+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Netmetal/Netbox Como AP ?

    E ai pessoal gostaria de saber se alguém já chegou a usar Netmetal ou Netbox em Basestation como Ap em 2X2/ 20MHZ? se sim gostaria de saber a diferença significativa... pois tenho em média 30 Rockts como AP na rede, e como aqui a demanda está crescendo bastante estava pensando que em vez de colocar mais painel nas torres causando mais interferência entre si mesmos, queria melhorar os rádios para atender mais clientes e conseguir um trafego significativo para a demanda...
    Já tentei com RB 912UAG no lugar de rocket melhorou... mas não o bastante para compensar o investimento para trocar os 30 rádios, já que vou ter que gastar gostaria de saber a opinião dos amigos.

    Abraços !

  2. #2
    Avatar de SanchezMT
    Ingresso
    Jul 2014
    Localização
    São josé dos Quatro Marcos MT
    Posts
    163

    Padrão Re: Netmetal/Netbox Como AP ?

    Reinan, vc fala no sentido de usar a tecnologia AC?

  3. #3

    Padrão Re: Netmetal/Netbox Como AP ?

    Não SanchezMT não iria usar em AC, estava pensando em usar normal... somente em 20 MHZ, pra vêr se consigo uma melhora significativa para os clientes, aqui consigo conectar de 65 a 70 clientes simultâneos nas RB 912 AUG e nos rockets a média de 45 a 50, queria saber se conseguiria uns 100 simultâneos no Netmetal ou Netbox com qualidade, mas parece ser meio complicado tais configurações nem sei se daria certo para usar como Ap, nos clientes uso Wom500, Airgrid e nano não sei se teria uma configuração que daria para se conectar a estes equipamentos pois só vi estes a aparelhos ate agora por foto.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    O que me chama a atenção na Netbox 5 é o Qualcomm 720MHz e 128MB de RAM.

    Dá pra usar AC em 20MHz? @rubem, como configurar aquelas milhares opções AC (eeeE-AC e etc)?
    Pois é... rubem se tiver algum desses equipamentos em bancada poderia nos fazer um videozinho, rsrs

  5. #5

    Padrão Re: Netmetal/Netbox Como AP ?

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    @rubem, como configurar aquelas milhares opções AC (eeeE-AC e etc)?
    Aqui meus capiáu falam: "É ãnçím ó":
    Os canais foram definidor com subdivisão de 20MHz, tipo 5720 é um canal e 5740 é outro canal (Muda o NUMERO). Então se você selecinar um canal de 80MHz e colocar Ceee ele vai começar em 5720 e ir até o canal 5780. Enquanto se colocar eeeC o canal vai começar em 5640 e ir até 5720.

    O "C" é o Canal que você seleciona mais abaixo (Os numeros são canais de 20MHz) e o "eee" são os canais "cobertos" ou "sobrepostos" (Ou a Expansão) devido ao uso de uma faixa larga.

    É uma maneira visual de identificar se vai sobrepor os canais seguintes, ou os anteriores, ou um pouco de cada.

    Algo tipo
    Ceee = 20 + 20 + 20 + 20
    eCee = 20 + 20 + 20 + 20
    eeCe = 20 + 20 + 20 + 20
    eeeC = 20 + 20 + 20 + 20

    É importante isso quando tem multiplos AP's, se colocar uma em 5720 em Ceee, e outro em 5760 em eeeC, vão se sobrepor quase completamente!

    Com canal de 40MHz você simplesmente aumenta 10MHz pra cada lado (Com relação ao canal de 20MHz) e sobrepõe só metade de cada canal vizinho, não é um problemão, mas com 80MHz você iria sobre 2 canais pra cada lado e mais um pouco de outros 2 (30MHz pra cada lado (30 + 20 + 30)), só te deram a opção de escolher o que você vai sobrepor.
    (Com canal de 5 ou 10MHz isso podia ser feito, pra caber mais canais sem sobreposição, mas... agora é tarde pra mudar isso)


    Quanto ao uso de AC em 20MHz, tem que ver que só tem AC em 20MHz com modulação de 256 portadoras, isso exige um SNR pra lá de bom, ACHO QUE uns 30dB. Tem que ver que a sensibilidade desses produtos em MCS8 ou 9 (Não confundir com MCS8 ou MCS9 de N) fica na casa dos -75, então precisaria sinal tipo -40 pra poder usar MCS8 em AC com estabilidade. É um sinal meio alto, não?
    Mas não sei se a info de sensibilidade nos datasheets anda confiável, não informam se é a 20, 40 ou 80MHz (E na prática a gente sabe que muda, os fabricantes de componentes fazem essas tabelas, a MK ou UBNT repassam a informação pela metade!), mas o resumo é: MCS8 em AC precisa mais sinal que MCS7 (Ou MCS15) em N.

    Mas TESTA, AC-Only, canal de 20MHz, não marca nenhum HT-MCS (Senão cai em N) mas em datarates marca o VHT MCS em 0-7, e veja como a RB trabalha com sinal baixo tipo -60, -65, talvez -70.

    Mas o problema por vir está nas CPE's. Vai que elas também tem esse setup noob/automatico de "0-9", sem poder fixar uma modulação fixa, vai desperdiçar processamento a toa na torre usando coisa tipo MCS7 nos clientes (Quando o trafego dele não precisaria mais que MCS1 provavelmente).

    Eu comprei um roteador AC1200, e a porcaria também não tem config. avançada, estou esperando um Open-WRT ou DD-WRT pra poder testar isso, e também estou esperando um cartão R11e-5ac do Ebay, vamos ver o que dá pra extrair com canal de 10MHz com 128 portadoras (Com canal de 20MHz AC usa 256, pela lógica com meio canal usa metade das portadoras), esse canal mais estreito deve dar uns 10dB a mais sensibilidade, tenho que testar qual o trhoughput com mesma largura de canal comparado a N (Que não é grandes coisas, corta canal pela metade mas throughput cai mais de 60%).


    =============
    Edit:
    Mais uma coisa, se colocar N-only, canal de 20 ou 40MHz, e usar VHT MCS 0-7, vai usar as mesmas modulações e bits por chip que N, então por mais que esteja em "AC-only" não tem NADA de diferente com relação a N. Teria que dar um jeito do sinal subir pra chegar a MCS8 ou 9 pra ter alguma diferença.

    TALVEZ o uso de canais de 80MHz com MCS0 ou 1 seja um boa idéia, por mais que sobreponha outro canais o uso de bits por Hertz é maior e o "tempo de uso" do canal diminui (Já que cada cliente tem limite de banda), no fim das contas acho que a sobreposição pode ser o futuro.
    (Em velharias tipo RTL8186 ou XR2 pode ser um problemas, mas estamos num mundo com muuuuuito mais poder de processamento hoje, o hardware pode analisar mais coisas. Se pode analisar 256 portadoras com tranquilidade porque não conseguiria identificar facilmente 16 portadoas no meio de 3 canais sobrepostos?)