+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Email de backup do Mikrotik.

    Olá a todos.

    Se isso for possível claro, alguém sabe se há como anexar ou colar o /export ao body do e-mail para envio de backup. Sei que só é possivel anexar apenas um arquivo no file mas gostaria de enviar e-mail de backup e ter no body do e-mail o export do MK.

    Abraço.

    Moises.

  2. #2

    Padrão Re: Email de backup do Mikrotik.

    Desculpe se não entendi,mas se quer enviar um backup do MK para seu email,dá uma olhada no link...
    http://www.overnix.com/showthread.ph...onta-no-G-Mail

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por moises.cesar Ver Post
    Olá a todos.
    Olá Moises.

    Citação Postado originalmente por moises.cesar Ver Post
    Se isso for possível claro, alguém sabe se há como anexar ou colar o /export ao body do e-mail para envio de backup. Sei que só é possivel anexar apenas um arquivo no file mas gostaria de enviar e-mail de backup e ter no body do e-mail o export do MK.
    Moises, até é possível, conforme lógica abaixo:

    1) Fazer a exportação, salvando em arquivo.
    2) Fazer a leitura do conteúdo deste arquivo, acumulando em variável.
    3) Atribuir o valor desta variável na propriedade de corpo da mensagem, junto com outros parâmetros de envio.
    4) Pronto.

    Entretanto, julgo tal procedimento extramente inconsistente, devido ao tratamento de caracteres de escape, MIME, e outras coisas que podem acontecer, entre MUAs e MTAs, que fogem ao controle que você teria, se o arquivo de exportação fosse um anexo.

    A pergunta que fica é: Qual a razão de ter o conteúdo exportado no corpo da mensagem?

    Citação Postado originalmente por davidmilfont Ver Post
    ...mas se quer enviar um backup do MK para seu email,dá uma olhada no link...
    http://www.overnix.com/showthread.ph...onta-no-G-Mail
    David, grato pela contribuição, mas o colega Moises quer enviar a exportação no "corpo" da mensagem, não da forma de anexo. De qualquer forma, excelente contribuição

  4. #4

    Padrão Re: Email de backup do Mikrotik.

    Então pessoal, antes de mais nada agradeço a atenção de todos.

    A minha proposta é ter no e-mail um bkp do MK e no mesmo e-mail as linhas de configuração do mesmo MK. Assim não teria que enviar 2 e-mails, um com o bkp e outro com o export.
    Eu até tentei colocar a exportação em uma variável mas não rolou.

    Ainda estou pesquisando a fim de resolver o caso. Se conseguir coloco aqui a solução.

    Grato.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por moises.cesar Ver Post
    A minha proposta é ter no e-mail um bkp do MK e no mesmo e-mail as linhas de configuração do mesmo MK. Assim não teria que enviar 2 e-mails, um com o bkp e outro com o export.
    Dependendo da quantidade de RBs, não vejo problema em enviar duas mensagens. O problema é quando se tem muitas RBs. Eu atendo provedores que vão desde 10 RBs até 230 RBs na rede, e adotei medidas diferentes.

    1) Não envio e-mail da RB, pois na contabilização do MTA, posso extrapolar os limites de "envio por minuto", entrando em falso-positivo de condição de spammer.

    2) Dividir grupos de RBs para evitar envio em horários concorrentes (e resolver o problema do item 1) é um trabalho braçal desnecessário.

    3) Se um envio de e-mail falhar, por um problema do MTA (o que NÃO GERA LOG na RB) só vou descobrir quando precisar restaurar / importar as configurações.

    4) Alguns proprietários de provedores não gostam (e tem suas razões) de inserir as credenciais de e-mail no MUA do RouterOS (exposta como "texto limpo"), principalmente quando se há técnicos com diferentes níveis hierárquicos dentro da equipe.

    5) Alguns provedores não querem investir em "Mail Relay", o que resolveria o problema acima.

    6) Mesmo que adotassem um "Mail Relay", precisaria ser definida uma disciplina de desenfileiramento (abordado problema no item 1).

    Tendo estes problemas, para solucionar, eu monto um script, que acessa todas as RBs, gera export, gera backup, com saída dos arquivos num diretório com o nome igual a data e hora (seguindo o formato proposto na ISO 8601). O script também comprime tudo, criptografa, guarda localmente, envia por e-mail e faz backup na nuvem. Tudo usando ferramentas gratuitas (GMail, Google Drive, Dropbox, Python). Se uma RB falhar, ou o próprio script, tratamentos de erros (exceptions) geram alertas.

    Claro que, você precisa estar ciente dos termos de uso de cada ferramenta gratuita destas (GMail, Dropbox, etc), principalmente quanto à disponibilidade.

    Acredito ser uma solução bacana para adotar. Tem dado certo para meu uso

    Espero ter sido útil com estas sugestões de minhas práticas.

    Saudações,

  6. #6

    Padrão Re: Email de backup do Mikrotik.

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Olá Moises.



    Moises, até é possível, conforme lógica abaixo:

    1) Fazer a exportação, salvando em arquivo.
    2) Fazer a leitura do conteúdo deste arquivo, acumulando em variável.
    3) Atribuir o valor desta variável na propriedade de corpo da mensagem, junto com outros parâmetros de envio.
    4) Pronto.

    Entretanto, julgo tal procedimento extramente inconsistente, devido ao tratamento de caracteres de escape, MIME, e outras coisas que podem acontecer, entre MUAs e MTAs, que fogem ao controle que você teria, se o arquivo de exportação fosse um anexo.

    A pergunta que fica é: Qual a razão de ter o conteúdo exportado no corpo da mensagem?



    David, grato pela contribuição, mas o colega Moises quer enviar a exportação no "corpo" da mensagem, não da forma de anexo. De qualquer forma, excelente contribuição
    Obrigado amigo...agora entendi.