+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como fico sabendo quanto de banda esta chegando na interface no link da Internet?

    Pessoal como fico sabendo qual é abanda que esta entrando na interface que tem o link da Internet?

    Tenho um link de Fibra de 50M. seria pela interface de rede conforme abaixo.

    Tenho uma RB 750G e quero saber se esta comportando a banda, conforme a imagem abaixa na Interface VIVO FIBRA / pppoe-out2

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Snap 2014-10-29 at 06.28.59.png
Visualizações:	456
Tamanho: 	21,6 KB
ID:      	55590

    Obrigado

  2. #2
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Como fico sabendo quanto de banda esta chegando na interface no link da Internet?

    Dessa forma que você postou já consegue visualizar em tempo real, mas nao tem histórico. Se quiser armazenar veja aqui: http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Tools/Graphing

  3. #3

    Padrão Re: Como fico sabendo quanto de banda esta chegando na interface no link da Internet?

    Na verdade o que eu queria saber quanto esta chegado de link na RB, porque quando faço uma medição de velocidade em Sites como speedytest conetado na Rb fica em torno de 35MB.

    quando faço o mesmo teste sem está conectado na RB chega a 50MB o qual é o link contratado.

    A dúvida é se a RB750G comporta a banda, já lê que não comporta e teria que trocar pela RB450G.

    Saberia dizer onde verifico esta medição na RB?

    Abraço

  4. #4
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Como fico sabendo quanto de banda esta chegando na interface no link da Internet?

    Ela não aguenta isso não.

  5. #5

    Padrão Re: Como fico sabendo quanto de banda esta chegando na interface no link da Internet?

    Confere o processamento ao efetuar o teste, em speedtest ela deve suporta 100Mb, afinal são pacotes BRUTOS.
    Com clientes usando, a historia muda.

  6. #6

    Padrão Re: Como fico sabendo quanto de banda esta chegando na interface no link da Internet?

    pode mudar a RB 750, ela não vai aguentar passar de 35Mb, pode colocar a Rb450G.
    e se tiver como gastar mais, vá de Rb 1100

  7. #7
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Como fico sabendo quanto de banda esta chegando na interface no link da Internet?

    Citação Postado originalmente por stevefox Ver Post
    Confere o processamento ao efetuar o teste, em speedtest ela deve suporta 100Mb, afinal são pacotes BRUTOS.
    Com clientes usando, a historia muda.
    A sua é a 750g, correto? Pela especificação do fabricante, ela suporta:

    Bridging none (fast path) 194.0 M
    Bridging 25 bridge filter rules 53.7 M
    Routing none (fast path) 183.7 M
    Routing 25 simple queues 92.8 M
    Routing 25 ip filter rules 37.5 M

    Usando pacotes de 64 bytes de tamanho e com a CPU rodando a 680 Mhz.
    O número de queues, regra de firewall e conexões máximas com certeza impacta esse número para baixo. Confirme se a CPU está na velocidade máxima possível.
    No melhor caso, não deve passar dos 37.5 M especificados acima.

  8. #8

    Padrão Re: Como fico sabendo quanto de banda esta chegando na interface no link da Internet?

    Nem tenho isso aqui, mais já perdi conta de quantas botei pra roda, acontece que speedtest usa pacotes de tamanho grande tipo 1492...
    Então no speedtest ela pode chega a um valor não condizente com o uso que se deseja, entende ?
    Tenho 450g aqui que passa 150Mb usando balance e speedtest, mais com clientes usando, 50Mb ela já ta abrindo as pernas, "pacotes"...
    Lembrando que estou falando "SpeedTest" e apenas discando ou recebendo ip um modem...

  9. #9

    Padrão Re: Como fico sabendo quanto de banda esta chegando na interface no link da Internet?

    @alexrock, esse monitoramento do gráfico se não me engano ele monitorar quanto de link o cliente usou certo? E a ferramenta oferece esse recurso de quais foram os dias usados?

  10. #10

    Padrão Re: Como fico sabendo quanto de banda esta chegando na interface no link da Internet?

    voltando a novela da banda de internet com RB 750GL ou 450G

    Eu tenho a duas RB, como sou leigo no assunto Mikrokit e estou aprendendo no passo do gado, tenho as seguintes duvidas.

    Antes usava a RB750GL com link 50M fibra da Vivo, com nenhum cliente conectado, o teste de velocidade via web com speedytest por exemplo e outros testadores mostra:

    ping 15ms
    Download 32M na média
    Uploud 28M na média

    Já com a RB450G não mudou nada, simplesmente o teste mostra o mesma resultado da RB750GL

    Quando pego o link de fibra e conecto em um Notebook e fazendo o mesmo teste chega em:

    Download em média 52M
    Upload em média 30M

    Então o que adiantou comprar uma RB 450G se continua na mesma??

    O que estou fazendo de errado?

    Abraço

  11. #11

    Padrão Re: Como fico sabendo quanto de banda esta chegando na interface no link da Internet?

    Cara isso é só uma configuração na queues de saída. É só fazer essa alteração: altere o default-small de pfifo para sfq


    Isso acima vc faz na queues de saída para os clientes.

  12. #12

    Padrão Re: Como fico sabendo quanto de banda esta chegando na interface no link da Internet?

    desculpa eu sou muito leigo, eu fiz isso que vc indicou na Rb clientes, mas não entendi nada.

    quando faço o teste de velocidades como já tinha mencionado em vários testadores web nunca chega no 50Mb fica alternando 5, 12, 32Mb.

    Quando faço esse mesmo teste direto por um Notebook conectado no link da Fibra a medição já mostra diferente 52.7 até 65Mb chega, porque quando faço o teste com com link da Fibra conectado na RB através de uma estação na rede mostra um link muito baixo do contratado 5, 12, 32Mb?

    Era isso que eu queria entender se esta baixa conexão é verdadeiro se isso mesmo que chega na rede.

    Desculpa mais como eu disse sou muito leigo com configuração do mikrokit.

  13. #13

    Padrão Re: Como fico sabendo quanto de banda esta chegando na interface no link da Internet?

    pow me add no skype: wld.net

  14. #14

    Padrão

    Vc vai em queues após isso: você faz isso
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         queues.png
Visualizações:	201
Tamanho: 	131,2 KB
ID:      	55912  

  15. #15

    Padrão Re: Como fico sabendo quanto de banda esta chegando na interface no link da Internet?

    Caro wld.net obrigado pela responta, onde estou não tenho como add no skype, masi irei adciona-lo a noite.

    Agora em qual RB eu tenho aque fazer esta configuração na RB450G que recebe os Links ou na RB750GL do clientes?


    EDITADO: Pelo que entendi na sua resposta devo fazer na RB do clientes certo?

    Abraço

  16. #16

    Padrão Re: Como fico sabendo quanto de banda esta chegando na interface no link da Internet?

    Na dos clientes amigo.

  17. #17

    Padrão

    Aliás nas duas.