    No Spybot? "Fix Selected problems" no antigo (1.6.x) e só Fix Selected no mais recente.

    No Mbam? Clica em Quarantine All (Esquerda, em baixo).

    Nos 2 você pode adicionar exceção/exclusão pra coisa tipo WinUpdate desativado, Central de Segurança desativada, firewall desativado.

    Se executar o CCleaner antes geralmente acelera meia hora o scan, o Spybot tratar cookie e cia como problema de baixo nível de segurança mas perde tempo escaneando (Como se fosse um problema limpar tudo).

    Ultimamente estou preferindo mais o Mbam que o Spybot.

  10. #30

    Padrão

    Pessoal, criei um PDF e vou compartilhar aqui com todos.
    Minha ideia é enviar por e-mail e divulgar no Facebook e outras canais de comunicação.

    Acho que já é um bom caminho para, pelo menos conscientizar nossos clientes que o problema na maioria das vezes são os próprios computadores lentos e não a internet.
    É bem simples, essa é ideia, para facilitar o entendimento dos mais leigos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Como se proteger de programas e extensões.pdf  

  11. #31

    Padrão Re: Vamos organizar uma lista de programas e extensões indesejadas !!!

    Putz... q q isso man.

  12. #32

    Padrão Re: Vamos organizar uma lista de programas e extensões indesejadas !!!

    faz dois dias que tentava entrar no Alibaba. Não tinha jeito. Eu achava que era problema com os servidores deles.
    Mas dois dias era muito
    Daí, dei um palpite e desativei o Kaspersky Pure 3.0 apesar de não retornar nenhuma mensagem suspeita. Na hora entrou.

    Agora a questão é: porque o Kasperksky entendeu que o site Alibaba não é confiável?
    Coisa de chinês? Não quero ser xenofóbico mas dá o que pensar.

  13. #33

    Padrão Re: Vamos organizar uma lista de programas e extensões indesejadas !!!

    Chute: O Kaspersky Pure não usa DNS proprio?
    (Ele emula uma interface de rede igual o Avast, não é?)

    Se sim, deve usar DNS Canadense (Que é pra onde tudo *.kaspersky.* aponta a partir daqui) que aponta pra servidor canadense do Alibaba (Tal qual a Amazon tem servidor no brasil, com IP's proprios, a Alibaba que EU SAIBA só tem servidor (Fora da Asia) no Canada. Coindiência demais pro meu gosto.

    Se você usar dns 208.67.222.222 ele vai te mandar pra, DIGAMOS, google.co.uk , enquanto se usar dns 189.38.95.95 vai te mandar pro google.com.br
    (É só exemplo exagerado, mas é quase isso, cisas como Microsoft, Amazon e Google que tem servidores em todo o mundo são redirecionadas pelos servidores DNS proximos, ou melhor, se o servidor DNS conhece um servidor Google aqui perto, pra que ele vai te encaminhar pros EUA? Mas se usar DNS dos EUA ele não vai te mandar pro server brasileiro. E... vai que server de fora não aceita conexão daqui, visto que tem server aqui)

  14. #34

    Padrão Re: Vamos organizar uma lista de programas e extensões indesejadas !!!

    Aqui o meu não bloqueia.