+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tenho uma rede de pequeno porte será que montar Maquina para ser um Router compensa no lugar RB's

    Amigos, administro uma pequena rede com 16 estações (rede local não é ISP) e no momento eu tenho duas RB 750G, pois eu tinha escolhido por ser mais pratica trabalhar com LoadBalance, mas agora como trocamos o Link Speedy AdSL de 1M para uma fibra de 50MB e tinha outro link de 3M acho que a parte de load balance não vejo mais necessidade.

    Como a RB750G não comporta a banda pois fica sempre em 35MB estava pensando em troca-las por RB 450G, só que eu teria que trocar as duas RB e olhando para o custo + ou menos R$ 900,00, será que um bom PC com um sistema Operacional com por exemplo, Brazilfw , Endian ou PFsense não seria suficiente?

    O PC já tenho aqui encostado com uma configuração abaixo:

    Processador Intel I3
    Memoria 4Gb DDR3
    3 Placas de redes de 1G
    2 HD Sata III 500GB


    O que vc acham vale a pena usa o PC ou investir na RB450G ?

    Abraço

  2. #2

    Padrão Re: Tenho uma rede de pequeno porte será que montar Maquina para ser um Router compensa no lugar RB

    veja o custo benefício a longo prazo, como é empresa, sempre olham isso, quanto de energia esse pc vai gastar a longo prazo? queima de fonte, memórias, hds; como não é isp não vejo a necessidade de ter pc server, abraço

  3. #3

    Padrão Re: Tenho uma rede de pequeno porte será que montar Maquina para ser um Router compensa no lugar RB

    Sempre faço a conta que um i3 deve gastar ao todo cerca de 70W de media a mais que um par de RB450G.

    - 25W fixos da MB, independente de uso ou processador
    - 4W fixos por pente de memoria (Seja 2GB, 4GB ou 8GB, conta por pente)
    - 16W fixos de 2 HD's 3,5" (10W cada)
    - 12W dos placas PCI extras (4W de cada)
    - i3 em iddle: 10W, em full: 100W, nuns 20-30% de uso: 40W

    Pegando 40W de media do i3 (Servidor MK nunca entre em iddle enquanto tem 1 cliente conectado, como são 16 terminais provavelmente em boa parte do dia entraria sim em iddle, 20 ou 30W a menos), daria 57 + 40W = 97W!

    Se ficar nos 97W, cada RB450G consome media de 5W, daria 10W, o desktop consumiria 87W a mais. Vezes 24h dá 2KW.dia, em 30 dias dá 60KW, que na minha conta de luz a R$ 0,52 dá R$ 31 por mes. No ano isso dá R$ 360 a mais na conta de luz com desktop.

    Se usa só 8 ou 12h por dia os valores caem, mas tem que ver também calor gerado (Sala tipo 3x4 chega fácil a 38ºC com um desktop 24x7 lá dentro se não tiver ar ou ventilação forçada pra fora) e manutenção.

    Se for usar só 10h.dia a conta de luz não é o problema, demoraria pra ela cobrar o preço de 2 RB450G, mas tem que ver quem em 4 anos esse i3 vai dar problema, exigir troca de hd, ou algum terminal vai precisar hd e você vai ter que comprar outro ao invez de usar esse encostado, e por aí vai, a longo prazo você vai ter que gastar igual. RB450G tem tudo pra durar 10 anos sem manutenção (Capacitor estufado por calor é instalação ruim, em lugar quenta/não ventilado, é bem facil evitar), desktop tem tudo pra dar algum problema caro em 2 ou 3 anos.
    (A não ser que fique numa sala limpa de poeira e resfriada, aí talvez um desktop dure 10 anos sem manutenção cara)

  4. #4

    Padrão Re: Tenho uma rede de pequeno porte será que montar Maquina para ser um Router compensa no lugar RB

    ok amigos, já estou quase convencido de usar RB450G mesmo kkkkkkkkkkkkkkk

    Abraço a todos