+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ONU GEPON trocando de MAC

    Olá Pessoal.

    Estou enfrentando um problema, no mínimo, estranho.
    Tenho minha central montada com OLT Furukawa, utilizo ONU tb da Furukawa, mas de uns 18 meses pra cá, comecei a importar ONU da China para redução de custos e até pouco tempo atrás estava tudo muito bem.
    O problema em questão começou a poucos meses atrás, algumas ONU, que estavam funcionando perfeitamente, do nada perderam o MAC Address delas e assumem um MAC totalmente diferente, notei que essas ONU assumem exatamente o mesmo MAC, mas depois disso elas não autenticam mais, sendo necessário a substituição para o retorno dos serviços no cliente.
    Alguém já passou por isso e sabe como resolver?

    Agradeço todo e qualquer comentário

  2. #2

    Padrão Re: ONU GEPON trocando de MAC

    Citação Postado originalmente por Yasawa Ver Post
    Olá Pessoal.

    Estou enfrentando um problema, no mínimo, estranho.
    Tenho minha central montada com OLT Furukawa, utilizo ONU tb da Furukawa, mas de uns 18 meses pra cá, comecei a importar ONU da China para redução de custos e até pouco tempo atrás estava tudo muito bem.
    O problema em questão começou a poucos meses atrás, algumas ONU, que estavam funcionando perfeitamente, do nada perderam o MAC Address delas e assumem um MAC totalmente diferente, notei que essas ONU assumem exatamente o mesmo MAC, mas depois disso elas não autenticam mais, sendo necessário a substituição para o retorno dos serviços no cliente.
    Alguém já passou por isso e sabe como resolver?

    Agradeço todo e qualquer comentário
    @Yasawa blz?

    Nunca tive problemas assim com rede GEPON da Furukawa ou Alphion.
    Não sei que marca está usando, andei utilizando algumas Fiber Home que é ching também.

    O que vou te falar é obvio e com certeza tu já deve ter tentado fazer. Mas no meu ver é a única solução que vejo no momento.

    * Tenta atualizar a firmware primeiramente da ONU que está apresentando problemas. Tenta downgrade ou upgrade e observe o que acontece.

    Pois esse tipo de problema com certeza é bug no firmware da ONU e infelizmente o negócio é tentar atualizar o FW mesmo ou se não tiver e mandar e-mail pro suporte.

    Desculpe te responder com algo que provável que já tenha feito e que acho ser a opção mais viável e rápida. Digo isso pois tive problemas de bug em firmware de roteadores Huawei e ZTE rodando BGP em clientes grandes e descobri falhas com o processo de aging-time e arp nas itnterfaces que não atualizavam o MAC dos dispositivos nem a pau, nem depois de reiniciar. Tive de recorrer ao P&D dos ching pra eles mandarem um bugfix e concerta a porqueira depois do estrago feito.

    Regards

  3. #3

    Padrão Re: ONU GEPON trocando de MAC

    Olá

    Valeu pela resposta, vc esta certo quanto a tentativa de restaurar o firm mas... Por incrível q pareça a ONU quando troca o MAC tb troca o ip interno, me passaram a receita de bolo pra acessar e trocar o firm mas o ip que ela deveria responder tb não acessa. Estou a procura de como acessar pela serial.

    Obrigado

  4. #4

    Padrão Re: ONU GEPON trocando de MAC

    Citação Postado originalmente por Yasawa Ver Post
    Olá

    Valeu pela resposta, vc esta certo quanto a tentativa de restaurar o firm mas... Por incrível q pareça a ONU quando troca o MAC tb troca o ip interno, me passaram a receita de bolo pra acessar e trocar o firm mas o ip que ela deveria responder tb não acessa. Estou a procura de como acessar pela serial.

    Obrigado
    @Yasawa

    Exato. Tente pela serial que poderá dar certo.

  5. #5

    Padrão Re: ONU GEPON trocando de MAC

    Caros Colegas oque dizem sobre a olt furukawa é boa, vocês recomendam, já precisaram do suporte é bom? Um abraço ... Rodrigo