+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão VLAN IPv6

    Buenas colegas.

    Estou tentando fechar uma sessão BGP IPv6 com um de meus upstreams, porém no meu lado não consigo sequer pingar o endereço do neighboor.

    A informação que me passaram da operadora é que seria utilizada a mesma VLAN em que fecho uma sessão IPv4 com a mesma.

    Minha dúvida está ai, pode ser incompatibilidade de equipamento?

    Tenho este switch (instalado pela operadora) onde recebo o link da mesma:

    http://wiki.overtek.com.br/images/c/...3407SVW-UX.pdf

    Ligado a este tenho meu PowerConnect 6248 (esse tenho certeza que suporta IPv6).

    Será que meu raciocínio está correto sobre o switch da Overtek e ai está meu problema?

  2. #2

    Padrão Re: VLAN IPv6

    Opa então @benerofonte, minha rede não é dual-stack. Essa sessão BGP IPv6 a princípio é para iniciar os testes práticos de IPv6.

    Não sei o que tem no lado da operadora. No meu CPD tem esse Switch deles (Overteck), dele liga no meu PowerConnect, e então passa ao meu router.

    Meu router de borda principal é um Cisco, o que estou utilizando para estes testes é um EdgeRouter Pro.

    No geral o conceito por de traz do padrão 802.1q é basicamente a utilização de alguns bits (4 Bytes) no cabeçalho do protocolo para identificação da VLAN (Tag). Porém como o protocolo IPv6 é um novo protocolo, com o cabeçalho totalmente repaginado, acredito que se o equipamento não tiver suporte ao mesmo, não saberá como tratar esse tráfego.

    A tentativa que estou prestes a fazer é remover o SFP deste Overtek e colocar diretamente em um Dell.

    Como IPv6 é um assunto novo no meu dia a dia, gostaria de saber dos mais entendidos se meu raciocínio está certo ou se estou falando besteira antes de questionar o equipamento instalado pela operadora.

  3. #3

    Padrão Re: VLAN IPv6

    @marcioelias (Monstro, Bom SENTIDO) essa eu nem sei o que falar (Noob Eu), mais tem um cara que vai te responder isso tranquilamente, @telmetrics manda ver aew ;0

  4. #4

    Padrão Re: VLAN IPv6

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Buenas colegas.

    Estou tentando fechar uma sessão BGP IPv6 com um de meus upstreams, porém no meu lado não consigo sequer pingar o endereço do neighboor.

    A informação que me passaram da operadora é que seria utilizada a mesma VLAN em que fecho uma sessão IPv4 com a mesma.

    Minha dúvida está ai, pode ser incompatibilidade de equipamento?

    Tenho este switch (instalado pela operadora) onde recebo o link da mesma:

    http://wiki.overtek.com.br/images/c/...3407SVW-UX.pdf

    Ligado a este tenho meu PowerConnect 6248 (esse tenho certeza que suporta IPv6).

    Será que meu raciocínio está correto sobre o switch da Overtek e ai está meu problema?
    Bom dia @marcioelias!

    Seguem meus comentários. Espero te-lo ajudado.

    1-Suporte a IPv6 switch Overtek:

    Para os switches, independente de marca e modelo, se o L3PDU é um Ipv4 ou Ipv6 é indiferente. Como são dispositivos L2 o overhead do cabeçalho IP nunca será lido, portanto o que será lido pelo Swtich será somente a L2PDU, no caso ethernet, que será extamente igual para IPV4 ou IPv6, a único campo que terá seu valor alterado no cabeçalho ethernet será o campo ETHERTYPE que assumirá o valor 0x86DD(IPV6). Outro tópico importante para o IPV6 que "pode" influir no seu funcionamento é o Maximum Transmission Unit(MTU) entre os peers envolvidos. Por padrão o tamanho mínimo de um pacote IPv6 é de 1280 bytes considerando os overheads de L3PDU a L7PDU. Considerando que você está usando interfaces com marcação de VLAN 802.1q, temos um cabeçalho ethernet de 20bytes adicionados de +4 bytes do rótulo de vlan, considerando que os dispositivos ethernet mais velhos suportam 1500 bytes de MTU, temos (L2PDU=24bytes-1500bytes(MTU)=1476 bytes).
    As L3PDU IPv4 possui 20 bytes, contra 40 bytes do IPV6. Somando tudo

    1476 - 40 bytes = sobram 1436 bytes. Com isso chegamos a seguinte conclusão. Se o Switch que estiver usando obedecer as normas 802.x estabelecidas pelo IEEE. Seu pacote IPv6 tem que passar do HUB mais velho ao switch mais moderno existente no mercado.


    2-VLAN do Peering:

    Acho improvável a VLAN IPV6 ser a mesma qua a IPV4 , uma vez que cada VLAN está relacionada exclusivamente a uma endereço IP.

    Para testar a conectividade com o Peer remoto ative o seu endereço IPv6 no seu cisco na interface ISV infomarmada e de um ping com o utilitário pingv6 se pingar ótimo. Senão ligar pro suporte do seu ISP que está fechando o BGPv6 e manda eles se virar pra subir a L2 do IPV6.

    Outra coisa que acontece bastante é que em muitos roteadores, até mesmo os Cisco, depois que eu configurava o Inet Address Ipv6 eu tinha de ativar o suporte Ipv6 no modo configure Global para conseguir pingar usando Ipv6.

