+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como amarrar IP x MAC trabalhando apenas com estático?

    Pessoal, na minha rede trabalho apenas com IP estático, fiz isso pra facilitar os problemas de DHCP vindo de clientes e evitar que algum engraçadinho plugue um cabo nas minhas caixas, e sabendo a range que trabalho...
    Só que essa semana acabei ficando bem nervoso com um cliente daqueles tirado a ''inteligente'', por algum motivo o sacana começou a trocar de IP, imediatamente desabilitei ele no profile do mikrotik. Daí as tentativas foram várias, até login do vizinho o sacana tentou...

    Queria apenas uma alternativa em que caso o cliente tente colocar outro IP, ele não consiga nem abrir o hotspot, pois, todos os clientes cadastrados eu copio o MAC no host e lanço nos profiles, agradeço quem puder ajudar!

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por juniorsantana Ver Post
    Queria apenas uma alternativa em que caso o cliente tente colocar outro IP, ele não consiga nem abrir o hotspot, pois, todos os clientes cadastrados eu copio o MAC no host e lanço nos profiles
    Não é Panaceia, mas já ajuda: http://wiki.mikrotik.com/wiki/How_to...work_using_ARP

    Se o seu cliente também mudar o endereço físico (MAC Address), a "solução" perde o efeito.

  3. #3

    Padrão Re: Como amarrar IP x MAC trabalhando apenas com estático?

    Esse @trober é foda (bom sentido) :0 @juniorsantana , reformule sua rede irmão, Dhcp tem que ter um Lease sempre estático e um pool do tamanho de sua rede, seu concorrente só faz isso porque o seu pool esta liberando os dados da rede para qualquer um que conectar nela.
    Dos males que ele faz para ti, esse é o MENOR de todos, Procure usar Vlan é o básico do básico para uma boa rede cabeada, ip fixo é um pouco chato quando se usa arp (reply only), cada vez que seu cliente troca de maquina, necessita de sua intervenção, se a rede física tiver boa, começa migrar para PPPOE aos POUCOS, já vai te oferecer um pouco menos VULNERABILIDADE.
    Espero ter ajudado

  4. #4

    Padrão Re: Como amarrar IP x MAC trabalhando apenas com estático?

    Citação Postado originalmente por stevefox Ver Post
    Esse @trober é foda (bom sentido) :0 @juniorsantana , reformule sua rede irmão, Dhcp tem que ter um Lease sempre estático e um pool do tamanho de sua rede, seu concorrente só faz isso porque o seu pool esta liberando os dados da rede para qualquer um que conectar nela.
    Dos males que ele faz para ti, esse é o MENOR de todos, Procure usar Vlan é o básico do básico para uma boa rede cabeada, ip fixo é um pouco chato quando se usa arp (reply only), cada vez que seu cliente troca de maquina, necessita de sua intervenção, se a rede física tiver boa, começa migrar para PPPOE aos POUCOS, já vai te oferecer um pouco menos VULNERABILIDADE.
    Espero ter ajudado
    Então vc me indica que eu habilite o DHCP da rede? Será que ficaria viável eu deixar no pool apenas a quantidade de IPs que estão cadastrados aos clientes? Em questão de precisar modificar sempre que colocar um novo usuário não terá problemas.

  5. #5

    Padrão Re: Como amarrar IP x MAC trabalhando apenas com estático?

    Você pode trabalhar com Dhcp e um Pool Limitado a quantidade de Clientes, quando for adicionar um cliente, você aumenta o pool em 1 Ip para o cliente pegar os dados da rede, o efeito é o mesmo que você quer, Evita que seu concorrente pegue os dados da rede, porém com a facilidade de você não mexer na maquina do cliente (Inconveniente isso).
    So que isso é a ponta do Iceberg, se o seu concorrente der um Scan em sua rede, ele cata tudo, pode ate capturar os dados do seu cliente ou clonar o Mac/Ip do mesmo e navegar como "seu cliente" sem ser ele é obvio...
    Pesquise por Vlan + /30. que você vai resolve isso, tanto usando dhcp como Ip estático como PPPOE.