    Bem acho que é isso
    Espero ter ajudado

    Qualquer coisa me add no skype

    Regards



  5. #5

    Padrão Re: VLAN IPv6

    @stevefox
    Vlew meu caro steve!
    Espero ter ajudado o @marcioelias

    To aqui nesse domingão, trampando e atendo o provedor com ativação de POP novo.

    E blz de programa de domingão

  6. #6

    Padrão Re: VLAN IPv6

    Citação Postado originalmente por telmetrics Ver Post
    Bom dia @marcioelias!

    Seguem meus comentários. Espero te-lo ajudado.

    1-Suporte a IPv6 switch Overtek:

    Para os switches, independente de marca e modelo, se o L3PDU é um Ipv4 ou Ipv6 é indiferente. Como são dispositivos L2 o overhead do cabeçalho IP nunca será lido, portanto o que será lido pelo Swtich será somente a L2PDU, no caso ethernet, que será extamente igual para IPV4 ou IPv6, a único campo que terá seu valor alterado no cabeçalho ethernet será o campo ETHERTYPE que assumirá o valor 0x86DD(IPV6). Outro tópico importante para o IPV6 que "pode" influir no seu funcionamento é o Maximum Transmission Unit(MTU) entre os peers envolvidos. Por padrão o tamanho mínimo de um pacote IPv6 é de 1280 bytes considerando os overheads de L3PDU a L7PDU. Considerando que você está usando interfaces com marcação de VLAN 802.1q, temos um cabeçalho ethernet de 20bytes adicionados de +4 bytes do rótulo de vlan, considerando que os dispositivos ethernet mais velhos suportam 1500 bytes de MTU, temos (L2PDU=24bytes-1500bytes(MTU)=1476 bytes).
    As L3PDU IPv4 possui 20 bytes, contra 40 bytes do IPV6. Somando tudo

    1476 - 40 bytes = sobram 1436 bytes. Com isso chegamos a seguinte conclusão. Se o Switch que estiver usando obedecer as normas 802.x estabelecidas pelo IEEE. Seu pacote IPv6 tem que passar do HUB mais velho ao switch mais moderno existente no mercado.


    2-VLAN do Peering:

    Acho improvável a VLAN IPV6 ser a mesma qua a IPV4 , uma vez que cada VLAN está relacionada exclusivamente a uma endereço IP.

    Para testar a conectividade com o Peer remoto ative o seu endereço IPv6 no seu cisco na interface ISV infomarmada e de um ping com o utilitário pingv6 se pingar ótimo. Senão ligar pro suporte do seu ISP que está fechando o BGPv6 e manda eles se virar pra subir a L2 do IPV6.

    Outra coisa que acontece bastante é que em muitos roteadores, até mesmo os Cisco, depois que eu configurava o Inet Address Ipv6 eu tinha de ativar o suporte Ipv6 no modo configure Global para conseguir pingar usando Ipv6.

    Bem acho que é isso
    Espero ter ajudado

    Qualquer coisa me add no skype

    Regards


    Opa muito obrigado pelas informações.

    Sobre o Cisco, sim até onde sei todos eles vem com IPv6 desabilitado, bastando habilitar na configuração global. No entanto estou testando com um EdgeRouter da Ubnt, que já vem habilitado por padrão.

    Atribui o endereço IPv6 repassado pela operadora a mesma interface onde está o IPv4 usado para fechar o bgp com eles (uma vez que me disseram ser a mesma VLAN), no entanto não consigo nem mesmo pingar no IPv6 do lado da operadora.

    Vou entrar em contato com eles então. Obrigado.

  7. #7

    Padrão Re: VLAN IPv6

    Citação Postado originalmente por marcioelias Ver Post
    Opa muito obrigado pelas informações.

    Sobre o Cisco, sim até onde sei todos eles vem com IPv6 desabilitado, bastando habilitar na configuração global. No entanto estou testando com um EdgeRouter da Ubnt, que já vem habilitado por padrão.

    Atribui o endereço IPv6 repassado pela operadora a mesma interface onde está o IPv4 usado para fechar o bgp com eles (uma vez que me disseram ser a mesma VLAN), no entanto não consigo nem mesmo pingar no IPv6 do lado da operadora.

    Vou entrar em contato com eles então. Obrigado.
    @marcioelias

    Faça isso mesmo. Como disse acho difícil ser a Mesma VLAN para ambos tipos de serviço pois são Endereços de rede diferente.

    Tive o mesmo problema que o seu. Estiva ativando um peeering de 500 Mb para um cliente meu usando BGPv6 com a Algar. Disseram que a VLAN ipv4 e ipv6 erão a mesma.

    Mas no fim não era não e demorou uns dois dias pra eles consertarem.

  8. #8

    Padrão Re: VLAN IPv6

    Citação Postado originalmente por telmetrics Ver Post
    @stevefox
    Vlew meu caro steve!
    Espero ter ajudado o @marcioelias

    To aqui nesse domingão, trampando e atendo o provedor com ativação de POP novo.

    E blz de programa de domingão
    Muitas profissões tem domingos, sábados, feriados, e etc. Na nossa isso é uma coisa muito relativa rsrs. Ajudou sim cara valeu mais uma vez.

  9. #9

    Padrão Re: VLAN IPv6

    Obrigado a todos pela ajuda, problema solucionado. Endereços IPv6 informados pela operadora para fechamento da sessão estavam errados, faltava um :1 antes dos ::1 kkkk.